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Marketing de Conteúdo: A importância para um consultório odontológico

Quando pensamos no conceito de Palavra-chave, logo nos vem à mente uma das estratégias mais importantes em marketing digital, conhecida como marketing de conteúdo.

Atualmente, o foco de qualquer negócio deve ser criar e distribuir conteúdos relevantes, tendo em vista a necessidade do consumidor em obter informações antes de realizar qualquer compra.

O foco desse tipo de material não é promover a marca – não de maneira explícita –, mas sim, ajudar o público a resolver seus problemas e transformar a empresa em autoridade naquilo que faz.

Isso é mais importante do que investir em anúncios direcionados à venda.

É claro que vender é importante, incluindo para os consultórios odontológicos, mas mostrar para o seu potencial consumidor que você se preocupa com o problema dele também é essencial.

Tudo porque o comportamento dos clientes mudou muito, ou seja, não basta apenas um bom atendimento e produtos e serviços de qualidade, é preciso educá-los, oferecer conhecimento e tirar as suas dúvidas.

Os consultórios odontológicos também precisam se voltar para isso, e neste artigo, vamos falar sobre o marketing de conteúdo e mostrar de que maneira a estratégia vai beneficiar o consultório odontológico e seus pacientes. Acompanhe!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo consiste na produção de conteúdos direcionados a um público-alvo específico, visando auxiliar o processo de compra e atraindo os clientes de forma natural.

O principal objetivo é fornecer informação às pessoas, para fazer com que elas adquiram respeito pela marca e a vejam como referência, tornando-se, assim, cliente.

Apesar de ser muito importante e usado por todos os tipos de empresas, desde consultórios até fabricante de porta de correr de aluminio 1 folha, trata-se de um conceito novo, surgido neste século.

Mesmo assim, sua aplicação já acontecia antes mesmo de a internet se tornar o principal canal de comunicação, por meio de revistas e outros formatos que levavam informação para as pessoas, isto é, o marketing offline.

Desde então, o marketing de conteúdo vem sendo aprimorado e se tornou a principal forma que uma empresa tem para falar sobre seu nicho de mercado, levando até os clientes as informações que eles precisam.

Importância do marketing de conteúdo

Algumas pessoas ainda insistem em acreditar que não precisam investir em conteúdo a partir do momento em que investem em anúncios.

Só que, para se ter uma ideia, a veiculação de conteúdos relevantes conseguiu fazer pelas empresas aquilo que o marketing tradicional não conseguiu fazer.

Para compreender, basta observar as clínicas odontológicas que trabalham com essa estratégia, pois elas conseguem atrair muito mais clientes e ainda estabelecer um ótimo relacionamento com eles após a compra, além de obter benefícios como:

1 – Aumentar a visibilidade na internet

O marketing de conteúdo também é parte importante do SEO. Para que seja perfeito, precisa usar estrategicamente as palavras-chave e fazer link building de qualidade.

Por exemplo, uma empresa de lonas pode usar a palavra “lona grossa para toldo” um número x de vezes, em posições estratégicas do texto, além de linkar com o site de uma empresa parceira que também ofereça conteúdo de qualidade.

2 – Aumenta a interação com a marca

Se o cliente precisa conversar com uma empresa, tirar suas dúvidas e enviar sugestões, ele vai escolher aquelas marcas que melhor trabalham com o marketing de conteúdo.

Essa situação se repete com as clínicas odontológicas. Inclusive, podemos dizer que para elas isso é ainda mais importante, uma vez que é comum as pessoas recorrem ao Google quando estão com dor de dente ou notam algo diferente na boca.

Dessa forma, o consultório consegue a atenção da audiência, por meio do compartilhamento de conteúdos com os seguidores das redes sociais, por exemplo.

É uma publicidade espontânea que também pode ser veiculada em blogs, além de outros formatos, como uma central de ajuda e treinamentos online.

Aliás, é importante dizer que o marketing de conteúdo pode assumir vários formatos:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Principais aplicações do marketing de conteúdo

Antes de apresentarmos as principais aplicações do marketing de conteúdo, que se traduz em suas estratégias mais usadas, é importante dizer que essa ação não se resume apenas em escrever textos para o blog do seu consultório odontológico.

Existem várias maneiras que uma fabricante de lambrusco espumante pode aplicar essa estratégia, dentre elas:

  • Blogs;
  • Conteúdos ricos;
  • Vídeos;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

No entanto, o blog é a opção primordial para começar a trabalhar o marketing de conteúdo.

Só que ainda existem algumas pessoas que acreditam que esse canal ficou ultrapassado por causa do crescimento no uso das redes sociais, o que não é verdade.

O blog é um domínio próprio, e o consultório consegue ter domínio de todas as ações em marketing de conteúdo.

Por meio de bons conteúdos e otimização em SEO, a plataforma de uma nutricionista esportivo sp zona sul consegue conquistar um bom tráfego.

Um bom relacionamento via e-mail e mídias sociais também ajudam nesse quesito, levando para o blog leitores que podem vir a se tornar clientes.

Dicas para seu consultório odontológico

Existem práticas de marketing de conteúdo que são mais indicadas para os consultórios odontológicos, e algumas delas são:

1 – Utilizar linguagem acessível

Na área odontológica, assim como na medicina e em vários outros nichos, como termos encontrados em um livreto para transferência de cnh de um estado para outro, podem conter termos que o público, de maneira geral, não compreende e não sabe o que significa.

Por isso, é importante que a linguagem seja fácil e acessível, além de que o conteúdo seja explicado de maneira clara e objetiva.

2 – Abordar temas de interesse geral

Os temas devem ser sempre voltados para a área de atuação do consultório. Isso porque deve-se levar em consideração o fato de que muitas pessoas procuram materiais que ofereçam solução prática.

Assim como uma pessoa interessada em comprar parede drywall quarto pode encontrar conteúdos sobre como instalar a parede, um consultório pode oferecer conteúdos sobre como escovar os dentes corretamente, a importância do uso do fio dental, etc.

Também pode abordar sobre a necessidade de uma limpeza com um periodontista, pois isso remove o acúmulo de tártaro e outros problemas que podem prejudicar os dentes.

É interessante falar sobre a importância do dentista para a saúde como um todo, entre outros diversos temas.

Ou seja, são assuntos do interesse comum e que mostram para o usuário o valor da empresa e do que ela tem a oferecer, além de muni-lo de informações importantes.

Por que optar por agências de marketing digital?

Uma escola de aula de ballet adulto é especialista no que faz, certo? Mas ela vai precisar da ajuda de especialistas em marketing digital para ter acesso às melhores vantagens da estratégia, assim como um consultório odontológico.

Por meio de uma agência, a empresa tem acesso a conhecimento técnico e recursos para colocar em prática todos os conhecimentos relacionados ao marketing de conteúdo.

Então, se uma fabricante de teto de gesso flutuante quer alcançar, engajar e converter um número satisfatório de clientes, precisa contar com as agências de marketing.

Elas trabalham com especialistas e fazem uso de excelentes ferramentas de automação, como a RD Station. Por meio dela, todas as ações são bem executadas e o planejamento de marketing digital é seguido à risca.

A agência de marketing vai criar e executar as melhores ações em marketing de conteúdo, mas também de SEO, Inbound Marketing, e-mail marketing, links patrocinados e qualquer outra ação que o consultório deseje.

Os profissionais são capazes de oferecer o que há de mais atual dentro dessas estratégias.

Portanto, além de o consultório ter a oportunidade de investir em práticas de como gerar conteúdo para blog, irá fazer isso usando o que há de mais moderno em cada uma.

Por isso, uma agência de marketing digital é formada por um grupo de profissionais que consegue combinar as melhores estratégias, focado em atender os objetivos da organização e suas campanhas de maneira assertiva.

Essas agências também se responsabilizam pelos investimentos que o consultório fizer em outras ações, como links patrocinados e outros anúncios pagos em plataformas, como o Facebook e o Google Ads.

Dessa forma, ao contratar uma agência de marketing digital, os profissionais se encarregarão de gerenciar o orçamento em marketing digital, otimizando o retorno e garantindo os melhores resultados.

Conclusão

O marketing de conteúdo é muito importante para qualquer modelo de negócio, e isso não é diferente para os consultórios odontológicos.

É por meio dele que os profissionais desses estabelecimentos conseguem mostrar seu profissionalismo e domínio, antes mesmo de atender o paciente.

Leva ao público informações úteis e esclarecedoras, que transformam a empresa em referência naquilo que faz. É, portanto, uma estratégia indispensável para quem quer ir mais longe em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.