fbpx

Endomarketing: Estratégias para freelancers na advocacia

O endomarketing é uma das estratégias internas de uma empresa mais em pauta nos últimos tempos, sendo importante tanto para os colaboradores, quanto para os parceiros freelancers.

Essa técnica melhora consideravelmente a imagem da empresa entre os profissionais, aumentando a motivação da equipe e trazendo bons resultados.

Isso inclui os escritórios de advocacia, que também lidam com índices de turnover (rotatividade de pessoal) e precisam atrair pessoas altamente qualificadas para exercer suas funções.

Um de seus objetivos é criar uma imagem de um bom lugar para se trabalhar, algo muito almejado pelos verdadeiros talentos, que reconhecem seu valor e procuram por empresas que também valorizem.

É importante destacar que o marketing é algo que começa de dentro para fora, portanto, além de focar no público externo, é importante focar no público interno, peça-chave para o sucesso de qualquer negócio.

Para os escritórios de advocacia que contam com freelancers, o marketing interno é essencial, afinal, é por meio dele que se consegue aumentar o engajamento desses profissionais e fazer com que se sintam importantes.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é endomarketing com trabalhadores freelancers, seus benefícios, as melhores estratégias e a importância da contratação de uma agência marketing digital nesse processo.

O que é endomarketing?

Também conhecido como marketing interno, o endomarketing é uma estratégia voltada para as ações internas de uma empresa, incluindo os escritórios de advocacia.

Tem como missão melhorar a imagem da empresa entre os seus profissionais, melhorando a motivação da equipe, inclusive dos trabalhadores freelancers.

O endomarketing é importante para que os colaboradores tenham influência dentro da empresa, pois possuem contato com todos os processos que a envolvem.

Portanto, conseguem influenciar as pessoas que estão do lado de fora.

Ou seja, quanto mais os funcionários de uma empresa de conserto de persiana falarem bem dela, melhor ela será vista pelo público. Além disso, cria uma imagem mais humana e carismática, o que atrai as pessoas.

Isso é fundamental quando pensamos no mercado, que está cada vez mais concorrido, inclusive para os escritórios de advocacia.

Isso se deve, principalmente, com o advento da internet, que abriu as portas para novas possibilidades.

Benefícios do endomarketing para os escritórios de advocacia

Apesar de nosso foco serem os escritórios, essa estratégia é muito importante para vários setores, como as escolas bilingues vila mariana. Isso porque ela traz benefícios como:

1 – Aprimoramento do ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um fator que está diretamente relacionado com o desempenho dos colaboradores, incluindo os freelancers.

Por meio do endomarketing, o escritório demonstra estar preocupado tanto com a qualidade do trabalho, quanto com o bem-estar de sua equipe.

Consequentemente, o fluxo de trabalho se ajusta e os processos são seguidos de uma maneira muito melhor.

Há um progresso no desempenho dos profissionais e um aumento de resultados positivos, afinal, o marketing interno afeta diretamente a produtividade.

2 – Melhoria da rotina

Em qualquer lugar, seja em um escritório de advocacia ou uma empresa de bandagem industrial de reparos, algumas atividades do dia a dia são naturalmente mais difíceis e estressantes.

É comum que os profissionais deixem que esses momentos no trabalho afetem seu bem-estar e prejudiquem sua rotina pessoal e profissional.

Se o escritório investe em endomarketing, o cotidiano de trabalho é aperfeiçoado e torna-se mais agradável.

Logo, também melhora a saúde mental dos profissionais internos e dos freelancers, diminuindo o estresse.

3 – Aumento dos resultados

A produtividade é o fator mais importante para conseguir bons resultados, e as empresas que investem em endomarketing aumentam a motivação de seus colaboradores e freelancers.

Ao se sentirem mais motivados e satisfeitos com o trabalho, eles realizam muito melhor suas atividades, são mais proativos e, consequentemente, garantem melhores resultados.

Dicas de estratégias em endomarketing para escritórios

Seja dentro de um escritório ou de uma confeitaria de doces finos para aniversário, a comunicação é o fator principal.

Isso inclui a forma como a diretoria se comunica com seus profissionais internos e externos, o que fará com que o público perceba quem a empresa realmente é.

Para obter os melhores resultados, algumas dicas para os escritórios de advocacia são:

1 – Desenvolver uma boa comunicação interna

A comunicação interna é o principal fator que influencia no ambiente de trabalho.

Portanto, é de suma importância que o escritório trabalhe a melhora na comunicação junto aos seus colaboradores e freelancers.

É isso o que vai modificar o diálogo dentro do local de trabalho e fazer dele uma via de mão dupla. Ou seja, tanto os gestores quanto os colaboradores e freelancers do escritório ou de uma empresa de aluguel de retroescavadeira poderão se expressar.

Isso faz com que os profissionais sintam-se úteis e importantes para o negócio, melhorando o engajamento e a motivação de toda a equipe.

2 – Palestras e eventos

Promover palestras e eventos é muito importante para o encorajamento da equipe, além de auxiliar no crescimento pessoal e profissional dos funcionários e parceiros.

Isso fará com que cada um deles sejam capazes de traçar seus objetivos pessoais e planejar metas que possam ser alcançadas com o auxílio do escritório.

Esses eventos acrescentam de maneira positiva na formação pessoal e profissional, preparando-os para encarar melhor os desafios diários de suas funções.

Tudo isso também conta no interesse cada vez maior de profissionais de todas as áreas, como aqueles de empresas de banho de prata por imersão a se capacitarem melhor e a terem acesso a novos conhecimentos.

3 – Iniciativas de integração

É importante que o escritório de advocacia aproxime cada vez mais seus colaboradores freelancers, para que eles possam se identificar melhor com o negócio e seus processos.

A integração tem justamente o papel de trazê-los para mais perto e fazer com que se sintam realmente parte da empresa.

Isso pode ser feito com happy hours e festas em datas importantes, como comemorações de final de ano, aniversariantes do mês e aniversário do escritório.

Outra prática muito interessante que pode ser implantada por uma fabricante de rolo pé de carneiro e escritórios é a criação de grupos de estudo que aumentam seus conhecimentos e permitem trocas de experiência.

Trabalhos voluntários também são uma boa estratégia, pois ressalta o lado solidário das pessoas, fazendo com que se sintam necessárias e importantes, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho.

4 – Realizar pesquisa de satisfação

As pesquisas de satisfação não são importantes apenas para os clientes externos, mas também internos, incluindo os freelancers.

Isso deve ser feito em parceria com o RH, pois eles conhecem todo o quadro de funcionários.

Por exemplo, dentro de uma fabricante de piso laminado colocado, o departamento de recursos humanos fará perguntas que possibilitem identificar as necessidades e demandas.

A partir disso, será possível implementar atividades que melhoram o ambiente de trabalho e que tragam mais momentos positivos para o dia a dia dos profissionais.

É interessante perguntar, por exemplo, o que eles acreditam que seja uma boa solução para determinadas situações.

Por que contratar uma agência de marketing

O endomarketing não deixa de ser uma estratégia de marketing, apesar de ser voltada para o público interno de uma empresa – incluindo os freelancers que podem trabalhar dentro do escritório ou fora dele.

Por isso, é importante contar com profissionais que entendam de tudo o que está relacionado a marketing, desde gerar conteúdo para blog até marketing interno.

Esses profissionais farão um estudo que inclui:

  • Perfil da empresa;
  • Perfil dos colaboradores;
  • Quantidade de freelancers;
  • Objetivos do escritório;
  • Nível de satisfação dos colaboradores.

Essas e outras informações vão ajudar a planejar as estratégias mais relevantes para o escritório, levando em conta sua realidade e suas possibilidades de ação.

A partir disso, os processos de endomarketing vão sendo implementados aos poucos, juntamente como ferramentas importantes, como o RD Station.

Ao mesmo tempo em que colocam essas estratégias em prática, a agência mensura os seus resultados e corrige aquilo que precisa ser melhorado.

De qualquer forma, contar com essas agências é indispensável para que o endomarketing ou qualquer outra estratégia sejam devidamente colocadas em prática.

Dessa forma, o escritório de advocacia conseguirá motivar seus colaboradores e freelancers, e obterá os melhores resultados.

Conclusão

É importante se preocupar com o bem-estar dos funcionários e também dos freelancers, pois estes costumam se sentir menos parte do negócio, dependendo do seu ramo de atuação.

Para eliminar essa falsa impressão, os escritórios de advocacia precisam mostrar a esses profissionais que eles são parte importante de seus objetivos, assim como qualquer outro colaborador.

Isso vai melhorar o engajamento e trazer para o negócio pessoas realmente motivadas e que auxiliem o alcance de objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.