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Mídia: Entenda a diferença em orgânica e paga para um blog

O marketing digital oferece uma série de possibilidades para quem precisa promover a sua página na internet. O uso da Mídia orgânica e paga é um exemplo disso, e saber quando utilizá-las é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Quem navega com frequência na internet, seja em sites de notícias, redes sociais, buscadores ou em diversos outros tipos de plataformas virtuais, certamente já foi impactado muitas vezes por esse tipo de publicidade.

É consenso que as duas maneiras de promover o seu blog podem funcionar, de maneira que saber como utilizá-las dentro de uma ação de marketing digital é um fator determinante para que se conquiste os objetivos da divulgação.

Não há limitações no que diz respeito à meta de publicidade de um estabelecimento.

Tanto a mídia orgânica quanto a paga podem ser essenciais para aumentar o número de vendas de um produto, para fortalecer a marca, para um comunicado institucional, etc.

Sendo assim, entender melhor as diferenças entre as duas modalidades é importante para quem deseja investir em marketing digital, de modo a criar anúncio google ads ou mesmo para investir em inbound marketing, por exemplo.

Se você quer entender mais sobre o assunto, identificando quais dessas ações podem ajudar o seu blog a crescer na internet, siga na leitura deste conteúdo e aprofunde os seus conhecimentos sobre o tema.

Conhecendo a mídia orgânica

A mídia orgânica é aquela colocada em prática para promover produtos, como etiquetas adesivas personalizadas, sem que seja necessário fazer um investimento financeiro para isso.

Sendo assim, entre os principais elementos que se pode utilizar para promover uma página de modo orgânico estão:

  • Artigos no blog;
  • Técnicas de SEO;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Uso de e-mail marketing.

Para promover o seu blog, é possível utilizar as próprias postagens deles, que serão um meio de atrair pessoas para a página, sem que seja necessário investir em anúncios pagos.

Ao abordar um tema de interesse geral, como dicas para restauração em deck de madeira, um grande número de pessoas pode encontrar o seu site em uma pesquisa do Google.

Isso pode ser potencializado com o uso de técnicas de SEO, tais como o uso de palavras-chave, de imagens atrativas, da existência de responsividade no blog e também do carregamento rápido do conteúdo.

Outra forma interessante de usar mídia orgânica para promover a sua página é fazer postagens nas redes sociais inserindo o link do blog, de maneira que eles levem os seguidores do seu perfil para lá.

Além disso, o e-mail marketing também pode ser uma forma estratégica de promover o seu site. Ao enviar uma mensagem falando sobre a importância da divulgação de uma clínica com o uso de flyers odontologia, certamente os destinatários vão querer acessar o blog.

Campanhas como essas, que precisam ser acompanhadas de perto, podem ser monitoradas e automatizadas com o uso de uma ferramenta como a RD Station, que potencializa as ações de marketing e ajuda na mensuração dos resultados.

1. Vantagens da mídia orgânica

Como não poderia deixar de ser, o principal benefício de usar mídia orgânica é abrir mão do investimento financeiro, sendo um recurso importante para novos empreendimentos.

Outro ponto interessante é que esse tipo de divulgação não possui um prazo de validade, de maneira que o seu blog, continuando a postar conteúdos relevantes, pode permanecer bem ranqueado nos buscadores por um longo período.

Justamente por isso, ele se torna um elemento de grande importância no planejamento de marketing.

Vale mencionar também que a postagem de conteúdos relevantes no seu blog pode ser um fator que influenciará na sua autoridade no mercado, já que a qualidade dos materiais presentes na sua página mostra o quanto você domina o assunto.

2. Desvantagens da mídia orgânica

O blog de uma empresa terceirizada de motoboy deve investir de forma constante na postagem de bons conteúdos, garantindo que a página conquiste o seu lugar nos principais resultados de pesquisa da internet.

Mas um aspecto que precisa ser mencionado é que o retorno desse tipo de estratégia costuma demorar mais para ser percebido.

Afinal, ele depende do tráfego que chega naturalmente, e a sua relevância aumenta de acordo com esse crescimento.

Além disso, quem faz linkagens com outras páginas deve verificar constantemente se esses links estão ativos e funcionando corretamente, correndo o risco de perder posicionamento ao relacionar o seu conteúdo com páginas que estão fora do ar.

Conhecendo a mídia paga

Quem navega nas redes sociais, lê notícias em grandes portais e utiliza o Google para fazer uma pesquisa sobre gráficas que fazem agenda personalizada com logo, certamente já foi impactado diversas vezes por anúncios patrocinados.

Isso porque entre os principais recursos da mídia paga estão:

  • Link patrocinado;
  • Anúncios nas redes sociais;
  • Impulsionamento de postagens;
  • Banners em grandes plataformas;
  • Entre outros.

Essas são algumas das principais formas de publicar um anúncio e fazer com que ele alcance o maior número de pessoas possíveis na internet.

Com o passar do tempo tanto o Google quanto as redes sociais se tornaram os principais canais de mídia paga, fazendo com que uma loja que quisesse expor seu serviço de conserto apple watch no mundo virtual tivesse melhores resultados.

Afinal, essas plataformas oferecem cada vez mais recursos para tornar uma campanha assertiva, fazendo com que cada ação realizada tivesse um direcionamento adequado, para que se possa desfrutar dos efeitos desejados com esse tipo de mídia.

1. Vantagens da mídia paga

Quem precisa colher resultados rápidos de marketing deve apostar no uso dos anúncios patrocinados oferecidos pelas redes sociais e buscadores.

Isso porque eles se mostram cada vez mais eficazes para vender folheto a3 ou para promover um blog.

Outro benefício do uso da mídia paga é a sua possibilidade de segmentação, de modo que para promover a sua página na internet é possível levar em conta as características do público que você quer trazer para o seu site.

Além disso, os investimentos nesse tipo de ação de marketing podem ser personalizados, de acordo com a disponibilidade de valores que você deseja aplicar para promover o blog.

Assim, se você tem um site especializado em eventos e postou um artigo que trazia receitas de biscoito para festa infantil, sabendo que essa publicação pode fazer com que o tráfego da página aumente consideravelmente, é importante utilizar o anúncio para isto.

Por fim, muitas dessas campanhas também podem ser configuradas conforme a sua necessidade. Assim, elas podem ser debitadas do seu crédito pela modalidade CPC (Custo por Clique), de forma que você só paga o anúncio se houveram cliques nele.

2. Desvantagens da mídia paga

A mídia paga depende do custeio das despesas que ela gera. Por isso, pode ser inviável para quem não possui um caixa disponível no momento.

Além disso, o anúncio só permanece no ar enquanto houver crédito na sua conta, de modo que quando ele se esgota, a sua publicidade sai do ar.

Também é indispensável conhecer o perfil dos leitores do seu blog. Isso porque, se eles estiverem majoritariamente no Instagram, por exemplo, fazer um anúncio no Google ou no Facebook pode não trazer os resultados desejados para a sua página.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre as diferenças, as vantagens e as desvantagens da mídia paga e da orgânica, é possível analisar qual delas pode ser a melhor opção para o seu site.

Devo contratar uma agência de marketing?

Garantir que todos os seus anúncios e campanhas estejam perfeitamente em dia, e seguindo os requisitos para uma boa divulgação, pode exigir tempo e conhecimentos extras de marketing digital.

Justamente por isso, muitas pessoas optam por terceirizar essa necessidade, recorrendo aos serviços de uma agência de marketing digital para ter um profissional habilitado cuidando dessa área.

Dessa forma, as ações de publicidade de um blog podem ser muito mais assertivas, trazendo os resultados esperados de acordo com o planejamento elaborado para o crescimento da plataforma na internet.

Considerações finais

O marketing digital é uma ferramenta bastante completa para qualquer site, e deve ser utilizada com estratégia para que se possa desfrutar de bons retornos.

Sendo assim, quem precisa de resultados rápidos de divulgação do blog na internet precisará contar com a mídia paga, enquanto quem deseja desenvolver um trabalho duradouro com crescimento natural deve investir em mídia orgânica.

Há ainda quem utilize as duas alternativas em paralelo, criando um trabalho no curto e no longo prazo, fortalecendo a marca ao mesmo tempo em que divulga uma oportunidade exclusiva para os leitores do blog.

Por isso, se você deseja garantir que as campanhas para promover o seu site sejam direcionadas e eficientes, não deixe de utilizar a mídia paga e a orgânica de acordo com os seus objetivos e colha os frutos de um investimento bem aplicado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

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