Landing page e outras estratégias de marketing para advogados

Landing page e outras estratégias de marketing para advogados

Picture of Redator Dgtalmente.7

Redator Dgtalmente.7

Conteúdo produzido pela redação ou autores parceiros

O uso do marketing para divulgação de serviços jurídicos sempre foi um tema de grande importância para os advogados, que buscam meios de trazer clientes para o seu escritório seguindo normas de publicidade, ao mesmo tempo em que precisam de eficiência.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) limita algumas práticas no código de ética, mesmo que elas sejam bastante comuns em diversos outros setores, justamente para que o litígio não seja estimulado em uma propaganda.

Isso quer dizer que o anúncio de uma loja que aposta na divulgação de um vinho halberth, onde o consumo do produto é indicado de modo amplo, será diferente daquele feito por um escritório de advocacia, que precisará ter cuidado com o tipo de abordagem aplicada.

Não à toa, visando evitar problemas com a publicidade do seu estabelecimento, é comum que um advogado recorra aos serviços de uma agência marketing digital, que saberá como agir corretamente nessa situação.

Além disso, dadas as diversas ações que podem ser aplicadas na internet, certamente o profissional jurídico pode ficar na dúvida sobre quais delas podem ser benéficas para que o escritório possa ser encontrado pelo público mais facilmente.

Entender como e onde investir em ações de marketing é fundamental para o processo de divulgação, do mesmo modo que conhecer a tabela de preços marketing digital pode auxiliar no fechamento de um contrato completo de publicidade com a agência.

Dessa maneira, entender melhor o segmento e como utilizar recursos de grande relevância, como uma landing page e outras estratégias de marketing, é fundamental para que um advogado consiga alcançar os seus objetivos na internet.

Para conhecer melhor esse cenário e conseguir tomar decisões assertivas para o seu escritório, siga na leitura deste conteúdo e entenda mais sobre o assunto.

O que não é permitido no marketing jurídico?

Uma loja de móveis que deseja anunciar um gabinete de cozinha 2 metros certamente não terá muitos problemas ao decidir que tipo de frases vai utilizar no conteúdo, ou mesmo nas maneiras que utilizará para fazer propaganda do produto.

Para um escritório de advocacia, essa realidade é diferente.

Há algumas determinações no código de ética da OAB que visam regulamentar a prática do marketing jurídico. As principais são:

  • Não é permitido divulgar serviços no rádio ou televisão;
  • É vetado promover serviços em eventos de outros segmentos;
  • Não devem ser utilizadas expressões comerciais comuns;
  • Não é permitido divulgar preço dos serviços;
  • Não se deve oferecer consultas grátis no site;
  • É proibido usar fotos de prédios e tribunais.

Do mesmo modo que o uso de cloreto de magnésio liquido é indicado para aplicações específicas, fazer a publicidade jurídica pode implicar em conhecimentos profundos do código de ética, para que não ocorram erros prejudiciais ao advogado.

Justamente nesse cenário entra a importância da contratação de uma agência de marketing para realizar a divulgação do escritório, pois garantir que se saiba como agir corretamente na internet é o meio mais seguro de alcançar clientes.

Além disso, uma agência terá recursos para otimizar esse tipo de serviço, utilizando ferramentas como a RD Station para a automatização das ações de marketing, além de saber exatamente como fazer marketing de conteúdo e apostar em landing pages.

Landing page para escritórios de advocacia

Um escritório de advocacia precisa ter meios de conseguir captar clientes, e uma solução interessante para isso é a utilização de landing pages.

É nessa página que um cliente que busca entender sobre os direitos de um comprador, por exemplo, pode encontrar informações importantes sobre como proceder depois de ter comprado uma espatula de laboratorio e precisar efetuar a troca do item.

Ali, ao verificar que o escritório fornece um e-book com as principais considerações sobre o código de defesa do consumidor, o usuário fará o preenchimento de um formulário para receber o conteúdo diretamente no endereço de e-mail dele.

A partir disso, o advogado poderá investir no envio de newsletter sobre o tema, que podem ser do interesse dos seus leads, e que possibilita a conquista de novos clientes de modo mais simples e eficaz.

Afinal, ter umalanding pageé um recurso prático para criar uma lista de leads para o seu escritório, e conseguir trabalhar esses contatos para conquistar clientes.

Outras ações de marketing para escritórios de advocacia

Colocar umalanding page no ar pode ser uma estratégia de marketing bastante eficiente, mas ainda é possível contar com outras práticas que são bastante importantes para a divulgação de um escritório.

Não à toa, é comum que um profissional especializado em martelinho de ouro também decida apostar em algumas das principais ferramentas de marketing, conforme veremos a seguir.

1. Utilizar o marketing de conteúdo

Outra estratégia interessante para a divulgação de um escritório de advocacia é o investimento na divulgação de conteúdos de relevância para o seu público-alvo.

A elaboração de artigos, a gravação de vídeos, a realização de webinars, a postagem de podcasts e até mesmo o e-book oferecido na landing page são exemplos práticos e estratégicos de marketing de conteúdo.

Essa é uma das ações de marketing mais eficazes do momento, sendo utilizada de maneira especial por um nutricionista esportivo campinas, assim como por um fabricante de artigos esportivos ou por uma confeitaria.

Isso porque é cada vez mais recorrente que as pessoas utilizem a internet para encontrar aquilo que elas buscam, de modo que, ao pesquisar os serviços jurídicos para uma ação trabalhista, elas certamente vão recorrer aos principais buscadores da internet.

Ao realizar ações de marketing de conteúdo no site, é possível que os clientes encontrem o site ou blog do advogado facilmente, podendo, a partir dali, entrar em contato para agendar um atendimento.

2. Participar de fóruns do segmento

É muito comum encontrar plataformas virtuais composta por vários participantes que as utilizam para tratar de assuntos importantes, onde os usuários colaboram entre si, oferecendo uma resposta correta para uma dúvida.

Na área jurídica, existem canais específicos nos quais os usuários cadastrados podem enviar uma pergunta sobre um tema legal e receber o suporte de advogados, permitindo uma atuação informativa na página.

Esse é um modo de marcar presença online e investir na visibilidade do seu escritório, já que ao responder esse tipo de questionamento, os usuários podem ter acesso aos seus contatos e conseguem enviar mensagens privadas para marcar um horário no escritório.

3. Tenha um bom site

O site de um estabelecimento de advocacia pode ser considerado o cartão de visita virtual do profissional jurídico, já que ali é o local onde o cliente terá acesso a todos os dados do advogado, podendo contatá-lo facilmente.

Ao mesmo tempo, uma página ativa na internet é indispensável para que uma loja de móveis consiga divulgar um modelo de mesa grande para escritorio, tal como ter um endereço web é essencial para que os clientes de um advogado saibam mais sobre ele.

Desenvolver um site com um bom layout, publicar as novidades do setor jurídico onde se atua, publicar fotos da estrutura do seu espaço físico e se manter disponível para atendimento são maneiras simples de fazer a divulgação do seu trabalho.

4. Enviar e-mail marketing

Fazer o envio de e-mail marketing é uma ação constante para uma loja especializada na venda de lona para tatame personalizada, mas também pode ser uma opção válida para um escritório de advocacia.

Levando em consideração as restrições impostas pelo código de ética, o conteúdo enviado na sua mensagem deve seguir a lógica de informar os destinatários sobre algum tema que seja interessante para eles, de forma que seja um estímulo para a abertura de e-mail.

Para mensurar a efetividade desse tipo de campanha de publicidade, é possível contar com o uso de ferramentas de automação, como o RD Station, onde se pode administrar os leads e gerar aumento de tráfego para o site, de modo aumentar a visibilidade da página.

Considerações finais

Se antes havia dúvidas sobre a melhor forma de fazer a divulgação de um escritório de advocacia na internet, hoje as possibilidades são várias, e podem ser de grande auxílio para a captação de clientes para o local.

Para tornar o processo mais direcionado e diminuir a carga de trabalho do escritório, é indicado que o advogado procure recursos que tornem o gerenciamento das suas campanhas de marketing assertivas e eficazes.

Uma dessas soluções é a contratação de uma agência, que além de contar com a experiência no ramo, certamente terá conhecimentos profundos nesse tipo de estratégia, e conseguirá potencializar os resultados do marketing do estabelecimento.

Por isso, não deixe de buscar alternativas como o uso de landing pages, marketing de conteúdo e o desenvolvimento de um bom site, conquistando assim a preferência do público-alvo do seu escritório de advocacia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe o conteúdo: