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Metodologia AIDA: saiba como essa estratégia funciona

Caso você tenha um escritório de advocacia e deseja acompanhar mais de perto o comportamento dos seus potenciais clientes, a Metodologia AIDA é capaz de te ajudar nessa tarefa.

Com o passar dos anos, a maioria dos processos e a forma com que as pessoas compram vai sofrendo modificações, podendo ser pequenas e adaptáveis ou de grande impacto, que exigirão alterações estruturais na abordagem da empresa aos clientes.

Levando em conta o avanço da tecnologia e o uso que as pessoas fazem da internet hoje, encontrar os meios mais eficazes de utilizar uma ação de marketing digital ou de fazer um anúncio em revistas de bairro é essencial para o sucesso do escritório na sua região.

Isso porque as maneiras que um estabelecimento decide usar para divulgar os seus serviços precisa ser, de fato, eficiente, para que os frutos possam ser colhidos.

Para tanto, profissionais de marketing ao redor do mundo estudaram conceitos e desenvolveram técnicas fundamentais para esses processos, que influenciam no modo de atuação de uma empresa, podendo ela ser de licenciamento ibama ou de contabilidade.

E. St. Elmo Lewis, que foi um grande profissional e pioneiro na área de publicidade e propaganda, desenvolveu a famosa metodologia AIDA no século 18, sendo ela utilizada atualmente por diversos tipos de negócios.

Quem possui um escritório de advocacia e precisa acompanhar de maneira mais próxima o processo de aquisição dos seus clientes, pode aplicar essa técnica do marketing para alcançar melhores desempenhos no seu estabelecimento.

Se esse é o seu caso, siga na leitura deste conteúdo e saiba como funciona a metodologia AIDA, essa estratégia que já garantiu o seu destaque no mundo do marketing.

O que é a metodologia AIDA?

Assim como os relógios de ponto são utilizados para que uma companhia saiba qual foi o horário trabalhado pelos seus colaboradores, a metodologia AIDA tem como foco entender o processo de compra dos clientes de uma empresa.

Para começar, conhecer a definição de cada letra da palavra AIDA pode dar um norte sobre como funciona a sua utilização:

  • A: Atenção;
  • I: Interesse;
  • D: Desejo;
  • A: Ação.

Esses elementos têm por objetivo levar um consumidor até o momento da aquisição de um microfone sem fio profissional, por exemplo, seguindo esse direcionamento.

É preciso atrair a atenção do comprador, instigando o interesse dele até que se desperte o desejo pelo consumo para que ele chegue, então, a ação de fato.

Para um escritório de advocacia, a metodologia AIDA torna-se fundamental ao ser utilizada de maneira correta no marketing de conteúdo e blog do estabelecimento, de modo a impactar quem busca pelos seus serviços.

1. Atenção

O primeiro passo para que um cliente note a existência do seu negócio é chamando a atenção dele. Para alcançar tal intuito, é necessário impressionar o público, para que o contato inicial com o seu escritório aconteça.

É importante que você tenha meios de fazer isso de maneira natural, sem que as pessoas se sintam interrompidas nas suas atividades por conteúdos incômodos.

Para ajudar nessa tarefa, muitos estabelecimentos contam com os serviços de uma agência de marketing, que poderá conduzir anúncios de forma adequada, para que a metodologia AIDA faça sentido desde a sua primeira etapa.

2. Interesse

Depois de chamar a atenção das pessoas, a próxima fase se trata de despertar o interesse do público para o que você oferece, de modo que elas queiram contratar os seus serviços advocatícios.

Considerando as estratégias de funil de vendas do Inbound Marketing, é fundamental gerar conteúdo para blog e para as redes sociais, sendo esses exemplos práticos de boas estratégias de conexão com os leitores dos seus materiais.

Por isso, para que cresça um interesse nos leads é necessário instigá-los, fazendo com que eles notem que uma visita ao seu escritório se tornará uma chance para resolver uma determinada questão.

O e-mail marketing pode ser outro elemento importante para impactar o público-alvo, possibilitando que o compartilhamento de conteúdos seja feito também por essa ferramenta.

Para tornar esse processo automatizado, é bastante comum que os escritórios de advocacia contem com um sistema de automação de marketing, como o RD Station.

Esse sistema envia as mensagens e permite uma administração bastante simplificada das ações de publicidade.

De qualquer modo, para elaborar bons conteúdos é essencial saber quais são as dores e os desejos dos seus clientes para seguir para a próxima etapa da metodologia AIDA.

3. Desejo

Despertar o interesse de um cliente é importante, mas ao mesmo tempo é indispensável criar o desejo, para que um interessado queira agendar um horário com você, assim como para que ele queira se matricular em um curso de reciclagem CNH de uma autoescola.

Nesta etapa, é indispensável fazer com que o cliente perceba melhor o valor que os seus serviços podem ter, para que ele enfim queira partir para a ação.

Isso pode ser feito de várias maneiras: explorando os benefícios que o seu escritório oferece, apresentando depoimento de outros clientes, explicando de maneira ampla como o seu trabalho é feito, etc.

Dessa forma, o público-alvo passa a ter maior confiança nas informações que ele obteve do seu estabelecimento, querendo então conhecer, na prática, você e o seu escritório.

4. Ação

Uma empresa que trabalha com a limpeza ar condicionado automotivo pode utilizar a metodologia AIDA para fazer com que os seus potenciais clientes agendem o serviço, seguindo cada etapa do processo.

A depender do seu objetivo para o momento, a fase de ação não significa o fechamento de um contrato. Se você está promovendo um evento de advocacia, por exemplo, a inscrição do público torna-se a meta que precisa ser atingida.

O que implica nessa etapa é justamente que o público tome uma decisão. Para uma gráfica, isso pode ser a encomenda de cartão de visita advogado, e para uma agência de marketing isso pode ser a inscrição de um visitante na landing page de captação de leads.

Todo esse processo mostra o quanto a metodologia AIDA que, apesar de ser considerada antiga para várias pessoas, possui uma funcionalidade comprovada ainda hoje.

Por que de contar com uma agência de marketing para suas estratégias

Todo processo de conquista de clientes pode levar tempo. Eles não acontecem de um dia para o outro, principalmente quando se valoriza os meios de captação orgânicos.

No entanto, um estabelecimento que queira aumentar os seus números de vendas de um produto, como balcão caixa para loja, pode facilmente utilizar anúncios patrocinados presentes em diversas plataformas da internet.

No entanto, saber utilizar esses recursos do marketing digital é indispensável para o sucesso de qualquer negócio, seja ele um escritório de advocacia ou de contabilidade.

Apesar de a metodologia AIDA ser considerada bastante simples de ser colocada em prática, isso não garante que ela será assertiva o suficiente para trazer os resultados desejados.

Quando se trata da área de direito, isso é ainda mais importante. Como é sabido, o marketing jurídico possui diversas restrições, que se não forem seguidas, podem trazer prejuízos para o escritório e para o profissional.

Justamente por isso, é cada vez mais comum que os advogados busquem soluções para a publicidade do seu escritório como agências de marketing especializadas na área, garantindo assim que todas as suas ações de divulgação atendam aos requisitos propostos.

Seja por meio de anúncios pagos ou no uso de estratégias para atrair a atenção, despertar o interesse, estimular o desejo e incentivar a ação, é fundamental seguir o que o código de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) estipula para a publicidade o setor.

Considerações finais

Se você possui um escritório e quer aumentar os resultados em relação a conquista de clientes e preenchimento de agenda, é fundamental investir em campanhas de marketing que possam trazer esses retornos.

Utilizar a metodologia AIDA neste recurso se torna muito proveitoso, justamente porque um dos objetivos é a produção de conteúdos relevantes, de grande importância para o inbound marketing, que é permitida pelo código de ética da profissão.

De fato, do mesmo modo que o cliente de uma gráfica busca informações na internet para solicitar um lote de talões de pedidos para o seu estabelecimento, quem procura por uma assessoria jurídica pode precisar fazer uma pesquisa para conhecer a sua empresa.

Ao perceber a qualidade dos seus materiais, assim como o domínio apresentado na área em que se atua, seja ela cível, trabalhista, penal ou tributária, certamente o leitor se sentirá mais confiante em agendar um horário com o seu escritório.

Por isso, não deixe de considerar o uso da metodologia AIDA para guiar o público-alvo do seu estabelecimento, para que ele possa chegar de modo bastante assertivo na etapa de ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.