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Consultório Odontológico: Como fidelizar seus pacientes?

Fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos fregueses, e isso traz diversos impactos para os negócios, incluindo os consultórios odontológicos.

Quando pensamos em ações para fidelizar, muitos profissionais e negócios percebem que estão se dedicando às prioridades erradas.

Um exemplo disso são empresas que só pensam em conquistar novos clientes e se esquecem daqueles que já têm.

A fidelização é importante para que o negócio se torne referência e continue atuando no mercado, cada vez mais expansivamente.

Podemos ter uma ideia ainda melhor da importância da fidelização quando pensamos nas empresas mais lucrativas do mundo. Estas devem boa parte de seu sucesso aos clientes que estão sempre prontos para defendê-las.

No entanto, não são apenas as grandes corporações que conseguem fidelizar clientes, mas empresas pequenas também, inclusive, de qualquer nicho de atuação.

Sendo assim, desde uma loja de roupas até um consultório odontológico podem usar estratégias para tornar seus clientes cada vez mais fiéis.

Para entender ainda mais essa prática, vamos falar sobre o que ela é, como fidelizar seus clientes em ações comportamentais com estratégias de marketing e como uma agência de marketing digital pode ajudar o consultório odontológico nesse processo. Acompanhe!

O que é fidelização?

Fidelizar clientes é reter consumidores que já foram conquistados. Portanto, é necessário que haja confiança entre entidade e cliente, através de um atendimento diferenciado e produtos e serviços de autoridade.

O objetivo é fazer com que um mesmo cliente continue fazendo negócios com a marca e até gaste valores mais altos.

A fidelização é tão importante quanto conquistar um novo cliente. Sem isso, novos negócios conseguiriam manter a empresa funcionando, mas sem aumentar os lucros ou expandir a marca.

Além disso, tanto um consultório odontológico quanto uma fabricante de lâmpada de led para gesso conseguem muitas vantagens, tais como:

1 – Cliente fiel compra mais vezes

Clientes satisfeitos sempre voltam, eles não precisam mais se convencer da qualidade do produto e da eficiência do atendimento, além de já conhecem bem a marca.

Além disso, vender para um cliente recorrente tem um valor de aquisição bem baixo em comparação com alguém que nunca comprou.

2 – Indicações espontâneas e constantes

Quando uma loja de cadeira de escritorio sem rodinha ou um consultório odontológico tem clientes fiéis, recomenda os produtos e serviços de maneira espontânea, sem esperar nada em troca.

Trata-se de um hábito em compartilhar com outras pessoas algo que trouxe uma solução importante.

Receber indicações espontâneas é excelente para um consultório porque, com isso, consegue chegar até a pessoas que talvez não conseguiria chegar.

3 – Valor por compra cada vez maior

Além de comprar com frequência, um cliente fiel costuma comprar valores mais altos a cada novo negócio.

Elevar o ticket médio é uma maneira de aumentar os lucros, sem precisar expandir a base de clientes.

4 – Receita mais previsível

Ter uma clientela fiel também traz como benefício para os consultórios e também para uma fabricante de piso laminado colocado ter uma receita mais previsível, ou seja, a empresa já sabe quanto vai lucrar. Para tanto, são necessárias informações como:

  • Frequência de compra dos clientes;
  • Ticket médio;
  • Média de clientes por indicação;
  • Histórico de novos negócios mensais.

5 – Feedback honesto

Nem todo cliente está disposto a compartilhar com a empresa o que pensa, mas os clientes fiéis sempre aceitam fazê-lo. Isso acontece porque eles estão pessoalmente envolvidos com a marca e desejam que ela melhore sempre.

Por meio de feedbacks precisos e honestos, um consultório odontológico consegue oferecer experiências cada vez melhores aos seus pacientes.

Dicas comportamentais de fidelização

Ter clientes leais é fundamental para qualquer empresa, como no caso dos laboratorios. Mas quando se trata de consultórios odontológicos, isso é ainda mais importante porque clientes fiéis são essenciais para o andamento do negócio.

A fidelidade pode ser conquistada por meio de ações comportamentais, tais como:

1 – Atendimento exclusivo

Além de prestar um atendimento atencioso, é necessário ser exclusivo. Para conseguir isso, é necessário atender o paciente com profissionalismo, mas como se ele fosse da casa.

Equilibrar esses dois aspectos garante que o atendimento tenha um diferencial e deixa o paciente muito mais satisfeito.

2 – Ambiente aconchegante

Tanto a sala de espera quanto o consultório devem ser aconchegantes. Isso garante que o paciente sinta-se bem em todos os ambientes que compõem o consultório.

Para uma empresa de reciclagem de papel isso também é importante, pois ter uma recepção aconchegante deixa o cliente menos impaciente para uma reunião, por exemplo.

Para que a sala de espera do consultório seja adequada, é recomendado ter cadeiras e poltronas confortáveis, além de usar cores que tornem o ambiente mais agradável e tranquilo.

É interessante disponibilizar livros e revistas. Dentro do escritório tudo deve estar organizado. Músicas também são bem-vindas, como as instrumentais. O volume não deve ser muito alto, nem muito baixo.

3 – Agenda flexível

Agendas lotadas podem indicar um aspecto positivo para o consultório, mas negativo do ponto de vista do paciente. É necessário ter equilíbrio e uma boa secretária é o ponto-chave nesse processo.

É necessário que ela seja atenciosa, assim como a recepcionista de uma empresa de entrega rápidas. É essencial ouvir o paciente, assim como ter uma lista daqueles que estão em espera.

Administrar a agenda permite que as urgências sejam atendidas, sem fazer com que o paciente precise esperar por meses. É importante atender a todos, sempre dentro de cada possibilidade.

Quando sobrar um atendimento vago, entre em contato com quem já esteja esperando. Tais ações demonstram que o consultório se preocupa com eles, fidelizando-os com mais facilidade.

Ações de marketing para fidelização

Além das ações comportamentais que mencionamos, existem algumas estratégias em marketing digital que podem ajudar tanto um consultório quanto uma empresa de pintura de fachada comercial moderna. Algumas dicas são:

1 – Entregar valor desde o início

A fidelização começa quando o consultório implementa seu serviço, quando o cliente estiver dando os primeiros passos em busca da solução que precisa.

Um consultório pode fazer isso garantindo um atendimento de qualidade e esclarecendo todas as dúvidas que o paciente tiver. Isso fará com que ele se sinta seguro e veja que fez uma boa escolha.

2 – Usar material promocional

Investir em material promocional é uma excelente maneira de fidelizar o paciente. Além de usar material promocional para PDV no próprio consultório para chamar a atenção das pessoas, é possível distribuir.

Por exemplo, o dentista pode dar como cortesia uma escova de dentes ou até um kit de higiene bucal, como uma nécessaire com escova, pasta, fio dental e enxaguante bucal.

Além de deixar o paciente mais satisfeito, ainda estimula os cuidados com higiene bucal. Essa estratégia pode ser ainda mais interessante para um consultório que atende crianças.

3 – Descontos em procedimentos

É muito comum que um único paciente visite vários dentistas para fazer um orçamento. Nesse caso, ofereça desconto em algum procedimento, como no raio x, documentação de aparelho ortodôntico gratuito, etc.

Por que contratar uma agência de marketing?

Toda estratégia de marketing, dentro ou fora do ambiente on-line, é importante para atrair clientes, mas também fidelizá-los. Uma agência de marketing pode agilizar esses processos e trazer resultados ainda melhores.

Isso porque ela conta com profissionais capacitados e experientes na área, que saberão montar todo um projeto para o consultório.

Isso é importante porque as estratégias de marketing, principalmente de marketing digital dependem de características particulares do negócio e do público-alvo.

Para gerar conteúdo para redes sociais, por exemplo, é necessário conhecer a fundo as necessidades e interesses do público-alvo, para entregar conteúdos de valor e que esclareçam as principais dúvidas.

Além disso, existem outras estratégias, como o e-mail marketing, conteúdos para cada etapa do funil, SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca), etc.

Tudo deve ser feito de maneira organizada para atrair e fidelizar pacientes para o seu consultório.

Para não perder as ações e mantê-las em ordem, as agências contam com ferramentas de automação, como a RD Station, fundamental para o sucesso das estratégias.

Então, ao procurar por consultoria de marketing preço, é importante levar em conta todas as vantagens que ela tem a oferecer e os objetivos alcançados em menos tempo por um consultório odontológico.

Conclusão

Os clientes são importantes para qualquer estabelecimento, afinal, é deles que toda a receita de um negócio é gerada, o que representa seus lucros e seu crescimento. E mais do que conquistar novos pacientes, é importante fidelizá-los.

Clientes fiéis sempre vão comprar os produtos e serviços de uma empresa, garantindo o lucro dela muito mais do que os clientes novos.

Isso também é importante para os consultórios odontológicos, pois pacientes fidelizados sempre vão preferir fazer seus tratamentos com um profissional que ele confie, sem abrir brecha para os concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.