Acompanhar os devidos relatórios é essencial para identificar todos os pontos que estão sendo impactados no negócio, pelas ações realizadas pela equipe de marketing. Essa ação é primordial para tipos de comunicação sensíveis como o Marketing Jurídico.
Todo negócio possui pontos que são considerados cruciais para nortear o seu desenvolvimento e é importante dar a devida atenção a cada um deles, e assim conseguir identificar os pontos fortes e fracos, e assim desenvolver ações.
Quando uma empresa realiza a digitalização de documentos, por exemplo, e precisa avaliar a quantidade de documentos digitalizados em determinado produto, ela pode gerar um relatório para avaliar esses números com maior precisão.
Dentro da área Jurídica não é diferente, para conseguir entender o impacto das ações é preciso criar relatórios de marketing com os dados que precisam ser avaliados. Para entender como criar e analisar esses relatórios, acompanhe o artigo abaixo.
O que é Marketing Jurídico?
Para realizar serviços de divulgação de marketing de uma empresa administradora de condomínios, por exemplo, é tecnicamente simples, afinal o serviço que ela oferece é direto e altamente comercial, podendo ser notificado ao público sem problemas.
Contudo alguns segmentos não possuem tanta facilidade de realizar o seu marketing, isso ocorre principalmente por abordar temas sensíveis ou possuir a capacidade de gerenciar dados sensíveis de pessoas, o que é o caso do Marketing Jurídico.
Uma empresa que realiza auditoria contábil, por exemplo, precisa atuar com dados financeiros de um cliente, portanto deve seguir diretrizes pré-definidas de proteção, essa é a mesma linha de pensamento para o Marketing Jurídico.
Este tipo de Marketing consiste na divulgação dos trabalhos de advogados ou escritórios, com o oferecimento de trabalhos jurídicos, em qualquer setor.
Nesse caso os profissionais não podem usar certos dados para gerar suas mídias, mas é possível comparar os relatórios de marketing com os dados que eles têm disponíveis e o direito de utilizá-los para comparações.
O que são os Relatórios de Marketing?
Diversos setores se baseiam em dados, serviços de consultoria empresarial, setores de vendas, redes hospitalares e advogados, e portanto tem a possibilidade de gerar relatórios proporcionando os mais diversos níveis de informação.
Em negócios que buscam obter sucesso precisam concentrar seus esforços em áreas que realmente gerem resultados, e para entender quais são as ações que têm esse potencial é preciso analisar relatórios de marketing.
Portanto os relatórios de Marketing são um conjunto de dados reunidos de forma a apresentar o desempenho de determinada ação, no geral funcionam como instrumentos de avaliação da saúde dessas ações, medindo o quanto ela ainda é benéfica para o negócio.
Os relatórios de marketing também podem apresentar-se como um forte orientador de ações, afinal ele pode direcionar um profissional na tomada de decisões, tendo tido uma base do que realmente obteve resultados e do que não foi tão satisfatório assim.
Importância dos Relatórios de Marketing
Para uma empresa de tecnologia como os fabricantes de modelos de assistentes como a alexa 4 geração, a opinião do público é de extrema importância, pois é ele que sugere as possíveis atualizações e melhorias que podem ser feitas no produto ou serviço.
Os relatórios de marketing possuem esse mesmo papel, dentro do desenvolvimento das estratégias do marketing jurídico. Esse acompanhamento próximo dos feedbacks do público é um dos pontos de maior importância desses relatórios.
Também é através dos relatórios que é possível identificar quais são os canais que mais funcionam para o setor jurídico, pois nem todos os perfis de público correspondem ao desejado pela marca, e é preciso identificar em qual canal o público valioso está.
Outro benefício que pode ser obtido através do uso dos relatórios de marketing é a possibilidade de entender se a estratégia escolhida realmente está funcionando, evitando que a marca deposite investimento ou demais esforços em ações sem resultados.
Para que servem os Relatórios de Marketing?
Todo negócio quando formulado precisa de um objetivo, uma empresa de desembaraço aduaneiro, por exemplo, precisa entender em que tipo de caso irá atuar, seja o definitivo, para consumo, ou o não definitivo, que seria uma liberação temporária.
Esse objetivo é essencial para entender quais fatores serão decisivos para o objetivo, no Marketing Jurídico não é diferente, com o objetivo definido será possível identificar os pontos que devem ser reforçados ou mitigados para atingir o resultado final.
É dentro desse cenário que os relatórios mostram sua real importância, pois a identificação desses pontos só é feita através de uma extração detalhada desses relatórios de marketing, explorando todos os aspectos desse ponto.
Papel dos Relatórios na estratégia de Marketing
Toda informação valiosa é baseada em dados, para uma empresa que oferece o licenciamento ambiental, por exemplo, precisa que a parte que busca a licença tenha os dados de suas ações, que comprovem não afetar o meio ambiente de forma negativa.
Uma equipe jurídica, que está montando uma estratégia de marketing nova, ou buscando adaptar a que está considerando atualmente, também deve dar a devida importância aos dados que estão sendo coletados ao longo de todo o período.
Para entender estes dados é necessário gerar relatórios de marketing para só então conseguir adaptá-los e usar como norte para a criação da estratégia, considerando tanto o atual momento do negócio, como também os dados históricos dele.
Portanto, o papel real dos relatórios é embasar decisões, mostrando para a equipe quais são os fatores que podem pesar dentro da estrutura do negócio, e assim ser usado de forma eficaz na estratégia.
Tipos de Relatórios de Marketing
Produtos que podem ser personalizados, mesmo que dependam de um processo delicado, como a chapa expandida, por exemplo, sempre se tornam úteis para seu objetivo, no caso da chapa, é essa capacidade que a torna útil para projetos diversos.
Os relatórios de marketing também são tão importantes dentro da estrutura, justamente pelos diversos tipos que existem, podendo ser adaptados aos mais diversos tipos de negócios e estratégias.
Alguns desses relatórios, podem ser:
- Periodicidade;
- Vendas e oportunidades;
- Mídia e Tráfego;
- SEO;
- Mídias sociais;
- E-mail marketing.
Todos estes relatórios podem ser moldados de acordo com as necessidades do profissional que está extraindo, inicialmente existem os relatórios baseados em tempo, que seria o de periodicidade, onde é possível analisar períodos específicos, menores ou maiores.
Também é possível extrair relatórios que dizem respeito a estratégias já existentes no negócio, como os de vendas e os de SEO, que são técnicas diretamente influenciadas pelo marketing.
Outros tipos de relatórios que podem ser extraídos são mais relacionados a medidas já consolidadas do negócio, mas que podem ainda ser melhoradas e ampliadas, como o uso das mídias sociais e o envio do e-mail marketing.
O que deve constar no Relatório de Marketing?
Para conseguir produzir um relatório de marketing de qualidade, e que contenham informações que façam sentido, podendo ser compreendidas por todos, é possível inserir alguns elementos.
Logicamente, os dados e informações são os elementos principais dentro do relatório, mas os elementos inseridos servirão para organizar esses dados da melhor forma possível. Por isso é preciso pensar nos indicadores usados, sendo estas as métricas principais.
Além de incluir as melhores métricas, incluir elementos visuais como gráficos, tabelas ou imagens ilustrativas podem auxiliar no entendimento. Do mesmo modo, selecionar algumas informações para dar destaque é essencial para a composição do relatório.
Como fazer o Relatório de Marketing?
Entendo então o que deve conter dentro do relatório e a função de cada elemento citado, é preciso entender também como executar o relatório de marketing em si.
Primeiro é preciso lembrar que o Marketing Jurídico deve respeitar o uso de dados, por esse motivo é preciso considerar com cuidado quais estarão presentes neste relatório, lembrando que, no geral, o objetivo do relatório é ser apresentado para terceiros.
Nesse caso, pensar na distribuição dos dados e dos elementos presentes, poderá dar um norte para o alcance do objetivo do relatório, caminhando para o entendimento final.
Usar ferramentas específicas para a construção do relatório pode ser a saída para economizar tempo pensando em template e em quais dados específicos serão usados neste relatório.
Faça uma Gestão de Marketing estratégica
Todo o setor jurídico tem um impacto forte no mercado, e as estratégias de marketing desenhadas por uma das empresas presentes no mercado já se torna um referencial para as demais.
Para conseguir alcançar esse patamar é preciso realizar a gestão de marketing, pensando em todos os aspectos, desde as análises de mercado e clientes, até o ponto em que são levadas em conta as próprias ações.
Ter ações e campanhas de marketing dentro de uma estratégia de marketing jurídico é essencial para alavancar os resultados, e usar os relatórios é a forma mais assertiva para garantir o sucesso de todo o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.