5 vantagens em contratar uma agência de marketing digital para sua clínica

Contratar uma agência de marketing digital para sua clínica traz inúmeras vantagens competitivas para o negócio, pois muitos consultórios possuem dificuldades quando o assunto é criar campanhas e estratégias digitais.

Hoje em dia, as clínicas, consultórios médicos e estabelecimentos na área da saúde estão investindo cada vez mais em oportunidades de crescimento online, visto o grande número de pessoas que busca orientação diretamente na internet.

Para termos uma ideia, pesquisas recentes mostram que 94% dos usuários buscam informações sobre saúde em plataformas online. A porcentagem de buscas em revistas é significativamente menor, de apenas 44%.

Por esse motivo, oferecer informações e conteúdos relevantes aos usuários é uma maneira de se destacar da concorrência, além de posicionar a sua marca e o nome da sua clínica no mercado, para atrair um número cada vez maior de pacientes.

Claro, sem deixar de seguir as recomendações do CFM (Conselho Federal de Medicina), bem como os Códigos de Ética dos demais órgãos. Daí a importância de contratar uma agência de marketing digital, para a construção de campanhas assertivas e de qualidade.

No artigo de hoje, conheça as vantagens em contratar uma agência de marketing digital para sua clínica.

1 – Melhora a visibilidade do seu site

Atualmente, quase todos os tipos de negócio têm um website. Afinal, é uma maneira de obter destaque no mercado, além de ser um ambiente que concentra as principais informações sobre a sua clínica, incluindo contatos, endereço e horários de funcionamento.

Inclusive, é muito comum procurarmos por uma clínica veterinária popular, por exemplo, diretamente nos mecanismos de busca, para encontrar um site.

Por esse motivo, é importante garantir a visibilidade da sua página, principalmente nos sites de pesquisa – algo feito por meio da estratégia de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca).

Tanto que, hoje em dia, ter um website bem feito e estruturado equivale à importância da entrega de um cartão de visita nutricionista ou de esteticista, por exemplo. Isso porque ambos precisam conter informações e atrair os clientes

Sendo assim, uma grande vantagem de contratar uma agência especializada para a sua clínica é saber que o seu site será otimizado, com técnicas que garantem a melhor classificação junto ao Google e, consequentemente, a melhor visibilidade da página.

Além do mais, a agência irá usar as técnicas de SEO de modo preciso, incluindo o uso de palavras-chave ao longo do conteúdo. Dessa forma, quando alguém procurar por “plano alimentar para emagrecer”, por exemplo, irá encontrar o seu site com mais facilidade.

2 – Evita o Black Hat no SEO

Mesmo que você tenha um conhecimento básico de SEO, a escolha das palavras-chave não é a única coisa que influencia na otimização. Inclusive, se aplicadas de modo errado, os mecanismos de busca podem acusar o seu site de Black Hat.

Por exemplo, se você escolhe “tratamento para flacidez na barriga” como a sua palavra-chave, e cria um conteúdo em que o termo aparece várias vezes, o Google vai identificar o material como denso e vai penalizar a sua página, prejudicando sua estratégia e diminuindo a sua relevância.

Por esse motivo, mais do que pensar no algoritmo, é necessário refletir sobre a experiência de leitura do usuário.

Com o trabalho de uma agência de marketing digital, a criação do conteúdo é precisa, de acordo com os desejos do público, trazendo informações realmente relevantes. Além disso, os profissionais de marketing focam em um material:

  • Com conteúdos originais (não plagiados);

  • Com informações diferentes da maioria dos websites;

  • Com uma linguagem adaptada à audiência;

  • Com recursos visuais atrativos aos usuários.

Dessa forma, o texto fica muito mais interessante de ser lido, o que ajuda a aumentar o engajamento da sua clínica no ambiente online.

3 – Criação de um planejamento assertivo para redes sociais

As redes sociais aparecem como grandes protagonistas das estratégias de marketing digital. Muito disso, deve-se à popularidade desses canais e os inúmeros recursos próprios para negócios em cada plataforma.

No entanto, criar uma campanha nas redes não é tão simples quanto parece. Por esse motivo, o trabalho de uma agência de marketing digital vai além de criar anúncio facebook, mas também envolve todo um plano de segmentação e engajamento.

Vale ressaltar que na estratégia de marketing digital, o cliente ideal é definido através da criação da persona, que leva em consideração vários aspectos pessoais de um cliente, incluindo suas preocupações, objetivos e necessidades.

Sendo assim, todas as estratégias são criadas para atingir de forma efetiva o cliente desejado pela empresa, aumentando ainda mais as chances de venda ou contratação do serviço ofertado.

4 – Maior economia de tempo e dinheiro

Pode até parecer que não, mas contratar uma agência especializada em marketing digital é uma forma de ter uma significativa economia de tempo e dinheiro.

Isso porque todo o trabalho de produzir, escrever, agendar e postar o conteúdo nas redes sociais, bem como no seu website, demanda inúmeros recursos. Fora que é preciso dedicar-se ao planejamento, exigindo grande parte do seu tempo.

Portanto, assim como estratégias de marketing offline necessitam de agências especializadas para a criação de placas informativas personalizadas de acordo com o plano desenvolvido, estratégias de marketing digital também necessitam de agências especialistas no assunto.

Por isso, além de economizar ao investir em especialistas no assunto, ainda é possível realocar o tempo e o dinheiro poupado em outras outras áreas da clínica que possam estar precisando de atenção, melhorando os seus investimentos.

Além do mais, montar uma equipe de marketing interna que supra todas as necessidades da sua empresa, exige tempo e dinheiro, e muitas vezes pode não ser o suficiente, dependendo das necessidades do momento.

Ao apostar na agência de marketing digital, você garante os serviços de profissionais qualificados e preparados para agir em diferentes segmentos para fazer com que sua marca seja referência, sem precisar fazer um alto investimento.

Sendo assim, caso aconteça um imprevisto, como uma manutenção em hospital, você pode se concentrar em resolver essa questão internamente, e saber que a sua agência de marketing digital irá divulgar o ocorrido de forma profissional, e orientar seus clientes da melhor forma possível.

5 – Capacidade para educar o seu público

Através da elaboração de conteúdo qualificado, é possível educar o público a respeito de informações sobre saúde, sobretudo quando o usuário está procurando por algo que tem dúvidas (uma doença, sintomas, etc).

Assim, quando alguém busca por oftalmologista infantil, por exemplo, pode encontrar o blog da sua clínica, com conteúdos que tratam especificamente sobre a especialidade médica.

Vale ressaltar que quanto mais informações relevantes sobre o assunto, maior é a confiança do público. Afinal de contas, as pessoas preferem se consultar com uma clínica que mostra autoridade e segurança ao informar o público.

Dessa forma, as informações funcionam como uma espécie de crachá de identificação, em que é possível mostrar a confiabilidade da sua clínica e, com isso, conquistar um melhor relacionamento com os clientes e futuros pacientes.

Conclusão

Contar com os trabalhos de uma agência de marketing digital para sua clínica é ter a segurança de um serviço de divulgação e comunicação bem feito.

Afinal de contas, os conteúdos serão qualificados e todas as campanhas direcionadas, de acordo com o perfil do público e as necessidades da sua empresa.

Por essa razão, engana-se quem pensa que ter uma agência de marketing digital especializada é um gasto à toa – ao contrário disso, é um investimento que ajuda no crescimento da sua clínica, bem como melhora a reputação no mercado.

As agências, além de especialistas, possuem as ferramentas necessárias para que as estratégias desenvolvidas sejam colocadas em prática e mensuradas de forma correta, com a ajuda de sistemas de automação de marketing, como o da RD Station.

Vale considerar que o segmento de saúde está cada vez mais competitivo, ainda mais na internet. Fora que é preciso levar em conta as recomendações dos Códigos de Ética, para criar campanhas estratégicas e bem formuladas de marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido em co-marketing pela equipe da Dgtalmente.7 e do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta