O podcast é um formato que tem ganhado cada vez mais visibilidade no mercado, principalmente por sua versatilidade, que permite que o ouvinte aproveite vários tipos de conteúdo.
Um podcast nada mais é do que conteúdo produzido em áudio, disponibilizado em formato de arquivo ou em uma plataforma agregadora de podcast para ser consumido ao vivo. A área jurídica tem se beneficiado muito com esse formato.
Embora o início tenha sido através de uma plataforma específica, hoje qualquer dispositivo de áudio pode transmitir um podcast, basta ter acesso à internet e um carregador portátil personalizado brinde para não ficar sem bateria.
Com a popularização dos smartphones, esse formato cresceu ainda mais, tornando-se uma excelente alternativa a programas de rádio.
A vida das pessoas tem se tornado cada vez mais corrida, em grande parte por conta das diversas atividades e exigências da vida atual, que forçam as pessoas a buscarem formas alternativas de realizar tarefas.
Conforme o tempo para as atividades profissionais aumenta sua demanda, sobra cada vez menos tempo para o lazer e entretenimento, o que pode ser muito problemático, principalmente por conta de estresse e ansiedade, que têm sido grandes problemas da atualidade.
O consumo de conteúdo então se tornou uma das principais formas de aproveitar seu tempo livre e se divertir, com os podcasts encabeçando a lista pela facilidade de consumo desse tipo de conteúdo.
Isso porque um podcast aumenta o tempo que você tem disponível para consumir esse tipo de conteúdo, sem perder tempo ou diminuir sua produtividade. Você só precisa dar play para ouvir o conteúdo, seja de fone de ouvido ou em uma caixa de som.
Assim, você consegue consumir o material enquanto você está em transporte de sua casa para o serviço e vice-versa, independente de isso acontecer em um carro, ônibus ou outro meio de transporte, tendo uma grande importância educacional, sobretudo em questões jurídicas.
Algumas atividades também permitem que você ouça o podcast enquanto a realiza, aumentando ainda mais sua produção diária.
Você pode ouvir o podcast de um software de analise estrutural, como:
- Na academia;
- Fazendo uma faxina;
- No banho;
- Enquanto faz uma refeição.
As possibilidades são inúmeras, permitindo que esse material seja facilmente consumido. A produção para um podcast, embora seja específica, também não é tão difícil de você montar.
O principal, neste caso, é ter um bom equipamento de captação de sistema de áudio e vídeo, além de conhecimento técnico de edição de som.
Dessa forma, você consegue escolher um tema do qual domina, e ainda aproveita para apresentar seu material ao público.
Alguns escritórios de advocacia têm adotado esse formato como uma forma de se integrar a um novo conceito de comunicação.
Por ser um conteúdo planejado para os consumidores, os podcasts jurídicos muitas vezes oferecem informações interessantes que podem ajudar as pessoas.
Por isso, saber como montar seu podcast de filtro soft everest com qualidade é o passo que muitas pessoas procuram entender, garantindo assim uma estrutura mais qualificada para usar o material com efetividade.
Leitura complementar:
Tendências de marketing para escritórios de advocacia
Criando um podcast com qualidade
Existem alguns passos importantes quando você decide criar um podcast, que precisam ser pensados para uma melhor estrutura de seu programa, garantindo dessa forma que você conseguirá se destacar no meio.
Existem milhares de podcasts sobre advocacia no mercado, por isso, criar um material que se destaque deve ser uma prioridade para você se manter em atividade e com conteúdo relevante para suas ações.
Cada processo, entretanto, é único. A sugestão é que você adapte as dicas abaixo para sua realidade com o objetivo de conseguir se colocar na frente da concorrência e criar um material realmente especial.
1. Planejamento estratégico
Fazer um bom planejamento é uma etapa fundamental de qualquer empreendimento que você pretende fazer, e isso se inclui no conceito do podcast de uma empresa de automação.
Dessa forma, é importante que você defina toda a estrutura básica antes de começar sua produção.
É de conhecimento comum que imprevistos acontecem, e que nem sempre as coisas acontecerão do jeito que você deseja, mas ter um planejamento ajuda a entender para onde direcionar seu conteúdo.
Existem alguns pontos que precisam ser pensados e planejados quando você está querendo criar um podcast, principalmente em uma questão de especialidade, como é o caso dos podcasts de advocacia, notadamente:
- Público-alvo;
- Concorrentes diretos;
- Tema abordado;
- Identidade visual.
Além disso, o podcast deve ter uma personalidade própria. O conteúdo desse formato tem um alto potencial de fidelização, mas para isso as pessoas precisam se identificar com os locutores.
Para isso, crie uma personalidade que faça as pessoas se identificarem.
Não há uma fórmula específica para isso, sendo ideal que você trabalhe em cima do que agradaria a você próprio e aos outros participantes do podcast de uma consultoria contábil e fiscal, por exemplo, na tentativa de encontrar um público similar que consuma seu material.
Além disso, é importante ter uma frequência para seu podcast. O consumo de conteúdo em áudio é rotineiro, e se você começa a publicar em um determinado dia da semana, é esperado que você continue a publicar neste dia.
Se não houver consistência nas publicações, os ouvintes acabarão encontrando um material que se adeque melhor a suas necessidades, deixando para trás seu material.
2. Gravação
A gravação é a peça-chave de qualquer podcast. Este é o momento de finalizar o processo, e você precisa tomar alguns cuidados em especial, como um botão de comando para controlar todas as atividades.
O primeiro passo é conseguir um local para a gravação com boa acústica, uma vez que isso ajuda na hora de captar o som.
Além disso, o equipamento deve ter muita qualidade, para que você não tenha que lidar com ruídos ou falhas de captação, que podem acabar atrapalhando muito o processo de edição do podcast sobretradução juramentada.
Se você recebe convidados, é interessante que o ambiente de gravação seja profissional, para passar mais tranquilidade e segurança para o convidado, deixando-o mais à vontade em um espaço confortável.
Aqui, a preocupação com a gravação deve ser ainda maior, uma vez que você não poderá refazer uma entrevista com um convidado depois que ele for embora de seu estúdio de gravação.
3. Editando o podcast
A edição é outro ponto muito importante para você ter qualidade no produto final. Muitos podcasters preferem contar com o apoio de um profissional de edição, cujo valor não costuma ser tão elevado.
Dessa forma, você garante muito mais qualidade em sua voz, aproveitando estes recursos para rabalhar com muito mais qualidade na produção de conteúdo em áudio.
Se ainda assim, você preferir tentar editar sozinho, existem diversos programas de computador disponíveis para esse tipo de recurso, o que ajuda a identificar suas possibilidades.
Muitos destes recursos são gratuitos, mas exigem uma certa curva de aprendizado até você trabalhar com mais objetividade nesse tipo de ferramenta.
Você pode procurar cursos online para entender o básico de edição ou começar a mexer nas ferramentas para se acostumar com o programa de edição, aprendendo aos poucos como lidar com esse tipo de ferramenta.
Além disso, diversos sites oferecem efeitos sonoros e músicas que podem ser utilizadas pelo podcast para gerar um consumo mais dinâmico e divertido do material para os ouvintes.
4. Publicação
Publicar seu podcast jurídico é uma tarefa relativamente simples, mas ela ainda requer uma certa atenção.
Se você tiver um local de hospedagem na internet, como um serviço que hospeda seu site ou blog, pode disponibilizar os arquivos para download no mesmo lugar.
Entretanto, para conseguir um aumento considerável de ouvintes, o ideal é que você trabalhe com algumas ferramentas importantes para ampliar seu alcance. Os agregadores de podcast são uma excelente alternativa.
Estes sites colocam todos os podcasts registrados nele à disposição dos ouvintes, que podem procurar por tema, nome e tamanho do podcast e encontrar aquilo que precisa, o que possibilita que você se apresente para um público muito maior.
5. Vendendo com o podcast
O podcast é, além de tudo, uma boa plataforma para impulsionar negócios.
Seja você um advogado querendo divulgar seu escritório ou um podcaster trabalhando com parcerias, este material é muito interessante para você conseguir gerar mais leads.
O ponto principal paratrabalhar com vendas em sua estrutura de podcasts é compreender seus ouvintes.
Quando você consegue entender o que eles se interessam e procuram, consegue criar uma estratégia de relacionamento mais efetiva, conseguindo com mais efetividade apresentar uma oferta que ele possa se interessar.
Considerações finais
Criar um podcast não é uma tarefa impossível, mas requer algumas ações específicas que podem fazer a diferença na hora de produzir seu material e disponibilizar para que as pessoas possam ouvir.
Portanto, é muito importante que você saiba o básico para conseguir resultados mais expressivos, ampliando suas possibilidades e aumentando as chances de engajamento independente de seu objetivo final.
Para os escritórios, esse tipo de ação é muito importante para aumentar as oportunidades de vendas e explorar com mais qualidade seus produtos ou serviços.
Para um advogado independente que deseja ser podcaster, é uma oportunidade de geração de renda e até mesmo de profissionalização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.