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Pós-venda: As vantagens para o consultório odontológico

As estratégias de pós-venda são tão importantes quanto as iniciativas para aquisição de novos clientes, ainda mais quando tratamos de consultórios médicos, odontológicos e demais estabelecimentos na área da saúde.

Quer dizer que o relacionamento pós-venda não é mais considerado um valor agregado para as organizações, mas sim, uma regra de gestão, principalmente para canais de atendimento direto com os clientes/pacientes.

Nesse sentido, muitas iniciativas de gestão e vendas incluem a dinâmica do relacionamento posterior com o público, seja por meio de canais tradicionais, como o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) por telefone.

Podendo até ser atravessado pelas novas tecnologias, em ação de marketing digital, como e-mail, redes sociais, aplicativos, etc.

Conheça as vantagens do pós-vendas para seu consultório odontológico e saiba o porquê é importante contar com ferramentas atualizadas e inovadoras de marketing, como a RD Station, para propor iniciativas de relacionamento com o público. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é o pós-venda?

O pós-venda consiste em uma estratégia de organização de relacionamento com o cliente, mesmo após o fechamento do negócio.

Por exemplo, uma clínica de estética pode manter a comunicação com seus pacientes depois da realização de algum procedimento, para verificar se eles estão satisfeitos com os resultados e, até mesmo, oferecer novos serviços.

A intenção do pós-venda é verificar a satisfação dos consumidores, assim como as suas carências, como uma maneira de esclarecer dúvidas e solucionar eventuais contratempos.

Sendo assim, o relacionamento deve oferecer novas possibilidades para que o consumidor se mantenha interessado na organização.

Importante ressaltar que a estratégia de pós-venda pode envolver empresas de todos os segmentos.

Por exemplo, perguntar o que o cliente achou de um gaveteiro com rodinhas que adquiriu em uma loja de móveis é tão essencial quanto avaliar a satisfação dos pacientes em um consultório médico.

Portanto, o pós-venda se baseia em três pilares: a satisfação dos clientes, a fidelização e o relacionamento. Abaixo, confira algumas características de cada um desses objetivos.

1 – Satisfação

A satisfação do cliente é um dos pontos cruciais do pós-venda. Afinal de contas, é necessário verificar se os consumidores atendidos realmente ficaram satisfeitos com a sua aquisição, seja ela de um produto ou serviço.

No caso de consultórios odontológicos, é preciso ter ainda mais cuidado, pois o nível de satisfação dos pacientes é determinante para a manutenção de um tratamento e da reputação do profissional de saúde.

2 – Fidelização

O pós-venda cria a chance de fidelizar o cliente, ou seja, de conquistar fãs e promotores da marca.

Por exemplo, quando um amigo ou familiar recomenda um estúdio de pilates solo, a pessoa está atuando como um promotor da empresa e é bem provável que ele seja um cliente fiel do estabelecimento.

Vale dizer que a fidelização é um processo muito mais barato do que a conquista de novos clientes. Afinal de contas, a empresa já conta com os dados a respeito do consumidor e, por conta disso, as ações de pós-venda são mais baratas e assertivas.

Na contratação de uma agência marketing digital, é válido possuir um planejamento de pós-venda justamente pelo ótimo ROI (Retorno sobre Investimento).

3 – Relacionamento

Finalmente, o pós-venda pode se tornar o responsável por aperfeiçoar as atitudes do marketing de relacionamento. Isso porque o intuito da estratégia é mostrar uma preocupação genuína com o cliente e um interesse em deixá-lo grato, realizado e satisfeito.

Ou seja, o pós-venda cria um relacionamento saudável com os pacientes e, desse modo, eles se sentem valorizados e condicionados a fechar novos acordos.

Quais os benefícios das estratégias de pós-venda?

Como percebemos, o relacionamento com o cliente não finda com o fechamento do negócio. Ao contrário, é preciso focar em novas estratégias para fidelizar o público e, com isso, alcançar o reconhecimento no mercado.

A seguir, separamos alguns dos principais benefícios do pós-venda para os consultórios odontológicos.

1 – Segurança para o paciente

Após realizar um tratamento, como um microagulhamento rosto, o cliente passa a ter uma atenção especial quanto aos resultados do procedimento estético. Isso é absolutamente normal, ainda mais porque ele deseja verificar o que mudou ou se houve algum defeito.

Com as intervenções odontológicas ocorre a mesma coisa.

Decorridos alguns dias, vale a pena entrar em contato com o paciente para verificar se ele está contente com os resultados e, caso haja alguma dúvida, é possível sanar a questão diretamente com o consultório.

Isso faz com que o paciente tenha mais segurança em relação ao negócio feito, além de ser uma forma de mostrar cuidado e preocupação com o público.

2 – Agilidade para solucionar problemas

Imagine que, ao comprar um produto em uma farmácia e manipulação, o cliente percebeu uma reação alérgica muito forte.

Quando a empresa tem uma política de pós-venda, o vendedor pode entrar em contato com o cliente e, dessa forma, resolver o problema (seja na troca do produto ou na oferta de descontos).

O pós-venda torna o processo de solução mais rápido e eficiente, o que evita transtornos tanto para os clientes, quanto para a empresa.

3 – Diferencial competitivo

A estratégia de pós-venda é uma maneira de oferecer um diferencial competitivo no mercado. Desse modo, os consultórios que ainda não adotam uma política de relacionamento com seus pacientes tendem a obter menos reconhecimento.

O diferencial competitivo também é um fator que contribui para a aquisição de novos clientes.

A audiência pode preferir comprar uma sessão de terapia manual com uma clínica que tenha garantia de satisfação, do que em um estabelecimento que não disponha dessa segurança.

4 – Oportunidade de negociação

O pós-venda também é uma oportunidade de marketing, já que o seu consultório pode apresentar novidades aos pacientes e oferecer outros serviços interessantes.

Por conta disso, é possível gerar conteúdo para redes sociais, e-mail e outras campanhas como ações de pós-venda, não apenas para atração de clientes.

Dicas para aplicar o pós-venda no seu consultório odontológico

Hoje em dia, a internet permitiu a expansão das estratégias de pós-venda. Além disso, há várias ferramentas e softwares, como os sistemas da RD Station, que permitem a realização de campanhas assertivas, com controle e gerenciamento de dados.

Assim, entre algumas possibilidades para aplicar o pós-venda no seu consultório odontológico, destacam-se:

  • E-mail marketing;
  • Programas de fidelização;
  • Redes sociais;
  • Ofertas e descontos.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais conhecidas de pós-venda. Basicamente, ela consiste no envio de mensagens por correio eletrônico para os clientes, não somente como garantia de satisfação, mas também para envio de conteúdos relevantes.

Por exemplo, ao adquirir um vinho pequeno para lembrança, a empresa pode enviar receitas que combinam com a bebida, promoções, entre outros materiais, como uma forma de manter o relacionamento com esses clientes.

Além do e-mail marketing, também é possível produzir conteúdo relevante para as redes sociais e, assim, distribuir para os seguidores.

Essas plataformas também são ótimos canais de comunicação, pois elas permitem a troca de mensagens instantaneamente com seus consumidores.

Já os programas de fidelização oferecem benefícios aos seus clientes, desse modo, há um estímulo à recompra na sua empresa. Esses programas podem ser apresentados em um material promocional para pdv e, inclusive, servir para a atração do público.

Por meio de parcerias, também é possível criar clubes de vantagens para oferecer descontos na aquisição de produtos e serviços do mesmo nicho de atuação.

Outra ideia é enviar brindes ou presentes ao público. Não é necessário ser algo de valor alto, somente uma coisa útil, como canetas, balas, artigos personalizados, etc.

Normalmente, no ramo da odontologia, uma opção é dar amostras de pastas de dente, escovas, entre outros produtos. Isso mostra que o seu consultório valoriza a relação com os clientes.

Conclusão

O pós-venda tornou-se uma estratégia indispensável para impulsionar o conhecimento dos consultórios odontológicos.

De acordo com Philip Kotler, um dos maiores especialistas em marketing, as empresas gastam até sete vezes mais para conquistar novos clientes, em comparação com o que utilizam para manter os consumidores fiéis.

Outro dado relevante, da consultora norte-americana Gartner Group, mostra que 80% das receitas de uma empresa vêm de 20% dos seus clientes.

Ou seja, a fidelização dos consumidores é fundamental para os lucros e o sucesso dos negócios.

Por conta disso, o investimento em ações de pós-venda ganhou relevância nos últimos anos, embora poucos empreendimentos, incluindo consultórios odontológicos, tenham levado em conta essa estratégia, o que a torna um diferencial competitivo.

O artigo de hoje trouxe alguns dos principais benefícios do pós-venda, além de tratar um pouco das ferramentas de marketing para manutenção dos relacionamentos com os clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.