fbpx

KPI’s: Quais você utiliza no consultório odontológico?

Você sabe o que são os KPI’s e como ele pode influenciar no sucesso do seu consultório odontológico? Ele pode ser indispensável para medir o sucesso dos processos e das estratégias do seu estabelecimento.

Para que uma clínica odontológica consiga conquistar clientes, ela deve investir em uma série de elementos, que vão desde oferecer uma gama de serviços procurados pelos pacientes, assim como criar anúncio no google ads para aumentar a sua visibilidade.

De fato, o funcionamento do consultório não está atrelado apenas aos procedimentos dentários, e por isso os KPI’s são importantes para mensurar vários fatores que impedem ou facilitam o bom desempenho do local.

Depois de montar a clínica, é indispensável que os profissionais responsáveis pelo gerenciamento do negócio tenham estratégias de divulgação, que podem incluir a contratação de uma agência de marketing digital e o uso de algumas ferramentas.

Uma delas poderá ser um sistema de automação de marketing, como o RD Station, onde é possível controlar várias ações de publicidade, desde a captação e gerenciamento de leads até o disparo de e-mail marketing.

Com esse tipo de investimento, o consultório começa a ganhar maior destaque na internet e na região onde ele está localizado, de maneira que mais pessoas saibam de sua existência e possam agendar uma consulta.

Para o crescimento de todo tipo de negócio hoje, ter um planejamento com alguns tipos de ação de marketing digital pode ser fundamental, possibilitando a ocupação da agenda do estabelecimento.

Ao formar uma cartela de pacientes ativas, será indispensável analisar as métricas da clínica. É aqui que entra a relevância dos KPI’s e de se saber utilizar alguns deles para compreender melhor o seu consultório.

O que são os KPI’s e por que usá-los?

Os KPI’s (Key Performance Indicators) são os famosos indicadores-chave de desempenho, que podem ser utilizados por uma clínica veterinária 24 horas, do mesmo modo que podem ser fundamentais para o seu consultório odontológico.

Em geral, eles são utilizados para uma análise dos resultados ganhos com as ações colocadas em prática por uma empresa, para que se saiba sobre a efetividade dessas estratégias.

Esses dados podem ser coletados tanto em números, quanto em percentuais, que ajudarão os gestores a definirem quais ações estão sendo de fato eficazes e quais podem ser melhoradas ou substituídas.

Assim, a clínica odontológica, ou uma gráfica especializada em material promocional para pdv que utiliza esse tipo de indicador, poderá ser beneficiada por diversos motivos, tais como:

  • Ter informações precisas para tomar decisões;
  • Dominar as métricas para atingir metas;
  • Organizar o processo corporativo;
  • Garantir a satisfação e o retorno dos pacientes;
  • Entre outros.

Os KPI’s são vários, podendo ser aplicados para mensurar as ações de marketing digital.

Assim, podem ser aplicados nas estratégias do estabelecimento, quanto para o desempenho do consultório em si, em relação às expectativas do público.

Por isso, conhecer melhor alguns deles pode ser fundamental para obter as medidas mais assertivas e personalizadas.

KPI’s relevantes para marketing digital

Da mesma forma que um nutricionista esportivo pode desejar investir no uso dos indicadores-chave para mensurar os efeitos das suas estratégias de marketing digital, um consultório odontológico pode seguir passos semelhantes. Conheça alguns deles:

1. Custo de aquisição de clientes (CAC)

Esse KPI é utilizado para mensurar todos os custos envolvidos para se conquistar um cliente. Ele pode incluir desde os serviços que serão prestados até o preço da campanha e dos anúncios virtuais utilizados.

Ele pode ser utilizado para que você encontre meios econômicos de promover o seu estabelecimento na internet, sem que as suas margens de lucro fiquem muito baixas.

2. Conversão por tráfego móvel

Como a grande maioria das pessoas hoje utiliza o celular para buscar os mais diversos tipos de serviço, como uma depilação a laser masculina, entender se os anúncios realizados estão sendo consumidos nos dispositivos móveis é essencial.

Isso porque será necessário adaptar o seu site e escolher um layout adequado para esse formato. Portanto, esse KPI consegue ser fundamental para as campanhas de marketing realizadas pelo seu consultório na internet.

3. Alcance em mídias sociais

As mídias sociais se tornaram ferramentas indispensáveis no marketing digital e podem ser o lugar perfeito para divulgar uma clínica médica diagnóstico, do mesmo modo que é para um consultório odontológico.

Os KPI’s que analisam as métricas das redes sociais indicam o impacto que uma postagem trouxe para um perfil, e o quanto um determinado conteúdo foi eficiente para promover o estabelecimento.

Por isso, é um dos principais indicadores-chave de desempenho do marketing digital.

Para quem utiliza uma plataforma como a RD Station para automação de marketing, poder mensurar esses dados e utilizá-los para enviar um tópico por e-mail pode ajudar a compreender quais das ações estão trazendo maior eficácia para a divulgação.

KPI’s relevantes para uma clínica odontológica

Além dos KPI’s para marketing digital, um consultório de dentistas também pode contar com indicadores específicos para a sua clínica, que envolvem diretamente o contentamento do público com o local.

1. Cancelamentos e atrasos

Uma das maiores dificuldades da rotina de um consultório é mensurar o impacto dos cancelamentos e atrasos dos pacientes.

Entender se os processos aplicados estão sendo eficientes, tanto no agendamento quanto na confirmação do horário, pode ser essencial para modificar processos do seu negócio, como a agilidade na reserva do horário e a confirmação por WhatsApp.

Do mesmo modo que essa nova postura impacta positivamente o consultório, pode ser importante para que uma clínica de microagulhamento no rosto não seja afetada por uma alta taxa de faltas das clientes.

2. Indicação de pacientes

Quem não gosta de indicar para os amigos um bom atendimento que recebeu do dentista?

Esse KPI pode ajudar a clínica a ter noção do quanto os seus serviços estão sendo bem recomendados pelo público ao saber quantos novos clientes vieram por indicação.

Além de ser uma forma bastante positiva de verificar que o trabalho está sendo feito de modo exemplar, a indicação é uma vantagem para o consultório, já que essa divulgação é feita via “marketing boca a boca”.

3. Ticket médio dos serviços

Você sabe o quanto os seus pacientes gastam, em média, com as consultas, exames e diversos procedimentos feitos no seu consultório?

Esse número pode ser essencial para que o dentista tenha maior ciência sobre os serviços, eliminando os que podem não ser tão requisitados e ter custos altos, e investindo mais nos que são bons e que podem gerar mais receita.

Se isso é capaz de ser indispensável para uma farmácia e manipulação, pode fazer ainda mais sentido para um consultório que quer melhorar os seus processos e conseguir mais pacientes.

Os KPI’s específicos para uma clínica odontológica podem ser utilizados de modo assertivo no seu negócio, trazendo dados fundamentais para uma análise profunda.

Mas também existem indicadores-chave que não fazem sentido para uma clínica, tais como:

  • De produção;
  • De vendas;
  • De rotatividade de funcionários;
  • De entrega de produtos;
  • Entre outros.

Uma parte dos KPI’s se tornam indispensáveis para empresas que trabalham com a produção de itens, indo desde material de construção até refeições, assim como da venda desses produtos ou até mesmo da entrega deles.

Além disso, há outros indicadores relacionados ao departamento de recursos humanos, como o de rotatividade de funcionários e de benefícios pagos a eles.

Mesmo que esses últimos possam fazer sentido para clínicas de maior porte, eles não mudarão de maneira prática os resultados que o consultório médico precisa para mensurar a sua área financeira, sobre como captar mais clientes ou divulgar os seus serviços.

Por isso, saber quais são os KPI’s mais importantes para a sua clínica é indispensável, seja em relação a melhorias no faturamento ou para a implementação de processos mais dinâmicos e eficientes, garantindo uma agenda sempre cheia.

Considerações finais

O marketing digital se transformou em um elemento essencial para que empresas dos mais variados segmentos pudessem ter maior sucesso na divulgação do seu estabelecimento na internet.

Tendo, assim, um alcance cada vez mais amplo e impactando um número maior de clientes. E para consultórios odontológicos o cenário é o mesmo.

Se um dentista pretende alavancar a sua quantidade de agendamentos e identifica a necessidade de ter estratégias para uma publicidade online, ele pode contar com os serviços de uma agência de marketing digital.

Com isso, além de ter campanhas mais assertivas, ele consegue se dedicar de maneira exclusiva no seu trabalho, de modo que pode não apenas ter maior disponibilidade de agenda, como também de investir em cursos de especialização.

Por fim, se você é dentista e precisa otimizar a gestão da sua clínica, não deixe de utilizar os KPI’s indicados neste artigo para conseguir ter melhores métricas para analisar o seu estabelecimento e potencializar os seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.