fbpx

E-mail Marketing para o consultório de odontologia

O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes de fidelização e nutrição de leads (potenciais clientes), por isso, é usada para quase todos os negócios online, como lojas virtuais e consultórios de odontologia.

Muito disso, deve-se ao grande impacto da ferramenta, que possibilita uma comunicação direta e confiável entre empresas e clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Pew Research, cerca de 92% dos usuários online utilizam o e-mail.

Além disso, segundo o MarketingSherpa, 72% dos consumidores preferem receber via correio eletrônico mensagens das marcas e empreendimentos.

Ou seja, embora seja recorrente o desenvolvimento de novos canais de comunicação, como as redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, o e-mail ainda permanece relevante, sendo uma das mídias mais famosas de relacionamento com o cliente.

No entanto, o e-mail como ação de marketing digital precisa ser orientado para conquistar bons resultados.

Quer dizer que não basta sair por aí enviando mensagens de forma disparada e sem nenhum controle – essa prática pode até ser considerada spam.

Daí a importância de procurar profissionais especializados em campanhas online, que utilizem ferramentas como a RD Station para execução do seu projeto.

No artigo de hoje, saiba como o e-mail marketing pode ajudar a estratégia do seu consultório de odontologia e como aproveitar ao máximo da iniciativa. Acompanhe a leitura!

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing consiste em uma estratégia baseada na comunicação entre empresa, consumidores ou leads, por meio de mensagens trocadas pelo correio eletrônico.

Por exemplo, algumas escolas particulares educação infantil usam o e-mail para enviar comunicados, convites, informações, entre outros conteúdos aos pais e/ou responsáveis – o que não deixa de ser uma estratégia de e-mail marketing.

O disparo de mensagens é normalmente feito a partir de uma segmentação dos contatos, em conjunto com ferramentas de automação que personalizam o envio.

Alguns dos e-mails mais comuns da estratégia são:

  • Ofertas promocionais exclusivas;
  • Confirmações de compras online;
  • Boletins informativos (newsletter);
  • Envio de e-books ou outros materiais.

A estratégia de e-mail marketing está diretamente relacionada com a produção de conteúdo relevante, uma vez que as mensagens precisam ser atrativas aos leads.

Por esse motivo, é preciso conhecer as necessidades da audiência e buscar métodos de como fazer marketing de conteúdo de qualidade.

Em geral, as agências digitais, como a Dgtalmente, oferecem softwares para automação de mensagens por e-mail, para melhor segmentação de contatos, além da criação de materiais valiosos para envio.

É importante focar na personalização e na produção de conteúdo confiável, já que o e-mail marketing pode ser confundido com as indesejadas propagandas de spam, que muitas vezes nem aparecem na caixa de entrada.

Por esse motivo, as mensagens só devem ser enviadas para leads que se cadastraram e enviaram seus contatos por vontade própria, ou seja, sem a compra de listas de contato.

Quais são as vantagens do e-mail marketing para o seu consultório de odontologia?

Hoje em dia, basta uma simples dor de dente ou um incômodo bucal para que as pessoas já usem a internet para procurar alguma informação.

Porém, nem sempre os conteúdos são genuínos e os resultados do Google podem, muitas vezes, mais atrapalhar do que ajudar.

Diante disso, o seu consultório odontológico precisa se destacar com informações de qualidade e transparecer segurança aos clientes.

Por isso, nada melhor do que compartilhar materiais ricos através do e-mail – assim, em caso de dúvidas, as pessoas vão recorrer ao seu contato para tirar dúvidas.

A seguir, conheça algumas outras vantagens do e-mail marketing para o seu consultório de odontologia.

1 – Grande alcance

O endereço de e-mail concentra todas as ações que fazemos em outros canais.

É provável que ao se cadastrar em um site de veterinário 24 h, por exemplo, você tenha se deparado com a opção de login direto na conta de e-mail.

Por isso, o canal é imprescindível para todas as atividades na internet, fazendo com que a maioria dos usuários tenha uma conta de e-mail.

Na atualidade, existem mais de 4,3 bilhões de contas de e-mail no mundo todo.

Estima-se que 92% das pessoas usam o recurso, sendo que 61% desse total utiliza o canal diariamente. Portanto, é um dos maiores alcances de toda a internet.

2 – Flexibilidade de formatos

Imagine que você quer enviar um e-book com dicas de decoração com cortinas e persianas para seus leads. No entanto, nem todos as plataformas suportam esse tipo de material.

O Facebook e o Instagram, as duas redes sociais mais famosas do mundo, não têm recursos para compartilhamento direto de materiais em PDF.

Contudo, as mensagens de e-mail suportam vários tipos de formatos, incluindo e-book, vídeos, imagens, textos, hiperlinks e muitos outros materiais.

Dessa forma, o seu consultório tem mais liberdade na criação de conteúdo, podendo oferecer muito outros artigos aos usuários.

3 – Alto retorno financeiro

O e-mail marketing é a estratégia que apresenta o melhor ROI (Retorno sobre Investimento).

Isso porque não é preciso investir muito em campanhas por correio eletrônico, sendo necessário apenas um domínio, uma ferramenta de automação e a produção do conteúdo.

Além disso, as pessoas que recebem um e-mail com oferta de rolo compactador liso, por exemplo, têm mais chances de fechar negócio, do que os usuários que viram um anúncio em redes sociais.

4 – Fidelização dos clientes

Quando uma pessoa opta por receber e-mails do seu consultório odontológico, ela espera que você mantenha o contato periodicamente, enviando mensagens sobre serviços, descontos ou demais conteúdos.

Ou seja, elas querem que a empresa crie um relacionamento duradouro e saudável.

Isso vale para todos os segmentos. Se alguém se cadastrou na sua newsletter para receber informações sobre um piso vinilico para cozinha, o seu negócio precisa investir em uma produção constante de materiais, para que o lead lembre de você de tempos em tempos.

Dessa forma, a sua empresa é capaz de conquistar os clientes e fidelizá-los.

Com o tempo, será natural que os usuários procurem pelos seus produtos e serviços, ou até mesmo se tornem promotores da marca.

Como trabalhar com o e-mail marketing no seu consultório de odontologia?

Diante das inúmeras vantagens do e-mail marketing, cada vez mais os consultórios de odontologia buscam adequar seus planejamentos para incluir a estratégia.

Não só a área odontológica, mas várias empresas, como lojas de divisoria de madeira para quarto também incluíram o e-mail como parte do projeto de divulgação.

Mas como trabalhar com o e-mail marketing de forma eficiente e assertiva? Abaixo, confira algumas dicas:

1 – Faça a segmentação dos contatos

O primeiro passo é segmentar os leads, levando em consideração de onde eles vieram, quais são os interesses e quais conteúdos agradam.

Por exemplo, se um usuário deseja receber mais informações sobre a empresa, o ideal é enviar e-books, newsletters e outros conteúdos ricos.

Mas, se o cliente já efetuou uma compra com você, pode ser interessante mandar um cupom de desconto.

A segmentação de contato ajuda não só a direcionar o material certo, mas também personalizar as mensagens. Isso torna a conversa com o lead muito mais próxima e humanizada, algo fundamental para o bom relacionamento.

Hoje em dia, é possível encontrar ferramentas de automação de e-mail marketing.

Assim, ao enviar uma mensagem com ofertas de uma corrente de ouro masculina para o dia dos namorados, por exemplo, o conteúdo pode vir personalizado com o nome do cliente.

2 – Tenha um cronograma de envios

O envio de e-mails deve obedecer um cronograma. Isso quer dizer que não se pode enviar mensagens em excesso, para não sufocar o lead, nem esperar muito tempo para manter a comunicação com o cliente, pois ele pode se esquecer da sua empresa.

Infelizmente, não há uma fórmula mágica para decidir a frequência de e-mails. Tudo irá depender das características do público e do tipo de conteúdo.

No entanto, vale a pena dar uma atenção especial às datas comemorativas.

Por exemplo, você pode fazer uma promoção especial de dia das mães na compra de um colar de ouro e enviar a oferta primeiro aos cadastrados na sua lista de contatos.

Por isso, a melhor estratégia é montar um calendário completo e acompanhar as métricas da campanha.

Assim, aos poucos, é possível encontrar a quantidade de envios certos, além de não esquecer das celebrações especiais.

Conclusão

O e-mail marketing é uma estratégia de alta eficácia para os consultórios de odontologia e para outras empresas que desejam se destacar no planejamento de marketing.

A iniciativa trabalha lado a lado com a produção de conteúdo e, por conta disso, vale a pena investir na criatividade e no compartilhamento de informações confiáveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.