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Qualificação e nutrição de leads para o seu consultório

Quando falamos em porta de entrada em um negócio no ramo digital nos referimos a atração do público, também conhecidos como leads.

Com eles é possível aumentar o número de vendas e clientes, além de melhorar o desenvolvimento no mercado.

Para que qualquer projeto dê certo e se desencadeia de forma crescente é importante ter um bom planejamento traçado com excelentes estratégias.

Justamente por isso neste artigo separamos dicas de como qualificar o seus leads para que o seu consultório tenha um bom rankeamento no marketing digital.

O que é lead ?

Lead é um potencial consumidor que representa uma oportunidade de negócio, ou seja, em algum momento ele demonstrou interesse na sua empresa.

Ele baixou um material no seu site, pediu um orçamento ou experimentou o produto. Em troca, deixou o seu contato com a empresa.

Basicamente um lead é um usuário que está ao alcance da empresa para fazer negócios.

Como gerar leads

A geração de leads pode ocorrer de diversas formas, o marketing digital oferece ferramentas que é possível atrair pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço e convertê-las em leads.

Alguns modelos de como gerar leads:

  • Leading page: Página em que o usuário cai quando clica em algum link de divulgação
  • Formulário: Ferramenta de captura dos contatos do lead, que pode pedir email, telefone, endereço, site etc
  • CTA (Call to action): Botão que motiva a ação no lead, por exemplo, clique aqui, cadastre seu email, faça o download.

Como nutrir os meus Leads?

Na etapa de nutrição de Leads você irá relacionar, interagir e compartilhar o seus conteúdos para conseguir estimular esse seu potencial cliente, fazendo com ele tenha interesse nos seus produtos e serviços.

Algumas dicas para facilitar esses serviços são:

1. Invista no e-mail marketing

Por mais que você tenha um seguimento mais robusto, criar conteúdo e direcionar manualmente eles para nutrição dos seus Leads pode ser uma tarefa que leva muito tempo, além de ser complexa.

Por isso, apostar no e-mail marketing pode ser uma estratégia fundamental, pois o serviço de encaminho de e-mail será automatizado e para cada grupo de lead será definido um tipo de conteúdo.

Para que essa estratégia traga resultados, é muito importante não saturar um dos seus nichos com mensagens e nem deixar nenhum deles esquecido.

Mais ainda, para que o seu e-mail marketing seja efetivo, aumentando a possibilidade de cliques, você deve ser estrategista.

  • Seja objetivo: realize uma mensagem que tenha no máximo 41 caracteres para que mesmo em uma versão mobile o usuário consiga entender o intuito do e-mail.
  • Personalize o conteúdo: você conhece o seus nichos, sabe o que cada um deles procura e justamente por isso ao encaminhar informações é essencial que eles sejam importantes/necessários para esse leitor.

O ramo odontológico é muito extenso e não necessariamente o mesmo cliente que procurar por aparelho dental transparente, tem interesse em um clareamento dental.

Ou seja, encaminhe apenas o conteúdo necessário e importante para aquele internauta.

2. Utilize outros canais

Vivemos na era digital, podendo ser considerada a era da comunicação e isso não é à toa.

Atualmente as empresas estão postando cada vez mais nas redes sociais como meio de contato e até mesmo para atendimento de clientes e essa inovação não pode ser ignorada.

Nos dias de hoje é praticamente impossível conhecer alguém que não tenha Facebook, por isso utilizar essa rede como fonte de nutrição dos seus Leads pode ser um dos pontos cruciais que você procurava para aumentar a sua conversão de clientes.

Você pode divulgar no Facebook, por exemplo, um conteúdo seu informando sobre os cuidados necessários ao realizar a aplicação de lente nos dentes, e assim direcionar os seguidores da sua página para os seus conteúdos.

Conciliar blogs ou SMS pode trazer mais pontos de contato, garantindo mais chances de fidelizar essas pessoas aos seus serviços.

Como qualificar os meus leads?

Uma boa qualificação de leads é capaz de mostrar aqueles internautas que demonstram interesse em comprar o seu produto ou serviço, assim eles passam de potenciais clientes para MQL.

MQL é uma pessoa interessada no seu produto, mas que por algum motivo ainda não está pronto ou completamente convencido a comprar.

Para qualificar esses clientes gerando um número alto de vendas, é importante seguir os seguintes passos:

          1. Análise como esse cliente chegou ao seu site

O que seu internauta buscava quando se deparou com seu conteúdo? Quais conteúdos seu ele mais acessou antes de chegar a etapa de compra?

Analisar isso é importante, pois você pode ter um número alto de internautas que se interessaram pelos seu serviços ao ler o conteúdo sobre implante dentário junto ao conteúdo sobre implante dentário preço médio.

Do mesmo modo, após a leitura é possível que eles tenham dúvidas e te procuram para saná-las.

Em alguns casos o seu internauta apenas acessou o implante dentário, mas não procurou o seu serviços de forma mais individual, mas se mantém acessando materiais sobre o tema.

Assim, encaminhar o conteúdo sobre implante dentário preço médio pode ser a informação que faltava para convencê-lo a se tornar um cliente.

2. Análise o número de downloads

Tudo em qualquer empresa necessita ter uma personalidade digital, justamente para que o seu internauta compre o seu produto não apenas por necessidade, mas por identificação. Inclusive, esse fator tem sido cada vez mais determinante para o cliente.

Em grande maioria é necessário que o internauta sinta que o propósito da sua empresa é similar ao dele, para que ele sinta que o dinheiro dele está sendo investido em uma boa causa.

Quando você analisa o número de downloads e o número de conteúdos com maior acesso, você consegue identificar com qual linguagem você consegue atingir o seu internauta da melhor forma.

Análise tudo, quantidade de aberturas, quais linkagens foram mais clicadas e, principalmente, se os e-mails marketing que estão sendo enviados estão trazendo resultados.

Dessa forma você conseguirá qualificar melhor o seus leads e trabalhar de forma mais objetiva e funcional para cada um deles.

Colocando essas dicas em prática e estudando diariamente sobre o ramo de marketing digital, com certeza você conseguirá um bom rankeamento e bons resultados.

Quanto mais rápido você começar a qualificar e adotar essas estratégias, mais rápido você obterá sucesso.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Vue Odonto.