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Automação: As vantagens para seu escritório de advocacia

Os softwares de automação de marketing são usados para escalar e aumentar os resultados de uma empresa, oferecendo maior praticidade às atividades rotineiras.

Com essas tecnologias, é possível identificar, acompanhar e agir de maneira personalizada com a audiência, o que pode aumentar as vendas.

A automação de marketing pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, entretanto, para os escritórios de advocacia é recomendável seguir algumas especificações.

Isso porque a divulgação e publicidade para advogados requer o cumprimento de uma série de recomendações dispostas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Por conta disso, o ideal é consultar uma agência de marketing digital para implementação dos softwares de automação, bem como para a produção de estratégias voltadas para escritórios de advocacia.

Entre as tecnologias, destaca-se o software da RD Station, uma das ferramentas mais completas de marketing digital, baseada no método de “Máquina de Crescimento”, que permite atrair, converter e se relacionar com o público-alvo.

Além disso, o software verifica os resultados de campanhas e relatórios de desempenho.

Ou seja, por meio dele é possível elaborar estratégias assertivas de inbound marketing, incluindo a geração de conteúdo, coleta de dados sobre a audiência, ações de atendimento ao cliente, entre outros.

No artigo de hoje, conheça as vantagens dos softwares de automação de marketing para o seu escritório de advocacia. Acompanhe a leitura!

Quais as principais vantagens dos softwares de automação de marketing?

Os empreendimentos que lidam com milhares de informações ao mesmo tempo, como uma empresa de reciclagem de papel, que precisa verificar todos os procedimentos de operação de maneira detalhada.

Ou ainda lidar com dados dos clientes, stakeholders, fornecedores, entre outros, veem na automação uma vantagem clara: o gerenciamento.

Contudo, a automação pode ser aplicada em negócios de quaisquer ramos, incluindo escritórios de advocacia, levando em conta que eles também lidam com informações de clientes, conteúdos processuais e muitos outros dados.

Abaixo, confira as vantagens dos softwares de automação de marketing e saiba o porquê vale a pena investir nessa tecnologia.

1 – Maior geração de leads

De acordo com a pesquisa da TechTrends 2017, os softwares de automação são capazes de obter 2 vezes mais contatos para as empresas.

Isso significa que a tecnologia tem um impacto direto na geração de leads (potenciais clientes) e, como consequência, aumentam as chances de fechamento do negócio.

Por exemplo, o software da RD Station permite gerenciar conteúdos em landing pages para advogados personalizadas, levando em conta a jornada de compras do usuário e, desse modo, entregando o material certo, no momento ideal.

2 – Redução do CAC

O CAC (Custo de Aquisição por Cliente) indica o quanto dinheiro foi gasto para cativar um usuário e transformá-lo em consumidor. Para calculá-lo, é preciso ter em mãos uma série de dados e informações, que influenciam na fórmula.

Com as ferramentas de automação de marketing, é possível ter acesso a essas consultas de modo muito mais fácil, além de oferecer praticidades em inúmeras tarefas de marketing, o que pode reduzir o CAC.

Por exemplo, um software para loja de brinquedos pode orientar estratégias de atendimento, ajudando a conquistar o cliente com mais facilidade e reduzindo as tarefas processuais repetitivas.

3 – Ganho de produtividade

A automação jurídica permite o ganho de produtividade em muitos escritórios, impactando o trabalho no setor administrativo, financeiro e de marketing.

Afinal de contas, além de reduzir as tarefas repetitivas, os colaboradores podem focar em estratégias mais assertivas, tornando o trabalho mais eficiente.

Imagine uma escola particular integral que precisa consultar dados a respeito de um aluno. Sem o software, os funcionários podem passar muito tempo buscando em arquivos físicos, enquanto com a ferramenta digital, basta pesquisar no computador.

4 – Melhor relacionamento com o cliente

No marketing digital o relacionamento com o cliente é fundamental para a fidelização, especialmente quando tratamos dos escritórios de advocacia.

É preciso manter uma comunicação aberta com os clientes, através do envio de mensagens, conteúdos e materiais relevantes.

Com um software de automação corporativa, é possível gerenciar o envio de mensagens por aplicativos, campanhas de e-mail marketing (newsletters, promoções, entre outros), até mesmo resposta automática por meio da tecnologia IA (Inteligência Artificial).

5 – Segurança de dados

Os softwares de automação de marketing utilizam uma tecnologia de criptografia de ponta, que oferece máxima segurança de dados contra invasões, ações de hackers, perdas ou danos às informações.

Por exemplo, todos os dados dos clientes que fecham um negócio de aluguel de espaço comercial permanecem intocáveis pelas pessoas não autorizadas.

Dessa forma, tanto as empresas quanto o público acabam ganhando, pois os consumidores passam a confiar mais nos empreendimentos.

4 atividades do software de automação da RD Station

O software da RD Station é um dos mais completos do mercado. A tecnologia trabalha com inúmeras funcionalidades, sendo indicada para escritórios de advocacia e muitos outros segmentos de mercado.

A seguir, confira algumas das principais atividades do software de automação de marketing.

1 – Atração de visitantes para o seu site

O software da RD Station conta com uma função de planejamento chamada de “Planos de Sucesso”, que permite a criação de planos de ação, tarefas, prazos, além de estabelecer os responsáveis por cada uma das iniciativas.

Uma das vantagens do recurso é ajudar no posicionamento do Google por palavras-chave, contribuindo para o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, com um painel de palavras-chave.

Dessa forma, é possível atrair visitantes potencialmente interessados no seu negócio. Por exemplo, ao usar o termo assistência técnica desktop, os visitantes irão se deparar com conteúdos específicos sobre a temática.

Além disso, entre outras formas de atração de visitantes qualificados, destacam-se:

  • Anúncios em redes sociais;
  • Links patrocinados no Google;
  • Produção de conteúdo para blogs;
  • Campanhas em plataformas diversas;
  • Entre outras.

2 – Envio de e-mails personalizados

Para manter o relacionamento com os clientes do seu escritório de advocacia, o software da RD Station permite o envio de conteúdos por e-mail, além da segmentação da sua lista de contatos, para direcionar e personalizar as mensagens.

Além disso, a ferramenta conta com um formulário ativo para coleta de dados dos clientes por e-mail.

Para as estratégias de marketing, essas informações são fundamentais, uma vez que quanto mais se sabe a respeito do público, melhores são as iniciativas de divulgação.

Afinal de contas, um usuário pode se impactar com um banner colorido de promoções no e-mail, enquanto um outro pode requisitar mais informações e materiais ricos. Por isso, é importante avaliar qual o melhor para cada um.

3 – Análise dos resultados

Toda e qualquer campanha de marketing não finda sem uma análise minuciosa dos resultados.

O software de automação permite identificar os canais e ações que trouxeram melhor retorno de visitantes, contatos e fechamento de negócios.

Dessa forma, se um anúncio no Facebook sobre manutenção impressora laser teve um ótimo resultado, a ferramenta irá mostrar um relatório completo da campanha. Com isso, é possível orientar as próximas estratégias.

O software ainda conta com um recurso conhecido como “Marketing BI”.

Este oferece informações sobre as melhores épocas do ano para o seu negócio, o tamanho do ciclo de vendas em cada canal e outros dados que ajudam o seu escritório de advocacia na tomada de decisões assertivas.

4 – Criação de landing pages

As landing pages, ou “páginas de aterrissagem”, são sites direcionados à conversão.

Ou seja, o domínio conta com poucos elementos e um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) principal, que condiciona o usuário a realizar algo (download de um material, inscrição em newsletter, aquisição de cupom de oferta).

Uma das grandes vantagens das landing pages é a rápida geração de leads.

Para os escritórios de advocacia, a estratégia deve estar vinculada com a oferta de conteúdo relevante, como forma de seguir as determinações do Código de Ética.

Com o software de automação, é possível criar landing pages com mais facilidade, além de ter acesso aos relatórios de desempenho, com dados sobre a quantidade de visitantes e o número de pessoas realmente convertidas em leads.

Conclusão

O uso de softwares de marketing digital tornou-se indispensável para os escritórios de advocacia que pretendem aumentar o seu reconhecimento no mercado e ter uma vantagem competitiva.

Afinal de contas, eles ajudam a melhorar as campanhas, mas sem descumprir nenhuma conduta ética prevista aos advogados.

O software da RD Station é um dos mais completos do mercado, pois oferece uma série de funcionalidades de marketing, incluindo a geração de leads, criação de conteúdos valiosos e a análise de métrica, em uma grande diversidade de plataformas virtuais.

Por conta disso, vale a pena conhecer as vantagens da tecnologia e aplicá-la no gerenciamento de campanhas de marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.