fbpx

Estratégias para escalar um consultório odontológico

A gestão em marketing nos serviços de saúde, incluindo para consultório odontológico, é um dos maiores desafios da atualidade. Afinal de contas, é preciso saber se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente, ainda mais quando lidamos com a internet.

Hoje em dia, é possível encontrar praticamente tudo em pesquisas online. Basta digitar, por exemplo, “produtos naturais para emagrecer rápido”, que vamos nos deparar com inúmeros resultados, incluindo artigos, venda de mercadorias, dicas, etc.

O mesmo ocorre nos consultórios odontológicos, ainda mais porque as pessoas costumam pesquisar sobre seus sintomas, antes mesmo de procurarem um profissional.

Segundo pesquisas, mais de 94% das pessoas buscam informações sobre saúde na internet. A televisão ocupa o segundo lugar, com 52%, seguido das revistas, 44%.

Por conta disso, é preciso pensar nas melhores estratégias para escalar um consultório odontológico e, com isso, alcançar um bom reconhecimento, influenciando no aumento de pacientes e fidelização do público.

Em muitos casos, pode não ser tão fácil implementar essas estratégias. Diante disso, uma recomendação é contratar uma agência de marketing digital especializada, que pode ajudar a pensar em novas técnicas dentro da gestão e planejamento de consultórios odontológicos.

Neste artigo, iremos tratar justamente sobre isso e dar dicas não só de marketing, mas formas de gerenciar serviços de saúde no ramo da odontologia. Acompanhe a leitura!

5 estratégias de marketing e gestão para consultório odontológico

A tecnologia aparece como uma das ferramentas mais importantes em marketing e gestão para a área de saúde, colaborando para a organização do trabalho e expansão das atividades.

Os recursos tecnológicos transformam as maneiras de atendimento para dentistas, pacientes e gestores, tanto que, segundo dados da Transparency Market Research (TMR), a área de tecnologia da saúde vai movimentar cerca de 530 bilhões de dólares até 2025.

Nesse sentido, mesmo para gestores que não trabalham com tecnologia da saúde, vale a pena conferir as principais tendências do mercado, para acompanhar as inovações e ter oportunidades de se destacar.

Importante ressaltar que essas dicas podem ser aplicadas tanto para consultórios odontológicos quanto para outras áreas, como veterinário tucuruvi, que também trata de cuidados com saúde, embora no ramo animal. Confira abaixo!

1 – Melhorar o awareness da marca com conteúdo

O conceito de awareness é oriundo do marketing e diz respeito à consciência que o público tem sobre a existência de uma marca, produto ou serviço.

Em resumo, refere-se a como a sua empresa é percebida pelos clientes, bem como pela concorrência e o restante da audiência.

Por conta disso, é necessário desenvolver uma imagem positiva da empresa, para obter melhores resultados.

Imagine, por exemplo, um nutrólogo esportivo sp que é bem visto pelo público e tem reconhecimento no mercado, devido à sua boa formação e trabalho.

É bem provável que o profissional tenha mais clientes do que um outro médico que não possui tanta consciência de marca.

O awareness pode ser construído de muitas formas, no entanto, uma das estratégias mais efetivas é a produção de conteúdo relevante. Em um mundo cada vez mais conectado, construir uma presença digital estruturada com material de qualidade é imprescindível para ter uma imagem forte do seu consultório odontológico.

Neste caso, a agência de marketing pode elaborar um plano de como fazer marketing de conteúdo adaptado aos dentistas, para criar uma representação forte da clínica ou consultório, levando informação interessante ao público-alvo.

Ademais, cultivar parcerias de marketing também aparece como uma boa estratégia de awareness de marca. Por isso, é importante saber como oxigenar o setor e se posicionar competitivamente dentro da área de saúde.

Um exemplo de parceria é o co-marketing, isto é, quando duas equipes de marketing constroem campanhas em conjunto e divulgam para ambos os clientes.

Assim, o seu consultório de dentista pode ter uma parceria com uma clínica de preenchimento facial com gordura e, desse modo, alcançar novos pacientes.

Esse tipo de ação também contribui com o networking, ampliando as possibilidades de negócios.

2 – Maior proximidade com o público pelas redes sociais

As redes sociais chegaram para ficar. Hoje em dia, é difícil encontrar uma pessoa que não tenha pelo menos um perfil nas principais redes, ou uma empresa que não use esses canais para divulgação de produtos e serviços.

Para os consultórios odontológicos, as redes sociais atuam como plataformas para captar potenciais pacientes e, além disso, aproximar o contato com o público.

Afinal de contas, muitas pessoas buscam informações diretamente por esses canais, ou mandam dúvidas pelos aplicativos, como o Facebook Messenger.

 

Por exemplo, ao anunciar venda de whey protein atacado, a empresa pode receber muitas mensagens instantâneas, já que o consumidor atual prefere ter contato pela internet.

No caso dos dentistas, é preciso usar as redes sociais de modo consciente, respeitando as orientações do Código de Ética do CFO (Conselho Federal de Odontologia).

De qualquer forma, é possível oferecer algo relevante e aproximar o público, tornando o atendimento mais humanizado e eficiente. Outros benefícios das redes sociais são:

  • Grande alcance de público;
  • Maior segmentação e direcionamento de campanhas;
  • Facilidade de divulgação e compartilhamento;
  • Melhor reconhecimento no mercado.

As agências de marketing costumam incluir um planejamento de redes sociais. Por conta disso, é importante verificar quanto custa um plano de marketing que envolva o uso desses canais.

Aliás, existem alguns canais, como o WhatsApp for Business, que são especialmente voltados para estabelecer uma comunicação com os pacientes de forma rápida, dinâmica e direta.

Esses aplicativos também consideram o novo perfil moderno, em que as pessoas prezam pela rapidez na comunicação e maior interatividade.

3 – Melhor produtividade com automação de tarefas

Além das atividades ligadas ao marketing, as tecnologias também atuam na organização de trabalhos administrativos e de gestão, sendo possível aumentar a produtividade, eficiência e controle em consultórios odontológicos.

Alguns softwares, como é o caso de aplicativos de agendamento de consultas, já são conhecidos na área médica e de bem-estar.

Mas, além disso, é possível encontrar outros recursos, como automação de vendas para produtos como pré treino para ciclismo, bem como serviços de odontologia.

Fora a organização e o aumento da produtividade, as ferramentas tecnológicas também reduzem a necessidade de retrabalho, muito por conta de eventuais erros humanos que ocorrem nas atividades manuais.

Em alguns casos, é possível acompanhar tratamentos médicos, como chip da beleza gestrinona, em que é verificável melhoras em saúde e bem-estar, com o auxílio da ciência e da tecnologia.

4 – Fidelize os pacientes com ações de pós-venda

Engana-se quem pensa que as ações de relacionamento, marketing e gestão findam com o término da consulta do dentista. Ao contrário, é importante manter um contato contínuo com os pacientes, para que o seu consultório não seja esquecido.

Isso vale para todos os tipos de negócios, incluindo venda de colar proteção espiritual, lojas de roupas, restaurantes, etc.

As ações de pós-venda garantem a fidelização do público e, além disso, também contribuem para a captação de novos pacientes.

Afinal de contas, quando o seu consultório é lembrado pelos pacientes, é possível receber indicações, visto que o “marketing boca a boca” ainda é uma poderosa ferramenta para captação de clientes.

Ou seja, o pós-venda é capaz de tornar os pacientes também marqueteiros do seu consultório.

5 – Direcione as campanhas conhecendo o seu público-alvo

Uma das coisas mais importantes para que todas as iniciativas de gestão e marketing tenham efeito é conhecer o público-alvo.

Desse modo, é possível direcionar as estratégias e campanhas, diante das características do paciente ideal.

Para isso, é necessário fazer pesquisas de mercado e considerar o perfil das pessoas que já são pacientes do seu consultório odontológico.

Uma dica valiosa pode ser construir personas, que são representações semi-fictícias do seu paciente, com base nas especificações do público-alvo.

Assim, além de direcionar as ações, também é possível humanizar a estratégia, aproximando ainda mais o seu consultório da audiência e, consequentemente, tendo resultados ainda mais positivos.

Conclusão

Conseguir escalar um consultório odontológico não é uma tarefa simples. Engana-se quem pensa que o próprio dentista é capaz de dar conta de tudo – claro que não é impossível, mas com a ajuda de um agência de marketing digital, todo esse trabalho fica muito mais objetivo, assertivo e os resultados serão melhores.

Isso porque as agências consideram todos os pormenores de cada consultório, bem como o perfil do público-alvo e as melhores estratégias, de acordo com as tendências de mercado.

Desse modo, é possível melhorar a escalabilidade do consultório e, ao mesmo tempo, ter uma boa captação da audiência e reconhecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *