fbpx

Vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

O trabalho do dentista atualmente, já não é o mesmo de alguns anos atrás. Hoje em dia, não basta permanecer na clínica e esperar que os pacientes procurem o seu serviço.

Ao contrário, é preciso ser reconhecido e aparecer – principalmente na internet trabalhando com uma agência de marketing digital.

O Brasil é um dos países com o maior número de profissionais da odontologia no mundo.

Por isso, estamos lidando com um mercado cada vez mais competitivo, daí a necessidade de pensar em um bom planejamento de marketing para o empreendimento clínico.

Com o avanço da internet e dos canais de comunicação virtuais, muitas pessoas passaram a procurar por consultórios de odontologia em plataformas online. Ou seja, houve uma mudança no próprio comportamento dos consumidores.

Sendo assim, é preciso pensar em uma ação de marketing digital direcionada aos pacientes conectados. Desse modo, a clínica odontológica poderá se destacar da concorrência e atrair o público-alvo. Mas como elaborar uma estratégia de marketing digital assertiva?

Já que um planejamento de marketing exige bastante conhecimento, cuidado e dedicação, muitas clínicas optam por contratar uma agência especializada.

Afinal de contas, não basta sair por aí criando um site – é preciso conhecer as técnicas e estratégias para cada campanha online.

Uma agência de marketing digital que utilize o RD Station, por exemplo, é capaz de garantir excelentes resultados para a reputação online das clínicas odontológicas, bem como para a administração de ações de marketing e retorno financeiro.

Mas se você ainda tem dúvidas se vale a pena contratar uma agência de marketing digital para sua clínica odontológica, este artigo pode te ajudar!

Acompanhe a leitura e conheça as vantagens de buscar um serviço profissional.

4 benefícios de uma agência de marketing digital para dentistas

A principal tarefa do dentista é atender e solucionar os problemas do paciente, por meio de diagnósticos, tratamentos e acompanhamentos personalizados. Ou seja, o conhecimento de marketing, apesar de muito útil para as clínicas, não é o foco desses profissionais.

Além disso, o planejamento, manutenção e execução de campanhas exige tempo e dedicação. Assim, um dentista que acumula todas as funções dentro da clínica, pode sofrer prejuízos ao invés de poupar investimentos.

Por conta disso, firmar uma parceria com agências de marketing digital pode ser uma atitude muito sensata, principalmente para quem deseja um planejamento a longo prazo, para construir autoridade no mercado.

Abaixo, confira outros benefícios de ter uma agência de marketing digital para a sua clínica odontológica.

1 – Criação de conteúdo especializado

A internet é um mar de informações. Se fizermos uma pesquisa sobre creme para tirar manchas do rosto, vamos nos deparar com milhares de resultados, incluindo dicas de produtos, lojas, entre outros.

O mesmo vale para os assuntos relacionados à odontologia.Por esse motivo, é importante saber como criar um material relevante ao público-alvo, através de técnicas de Marketing Digital.

Dessa forma, é possível atrair os visitantes para o site ou blog da sua clínica, oferecendo conteúdos de qualidade.

Ademais, a agência de marketing saberá como gerar conteúdo para redes sociais, blogs e outros canais de comunicação, levando em conta a especificidades de cada plataforma.

Com isso, os visitantes têm uma experiência muito melhor, o que afeta positivamente o seu consultório, com melhor reconhecimento e autoridade no mercado, pois os usuários passam a ver o seu site ou blog como sendo referência no assunto.

2 – Gestão das estratégias

Uma boa estratégia de marketing digital não termina com a divulgação do conteúdo. Ao contrário, este é apenas o começo, já que é preciso analisar, mensurar e interpretar os dados de cada campanha, para perceber se os resultados são positivos.

Imagine que você fez um anúncio patrocinado no Facebook sobre bolsa maternidade feminina, mas os resultados não foram satisfatórios.

Para entender o que aconteceu, é necessário analisar as informações da iniciativa e, posteriormente, pensar em novas estratégias, sem cometer os mesmos erros.

Nesse sentido, uma agência de marketing digital especializada faz todo o acompanhamento estratégico e conta com profissionais qualificados para a análise de dados, mensuração e elaboração de novas campanhas.

3 – Cumprimento do Código de Ética

O marketing odontológico, voltado especialmente para clínicas e consultórios de dentistas, possui algumas recomendações quanto aos processos de divulgação e propaganda, conforme o Código de Ética do CFO (Conselho Federal de Odontologia).

Por conta disso, engana-se quem pensa que as mesmas ações de marketing para um serviço de micropigmentação esfumada podem ser aplicadas à odontologia. Algumas recomendações são:

  • Não usar fotos de “antes” e “depois” em tratamentos;
  • Não divulgar preços e formas de pagamento;
  • Não divulgar técnicas sem comprovação científica;
  • Não oferecer tratamentos gratuitos ou a distância.

Com uma agência de marketing digital, todos os pormenores do CFO são levados em consideração na hora de elaborar um anúncio ou conteúdo para clínicas odontológicas. Dessa maneira, os dentistas não colocam sua reputação em risco.

4 – Melhor ROI (Retorno sobre Investimento)

Contratar uma agência de marketing digital é algo que deve ser visto como um investimento, não como um gasto.

Afinal de contas, com estratégias bem elaboradas, a sua clínica odontológica irá atrair novos pacientes, ganhar reconhecimento no mercado e fidelizar o público. Ou seja, o ROI (Retorno sobre Investimento) é garantido.

Conheça algumas estratégias de marketing odontológico

Diante de todas as vantagens de uma agência de marketing digital, muitas clínicas e consultórios de dentistas buscam basear suas estratégias através de empresas especialistas em seus nichos como a Dgtalmente.7.

Mas, isso não quer dizer ficar aquém das principais técnicas do marketing odontológico. Aliás, muitas estratégias são pensadas em conjunto, já que a agência precisa trabalhar em uníssono com os consultórios e clínicas.

O mesmo vale para qualquer campanha, como um curso de brigadista. As agências de marketing podem ajudar – e muito! – na construção de iniciativas de divulgação e atração de usuários interessados.

Conheça algumas estratégias de marketing odontológico a seguir:

1 – Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais aliados na área da saúde. O objetivo da estratégia é oferecer informações interessantes ao público-alvo, respondendo os principais questionamentos de pacientes.

Por exemplo, no marketing de conteúdo, ao invés de uma propaganda invasiva sobre lente de contato verde, você tem acesso a um material com dicas de como cuidar da sua lente de contato, as principais especificações do item, entre outras curiosidades.

Uma das maneiras mais eficientes de divulgar os conteúdos é com um blog. Muitas vezes, os blogs aparecem como uma sessão conjunta do site institucional da clínica.

Assim, os pacientes podem ler os materiais e já buscar outras informações a respeito do estabelecimento.

2 – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que visa melhorar o rankeamento nos sites de pesquisa, como o Google.

Entre as principais técnicas de SEO, destaca-se o uso de palavras-chave, que são os termos pesquisados no Google, ao longo de um conteúdo.

Por exemplo, um artigo sobre terapia manual pode usar essa palavra-chave. Assim, quando um usuário digitar o termo no Google, verá o material da sua clínica.

Mas o SEO não se limita a isso. A estratégia também inclui a produção de conteúdos interessantes, bem como uma boa navegabilidade em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).

Ou seja, a otimização leva em conta todos os artifícios que melhorem a experiência do usuário.

3 – Redes sociais

Hoje em dia é possível encontrar praticamente tudo nas redes sociais.

Na área médica não é diferente: várias clínicas, consultórios e profissionais, como um endocrinologista esportivo, usam esses canais de comunicação para o compartilhamento de conteúdo e para manter um contato mais próximo com os pacientes.

Afinal de contas, as redes sociais também são usadas para o envio de mensagens instantâneas e muitas pessoas preferem essas plataformas, ao invés de fazer uma ligação ou ir até o consultório.

Nesse sentido, os dentistas podem trabalhar em conjunto com a agência de marketing digital para pensar em estratégias que incluem a divulgação nas redes sociais, mas também formas de atendimento aos pacientes, tornando a comunicação mais simples, rápida e eficiente.

4 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma boa maneira de nutrir o contato com os leads (potenciais clientes) e manter um relacionamento com os pacientes da sua clínica odontológica.

Através desse canal de comunicação, você pode enviar mensagens personalizadas, além de newsletters e diferentes assuntos sobre a área de saúde, desde que sejam interessantes ao público-alvo.

Por exemplo, se você trabalha com estética dentária, poderá enviar materiais ao público que se relaciona com outras áreas de estética como silicone nos seios, cuidados com a pele, dicas de beleza entre outros.

Desse modo, você não deixa de oferecer conteúdo relevante.

Conclusão

As estratégias de marketing digital não são tão simples quanto parecem.

Por esse motivo, as pessoas que negligenciam a importância de contratar uma agência de marketing podem se deparar com resultados negativos em suas campanhas, sem alcançar reconhecimento no mercado.

Sendo assim, vale a pena contratar uma agência de marketing digital para a sua clínica odontológica, pois você terá um trabalho especializado, além de campanhas atualizadas com as principais tendências do marketing na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *