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Como desenvolver um Funil de Vendas para dentistas

O Funil de Vendas é uma ferramenta importante de marketing, que pode ser fundamental para que um consultório odontológico alcance e conquiste novos pacientes.

O marketing digital trouxe diversas possibilidades para que um estabelecimento conseguisse impactar o seu público de modo assertivo. Isso envolve etapas iniciais, como atrair os visitantes, até as finais, com a fidelização de clientes.

Algumas ações são essenciais para isso, tal como gerar conteúdo para redes sociais, para blogs e para o site da clínica, ao mesmo tempo em que se investe em anúncios e em interação.

Mas todas essas frentes devem ser conduzidas dentro de um planejamento, para que as etapas essenciais sejam cursadas e os resultados de uma campanha de marketing possam ser de fato eficientes.

Nesse sentido, é cada vez mais comum buscar recursos que ajudam a administrar as atividades que serão colocadas em prática pelo estabelecimento.

Um exemplo disso pode ser o de uma plataforma de marketing, que ajuda a organizar e programar conteúdos de inbound marketing como a RD Station, onde é possível gerenciar todos os elementos utilizados na publicidade de um consultório.

Ter uma ferramenta para registrar e mensurar o marketing aplicado no seu estabelecimento é essencial. Mas também é necessário seguir um formato ideal de como trabalhar cada cliente e conduzi-lo até o agendamento de uma consulta.

Para isso existe o funil de vendas. Ele é um elemento auxiliar de grande importância para que o relacionamento de uma empresa com o seu consumidor possa ser o mais natural e eficiente possível.

Talvez, para organizar todo esse planejamento, seja importante para a clínica odontológica contar com os serviços de uma agência de marketing digital, que poderá auxiliar em todo o processo de maneira profissional.

De qualquer modo, saber como desenvolver um funil de vendas para dentistas pode ajudar a sua clínica a alcançar resultados positivos e interessantes.

Quer entender mais sobre o tema? Então siga na leitura deste conteúdo.

O que é funil de vendas?

O conceito de funil de vendas pode ser importante para um consultório odontológico do mesmo modo que é para um dermatologista particular.

Isso porque o processo de conquista de um paciente funciona de modo bastante parecido, tendo alterações principalmente em relação ao conteúdo que será elaborado para atrair a atenção dos potenciais clientes.

Para começar, o funil de vendas pode ser dividido em quatro pontos principais:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Clientes.

Além disso, ele possui três etapas diferentes: o topo de funil (ToFu), o meio de funil (MoFu) e o fundo de funil (BoFu).

Conhecer a estrutura do funil de vendas ajuda a entender melhor como funciona o processo de compra de um aparelho de ultrassom industrial, por exemplo, assim como a atrair um paciente para passar pelos serviços odontológicos da sua clínica.

1 – O topo de funil

O topo de funil é a etapa onde há o aprendizado e descoberta por parte do potencial cliente, ou seja, é o momento em que ele percebe que precisa de algo e começa a buscar por isso.

É como uma pessoa que deseja começar a praticar atividades físicas e precisa se preparar para tal.

Para começar de modo adequado, ela vai pesquisar sobre trajes adequados para a prática, procurar por uma boa academia, ler sobre a necessidade de consumir um produto pré treino para crossfit, antes de fechar um plano com um estabelecimento.

No ToFu, o futuro paciente é identificado como visitante, o que quer dizer que ele está começando a conhecer o cenário, para então entender o que precisará ser feito até, enfim, chegar no momento da consulta com o dentista.

Por isso, é fundamental que o seu site esteja sempre atualizado, assim como as redes sociais, que são os canais que possibilitam que o público encontre o consultório.

No topo de funil os visitantes vão até o seu perfil, conhecem as suas publicações, assistem vídeos etc.

Do mesmo modo, um especialista fígado que está utilizando o funil de vendas para a sua clínica precisa investir na atualização da sua página ou blog, que são importantes para atrair os visitantes.

Depois de acompanhar os seus conteúdos, essas pessoas passam para a próxima etapa do funil.

2 – O meio de funil

A elaboração de conteúdos de qualidade faz toda a diferença para converter visitantes em leads. Afinal, eles passam a confiar em você e no seu trabalho, querendo estar cada vez mais perto do negócio.

É nessa fase que eles viram leads, o que quer dizer que em algum momento a sua clínica teve acesso a um dado de contato dos leitores do seu conteúdo, como o e-mail ou telefone.

Isso ocorre quando o material que foi visto pelos visitantes foi interessante e transmitiu confiança o suficiente para que eles quisessem continuar perto da sua clínica, recebendo atualizações sobre ela e estabelecendo um contato mais próximo.

Com uma lista de leads, torna-se possível um trabalho efetivo. Um consultório de tratamento hormonal masculino, por exemplo, pode facilmente criar o hábito de enviar e-mails marketing com conteúdos informativos.

Dessa maneira, ela começa a educar o potencial cliente sobre o assunto, falando de procedimentos oferecidos no local, que podem ser feitos de acordo com a necessidade do cliente.

A quantidade de pessoas impactadas vai “afunilando” conforme as etapas do funil, o que justifica o termo utilizado para o processo.

Isso porque, certamente, vários usuários verão os seus conteúdos, mas a quantidade de leitores não será a mesma.

Do mesmo modo, alguns vão ler os artigo do seu blog, mas nem todas vão ligar para agendar um horário.

É aqui que entram as oportunidades. Afinal, nem sempre uma pessoa que agenda um horário no seu consultório odontológico comparece à consulta, de modo que um trabalho especial para atrair quem fez contato deve ser feito para obter bons resultados.

3 – O fundo de funil

É no fundo de funil que o consultório, assim como uma empresa de análise química quantitativa, enfim conquista os seus clientes.

Cada etapa percorrida até que o paciente chegue na clínica foi fundamental.

Isso porque tudo o que é transmitido pelo site ou blog da empresa, do mesmo modo que nas redes sociais, impacta a forma como os visitantes veem o seu negócio.

A produção de conteúdos que falem sobre a qualidade dos aparelhos de oftalmologia utilizados no estabelecimento, das técnicas mais recentes que são aplicadas, e da formação dos profissionais fazem toda a diferença na decisão dos pacientes.

Depois, quando eles entram em contato para entender as condições de atendimento, os meios de pagamentos aceitos, a disponibilidade de agenda e as facilidades oferecidas na infraestrutura da clínica, deve-se aproveitar a oportunidade para atraí-los para o local.

Esse é um dos momentos mais importantes do funil de vendas, já que se trata da tomada de decisão do consumidor.

É aqui que ele foi convencido de que ao optar por aquela clínica as suas necessidades serão supridas.

Então, ao prestar um bom serviço e cativar a confiança do paciente, o consultório certamente ganhará a preferência entre os seus concorrentes, o que pode render indicações para amigos e familiares daquele cliente, aumentando a visibilidade da clínica.

As estratégias para funil de vendas

O funil de vendas comporta uma série de estratégias para conduzir adequadamente os clientes de uma empresa até o momento da compra. No caso de um dentista, até a marcação da consulta. Algumas delas são:

  • Um site bem desenvolvido;
  • Produção de artigos de qualidade;
  • Uso do e-mail marketing;
  • Interação nas redes sociais;
  • Atendimento diferenciado e personalizado.

Ter um site bem desenvolvido é importante para que ele seja visto na internet. Um visitante pode ser positivamente impactado quando vê uma página de instrumentos cirúrgicos veterinários com um design diferenciado e com uma usabilidade simples e eficiente.

Além disso, se ele encontra materiais de qualidade que tragam esclarecimentos sobre dúvidas que ele possui, essa é uma ótima maneira de converter o visitante em lead, já que ele identificou que aquele estabelecimento pode atender às necessidades dele.

Ao receber estímulos e conteúdos que ajudem-no na tomada de decisão, via e-mail marketing ou suporte nas redes sociais, ele se sentirá confiante o suficiente para agendar um horário na clínica odontológica, comparecendo ao local e recebendo o atendimento.

É no atendimento diferenciado e personalizado que a conquista do cliente ocorre.

Afinal, esse é o momento que ele tem contato direto com a solução que estava procurando, de modo que a qualidade do serviço prestado é o que fideliza o seu cliente.

Nesse cenário, é possível perceber a importância que um trabalho adequado de funil de vendas possui para que o paciente encontre o seu consultório.

Ter conhecimentos de marketing é fundamental nesse processo, de modo que utilizar ferramentas de marketing como a RD Station, ou mesmo recorrer aos serviços de uma agência, pode ser o caminho mais efetivo para o sucesso da sua clínica odontológica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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