SEM ou SEO: qual estratégia de marketing vale mais para consultórios?

Todos já ouvimos falar que “a propaganda é a alma do negócio”, e essa máxima é ainda mais importante nos dias de hoje. As técnicas de publicidade e marketing digital permitem um engajamento e alcance nunca antes visto, e podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de qualquer consultório. Em especial no ano de 2021, onde dependemos e confiamos cada vez mais nas tecnologias eletrônicas e a própria telemedicina avança, investir em uma boa estratégia de marketing digital é fundamental.

No entanto, existem diversas abordagens e métodos distintos para levantar sua página em mecanismos de busca ou atrair novos clientes, e no meio de tanta informação, pode ser difícil descobrir onde investir seu dinheiro para obter os melhores resultados. Se você já ouviu falar das técnicas de SEO e SEM, mas não sabe exatamente qual vale a pena para seu consultório, confira nossa explicação completa.

O que exatamente é SEO?

A sigla SEO é uma das palavras-chave mais frequentes quando pesquisamos sobre marketing digital, e pode ser traduzida como “otimização para sites de busca”. As técnicas de SEO representam portanto as estratégias e práticas que podem ser aplicadas em uma página para destacá-la nos resultados de pesquisas em serviços como o Google. Sites otimizados corretamente aparecem no topo da lista de resultados, podem ser lidos como respostas pelo Google Assistente, e atraem mais clientes em buscas genéricas como “consultório dentista em são paulo”.

As técnicas de SEO podem variar desde pequenas mudanças na estrutura dos textos até o uso de plugins complexos, mas o básico pode ser feito por qualquer pessoa. Algumas ferramentas como uma extensão VPN, a extensão MozBar, e plugins de otimização da escrita são essenciais. As estratégias de SEO são norteadas por conteúdos que seguem as regras:

  • Qualidade: todo o conteúdo publicado em sua página deve ser original, escrito com qualidade, e sem conter mentiras ou conteúdo indesejado. Também é importante usar links para páginas com alto valor de DA, mencionar todas as características de destaque de seu consultório, e criar posts explicando dúvidas comuns dos clientes.
  • Densidade das palavras-chave: a escolha das palavras-chave que atrairão seu público é uma etapa essencial, e é preciso garantir uma alta densidade da palavra escolhida no corpo do texto, no título das páginas, na descrição das imagens e na URL dos posts..
  • Hierarquia de parágrafos: em seu editor de texto ou website, é importante que os artigos respeitem a hierarquia de parágrafos usando as tags Título, Subtítulo, H1, H2 e assim por diante. Essa divisão facilita a leitura, e cria uma ordem coerente para os mecanismos de busca.
  • Otimização da página: é fundamental que o site ou página de seu consultório carregue rapidamente, não passe longos períodos fora do ar, possua um domínio legítimo e esteja conectado com as ferramentas de webmaster do Google. .

Resumidamente, o SEO é usado para aumentar a presença do seu conteúdo em buscadores na internet, levando sua página aos olhos de quem estava procurando temas relacionados na internet..

E o que significa SEM?

Frequentemente as pessoas não reconhecem a sigla SEM, no entanto, com certeza interagem diariamente com seus produtos. As estratégias de SEM são os anúncios pagos, as propagandas em banners ou vídeos que encontramos em sites, blogs, páginas de terceiros e redes sociais.

Diferentemente do SEO, investir em uma estratégia de SEM geralmente envolve a contratação de uma plataforma de anúncios como a Google AdSense ou Bing Ads. O usuário define uma campanha de SEM na plataforma, personalizando diversos fatores e efetuando um pagamento que é escalado com a quantidade de acessos e cliques gerados pelos anúncios.

A grande vantagem das campanhas de SEM está na incrível capacidade de personalização dos anúncios e público alvo. Empresas como Google e Facebook possuem bancos de dados gigantes e, com isso, oferecem um controle detalhado sobre quem receberá seus anúncios. É possível determinar a faixa etária, gênero, idade, localização, hábitos de consumo, entre milhares de outros fatores, garantindo que seu anúncio aparecerá exatamente para quem você deseja converter em cliente. É possível até mesmo procurar pessoas com doenças ou tratamentos específicos.

Qual estratégia gera mais resultados para consultórios?

Não existe uma única forma de fazer marketing digital que funcione perfeitamente para todas as situações. O equilíbrio de estratégias SEM e SEO para consultórios médicos e odontológicos depende, no fim das contas, de diversos fatores:

  • A posição atual de sua página: sua página já é capaz de atrair naturalmente novos clientes? Se pessoas que buscam por uma consulta no Google não encontram seu site, é preciso investir em estratégias de SEO para subir o ranking da página. Por outro lado, se já possui um volume uniforme de visitantes, mas deseja atrair especificamente potenciais clientes para um serviço específico, uma campanha de SEM é a solução..
  • O dinheiro disponível para investir: diversas técnicas de SEO podem ser implementadas gratuitamente ou com baixo investimento em ferramentas auxiliares, por isso, são recomendadas para quem está com o orçamento pequeno. Campanhas de SEM podem gerar ótimos resultados, mas o custo pode ser cada vez maior conforme o tempo e número de acessos em seus anúncios.
  • Seu principal objetivo: para quem acabou de inaugurar um consultório ou está oferecendo um novo atendimento ou tecnologia inovadora, uma campanha de SEM é fundamental para atrair o público especificamente para essa novidade, por outro lado, se você está atrás apenas de um fluxo constante de novas consultas gerais, vale a pena focar no SEO.

Agora você já conhece as diferenças e aplicações do SEM e do SEO, e pode organizar a presença digital de seu consultório com maior inteligência e eficiência. O marketing digital é fundamental para profissionais da saúde, e pode mudar completamente o faturamento do consultório.

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