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Como utilizar técnicas de SEO no blog do seu consultório médico?

Atrair uma maior visibilidade para o seu consultório médico é indispensável, uma vez que não basta ter presença online, é preciso identificar formas de ser encontrado com maior facilidade pelos pacientes em potencial.

Para alcançar resultados positivos nesse cenário, diversas técnicas podem ser exploradas, como a otimização do blog do consultório por meio das táticas SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se de um grupo de ações que visam atender os quesitos de posicionamento dos buscadores com uma série de otimizações, o que tem potencial para resultar no alcance de posições notáveis nestes mecanismos.

Naturalmente, para garantir um melhor entendimento sobre o uso e as principais táticas, em primeiro lugar é interessante abordar mais aspectos sobre o conceito de SEO.

Por que essa tática é importante?

É fundamental analisar os pontos associados por trás de uma ação de marketing digital como essa, principalmente para compreender sua importância e os outros detalhes.

Já parou para pensar em como os resultados dos buscadores são organizados? Tudo ocorre a partir de robôs, que são responsáveis pela indexação de sites, blogs e páginas.

Por exemplo, imagine esse tipo de tática aplicada a um blog de uma clínica exame admissional, ele será rastreado, seu conteúdo compreendido e a página será categorizada com base em diversos fatores que serão abordados ao longo do texto.

Os robôs, também chamados de bots ou crawlers, detectam apenas texto e código, o que exige uma série de técnicas e paciência para garantir um bom desempenho.

Por essa razão, de um modo geral, as chances de atração de pacientes para o consultório médico são elevadas, assim como empresas que realizam impressão de cardápios podem ter mais visibilidade para empreendedores da área alimentícia.

Melhores resultados podem ser alcançados por diversos setores, desde que as táticas sejam empregadas com compatibilidade com cada audiência e modo de atuação.

Como o SEO pode ser empregado?

Tanto no marketing voltado para consultórios médicos quanto em outros segmentos, o SEO reúne uma série de técnicas que podem ser desenvolvidas, sendo que os aspectos a seguir contam com um grande destaque:

Uso de palavras-chave

As palavras-chave correspondem aos pontos empregados na hora da busca, então, saber as maneiras de empregá-las em um material é crucial para o posicionamento.

Por esse motivo, é sempre importante pesquisar quais os termos mais utilizados, assim colocando em prática uma estratégia compatível com o seu blog.

Afinal, um usuário que procura, para exemplificar, equipamentos para laboratórios, pode escrever de diversas maneiras, inclusive ao empregar cidade, valor, etc.

O mais recomendado é que a palavra-chave apareça no início do conteúdo do blog do consultório e cada vez que for citada, que seja de modo natural.

Por esse motivo e por questões de posicionamento, variações também são interessantes, além do fato de contribuírem com que o conteúdo não se torne repetitivo.

Qualidade do conteúdo

Esse é um dos fatores de maior destaque e em um primeiro momento, é crucial considerar que os consumidores estão cada vez mais exigentes.

Naturalmente, ao tratar-se de um consultório, a preocupação com a segurança transmitida deve ser reforçada e por esse motivo, a qualidade do conteúdo deve ser uma das prioridades, além do potencial para um melhor posicionamento.

Afinal, uma experiência boa para os usuários é visada pelos mecanismos, logo, ao gerar conteúdo para blog ou para qualquer outra plataforma, é necessário considerar fatores como:

  • Relevância;
  • Ortografia;
  • Ausência de plágio;
  • Coerência.

Sendo assim, quanto melhor for o material produzido, mais significativas serão as oportunidades de alcançar posições favoráveis nos buscadores.

Link Building

Ao considerar os fatores externos que podem influenciar no posicionamento do blog, o link building tem grande visibilidade, especialmente pela autoridade que assegura para o domínio.

Afinal, essa tática consiste em basicamente um sistema de indicações de links, em que a relevância depende dos sites que linkam para o blog do consultório médico.

Em outro setores, naturalmente, o sistema é o mesmo, por exemplo, de empresas que vendem equipamentos como máquina têxtil.

Ainda mais, tanto links com autoridade inferior quanto superior ao do blog possuem impacto positivo.

No entanto, os links originados de sites que apresentam relevância no mesmo setor, como na área médica, são mais significativos.

Indicadores sociais

De um modo geral, os indicadores sociais correspondem aos compartilhamentos e menções que possuem relação com o consultório nas redes sociais.

Naturalmente, é algo que acaba tendo impacto para os mecanismos de busca, principalmente ao sinalizar uma maior relevância.

Por esse motivo, para potencializar esse tipo de tática, tanto na área médica quanto em setores como de adaptação de carros para deficientes, é interessante empregar botões de compartilhamento em redes sociais nos blogs.

Dessa forma, a credibilidade das marcas será reforçada, o que pode ter como resultado um maior número de acessos no blog e conversões.

Dicas para o marketing médico

Ter um blog é uma tática comercial interessante, assim como a aplicação do SEO para a otimização.

No entanto, nesse cenário há outras dicas que podem ser adotadas para potencializar essas ações e obter melhores resultados de um modo geral, tais como:

Automação

Um grande exemplo é a automação de processos, pois seja na equipe de marketing do consultório ou da agência de marketing digital contratada, ferramentas como o RD Station, podem potencializar a produtividade.

Afinal, a automação ocorre a partir de um software, que viabiliza a integração de diferentes áreas, tanto para desenvolver as estratégias quanto para analisar os resultados.

O mais interessante é que caso o empreendedor responsável pelo consultório queira potencializar a gestão de forma geral, a integração pode ser ainda mais ampla devido a compatibilidade com outros softwares, por exemplo, de controle financeiro.

Marketing de conteúdo

Acrescenta-se a esse contexto outra tática que pode fazer grande diferença, principalmente no desenvolvimento do blog, é o marketing de conteúdo, sendo essa uma das principais formas de atrair os clientes por meio de materiais enriquecedores.

Identificar os assuntos mais bem vistos em certos momentos pode ser uma tarefa difícil, mas as particularidades da área e principalmente das pessoas, devem ser trabalhadas para que o blog tenha relevância.

Por exemplo, uma instituição que desenvolve práticas na área de segurança do trabalho, pode abordar a importância de laudos de periculosidade, cursos, equipamentos, entre outras possibilidades.

Já no caso do blog médico, é interessante identificar as principais lacunas que podem ser preenchidas, especialmente em relação às necessidades do público-alvo, como as dúvidas de maior destaque.

Dessa forma, a educação de mercado é desenvolvida, ao mesmo tempo em que a atração de pacientes ocorre.

Outros assuntos que podem ser explorados são curiosidades sobre procedimentos, dicas de práticas saudáveis e guest posts, que são publicações de autores convidados, que contribui com que uma maior visibilidade seja atribuída para a empresa.

E-mail marketing

Após a concessão de um contato direto por e-mail, por exemplo, por meio do preenchimento de um cadastro antes da consulta ou ao entrar no blog do consultório, é cabível estabelecer uma comunicação mais direta.

Sendo assim, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta importante tanto para manter um paciente quanto para converter alguém que já indicou interesse no conteúdo.

Normalmente o interesse é demonstrado após a oferta de algo valioso, como no caso de uma empresa que comercializa bobinas térmicas personalizadas e oferece um conteúdo exclusivo sobre as vantagens da personalização.

Há formas variadas de usufruir dessa ferramenta, como por meio do envio de novidades do consultório, da área, publicações de destaque do blog e, até mesmo, para a realização de pesquisas com os pacientes sobre o atendimento, plataforma, entre outras possibilidades.

Conhecimento das limitações

Além desses aspectos, é válido abordar que diferentemente de outros setores, como de uma empresa que produz placa PVC personalizada, alguns pontos exigem atenção, principalmente nos anúncios e demais materiais desenvolvidos.

Por exemplo, tanto no blog quanto em outras plataformas do consultório médico, não é permitido anunciar uma especialidade que não possui e dar consultas, sendo que o processo presencial deve ser sempre respeitado e priorizado.

Ademais, deve-se ter cautela redobrada com as fotos utilizadas, uma vez que não é permitido empregar fotos de pessoas, assim como informações que resultem em algum tipo de alarme na população.

É válido ainda dar ênfase ao fato de que o regulamento da prática nesse setor é originado pelo Conselho Federal de Medicina e atender as normas é indispensável para evitar grandes transtornos.

Sendo assim, ao explorar temas relevantes da área de forma alinhada com as técnicas de SEO e com o regulamento do Conselho Federal de Medicina, o blog pode alcançar uma visibilidade significativa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.