Marketing digital para dentista de uma maneira simples e descomplicada.

Distribuição de Links: A importância na odontologia

Se você é dentista e busca meios de promover o site da sua clínica na internet, certamente já ouviu falar da importância da distribuição de links.

Os links são elementos importantes dentro de uma página. Eles permitem que um determinado conteúdo ganhe maior relevância nos buscadores, fazendo com que um site seja bem ranqueado nos resultados de pesquisa.

Mas as funções relacionadas à lincagem não param por aí. Há outras frentes em que esse tipo de ferramenta pode ser utilizado, de modo a trazer resultados interessantes para a plataforma.

Porém, aplicar os links de maneira correta na sua página pode ser trabalhoso. Não à toa, muitas empresas contratam uma agência de marketing para a realização do serviço, garantindo assim a efetividade das lincagens.

Anteriormente, inserir links em um site era tarefa simples. A quantidade era valorizada, enquanto a qualidade não era o foco principal desse tipo de estratégia.

Porém, o cenário mudou. Hoje, para que se alcance a relevância desejada, é preciso saber fazer lincagens, do mesmo modo que saber como fazer marketing de conteúdo é determinante para ter bons resultados com a produção de artigos.

Justamente por isso, quando os gestores de uma empresa não possuem o conhecimento adequado para esse tipo de ação, é preciso contar com profissionais habilitados, afinal, o sucesso do marketing do estabelecimento depende disso.

Algumas plataformas como a RD Station, também contribuem para um bom gerenciamento do marketing, já que elas automatizam grande parte do processo.

Por isso, se você deseja apostar em ações como a lincagem mas possui dúvidas em relação a esse tipo de serviço, é fundamental pesquisar sobre, para entender qual é a melhor opção para o seu consultório.

De qualquer forma, entender como a distribuição dos links pode ser fundamental para o site da sua clínica odontológica é o primeiro passo para colocar a ferramenta em prática na sua página.

E nós te explicamos abaixo.

O que é a lincagem e qual é a sua importância?

Certamente, enquanto você navegava na internet em busca de whey protein atacado, realizou a leitura de algum conteúdo sobre o assunto, e identificou elementos clicáveis no decorrer do artigo.

Esses termos que ficam em destaque dentro de uma página, estão relacionados a outro endereço na web por meio de um link, que possibilita uma maior compreensão sobre o assunto que está sendo tratado.

Isso é importante porque, muitas vezes, o leitor que está na página pode não conhecer expressões técnicas que estão contidas no texto.

Dessa forma, é possível que ele encontre um conteúdo complementar ao clicar nesse link, podendo aprofundar o seu conhecimento sobre o tema que está sendo abordado ali.

Essa é apenas uma das motivações do uso das lincagens. Há ainda outras vantagens de recorrer a esse tipo de recurso, tais como:

  • Ganho de autoridade para o site da clínica; 
  • Aumento de tráfego para a página; 
  • Boa avaliação nos mecanismos de busca;
  • Melhor ranqueamento da página na internet; 
  • Entre outros.

1 – Ganho de autoridade para o site da clínica

Se para uma empresa especializada em licença ambiental prévia é fundamental que ela seja reconhecida como autoridade no seu segmento, em estabelecimentos da área da saúde isso é ainda mais sério.

Por isso, quando você aplica links no site da sua clínica, você permite que ele ganhe relevância, quando atrelado em sites de boas referências, assim fazendo que a sua clínica seja reconhecida como um endereço na web, que possui materiais interessantes e importantes, nos quais se pode confiar.

2 – Aumento de tráfego para a página

As lincagens são importantes para aumentar o tráfego da sua página na internet.

Isso porque quando um leitor está dentro do seu artigo sobre cuidados com a saúde e clica em um link que o leva para um conteúdo sobre remedio para emagrecer rápido, ele automaticamente está gerando tráfego para essa outra página.

Essa é uma estratégia eficiente para melhorar o número de visitas de um determinado endereço na web, criando essa ponte de uma página com a outra.

3 – Boa avaliação e ranqueamento nos mecanismos de busca

A grande maioria das pessoas, quando precisa adquirir um produto como uma porta corta fogo, utiliza os mecanismos de busca para pesquisar bons preços e encontrar um estabelecimento para realizar a compra.

Quando se trata de serviços, tais como os de uma clínica odontológica, o processo pode ser o mesmo.

Mas, como não poderia deixar de ser, há um grande número de concorrentes que também querem ser vistos no Google para atrair pacientes.

As lincagens são indispensáveis para quem quer alcançar uma boa avaliação nos buscadores e, consequentemente, um ranqueamento que permita conquistar novos clientes.

Isso ocorre porque o Google, ao perceber o uso de links de qualidade nos seu site, entende que a sua página é relevante para quem está buscando serviços odontológicos.

Algumas estratégias de lincagens podem fazer toda a diferença no seu site. Sendo assim, é importante conhecê-las.

Estratégias para o uso de links no site da sua clínica

Como mencionado, para que o consultório utilize adequadamente os links em sua estratégia, é preciso conhecer as melhores maneiras de aplicar essa ferramenta de marketing.

Ações de marketing digital mais eficazes podem ser fundamentais para a clínica, assim como para um studio de aula de pilates, já que elas permitem uma atuação ativa na internet e a escolha de estratégias que trazem resultados.

Nesse sentido, pode ser fundamental contar comoos serviços de uma agência de marketing, justamente porque é possível ter um profissional que domina a área e conhece as melhores maneiras de utilizar a lincagem, assim como a fazer outros tipos de publicidade.

Contar com uma plataforma como a RD Station para organizar todas essas ações realizadas pela sua clínica também é essencial, permitindo um controle adequado das frentes de marketing utilizadas para o site do seu consultório.

A lincagem de um site pode ser feita utilizando estratégias diferentes, como o SEO Off page, os links internos e o Guest Post.

1 – SEO Off page

O SEO Off page pode ser utilizado para que a sua clínica odontológica aplique links externos, como os de uma página especializada em preenchimento de olheiras, com o intuito de conseguir um melhor posicionamento na internet.

Nesse caso, é importante que você escolha sempre bons parceiros, para que os links inseridos nos artigos do site possam ser interessantes e proporcionem, assim, uma boa avaliação para a sua página.

Como as otimizações são fundamentais para um bom posicionamento na internet, utilizar links externos no site da clínica torna-se um item indispensável.

É indicado que você opte por inserir links que sejam relevantes para o leitor, de modo que o conteúdo presente sua página esteja devidamente relacionado com o assunto tratado.

Assim, se a sua clínica está dando dicas de estética para o rosto e menciona o uso de lente de contato com grau para quem deseja mudar o visual, é fundamental que o link inserido seja de um site bem avaliado e que traga informações de qualidade.

Isso porque esse tipo de ponte entre páginas é um dos fatores que influencia na avaliação dos buscadores, de modo que você deve priorizar a escolha de links de páginas seguras.

2 – Links internos

Os links internos também fazem parte de uma lincagem de qualidade, e devem ser utilizados para melhorar o tráfego da sua página e ajudar a promover os seus serviços odontológicos.

Pode ser que uma das páginas do seu site tenha conseguido um bom número de visitantes, enquanto outras tenham sido menos vistas nos últimos dias.

As lincagens podem ser uma ótima maneira de levar leitores para esses endereços, devendo ser utilizados como estratégia para falar mais sobre os procedimentos feitos pela sua clínica odontológica, ajudando os visitantes a conhecê-los.

3 – Guest Post

Uma parceria entre sites de segmentos próximos pode ser uma ferramenta importante para aplicar as lincagens no seu site, e o Guest Post é uma boa oportunidade para conquistar a atenção de vários usuários na internet.

O Guest Post consiste em uma parceria onde um estabelecimento de depilação a laser virilha fornece um espaço dentro do site para que você publique um conteúdo como convidado, levando conhecimentos para os clientes do local.

Nesse artigo, você poderá inserir links para que os leitores do site parceiro venham até o seu endereço na internet e conheçam a clínica, aumentando o tráfego da sua página.

Do mesmo modo, é possível oferecer um espaço no seu site para receber os conteúdos de um parceiro, que vão enriquecer os leitores da sua página com outras informações interessantes.

Com as estratégias mencionadas neste conteúdo, é possível utilizar links na sua plataforma de modo produtivo, garantindo bons resultados para o seu site.

Por isso, utilizar as lincagens para promover o site do consultório, obtendo uma boa avaliação dos buscadores, é um dos meios mais eficazes de aumentar a visibilidade da sua página e conseguir cada vez mais pacientes para a sua clínica odontológica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Dentista: Como alavancar o site utilizando o Guest Post

O Guest Post tornou-se uma prática bastante difundida na produção de conteúdo para blogs, especialmente em áreas de grande especialização, como é o caso dos consultórios odontológicos, médicos e de saúde.

De maneira geral, a estratégia de guest post consiste na publicação de um artigo ou material escrito por um especialista, que não é proprietário do blog.

Com isso, é possível entregar um conteúdo de alta relevância e qualificado aos usuários.

No entanto, gerar conteúdo para blog, ainda mais com alto nível de especialização, nem sempre é algo simples, pois é preciso encontrar o profissional certo, além de seguir uma série de requisitos, como o direcionamento adequado ao público-alvo.

Por conta disso, é comum que o guest post, bem como demais estratégias de marketing digital, sejam orientadas por uma agência, que não somente tem uma bagagem própria para o planejamento de campanhas.

Ou seja, é uma agência digital que pode te ajudar a melhorar as técnicas de guest post, entre outras estratégias, para conquistar uma relevância positiva.

O post de hoje é voltado para os consultórios odontológicos que desejam saber mais como fazer guest post, além de conhecer as vantagens dessa técnica.

Mas, afinal de contas, o que é Guest Post?

Os guest posts são os famosos artigos de convidados. Quer dizer que são produções feitas por alguém que não é o dono do site ou blog, mas sim, um profissional qualificado em um determinado nicho, um famoso, etc.

Por exemplo, ao decidir publicar um artigo sobre massagem shiatsu, no blog do seu consultório odontológico, você pode chamar um massagista para escrever, ao invés de publicar um artigo por conta própria.

O resultado é um conteúdo muito mais aprofundado sobre o assunto e que oferece informações mais relevantes aos usuários, já que a temática é tratada por alguém que realmente conhece o procedimento.

Desse modo, você terá um material inteligente, mantendo a qualidade de publicações da sua página, o que afeta positivamente na maneira como as pessoas enxergam o seu blog, que é visto com maior autoridade na internet.

Sem falar que, no ramo da saúde, os guest posts são muito populares.

Afinal de contas, há muitos ramos de especialidade, sendo que um dentista, por mais competente que seja, pode não ter a qualificação necessária para dar informações sobre um creme para clarear a pele, por exemplo. Daí, é interessante convidar um dermatologista.

Quais são as vantagens do Guest Post para os consultórios odontológicos?

Mais do que oferecer conteúdo de qualidade, o guest post pode ser um grande aliado nas estratégias de marketing dos consultórios odontológicos.

Primeiro, porque ele segue as recomendações do CFO (Conselho Federal de Odontologia), que dita uma série de exigências para a divulgação de serviços na área da saúde, incluindo a restrição de propagandas comerciais, mas incentivando a produção de conteúdo informativo.

Sendo assim, ao invés de produzir um anúncio sobre uma lente de contato verde, o guest post elabora um artigo sobre os benefícios do produto, sem a intenção da venda direta do item, o que pode ir contra as recomendações dos conselhos de saúde.

Há muitas outras vantagens em optar pelo artigo de convidado. Abaixo, veja algumas:

1 – Melhor posicionamento nos motores de busca

Por oferecer um conteúdo de maior relevância, o guest post consegue melhorar a classificação da sua página web nos mecanismos de busca, como o Google.

Além do mais, o artigo de convidado é uma das principais estratégias de SEO Off Page, que utiliza os backlinks, que são menções hiperlinkadas, que redirecionam o usuário para o seu site ou blog.

Assim, os motores de busca consideram esses links como “votos”, usando-os para medir a popularidade e relevância de uma página.

Por isso, em um guest post sobre preenchimento olheiras, é possível conseguir bons links para o seu conteúdo, já que um dos fatores determinantes para um bom rankeamento no Google é justamente a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site.

2 – Maior tráfego orgânico

Uma das consequências de ter uma boa classificação no Google é o aumento do tráfego orgânico do site.

Além disso, quando o seu guest post é compartilhado em outros lugares, mais visitantes passam a conhecer a sua página, aumentando o número de pessoas navegando pelo seu conteúdo.

É por isso que se recomenda a produção de um material aprofundado e de qualidade. Afinal de contas, o conteúdo feito por um especialista em análise química quantitativa, por exemplo, tem maiores chances de ser compartilhado, do que um artigo produzido por alguém quem não conhece muito sobre a área.

3 – Mais reconhecimento e autoridade

Além de chamar pessoas para escrever no seu blog, você também pode ser o convidado para a produção de um guest post parceiro.

Ou seja, cria-se um relacionamento entre empresas do mesmo nicho de atuação, que contribui para melhorar a sua autoridade como profissional dentro do mercado.

Desse modo, você pode produzir um conteúdo sobre check up geral exames de dentista e, com isso, ganhar reconhecimento.

Essa credibilidade afeta positivamente no seu negócio, uma vez que as pessoas tendem a procurar serviços considerados confiáveis, com autoridade no nicho de atuação.

Ou seja, não basta apenas chamar convidados para escrever no seu blog, você também deve trabalhar para ser um guest post de outros sites, construindo um relacionamento saudável com o restante da internet.

3 dicas para produzir um Guest Post para um consultório odontológico

Para criar ou participar de guest post, é preciso ter contato com parceiros. Esse é o primeiro passo para começar uma estratégia de sucesso, já que os artigos de convidados demandam uma boa relação entre sites.

Contudo, é fundamental buscar por parceiros da mesma área de atuação.

Como estamos falando de consultórios médicos, blogs e sites da área da saúde, ou até mesmo lojas que vendam equipamentos para clínicas, como um aparelho de ultrassom industrial, podem ser boas recomendações.

Além do mais, a produção de guest post demanda certos cuidados. Por isso, separamos algumas dicas para a produção de conteúdo:

1 – Conheça e informe a linha editorial do site

Ao ser convidado para escrever sobre uma temática especializada para o blog de um consultório médico, é importante conhecer a linha editorial adotada pelos responsáveis, com respeito a abordagem da página.

O mesmo é válido quando se convida alguém para escrever, sendo necessário informar ao convidado os posicionamentos do seu site, a linguagem e, principalmente o público-alvo, que irá orientar a criação do conteúdo.

2 – Escreva bons conteúdos e deixe a propaganda de fora

Mesmo que o seu guest post tenha a intenção de vender uma cadeira de descanso infantil, por exemplo, o foco deve ser sempre a apresentação do conteúdo informativo, ao invés da propaganda. Sendo assim, é preciso:

  • Usar fontes de informação confiável;
  • Adotar uma linguagem especializada;
  • Ter qualidade no texto escrito;
  • Deixar de lado os “jargões” do marketing.

Isso ajuda a criar a confiança da audiência com o convidado, pois o público percebe que a intenção do artigo é, de fato, informar.

Também é interessante trazer dados, como pesquisas e conceitos científicos, que possam ser abordados de maneira mais clara e objetiva para o público, corroborando com a ideia central do guest post.

3 – Facilite o trabalho do parceiro

É interessante enviar alguns materiais ao parceiro convidado para guest post, com o objetivo de deixá-lo a par dos conteúdos da sua página.

Além disso, o mesmo vale para o envio do texto, que deve ser feito de modo simples, para uma publicação mais fácil.

Tudo isso colabora para que o guest post possa ser compartilhado entre os parceiros e colocado no ar muito mais rápido, para que cada vez mais usuários possam ter acesso.

Conclusão

O principal objetivo de um guest post é contribuir com a autoridade de um profissional, bem com de um site, blog ou página na internet, já que ele é um artigo de convidado, produzido com alto nível de especialização.

Para os consultórios médicos, essa estratégia é altamente vantajosa, pois a atuação em nichos da saúde requer a presença de profissionais qualificados, que são capazes de produzir artigos de grande relevância e com informações esclarecedoras a respeito de uma temática.

Portanto, engana-se quem pensa que os blogs somente podem receber materiais de seus proprietários. Ao contrário, o guest post surge como uma alternativa bastante eficaz, diferenciada e que possibilita o destaque perante à concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 

Saiba mais sobre automação de marketing para consultórios

Quando falamos de automação de marketing, estamos nos referindo a aplicação da tecnologia para facilitar as operações e processos dentro das campanhas de marketing, promovendo um ganho de produtividade e desempenho.

Mas, apesar de vivenciarmos cada vez mais de perto esse relacionamento, a tecnologia de automação de marketing é, muitas vezes, confundida com ações de alta simplicidade, como a resposta automática de um e-mail.

Claro que isso também é aplicar tecnologia, mas a automação consiste em não somente responder o e-mail, mais personalizar o conteúdo da mensagem.

Assim, se estamos tratando de uma negociação de uma barra antipânico BH com um cliente específico, a automação reconhece isso e envia uma resposta automática, personalizada e que compreenda as necessidades do usuário.

Diante disso, a automação de marketing tornou-se essencial para quem deseja uma estratégia assertiva e com resultados positivos, incluindo o marketing voltado para consultórios.

O post de hoje vai falar mais sobre a automação de marketing para consultórios e dar dicas de como aplicar essa tecnologia para gerar conteúdo para redes sociais, segmentar e-mails, entre outras campanhas.

3 vantagens da automação de marketing para consultórios

Quem investe em automação de marketing sabe o quanto essa estratégia pode trazer bons resultados para as empresas e consultórios.

Mesmo assim, para usufruir de todas essas vantagens, vale a pena contratar uma agência de marketing digital, que prestará serviços para consultórios e estabelecimentos na área de saúde.

Afinal de contas, nada melhor que um bom especialista no assunto para fazer um bom trabalho, não é mesmo?

Abaixo, separamos uma lista com as principais vantagens da automação de marketing para consultórios. Confira!

1 – Nutrição de leads

Os leads são potenciais clientes que se mostraram interessados no seu negócio, mas ainda não concretizaram a compra.

Por exemplo, ao escrever um artigo sobre chave codificada, o usuário pode ler o conteúdo e se cadastrar em uma newsletter para receber novos materiais sobre o assunto.

Com a automação, você poderá enviar novos artigos e conteúdos para esse lead.

2 – Aproximação com clientes (Qualificação do Lead)

Quando você recebe um atendimento personalizado, com os vendedores te chamando pelo nome e compreendendo as suas necessidades, há muito mais chances de fechar negócio, não é mesmo?

O mesmo vale para a automação de marketing para consultórios.

Por exemplo, imagine que você está buscando uma creche para idoso com médicos especializados e encontra uma indicação em um blog na área de saúde. Ao fazer contato com o estabelecimento, os seus dados são inseridos em um fluxo de interação com o objetivo de qualificação, para que a oferta contemple todas as suas necessidades.

3 – Diminuição do ciclo de vendas

A automação de marketing permite que você eduque melhor a audiência a respeito dos seus produtos ou serviços.

Como mencionamos no item 2, a consequência dessa qualificação é que o ciclo de vendas é muito mais rápido, em comparação com outros locais que não adotam essa metodologia.

Na prática, quer dizer que é muito mais fácil vender um disjuntor para chuveiro 220v para pessoas que já sabem sobre o produto, suas especificações e aplicações, do que para alguém que mal conhece o acessório.

É a venda pelo valor e não pelo preço.

Como aplicar a automação de marketing no meu consultório?

Se você chegou até aqui, já percebeu o quão importante é ter uma automação de marketing dentro do seu consultório.

Além de todas as vantagens mencionadas acima, este método faz com que se destacar em um mercado cada vez mais concorrente e exigente.

No entanto, aplicar a automação de marketing no seu consultório demanda um trabalho especializado.

De maneira geral, a automação de marketing para consultórios é realizada em 4 etapas:

  1. Planejamento;
  2. Execução;
  3. Análise;
  4. Otimização;

Planejamento

Aqui, é o momento de pensar o básico da sua estratégia de automação. Ou seja, tudo o que é preciso para que a campanha dê certo, bem como as especificações que regem o projeto de marketing do seu consultório como um todo.

Por exemplo, um dos aspectos mais importantes que se deve levar em conta na hora do planejamento é a respeito do público-alvo.

Pense por um momento: quem irá se interessar na renovação de CNH bloqueada? Provavelmente, algumas pessoas bem específicas, mas que compartilham de características em comum. Esse é o público-alvo.

Afinal de contas, mais vale uma campanha altamente segmentada e direcionada, para atingir quem realmente quer comprar o seu produto ou serviço, do que sair por aí, “atirando para todos os lados”.

Sendo assim, algumas características do seu público:

  • Faixa etária;
  • Localidade;
  • Nível socioeconômico;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Hobbies.

Além disso, outro dado importante dentro do planejamento é o teto orçamentário.

Assim como todo investimento em tecnologia, a automação de marketing tem um custo, dependendo do tipo de ferramenta a ser contratada (RD Station) e das necessidades do seu consultório.

Desse modo, se você tem um estabelecimento especializado em exames demissionais, com uma alta procura, pode ser que você precise de implantar uma ferramenta de alta escala, para atender todos os fluxos de clientes e pacientes.

Execução

Após o planejamento, chegou a hora de colocar a mão na massa.

A fase de execução é justamente isso: a implementação do planejamento e da estratégia de automação de marketing, incluindo o uso de softwares e sistemas tecnológicos.

De fato, uma das automações mais comuns refere-se ao envio de e-mails. Com ela, você pode criar uma mensagem personalizada para o usuário que se mostra interessado no serviço de locação de utensílios para eventos, por exemplo.

Além disso, você pode aplicar tags para a sinalização de cada um dos leads, de acordo com a fase da jornada de compra em que eles estão. Ou seja, se um cliente já conhece o produto, o conteúdo enviado é diferente do que um usuário que acabou de deixar o contato.

Resumindo é que você automatiza as mensagens conforme os interesses. Além disso, poderá ser interessante, também, desenvolver fluxos de pós-venda e indicação.

Um exemplo desse tipo de estratégia é o guia de como utilizar seu produto ou serviço, com sugestões de ecommerce, além de contar com um fluxo de roupas e acessórios que combinam com o que foi comprado anteriormente pelo cliente.

Análise

Nenhuma estratégia de marketing é completa sem a análise dos resultados.

Por meio da verificação dos dados gerados neste percurso, você pode perceber o que deu certo e o que deu errado dentro da automação e, com isso, elaborar novas campanhas.

Assim, se o envio de mensagens sobre o bloco de vidro em curitiba não teve o resultado esperado, dá para analisar o porquê disso.

Para os consultórios, vale a pena investir em um SLA entre Marketing e Vendas, para o sucesso de seus fluxos de automação.

Essa tecnologia faz a marcação de oportunidades, usando tanto o Lead Tracking quanto o Lead Scoring.

Importante ressaltar também que não é porque os fluxos trabalham automaticamente que podem ser deixados sem supervisão.

A análise é extremamente necessária para a produtividade e refinamento de todo o processo.

Otimização

Por fim, a otimização refere-se justamente a aplicação de novas estratégias, após a análise dos resultados.

Por conta disso, muitas vezes esses dois processos são integrados: no mesmo momento em que se analisa, já se faz as considerações para melhorias.

Conclusão

Hoje em dia, não dá para ignorar o avanço e a predominância da tecnologia em nossas vidas.

Isso se reflete não só em operações e fluxos de trabalho, mas em todos os processos de gerenciamento, divulgação e vendas, como é o caso da automação de marketing.

Diante disso, é necessário pensar em maneiras de incluir a tecnologia como parte do planejamento de marketing, identificando em quais setores, departamentos e processos ela pode atuar, oferecendo um desempenho significativamente melhor.

O ideal é saber como aplicar a automação de marketing e, diante disso, procurar uma ajuda especializada, como uma agência, consultoria, ou empresa do ramo, para obter resultados ainda mais positivos para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketing Digital: Como aplicar em uma clínica odontológica

É fundamental desenvolver táticas para ampliar a sua empresa para que ela continue sempre com muito sucesso no mercado, certo? O que muita gente pode não imaginar é que isso se aplica para uma clínica odontológica também.

Isso porque todo negócio tem a necessidade de manter clientes ativos para continuar gerando lucro, e com uma clínica odontológica isso não é diferente.

O marketing digital entra em cena para que, através de suas estratégias, marque presença no ramo digital, atraindo assim cada vez mais clientes através de conteúdos de qualidade.

Afinal, nos tempos atuais, quem não entra para o mundo online, pode cair no esquecimento. Se você não quer isso para o seu consultório, continue acompanhando o conteúdo e confira dicas essenciais para o seu consultório!

Entenda o que é Marketing digital

Quando falamos a palavra “digital”, logo entendemos que refere-se ao universo online. Portanto, marketing digital trata-se da promoção da sua marca no ramo digital, com o objetivo de vender um produto ou serviço.

Existem diferentes estratégias de Marketing, podendo ser o boca a boca, onde os clientes recomendam um serviço ou produto, através de mídias impressas como flyers e folders e/ou através das estratégias digitais.

O conceito do Marketing Digital é ganhar visibilidade no universo online. Sendo assim, quanto maior a evidência, melhor será os resultados. E, por isso, muitos dentistas têm investido nas estratégias digitais a fim de promover a imagem da sua clínica e se destacar em meio aos concorrentes.

Como aplicar na odontologia?

O marketing é utilizado por diferentes segmentos, com o objetivo de promover o seu negócio, visando conquistar a atração de novos leads, ou seja, possíveis clientes. No caso de uma clínica odontológica, isso significa conquistar e fidelizar pacientes.

Para isso, existem diversas estratégias que podem ser adotadas, como por exemplo marcar presença nas redes sociais com posts informativos.

Entretanto, antes disso é necessário identificar o perfil do seu público-alvo e onde ele está concentrado, pois isso ajudará a definir qual a melhor estratégia digital considerar.

Para esse mapeamento ser ainda mais assertivo, muitos dentistas preferem contratar uma empresa com foco em Marketing Digital para ficar responsável pelas estratégias, o que, muitas vezes, promove resultados mais eficazes.

As agências de Marketing digital conseguem ajudar o profissional a explorar diversas estratégias que sejam pertinentes ao segmento odontológico e, por isso, os resultados tendem a ser cada vez melhores.

Antes de falarmos mais sobre quais estratégias podem ser exploradas, é importante entender sobre o Código de Ética Odontológica. Dessa forma, as suas campanhas seguirão uma conduta obrigatória, o que evitará futuros problemas no meio digital.

Confira maiores detalhes a seguir.

Regras para a implementação do marketing odontológico

Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), existem algumas ações de marketing odontológico consideradas ilegais diante do Código de Ética Odontológica.

Portanto, é fundamental consultar o código de ética antes de desenvolver uma campanha de Marketing para o seu consultório.

As mais comuns são:

  • Imagens de tratamentos com “antes e depois”;
  • Ofertar procedimentos de graça para atrair público;
  • Publicar dados técnicos que não tenham embasamento científico;
  • Não deixar visível informações como nome e documento nos meios online;
  • Expôr os valores e maneiras de pagamento dos procedimentos.

Tendo isso em vista, não abra mão de checar todos os detalhes antes de dar início ao seu plano estratégico de marketing da sua clínica dentária.

E agora que você já sabe o que deve evitar, chegou a hora de entendermos melhor quais são os meios digitais para aumentar a visibilidade da sua clínica. Confira a seguir.

O uso das plataformas digitais

As mídias sociais são importantes pois promovem estreitamento de laços da empresa com o cliente.

Tendo isso em mente, aqui estão algumas plataformas interessantes para estar presente:

Instagram

O Instagram é a rede social que tem maior engajamento com o público, pois é possível publicar fotografias e vídeos no feed, além da opção dos “stories”. A rede social conta, ainda, com a opção de IGTV, que é formada por vídeos mais longos que ficam salvos no perfil.

Pelo aplicativo você tem acesso a ferramentas como caixa de perguntas e enquetes, que ajudam a compreender melhor as necessidades do seu público e responder dúvidas.

Sem dúvidas, através da plataforma é possível criar um conteúdo que seja relevante para o seu público. Através de um stories, por exemplo, é possível dar dicas de saúde bucal para o dia.

Pensando no IGTV, é possível gravar um vídeo com o objetivo de explicar e esclarecer dúvidas sobre um determinado tratamento dentário, por exemplo. Como o vídeo ficará gravado em seu perfil, você pode utilizá-lo para informar sobre assuntos atemporais, ou seja, que sempre vão suscitar curiosidade no público.

Existem diversas possibilidades que podem atrair a atenção dos clientes e potenciais clientes. O importante é que, independe de qual mídia você utilizar nessa rede social, a informação precisa ir de encontro com a necessidade dos seus possiveis pacientes.

Facebook

Considerada a maior rede social atualmente com cerca de 2 bilhões de usuários ao redor do mundo, você não pode ficar fora dela, já que as chances de conseguir mais pacientes são grandes.

É possível realizar a publicação de imagens, vídeos e também comunicados e informações importantes para seus pacientes.

Além disso, também é possível utilizar a sua página da rede para inserir o endereço e telefone da sua clínica odontológica, bem como o horário de funcionamento.

Investir no Facebook Ads também é uma ótima opção para quem busca novos pacientes. É uma das melhores formas de garantir que seu anúncio seu estará em evidência nos perfis do seu público-alvo.

É uma forma assertiva de estar próximo dos seus potenciais pacientes e fazer com que eles sintam-se atraídos pelo serviço oferecido por sua clínica.

Site

É muito importante que seu site tenha informações essenciais para que todos aqueles que o acessem não fiquem com nenhum tipo de dúvida sobre seu serviço ou produto.

Indicamos que crie uma aba para deixar as respostas das perguntas mais frequentes, outra com os tipos de plano odontológico para empresas que você atende, e uma especial que dê para agendar consultas online, se esse tipo de serviço for possível.

Blog

Se você criar um blog para compartilhar conteúdos relevantes, não esqueça que é importante vinculá-lo ao site, assim os seus pacientes podem acessar com mais facilidade outras informações sobre a sua clínica.

Após reunir mais conhecimento lendo os conteúdos do seu blog, os pacientes se sentirão mais confiantes para aderir um tratamento odontológico.

Além disso, através de um bom conteúdo é possível divulgar os serviços oferecidos pela sua clínica. Um outro ponto importante é informar se o seu consultório atende a convênios como um plano odontológico com ortodontia, por exemplo.

É importante garantir que o seu blog promova informações relevantes para o seu público. Não tenha dúvidas: um bom conteúdo é o que vai prender a atenção e despertar uma necessidade nos seus potenciais pacientes.

As estratégias de Link Building também são eficientes para evidenciar o seu conteúdo e posicioná-los nas primeiras páginas do Google, a fim de facilitar o acesso e aumentar o tráfego do seu blog.

Para isso, é possível iniciar parcerias com outros domínios do mesmo segmento a fim de tê-los apontando para o seu. Essa é uma estratégica orgânica para a conquista de tráfego em seu blog e, consequentemente, a possibilidade de conquistar novos pacientes

Bônus: melhore as estratégias

Abaixo separamos algumas dicas para que você acerte mais ainda na hora de desenvolver as estratégias de Marketing Digital na sua clínica:

  • Desenvolva uma persona: dessa forma será mais fácil de entender o que seu público necessita;
  • Contato: seja acessível, deixe um telefone para contato sempre disponível;
  • Propagandas pagas: realize um investimento em Google AdWords para resultados rápidos;
  • Boca a boca: as indicações são sempre uma forma ótima de conseguir novos clientes;
  • Seja prestativo: ser prestativo e organizado faz com que a experiência de seus pacientes seja incrível e, com isso, eles queiram retornar à sua clínica.

Tenha excelentes resultados!

O marketing digital é fundamental para qualquer espécie de negócio que deseja prosperar, por isso é importante se atualizar e garantir a presença nos meios digitais.

Portanto, invista em boas estratégias e utilize as ferramentas gratuitas e pagas que a internet disponibiliza para você, sempre pensando no melhor para sua empresa.

Não esqueça as regras do Código de Ética Odontológica para que nenhuma das suas campanhas de marketing tenham problema.

Após seguir todas as dicas, vire referência no mercado e tenha um negócio de muito sucesso!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto

Converta os visitantes do site do seu consultório em leads

A área da saúde passa por uma transformação. Seja em um consultório médico ou odontológico, até mesmo em espaços terapêuticos e de bem-estar, percebe-se a necessidade de utilizar as novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), especialmente os dispositivos virtuais, para se fazer presente no mercado.

O constante avanço da internet, das redes sociais e das plataformas digitais modificou a maneira como o segmento da saúde conquista e mantém o relacionamento com seus pacientes, bem como clientes.

Por conta disso, muitos consultórios optam pela contratação de uma agência de marketing digital para conquistar espaço no mundo online.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Ipso MORI, 86% dos brasileiros com acesso à internet realizam pesquisas de saúde, incluindo informações sobre remédios, orientações médicas e sintomas aparentes.

O percentual coloca o Brasil como o quinto colocado, no ranking entre os 12 países que mais acessam à internet para conteúdo médico.

O estudo ainda demonstrou que 68% dos usuários buscam saber mais sobre medicamentos, 45% sobre hospitais e 41% desejam conhecer experiências de outras pessoas com o mesmo problema de saúde.

Portanto, diante dessa realidade os consultórios médicos ou odontológicos não podem ficar de fora do marketing digital.

É preciso estar presente na internet, não somente para aumentar o número de pacientes, mas também, para fornecer informações de qualidade, conteúdo relevante e, desse modo, ter autoridade no segmento de saúde.

Conversão de visitantes em leads: o que é isso?

Antes de mais nada, para ter uma boa estratégia de marketing digital do seu consultório é preciso conhecer mais sobre os leads.

De maneira simples e direta, o lead é a pessoa que possivelmente se interessa pelo seu negócio. No caso dos consultórios, são os pacientes em potencial.

Por exemplo, um usuário que busca mais informações sobre o procedimento de preenchimento nariz é um potencial paciente para um consultório ou clínica de estética.

Sendo assim, é considerado “lead” aquela pessoa que já fez uma busca pelo conteúdo na internet, encontrou a sua página na web e deseja saber mais sobre o serviço.

Ter um lead é garantia de negócio fechado?

Não. O lead é a pessoa que demonstra interesse, não necessariamente a que concretiza a compra. Por isso, você deve encantá-lo, para que ele realmente feche negócio com você.

Quando o lead tem condições para concretizar a compra, ele é chamado de “lead qualificado”; já quando ele demonstra interesse, porém não possui condições para negociar, ele é conhecido como “lead desqualificado”.

O importante aqui não é somente fechar o negócio, mas fazer a nutrição do lead. Ou seja, fornecer conteúdos mais aprofundados e relevantes, para que ele não perca o interesse.

No exemplo citado anteriormente, ao procurar sobre técnicas de preenchimento do nariz, o consultório ou a clínica pode fornecer mais informações ao lead, inclusive a indicação de rinoplastia feminina, cuidados pós-cirúrgicos, tempo de recuperação, etc.

Lembre-se de nutrir o lead com conteúdos diversificados!

Encantar um lead não é tão simples quanto parece. Não basta fornecer informações, é preciso saber como o conteúdo será oferecido ao usuário.

Por exemplo, um lead que se interessou por procedimentos de preenchimento no rosto, a partir de um conteúdo exposto no blog do consultório ou clínica médica, pode se interessar por outros serviços de estética, mas ele não precisa ser informado somente pelo blog.

Daí entra o planejamento estratégico em marketing digital! Muito mais do que gerar conteúdo para blog, deve-se conhecer mais sobre o lead e diversificar o conteúdo, com informações via e-mail (newsletter), e-books, vídeos, entre outros formatos.

Mas, como posso converter os visitantes em leads?

Percebe-se que o lead está inserido em uma jornada de compra. Assim, se ele se encantar e tiver condições para comprar o serviço do consultório ou da clínica, provavelmente ele se tornará um cliente de fato (no caso, um paciente).

Por esse motivo, o processo de conversão de visitantes em leads e, posteriormente, em pacientes, depende do entendimento dessa jornada, bem como do acompanhamento do usuário em todo esse caminho de compra.

Por exemplo, imagine que ao ter em mãos um cartão de visita psicologia, com o site do consultório, uma pessoa entrou na página e descobriu vários conteúdos interessantes sobre saúde mental.

Depois, o usuário se inscreveu para receber mais informações por e-mail – daí, já temos um lead!

O consultório de psicologia pode, então, enviar um e-book para essa pessoa, com mais conteúdo de qualidade e relevante.

Mas, para não ficar só nisso, pode-se enviar outros e-mails convidando o lead para uma visita ao consultório, uma atendimento online, entre outros tipos de serviços.

4 dicas para você converter os visitantes em leads para o seu consultório

A conversão é uma das etapas mais importantes do marketing digital. Afinal, mesmo que o site do seu consultório tenha muitos visitantes, isso não é sinônimo de sucesso!

A fórmula ideal é converter os visitantes em leads, nutrí-los e, assim, alcançar um número maior de potenciais pacientes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como converter os visitantes do site do seu consultório em leads.

1. Estruture as landing pages com conteúdo rico com a RD Station

As chamadas landing pages (páginas de captura) são criadas com o intuito de captar informações sobre o usuário e, com isso, transformá-lo em lead.

Elas são muito importantes para estabelecer um relacionamento mais próximo e ofertar algo interessante.

Um exemplo muito comum são os formulários. Você pode criar um conteúdo sobre as melhores técnicas para enxaqueca, como acupuntura para dor de cabeça,em conjunto com uma landing page requisitando o e-mail do usuário para mais informações como esta.

Entre as ferramentas mais eficientes para a criação de landing pages, destaca-se a RD Station, que faz um trabalho completo de Inbound Marketing.

Além de formulários inteligentes, o sistema reúne diferentes funções, como a automação de e-mails marketing, disparo de conteúdos e criação de pop-ups em diversas páginas web.

Essa é uma das ferramentas mais usadas por agência de inbound marketing no Paraná e em todos os Estados do Brasil, devido às inúmeras vantagens que a RD Station oferece aos consultórios médicos ou odontológicos.

2. Crie um relacionamento sólido com os leads

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, também conhecido como CRM, é um software da RD Station criado para identificar onde o usuário está localizado na jornada de compra e, desse modo, organizar estratégias efetivas de interação.

Por exemplo, um lead que se interessa por ortopedista dourados ms provavelmente se encantará com mais informações ricas sobre cuidados com articulações, musculatura, ou, até mesmo, atenção ao pós-cirúrgico de um procedimento de intervenção ortopédica.

Com o software da RD Station, é possível identificar este lead específico e, assim, ter um planejamento personalizado, de acordo com os interesses do usuário. As vantagens são inúmeras, incluindo:

  • Comunicação mais clara com o lead;
  • Maior probabilidade de encantamento do usuário;
  • Melhor interação entre o consultório e o paciente;
  • Transparência no relacionamento com o cliente.

Além disso, com o CRM da RD Station toda a equipe de marketing, bem como os demais colaboradores, profissionais e médicos do consultório têm acesso aos dados do lead.

Como consequência, há um diálogo mais eficiente e universal, pois todos irão tratar do mesmo assunto.

3. Invista em tecnologias diferenciadas

Quem não gosta de uma boa inovação tecnológica, não é mesmo? Ainda mais quando ela facilita a interação com o consultório e fornece um atendimento muito mais rápido!

Por conta disso, as estratégias de marketing digital não se esgotam na produção de conteúdo para venda online.

A nutrição do lead também é feita com o oferecimento de tecnologias inovadoras e diferenciadas.

Um exemplo notório é o chatbot. Ele nada mais é que um robô de atendimento, responsável por tirar as principais dúvidas dos usuários e fornecer informações rápidas.

Por exemplo, uma clínica de cirurgia plástica pode colocar um chatbot no site, devidamente programado para responder questões a respeito dos planos de saúde atendidos, horário de funcionamento do consultório, formação dos médicos… Enfim, uma série de dados.

Além disso, o chatbot pode ser programado para das dicas de empresas parceiras. No caso da clínica de cirurgia plástica, o paciente pode perguntar ao robô onde encontrar uma boa cinta pós cirurgica lipoaspiração, por exemplo.

4. Tenha responsividade em todas as plataformas

Independentemente do tipo de página web do seu consultório, seja um site ou um blog, bem como os formatos dos conteúdos enviados aos leads, não se pode esquecer da responsividade!

Isso porque grande parte dos usuários acessa a internet por meio de dispositivos móveis, portanto, não compensa ter uma plataforma que só possui navegabilidade apenas pelos computadores.

De acordo com um estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o Brasil possui mais de 1 smartphone ativo por habitante e esse número só tende a crescer!

E isso também vale para os conteúdos enviados por e-mail. Por exemplo, se o consultório se disponibiliza a entregar um documento de drenagem linfática abdominal ao paciente, certifique-se que o arquivo irá abrir nos dispositivos móveis.

Levando em consideração todos esses aspectos pode ter certeza que você vai colher bons frutos desse investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Saiba quais estratégias investir para fidelização de seus pacientes

Você já deve ter percebido que está se tornando cada vez mais comum as empresas desenvolverem um senso de urgência para estar à frente no mercado.

Isso porque, atualmente, ele está com uma maior competição em relação à fidelização dos pacientes, que é uma das melhores estratégias de marketing.

Com isso, é normal que a procura por soluções efetivas também aumente, já que um paciente fidelizado terá confiança para estar sempre com você. 

Quer conhecer mais sobre fidelização? Então continue lendo o artigo.

Conheça o Marketing de Relacionamento 

Se você já tem ou está se perguntando como abrir um negócio com pouco dinheiro, quer dizer que um dos seus objetivos é economizar.

Para isso, é necessário investir na fidelização, que nada mais é do que o Marketing de Relacionamento. 

Isso porque o Marketing de Relacionamento é tudo o que você faz para deixar o seu paciente satisfeito.

Com isso, ao ter pacientes fidelizados, você tem um outro benefício, a chamada propaganda “boca a boca”, feita através de recomendações, te dando autoridade no segmento.

Veja abaixo algumas dicas para seguir que deixará seus pacientes felizes e, consequentemente, trará uma renda extra para você, por exemplo!

5 estratégias para fidelizar seus pacientes

Há diversas maneiras de colocar em prática a fidelização, mas em primeiro lugar você precisa saber qual são as mais recomendadas para seu negócio.

Isso porque o que pode funcionar para alguém, pode não ser tão válido para outra pessoa, como esses exemplos:

E-mails com pesquisas de satisfação

A maioria dos pacientes que se sentem insatisfeitos com atendimento, não fazem um contato posterior para falar sobre isso. 

Por isso é importante manter contato via e-mail com eles, pedindo que respondam a uma pesquisa de satisfação. Caso contrário, ele apenas procura outro local para frequentar.

Redes sociais

É o local onde você consegue ficar mais próximo dos pacientes, passando informações, tirando dúvidas e até mesmo interagindo com pesquisas e promoções.

CRM

O comportamento do seu consumidor é algo a ser analisado profundamente, para assim você saber o que vale a pena investir ou não e como aquilo atinge seu público-alvo.

Sendo assim, é observado o que é mais desejado por eles, o que tem maior interação nas redes sociais, os resultados das pesquisas de satisfação, entre outras coisas.

Inbound

O Inbound Marketing está em expansão entre as melhores estratégias para alavancar um empreendimento, trazendo resultados incríveis.

Isso porque ele funciona de forma inteligente ao pesquisar a fundo o comportamento dos possíveis clientes e mostrando qual é a solução para o problema dele.

Programa de pontos

Quando você oferece um programa de pontos que seus pacientes podem trocar por brindes ou até mesmo descontos, é um grande diferencial.

Isso porque, se há outros locais que oferecem o mesmo serviço, mas sem uma vantagem como essa, os consumidores tendem a ficar com a opção mais vantajosa.

Coloque em prática e saia na frente!

Uma das coisas mais importantes para ter sucesso no seu negócio é saber entender qual é o problema do seu cliente e saber atender e resolver a necessidade dele.

A partir disso, você pode até mesmo colocar em prática um Ciclo PDCA, por exemplo, para ter uma boa organização e resultados ainda melhores nas estratégias de fidelização.

Com isso, é fácil ter um controle sobre seus pacientes e torná-los fiéis.

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Meu Ideal

5 dicas de produção de conteúdos para o seu consultório odontológico

Produzir conteúdos especiais é uma tarefa que exige bastante dedicação.

Manter os seus pacientes informados, com materiais que possam agregar conhecimento para eles, é uma das maneiras mais interessantes de alcançar a atenção das pessoas através de um blog para o seu consultório odontológico.

Por isso, ter um blog para compartilhar artigos valiosos é uma das ferramentas de marketing mais eficientes para promover um negócio, independentemente do seu segmento.

Muitas empresas hoje contam com os serviços de uma agência de marketing para organizar as suas estratégias de crescimento na internet.

Afinal, o marketing digital comporta uma diversidade de estratégias para que um estabelecimento possa ser mais conhecido.

Além do marketing de conteúdo, é possível apostar em outras frentes. As redes sociais, por exemplo, são canais de comunicação mais diretas com o público.

Há também a possibilidade de criar anúncio google ADS, para ganhar maior visibilidade no mundo virtual.

Todas essas são formas que podem fazer com que o seu consultório possa ser visto com mais facilidade.

Ter estratégias bem definidas para a sua produção de conteúdos pode ser a melhor maneira de disponibilizar aos seus clientes um pouco do seu trabalho.

A importância da produção de bons conteúdos

Se você acompanha as principais tendências do mercado em relação a divulgação de empresas e estabelecimentos em geral.

Certamente já conhece diferentes ferramentas do marketing digital.

O marketing de conteúdo é uma dessas estratégias, que pode oferecer meios eficientes de fazer com que o seu consultório se destaque.

Para isso, você pode desenvolver conteúdos especiais para o seu público, e levá-los até os seus clientes por diversos meios, tais como:

  • O e-mail marketing;
  • As redes sociais;
  • O site da sua clínica;
  • O seu blog.

Esses canais de comunicação podem ser muito interessantes para criar um relacionamento com os seus pacientes.

Assim como uma empresa utiliza do e-mail marketing para aumentar as vendas de um produto como um nobreak para servidor, você pode apostar na ferramenta para que os seus clientes tomem conhecimento de um desconto especial que está sendo oferecido para novos tratamentos.

As redes sociais também são canais bastante eficientes na promoção de conteúdos relacionados a sua clínica. As plataformas mais utilizadas pelo público fazem com que você interaja de maneira mais próxima com eles, podendo auxiliar na sua estratégia.

E as redes sociais?

Assim como pode ser importante compartilhar materiais de utilidade pública, como a importância de se adaptar carros para deficientes, você também pode apostar nas redes sociais para anunciar as novidades do seu consultório.

Contar com um site específico para que os seus clientes encontrem a sua clínica mais facilmente é o ideal. Isso porque as pessoas hoje utilizam os buscadores para encontrar rapidamente aquilo que elas estejam precisando.

Do mesmo modo, se você está precisando comprar alicate de dentista para o seu consultório, certamente você realiza uma pesquisa na internet.

Por isso, manter o seu site ativo e atualizado pode fazer com que os seus clientes encontrem a sua página mais facilmente.

Além das opções mencionadas, uma das que possui maior destaque como ferramenta de divulgação de novos materiais são os blogs. Eles são os grandes responsáveis por levar mais conhecimento para as pessoas.

Principalmente no que diz respeito aos conteúdos informativos. Isso porque se um paciente está com um tipo de sintoma específico, ele recorrerá à internet para saber o que fazer.

Nesse sentido, é essencial que você ofereça sempre bons materiais e artigos interessantes, que possam responder os questionamentos.

Além de, claro, aproveitar o formato para que elas conheçam o seu trabalho e queiram agendar um horário na sua clínica odontológica.

Para saber como produzir bons conteúdos para o seu blog, abordaremos 5 dicas importantes para auxiliá-lo nessa tarefa. Confira a seguir.

Dica 01 – Crie conteúdos informativos

Quando você busca por algo que esteja precisando, seja um serviço profissional de saúde ou um produto como uma bobina térmica amarela, você certamente vai querer encontrar um artigo informativo.

Saber mais sobre aquilo que se está adquirindo é uma das etapas do processo de compra de um cliente.

Com a facilidade que a internet trouxe para a vida das pessoas, é comum que elas acabem investindo mais tempo para conhecer as opções.

Assim, o proprietário de um imóvel que precisa adquirir um guarda corpo para sacada da sua casa certamente vai buscar virtualmente opções que possam atender as suas necessidades.

Do mesmo modo, caso um potencial paciente precise recorrer a uma consulta odontológica por estar sentindo uma sensibilidade, por exemplo, ele vai buscar algum conteúdo previamente na internet

Depois disso, ao perceber que é indicado comparecer a um consultório para um diagnóstico mais preciso, essa será a próxima etapa que ele vai seguir.

Tudo isso é resultado de um conteúdo informativo, que faça com que um cliente entenda mais sobre o assunto e saiba qual é a melhor decisão a ser tomada.

Dica 02 – Utilize uma linguagem acessível

Na área odontológica, assim como na medicina em geral, muitos termos são incompreensíveis para os seus pacientes.

Assim como é possível que uma pessoa que atue na área de alimentação não saiba o que é um LTCAT construção civil, pode ser que o seu cliente não saiba que um endodontista realiza tratamentos de canal.

Por isso, buscar expressões mais “populares”, que sejam de fácil entendimento a respeito de um determinado assunto ou procedimento, pode ser a melhor maneira de abordar um conteúdo no seu blog.

Dica 03 – Aborde temas de interesse geral

Você sempre deve se preocupar em oferecer temas voltados para a sua área, buscando sempre promover aqueles que são de interesse geral.

Levando em consideração que muitas pessoas procuram materiais que possam oferecer soluções práticas, você pode desenvolver uma série de artigos que abordem os casos mais comuns do ramo.

Sendo assim, você pode elaborar um artigo específico com dicas de prevenção, indicando que se deve escovar os dentes após as refeições, além de utilizar o fio dental e o enxaguante bucal diariamente.

Em outro texto, é interessante levar ao conhecimento das pessoas a necessidade de realizar a limpeza dentária periódica, como um modo de remover o acúmulo de tártaro que surge naturalmente com o passar do tempo.

Com essa série de artigos, você pode fazer com que os seus clientes criem o hábito de acompanhar as suas postagens, colhendo benefícios e fazendo com que a sua página seja reconhecida pela relevância dos conteúdos.

Essa estratégia também pode ser eficiente para uma empresa voltada para equipamentos para hospitais e laboratórios, que pode abordar os principais tipos de aparelhos que ela oferece, de acordo com a sua funcionalidade e aplicação, em uma série especial de artigos.

Dica 04 – Mantenha a constância nas suas postagens

Produzir bons conteúdos é essencial, mas manter publicações periódicas é de grande importância para que o seu público permaneça engajado.

Isso porque oferecer bons materiais faz parte das estratégias de marketing de conteúdo, que vão fazer com que o seu negócio cresça na internet de modo orgânico.

As páginas que possuem uma agenda organizada de postagens se mantém bem posicionadas nos resultados das pesquisas realizadas pelos clientes nos principais buscadores.

Isso é de grande importância para o seu consultório, assim como pode ser fundamental para uma gráfica que realiza impressão de tags.

Afinal, postar sempre bons conteúdos e, por isso, ser encontrado mais facilmente no Google pode trazer bons resultados para o seu negócio.

Dica 05 – Invista em uma ferramenta de marketing

Produzir materiais de qualidade para o seu blog é fundamental, mas organizá-los de modo eficiente pode ser melhor ainda.

Por isso, pode ser recomendado que você invista em uma ferramenta para inbound marketing RD station.

Com um programa específico que ajude você a gerenciar as suas postagens e administrar as suas estratégias de marketing digital, você certamente ganhará muito mais tempo para elaborar artigos interessantes para o seu público.

Além de automatizar grande parte dos seus processos, você pode apostar em uma ferramenta como o RD Station para alcançar cada vez mais pessoas e promover o seu consultório odontológico de modo eficaz.

Desse modo, ao organizar melhor as suas estratégias de marketing digital, você pode conseguir resultados melhores para a sua clínica e, fazer com que o seu blog seja uma fonte de bons conteúdos na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

E-mail Marketing como estratégia para se relacionar com pacientes

Com a quantidade crescente de concorrentes no mercado, o investimento em estratégias para aumentar a visibilidade dos consultórios ou clínicas de médicos autônomos é cada vez mais importante. Nesse cenário, o E-mail Marketing se destaca como uma solução.

O disparo estratégico de mensagens de e-mail é bastante utilizado para aumentar a quantidade de consultas e a satisfação dos pacientes. 

Isso porque, as ações ajudam a garantir mais visibilidade ao consultório, refletindo em autoridade no segmento em que o profissional atua.

Quando o assunto é saúde, as pessoas podem – e devem – ser mais criteriosas com relação à escolha de profissionais e tratamentos. 

Sendo assim, o Marketing de Conteúdo, por meio do e-mail Marketing, pode se mostrar uma ferramenta com grande utilidade para captar esses pacientes e gerar conteúdo para redes sociais.

Isso porque, é por meio dele que os profissionais podem investir na produção de materiais relevantes para o seu público-alvo, com o objetivo de educá-lo. 

Para isso, as ferramentas de automação de marketing e segmentação de contatos ajudam no envio das mensagens mais adequadas para cada contato e as soluções são entregues no momento mais oportuno.

Dessa forma, o e-mail não é usado unicamente para campanhas publicitárias e o consultório ou clínica consegue criar um relacionamento saudável com os seus contatos. 

Por que usar o E-mail Marketing no relacionamento com pacientes?

O E-mail Marketing é uma ferramenta excelente para aproximar o profissional e seus pacientes, ajudando-o a se tornar uma autoridade em sua especialidade, justamente devido à qualidade dos conteúdos oferecidos.

O especialista que se mantém presente na rotina dos seus pacientes, compartilhando informações relevantes sobre prótese dentária com aparelho, por exemplo, tem mais chances de ser lembrado quando essas pessoas precisarem de uma consulta. 

Trata-se de um consenso que pode ser aplicado não só à área da saúde, mas na divulgação de praticamente qualquer tipo de negócio, produto ou serviço. 

Portanto, podem ser citadas como vantagens do uso do e-mail Marketing:

1. Baixo custo de investimento

Com relação ao marketing preços, as ações por e-mail não exigem um grande investimento como as campanhas de divulgação tradicionais, em mídias impressas, rádios ou tvs. 

Assim, o profissional especialista em pilates para idosos, assim como médicos ou dentistas, pode iniciar as ações com a listas de contatos que tiver, captando novos e-mails com iscas digitais para o envio das campanhas.

Para tanto, a contratação de um profissional especializado e de uma ferramenta de automação já são um bom começo.

2. Boa probabilidade de retorno financeiro

Justamente devido à necessidade de pouco investimento, o e-mail Marketing é uma das estratégias de divulgação que possibilitam maior retorno financeiro. 

Com um investimento pequeno, é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas, que podem se interessar e, futuramente, tornam pacientes ou clientes.

Sendo assim, quando são contabilizados o recurso investido e o valor ganho com consultas e procedimentos realizados, quase sempre a conclusão é de que as estratégias ajudam os consultórios ou clínicas a potencializarem seus resultados positivos. 

Deste modo, produzir conteúdo para redes sociais, em conjunto com as ações de E-mail Marketing, pode alavancar ainda mais o retorno financeiro.

Aumento significativo da visibilidade do negócio

Para se ter uma ideia, 94,2% dos brasileiros utiliza a internet para trocar mensagens, incluindo imagens e textos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Atualmente, grande parte das pessoas usa os e-mails como canal de comunicação e, além disso, confere a caixa de entrada diariamente.

Nesse sentido, o e-mail Marketing representa uma grande oportunidade para aumentar a visibilidade dos negócios. 

Com o envio de mensagens relevantes, a divulgação da clínica de acupuntura para enxaqueca, ou outros tipos de tratamentos, acontece de maneira natural, ajudando os pacientes e estabelecendo um vínculo com eles.

3. Possibilidade de segmentação no atendimento

O cadastro dos contatos de e-mail pode ser feito presencialmente nos consultórios, com aqueles que já são pacientes, ou com o cadastro no site do profissional. 

Nesse último caso, o interessado troca informações pessoais pelo acesso a materiais informativos e detalhados, como e-books ou webinars com temas específicos.

O ideal é que, nesse momento, sejam coletadas informações suficientes para a segmentação dos contatos.

Assim, é possível enviar conteúdos diferenciados e específicos para cada tipo de paciente ou cliente, contribuindo para uma experiência mais coerente e completa.

Assim, pode-se dizer que o E-mail Marketing ajuda os consultórios e outros tipos de negócios, como academia para emagrecer, aumentando a quantidade de atendimentos, proporcionando mais destaque no mercado.

Como utilizar o E-mail Marketing nos consultórios?

Cientes de todos os benefícios, é comum que os profissionais da saúde se interessem na implementação das estratégias de E-mail Marketing, independente do tamanho do negócio. 

Para garantir bons resultados, o E-mail Marketing pode ser usado para:

1. Confirmação de consultas

A confirmação de atendimentos é uma grande dificuldade das clínicas e consultórios, como pode ocorrer na venda de serviços como a impressão de etiquetas personalizadas, que depende da última palavra do cliente.

Em ambos os casos, a consulta ou pedido pode ser confirmado com ferramentas de E-mail Marketing. Com o simples clique em um botão, é possível confirmar os atendimentos com mais praticidade.

2. Aviso sobre retornos

O pós-atendimento é tão importante quanto o pós-compra para a conquista de um cliente. Por isso, o E-mail Marketing pode ser utilizado para avisar a necessidade de retorno, ressaltando a importância de cuidar da saúde e sugerindo o agendamento.

A prática mostra ao paciente que o profissional, seja ele um médico ou um professor de aula funcional na academia, está preocupado com o seu bem-estar e saúde. Isso pode contribuir para a motivação no retorno à consultas ou treinamentos.

3. Envio de conteúdos informativos

Os e-mails com conteúdo informativo são importantes para que o profissional demonstre que possui conhecimentos aprofundados em determinada área e que pode ajudar na resolução de certos problemas com o seu atendimento especializado.

Os materiais também desempenham um importante papel na condução dos potenciais pacientes ou clientes até a decisão de marcar uma consulta. Para tanto, eles alertam sobre questões importantes de saúde e medidas para o autocuidado.

4. E-mails transacionais

Os e-mails transacionais têm o objetivo de confirmar a realização de uma transação, que pode ser o envio de envelope personalizado empresa ou a conclusão de uma consulta, por exemplo. 

Nesse sentido, a mensagem pode agradecer pela preferência e agregar valor ao paciente, valorizando a relação com uma informação relevante.

5. Pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são essenciais para que os profissionais saibam como os seus pacientes estão avaliando o atendimento e os procedimentos. 

Deste modo, elas podem ser aplicadas diante da implementação de novos serviços, para descobrir porque algumas pessoas interrompem os tratamentos, para entender como melhorar procedimentos ou para recolher outras informações importantes.

6. Aniversários ou datas comemorativas

Assim como o envio de pesquisas de satisfação, o cumprimento em aniversários ou datas comemorativas faz com que o paciente ou aluno de treinamento funcional de alta intensidade se sinta especial. 

A iniciativa serve para aproximar os profissionais e seus clientes, aumentando a satisfação com os atendimentos.

7. Lançamento de novos serviços

Ao iniciar o oferecimento de um novo procedimento, uma clínica ou consultório pode divulgar a novidade pelo E-mail Marketing, abordando as suas vantagens, aplicações, curiosidades e outras informações relevantes.

A divulgação das novidades ajuda os empreendimentos a fortalecer ainda mais suas marcas, fidelizando os pacientes e auxiliando no aumento da lucratividade.

8. Envio de newsletter

A newsletter é uma espécie de E-mail Marketing que tem uma periodicidade certa, semanal ou mensal e serve para a divulgação de conteúdos informativos e anúncio de novidades das empresas. 

Na newsletter o profissional pode integrar postagens das redes sociais e do site do negócio, concentrando uma quantidade de materiais para a consulta dos destinatários.

Boas práticas de E-mail Marketing

A elaboração de uma estratégia de E-mail Marketing demanda bastante planejamento, mas pode resultar em mais satisfação dos clientes e reconhecimento da clínica, consultório, ou outros tipos de negócios. 

Algumas dicas para isso são:

  • Criar assuntos atrativos, aumentando as chances de abertura das mensagens;
  • Colocar o nome do paciente no assunto do e-mail;
  • Ser coeso, breve e criar um conteúdo de qualidade;
  • Utilizar linguagem coloquial, evitando termos técnicos e distantes do público;
  • Selecionar os melhores horários para envio de mensagens;
  • Nunca comprar bases de contatos para envio de E-mail Marketing.

Neste ponto, é válido ressaltar a importância das ferramentas de automação de E-mail Marketing. 

Afinal, elas oferecem opções como o disparo prático de grandes quantidades de mensagens, atendendo a aspectos pré-determinados.

Com isso, elas facilitam a mensuração dos resultados, gerando informações úteis para a avaliação do sucesso das campanhas.

A dica final é considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing, de preferência que tenha experiência em serviços voltados para a área da saúde.

Isso porque tal medida garantirá mais qualidade para o planejamento e execução das ações de relacionamento com os pacientes.

Ao final, é preciso entender que conquistar o público pelos e-mails é um desafio e tanto, mas que pode ser vencido com as estratégias mais adequadas, investindo em um conteúdo relevante, exclusivo e de qualidade. 

Desta forma, o E-mail Marketing contribui para um consultório mais movimentado, com forte autoridade em seu mercado de atuação e proximidade com os pacientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.