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Dentista: Como alavancar o site utilizando o Guest Post

O Guest Post tornou-se uma prática bastante difundida na produção de conteúdo para blogs, especialmente em áreas de grande especialização, como é o caso dos consultórios odontológicos, médicos e de saúde.

De maneira geral, a estratégia de guest post consiste na publicação de um artigo ou material escrito por um especialista, que não é proprietário do blog.

Com isso, é possível entregar um conteúdo de alta relevância e qualificado aos usuários.

No entanto, gerar conteúdo para blog, ainda mais com alto nível de especialização, nem sempre é algo simples, pois é preciso encontrar o profissional certo, além de seguir uma série de requisitos, como o direcionamento adequado ao público-alvo.

Por conta disso, é comum que o guest post, bem como demais estratégias de marketing digital, sejam orientadas por uma agência, que não somente tem uma bagagem própria para o planejamento de campanhas.

Ou seja, é uma agência digital que pode te ajudar a melhorar as técnicas de guest post, entre outras estratégias, para conquistar uma relevância positiva.

O post de hoje é voltado para os consultórios odontológicos que desejam saber mais como fazer guest post, além de conhecer as vantagens dessa técnica.

Mas, afinal de contas, o que é Guest Post?

Os guest posts são os famosos artigos de convidados. Quer dizer que são produções feitas por alguém que não é o dono do site ou blog, mas sim, um profissional qualificado em um determinado nicho, um famoso, etc.

Por exemplo, ao decidir publicar um artigo sobre massagem shiatsu, no blog do seu consultório odontológico, você pode chamar um massagista para escrever, ao invés de publicar um artigo por conta própria.

O resultado é um conteúdo muito mais aprofundado sobre o assunto e que oferece informações mais relevantes aos usuários, já que a temática é tratada por alguém que realmente conhece o procedimento.

Desse modo, você terá um material inteligente, mantendo a qualidade de publicações da sua página, o que afeta positivamente na maneira como as pessoas enxergam o seu blog, que é visto com maior autoridade na internet.

Sem falar que, no ramo da saúde, os guest posts são muito populares.

Afinal de contas, há muitos ramos de especialidade, sendo que um dentista, por mais competente que seja, pode não ter a qualificação necessária para dar informações sobre um creme para clarear a pele, por exemplo. Daí, é interessante convidar um dermatologista.

Quais são as vantagens do Guest Post para os consultórios odontológicos?

Mais do que oferecer conteúdo de qualidade, o guest post pode ser um grande aliado nas estratégias de marketing dos consultórios odontológicos.

Primeiro, porque ele segue as recomendações do CFO (Conselho Federal de Odontologia), que dita uma série de exigências para a divulgação de serviços na área da saúde, incluindo a restrição de propagandas comerciais, mas incentivando a produção de conteúdo informativo.

Sendo assim, ao invés de produzir um anúncio sobre uma lente de contato verde, o guest post elabora um artigo sobre os benefícios do produto, sem a intenção da venda direta do item, o que pode ir contra as recomendações dos conselhos de saúde.

Há muitas outras vantagens em optar pelo artigo de convidado. Abaixo, veja algumas:

1 – Melhor posicionamento nos motores de busca

Por oferecer um conteúdo de maior relevância, o guest post consegue melhorar a classificação da sua página web nos mecanismos de busca, como o Google.

Além do mais, o artigo de convidado é uma das principais estratégias de SEO Off Page, que utiliza os backlinks, que são menções hiperlinkadas, que redirecionam o usuário para o seu site ou blog.

Assim, os motores de busca consideram esses links como “votos”, usando-os para medir a popularidade e relevância de uma página.

Por isso, em um guest post sobre preenchimento olheiras, é possível conseguir bons links para o seu conteúdo, já que um dos fatores determinantes para um bom rankeamento no Google é justamente a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site.

2 – Maior tráfego orgânico

Uma das consequências de ter uma boa classificação no Google é o aumento do tráfego orgânico do site.

Além disso, quando o seu guest post é compartilhado em outros lugares, mais visitantes passam a conhecer a sua página, aumentando o número de pessoas navegando pelo seu conteúdo.

É por isso que se recomenda a produção de um material aprofundado e de qualidade. Afinal de contas, o conteúdo feito por um especialista em análise química quantitativa, por exemplo, tem maiores chances de ser compartilhado, do que um artigo produzido por alguém quem não conhece muito sobre a área.

3 – Mais reconhecimento e autoridade

Além de chamar pessoas para escrever no seu blog, você também pode ser o convidado para a produção de um guest post parceiro.

Ou seja, cria-se um relacionamento entre empresas do mesmo nicho de atuação, que contribui para melhorar a sua autoridade como profissional dentro do mercado.

Desse modo, você pode produzir um conteúdo sobre check up geral exames de dentista e, com isso, ganhar reconhecimento.

Essa credibilidade afeta positivamente no seu negócio, uma vez que as pessoas tendem a procurar serviços considerados confiáveis, com autoridade no nicho de atuação.

Ou seja, não basta apenas chamar convidados para escrever no seu blog, você também deve trabalhar para ser um guest post de outros sites, construindo um relacionamento saudável com o restante da internet.

3 dicas para produzir um Guest Post para um consultório odontológico

Para criar ou participar de guest post, é preciso ter contato com parceiros. Esse é o primeiro passo para começar uma estratégia de sucesso, já que os artigos de convidados demandam uma boa relação entre sites.

Contudo, é fundamental buscar por parceiros da mesma área de atuação.

Como estamos falando de consultórios médicos, blogs e sites da área da saúde, ou até mesmo lojas que vendam equipamentos para clínicas, como um aparelho de ultrassom industrial, podem ser boas recomendações.

Além do mais, a produção de guest post demanda certos cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para a produção de conteúdo:

1 – Conheça e informe a linha editorial do site

Ao ser convidado para escrever sobre uma temática especializada para o blog de um consultório médico, é importante conhecer a linha editorial adotada pelos responsáveis, com respeito a abordagem da página.

O mesmo é válido quando se convida alguém para escrever, sendo necessário informar ao convidado os posicionamentos do seu site, a linguagem e, principalmente o público-alvo, que irá orientar a criação do conteúdo.

2 – Escreva bons conteúdos e deixe a propaganda de fora

Mesmo que o seu guest post tenha a intenção de vender uma cadeira de descanso infantil, por exemplo, o foco deve ser sempre a apresentação do conteúdo informativo, ao invés da propaganda. Sendo assim, é preciso:

  • Usar fontes de informação confiável;
  • Adotar uma linguagem especializada;
  • Ter qualidade no texto escrito;
  • Deixar de lado os “jargões” do marketing.

Isso ajuda a criar a confiança da audiência com o convidado, pois o público percebe que a intenção do artigo é, de fato, informar.

Também é interessante trazer dados, como pesquisas e conceitos científicos, que possam ser abordados de maneira mais clara e objetiva para o público, corroborando com a ideia central do guest post.

3 – Facilite o trabalho do parceiro

É interessante enviar alguns materiais ao parceiro convidado para guest post, com o objetivo de deixá-lo a par dos conteúdos da sua página.

Além disso, o mesmo vale para o envio do texto, que deve ser feito de modo simples, para uma publicação mais fácil.

Tudo isso colabora para que o guest post possa ser compartilhado entre os parceiros e colocado no ar muito mais rápido, para que cada vez mais usuários possam ter acesso.

Conclusão

O principal objetivo de um guest post é contribuir com a autoridade de um profissional, bem com de um site, blog ou página na internet, já que ele é um artigo de convidado, produzido com alto nível de especialização.

Para os consultórios médicos, essa estratégia é altamente vantajosa, pois a atuação em nichos da saúde requer a presença de profissionais qualificados, que são capazes de produzir artigos de grande relevância e com informações esclarecedoras a respeito de uma temática.

Portanto, engana-se quem pensa que os blogs somente podem receber materiais de seus proprietários. Ao contrário, o guest post surge como uma alternativa bastante eficaz, diferenciada e que possibilita o destaque perante à concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 

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