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Persona na Advocacia: A importância de conhecer a sua

A persona é muito importante para qualquer tipo de negócio, afinal, ela se trata da representação do cliente ideal de uma marca.

Qualquer pessoa que tenha um negócio e queira começar a trabalhar as melhores maneiras de divulgação, é questionada quanto ao seu público-alvo.

Compreender quem compra de uma empresa é importante para desenvolver melhor os produtos e serviços, mas também para direcionar as campanhas de maneira correta, e com os escritórios de advocacia não é diferente.

Isso porque esse nicho de serviço depende muito da produção de conteúdo informativo para atrair o seu público, devido às limitações impostas pela OAB.

Na elaboração de posts para o blog de um escritório de advocacia, por exemplo, a persona funciona como um direcionamento. Afinal, é ela quem define o perfil típico dos clientes do escritório, com todas as suas principais características.

Para criar a persona ideal, é necessário responder a algumas perguntas. Essas informações então devem ser utilizadas para que as decisões tomadas sejam direcionadas ao cliente ideal.

Para conseguir esse resultado, é necessário entender o que é persona, a importância de conhecê-la, como criá-la com precisão e quais são os resultados que ela traz. Por isso, acompanhe a leitura!

Afinal, o que é persona?

A persona é uma representação fictícia do que seria o cliente ideal de uma empresa. Esse perfil é baseado em dados reais sobre o comportamento e demais características predominantes no público-alvo. A persona também apresenta:

  • Criação de história pessoal;
  • Motivação;
  • Desejos;
  • Objetivos;
  • Desafios;
  • Preocupações.

Se uma gráfica que faz cartão de visita advogado possui uma base de clientes, tem em mão a fonte para começar suas investigações. Só que a empresa não deve se basear apenas em informações como sexo, idade ou região.

Deve levar em conta, também, os hábitos de consumo e as preferências pessoais. Portanto, são dados que vão além de números e informações simples.

Para construir a persona perfeita e mais próxima possível da realidade, é importante levar em conta tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos.

Importância de conhecer a persona

Quando uma empresa coloca no mercado um produto ou serviço, é necessário que ela conheça quem são os seus potenciais clientes.

Conhecer bem a persona é importante por duas razões: a primeira é centralizar as ações em quem realmente importa; a outra, para reduzir os custos com o processo de comunicação.

Assim como uma empresa de impressão digital, um escritório de advocacia precisa ter sua persona bem definida para orientar a sua comunicação e gerar melhores resultados.

Para os escritórios isso pode ser ainda mais importante, uma vez que os profissionais da área dependem do marketing de conteúdo para atrair potenciais clientes. Com a persona bem definida, a ação vai trabalhar diretamente para esse perfil.

Com isso, o escritório saberá quais canais usar, quantas pessoas estão interagindo e qual a consequência dessa ação. Além disso, consegue controlar o que está sendo publicado para gerar resultados ainda melhores.

No entanto, a criação deste perfil requer tempo e muito trabalho, portanto, devemos ressaltar que ter mais de uma persona é importante para que a empresa seja capaz de trabalhar diferentes problemas e trazer o potencial cliente até ela com mais facilidade.

Dicas para criar uma persona com precisão

Quando uma empresa de entrega de documentos vai criar a sua persona, ela precisa de algumas informações importantes. E quando se trata de um escritório de advocacia, quanto mais materiais possuir, melhor.

Dessa forma, é necessário fazer pesquisas e muitas perguntas para os clientes, afinal, trata-se de um personagem semi-fictício, mas que foi criado baseado em informações reais.

Para desenvolvê-lo, algumas dicas são:

1 – Analisar e definir as características

É necessário levantar alguns dados para criar o perfil de cliente ideal do escritório, para isso, é necessário responder a algumas perguntas.

Devemos pensar no cliente ideal e também no melhor cliente, coletando deles algumas informações básicas como idade, sexo, onde mora, com o que trabalha, quais são os hobbies, se tem filhos, classe social, escolaridade, etc.

Também é importante saber sobre as dificuldades do dia a dia e de que forma o escritório pode ajudar com isso.

É interessante levar em conta por que os clientes procuram os serviços de advocacia, e o que a empresa faz que pode interessá-los. Essas perguntas são direcionadas ao próprio escritório e vai ajudar a definir a persona.

2 – Ser realista

Assim como uma empresa de impressão digital folder, o escritório precisa ser realista e pesquisar as características de seus clientes mantendo os pés no chão.

Ou seja, o foco não deve estar no público dos sonhos, mas sim, no consumidor real dos serviços do escritório. O objetivo, com isso, é direcionar o conteúdo ao público certo.

3 – Criar hipóteses

É interessante pensar nas mais variadas situações que um freguês pode enfrentar e de que maneira o escritório pode ajudá-lo. Isso ajuda a perceber como receber e trabalhar esse cliente.

É necessário criar uma persona que faça sentido para o escritório, para que ela ajude nas estratégias de marketing jurídico. Para isso, é necessário entender as necessidades do perfil, conforme as características desenvolvidas.

Por que criar uma persona?

É importante criar uma persona porque trata-se de um passo fundamental para que o escritório alcance melhores resultados.

Além disso, ela é fundamental para técnicas de marketing digital bem estruturadas, assim como acontece com uma empresa de licenciamento ibama.

Dessa forma, o escritório consegue enviar as mensagens certas para as pessoas certas, tendo mais chances de sucesso.

Quando esse perfil não é bem definido, as estratégias podem se perder, e várias falhas na comunicação podem surgir.

Ademais, um escritório de advocacia consegue alcançar outros resultados importantes como:

  • Criar conteúdos ideais para o público;
  • Alcançar o estilo e tom adequado de conteúdo;
  • Estratégias de marketing focadas no público certo;
  • Acertar nas pautas abordadas;
  • Estar onde os possíveis clientes consomem informações.

Com esses resultados, o escritório consegue atrair as pessoas que realmente tenham potencial para se tornar clientes.

Com isso, fica mais fácil fechar bons negócios e, consequentemente, aumentar consideravelmente os lucros do escritório de advocacia, assim como acontece com o consultório de um nutricionista esportivo.

Como conseguir dados para a criação da persona?

Se o escritório tiver essa possibilidade, é interessante fazer algumas entrevistas para definir melhor o perfil de cliente ideal.

Para escolher as pessoas, é preciso observar as pessoas mais ativas nas redes sociais e que interagem frequentemente. Isso porque sempre tem aquele seguidor da empresa, como uma loja de luminárias, que está mais engajado.

Também é interessante dar uma olhada no banco de dados, selecionando os clientes que mais precisam dos serviços do escritório.

Para montar o roteiro de perguntas, pense em questões relacionadas aos dados da criação da persona.

O ideal é que seja em formato de conversa fluida, deixando espaço para que o convidado acrescente comentários e informações interessantes.

Para abordar os clientes escolhidos, o escritório pode fazer como uma fabricante de máquina de café e capuccino e escrever uma mensagem pessoal, se apresentando.

Depois, pode falar um pouco a respeito do objetivo do contato e propor uma conversa para entender melhor seus hábitos. É interessante que o escritório ofereça algum benefício no final.

Por que contratar uma agência de marketing?

Agora que você já compreendeu o que é persona e outras informações sobre o assunto, saiba que uma agência de marketing digital pode fazer todo esse trabalho do melhor jeito, poupando esforços dos profissionais de advocacia.

Ao contratar pessoas qualificadas da área, o escritório terá as melhores estratégias, feitas por pessoas que entendem do assunto, podendo se dedicar ao que realmente importa: os clientes.

Além disso, essas agências usam ferramentas importantes como o RD Station para criar anúncio facebook e trabalhar outras ações importantes do marketing jurídico.

Seja qual for a sua ideia ou necessidade, como a criação da persona, as agências de marketing estão prontas para agir e impactar o seu público de maneira assertiva.

Lembrando que, quando se trata de marketing jurídico, é ainda mais importante contar com profissionais experientes para não ferir as determinações da OAB. Dessa forma, cada ação de marketing digital será bem aperfeiçoada.

Conclusão

Trabalhar a persona é fundamental para qualquer modelo de negócio, e isso não exclui os escritórios de advocacia que, pelo contrário, é ainda mais importante para orientar a produção de conteúdo e se comunicar com o público.

Esse perfil de cliente ideal ajuda as empresas a entenderem quem são seus compradores, de que maneira podem melhorar seus produtos e como aprimorar a comunicação com eles.

Tendo isso em mente, estabelecer a persona é um ponto fundamental de boas práticas de marketing para escritórios de advocacia e empresas dos mais variados setores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.