
Advocacia: Saiba como o Copywriting pode gerar mais clientes
O Copywriting é uma das estratégias mais importantes e que ajudam uma marca a construir autoridade. Muitos escritórios de advocacia têm como objetivo atrair mais clientes, mas é preciso fazer isso com ética e de maneira honesta.
Por conta das normas impostas pela OAB, o Copywriting entra como uma das melhores alternativas e faz com que o objetivo de atrair mais oportunidades aconteça naturalmente.
Neste artigo, vamos apresentar o conceito de Copywriting, como funciona essa técnica, mostrar alguns exemplos e como produzi-los, além dos resultados que podem ser esperados. Acompanhe!
O que é Copywriting?
Copywriting trata-se da escrita de materiais com o objetivo de atrair, engajar e converter visitantes de sites e blogs em clientes. As pessoas que trabalham com isso (os copywriters) também são conhecidos como “escritores vendedores”.
Os advogados não podem produzir uma escrita orientada apenas à venda, mas se investem apenas no Marketing de Conteúdo, acabam produzindo centenas de materiais, como uma agência de marketing.
O Copywriting, além de atrair clientes, faz isso de maneira selecionada e ajuda a converter esses leads em pessoas que fecham negócio com o profissional.
É dessa forma que ele funciona. Aliás, mais do que atrair oportunidades, a técnica qualifica os potenciais clientes em categorias como:
-
Curiosos;
-
Estudantes;
-
Outros advogados;
-
Leads.
Muitos escritórios de advocacia procuram agências para saber como fazer marketing de conteúdo, mas acabam encontrando o Copywriting e, por esse motivo, vamos falar no próximo tópico sobre como ele pode ser feito para esses escritórios.
Exemplos de Copywriting para escritórios de advocacia
O Copywriting pode assumir diferentes formatos, como e-mail, site, catálogo, anúncio, carta de venda, entre outros, sendo que todos estes podem ser textos ou vídeos, e têm como objetivo fechar novos contratos.
É dessa forma que autoridade é gerada por meio de uma ação de marketing digital, mas eles não devem ser feito de qualquer maneira.
Se você for enviar um e-mail para o cliente, ele deve encontrar uma boa solução para o seu problema, ao mesmo tempo em que se conecta com você e com o escritório.
Os textos publicados no seu site ou no blog precisam transparecer que o profissional compreende o que o potencial cliente está passando e que é capaz de resolvê-lo melhor do que qualquer outro profissional.
O leitor já imagina um excelente advogado, que possa recebê-lo em uma sala de reunião advocacia, e isso gera uma oportunidade instantânea.
Um Copywriting bem produzido faz com que o leitor veja o profissional como o melhor especialista no assunto, o que o transforma em referência.
Independentemente de qual formato o escritório escolher, é preciso entender as dores e necessidades do cliente, para aí sim produzir conteúdos relevantes.
O título também deve ser atrativo, assim como o cartão de visita advocacia, para chamar a atenção do visitante e fazer com que leia o material.
Dentro do Copywriting, também cabem outras estratégias, como o storytelling. Trata-se de contar uma história com a intenção de gerar mais engajamento no público e conectá-los com elementos emocionais.
É uma boa opção para criar um anúncio para o escritório, respeitando as diretrizes impostas pela OAB. Mas, independentemente da ação que o profissional pretende adotar, ele deve ser sempre objetivo e claro.
Mesmo durante a impressão de catálogo, este deve conter páginas e trechos que conversem com o cliente, de maneira clara e didática.
Para se fazer entender, por exemplo, em uma carta de venda, é imprescindível cortar o que é desnecessário por meio de uma revisão, como frases ou parágrafos muito longos, repetição de ideias, expressões técnicas, gerundismo, dentre outros.
Durante todo o material, o advogado deve focar apenas em um assunto, para não confundir a cabeça do cliente. Em outros momentos, como em um stand evento, a empresa pode falar sobre outras pautas, e um escritório pode se apoiar na mesma estratégia.
Conclusão
Muitos resultados são obtidos com o Copywriting, mas o principal deles é a atração de clientes em potencial para o seu escritório de advocacia. Isso pode ficar ainda melhor se for combinada com uma ferramenta de automação, como o RD Station.
Tanto o Copywriting quanto outras estratégias de marketing jurídico adotadas pelo seu escritório podem ser automatizadas, para que dessa forma o escritório não perca nenhuma ação e assim obtenha os melhores resultados.
No entanto, independentemente disso, além de atrair novas oportunidades para os advogados, o Copywriting também colabora com a imagem desses profissionais, posicionando-os como autoridade naquilo que fazem.
Esse texto foi desenvolvido em conjunto pela Dgtalmente e equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.