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Matriz BCG: O que é e como utilizá-la no Marketing

A Matriz BCG é uma técnica de análise de desempenho, usada para verificar a qualidade de vendas dos produtos ou serviços, bem como a sua relação com o consumidor, isto é, a aceitação do público.

O uso do método é fundamental para medir o retorno estipulado por cada mercadoria ou atividade, uma vez que o mercado é extremamente volátil e depende de uma observação aprofundada dos contextos, entre outros fatores que podem influenciar na venda.

A aplicação da Matriz BCG depende de um conhecimento aprofundado em vendas e marketing e, por conta disso, recomenda-se que a técnica seja feita por uma agência de marketing digital qualificada, como a Dgtalmente.

Afinal de contas, o método também depende da verificação das campanhas e é importante para orientar as próximas ações de divulgação, promoção e vendas.

Mas, o que é a Matriz BCG e como ela é importante para a sua estratégia de marketing?

Para responder estas perguntas, acompanhe o artigo de hoje.

O que é a Matriz BCG?

A Matriz BCG é uma metodologia criada em meados da década de 1970, pelo engenheiro norte-americano Bruce Henderson, para a Boston Consulting Group (daí a sigla BCG).

A ideia da estratégia é analisar, graficamente, a relação de produtos de uma marca e o seu desempenho no mercado.

Ou seja, a matriz BCG avalia o portfólio de mercadorias de uma empresa pelo seu ciclo de vida. Segundo o método, cada produto deve ter uma atenção e uma ação de marketing específica e, com isso, ele irá se destacar da concorrência.

Por exemplo, na venda de artigos para laboratorio, é necessário analisar cada um dos itens, verificando o seu desempenho no mercado e o potencial de crescimento.

Nesse sentido, um determinado frasco pode requisitar uma ação publicitária tradicional, enquanto um outro objeto terá melhor chances de venda na internet.

A matriz BCG ajuda na tomada de decisões importantes, já que a ferramenta permite identificar, por meio de gráficos, quais produtos tiveram melhor performance e devem ser mantidos na empresa.

Por outro lado, ela também mostra quais mercadorias são difíceis de vender, mesmo com esforços e, por isso, estão gerando resultados negativos.

Vale dizer que a técnica pode ser aplicada tanto na venda de produtos quanto de serviços. Assim, se a intenção é avaliar o desempenho de uma drenagem linfática facial, e se a atividade é bem recebida pelo público, é possível ajustar a matriz para análise.

Como o método funciona?

A Matriz BCG é dividida em dois blocos. O primeiro engloba a taxa de crescimento do mercado. O segundo, a participação de um produto no mercado. Dentro do cada bloco, há mais duas divisões. Assim, a conformação da matriz é:

matriz-bcg 

Portanto, a conformação da matriz é (crescimento de mercado x participação relativa de mercado):

  • Estrela: alto x alto;
  • Em questionamento: alto x baixo;
  • Vaca leiteira: baixo x alto;
  • Abacaxi: baixo x baixo.

O eixo de “crescimento do mercado” representa o quanto o mercado cresce e tem espaço para o produto analisado. Já o eixo de “participação relativa” diz respeito ao quanto o mercado é dominado pela empresa dentro do nicho.

Por exemplo, vamos imaginar o mercado de depilação a laser no rosto. Esse segmento está em expansão, visto que o ramo da estética é um dos mais lucrativos do Brasil.

Agora, qual o tamanho da fatia de mercado que um salão X possui? Ele tem uma grande parte comparada com a concorrência?

A partir dessas perguntas, é possível classificar o seu produto ou serviço conforme à classificação dentro da Matriz BCG.

Qual o significado de cada um dos quadrantes da matriz?

Como pudemos perceber, a Matriz BCG ajuda na análise do desempenho em vendas, mas também orienta os investimentos necessários para campanhas de marketing.

Sendo assim, dependendo da avaliação do produto ou serviço, é possível refletir sobre a necessidade de criar anúncio no google ads, ou orientar alguma outra estratégia de divulgação.

Mas, o que quer dizer cada uma das figuras dentro do quadrante? Abaixo, confira a explicação para elas.

1 – Vacas leiteiras

As vacas leiteiras referem-se ao tipo de produto que todo empreendedor deseja. Afinal, eles abastecem o caixa da empresa, sem a necessidade de grande esforço por parte das equipes de venda e marketing. Significa que eles “se vendem sozinhos”.

O sucesso das “vacas leiteiras” deve-se à sua qualidade e reconhecimento no mercado.

No entanto, isso não quer dizer que as campanhas e ações de marketing são dispensáveis, mas sim, que não há necessidade de grandes aportes de recursos – basta apenas manter o patamar, sem perder o objetivo.

Um exemplo é o trabalho de um ortopedista esportivo, que é essencial para os atletas e, portanto, mesmo sem iniciativas de marketing, é um serviço que consegue se vender.

2 – Estrelas

As estrelas também ajudam muito na lucratividade das empresas, porém, é necessário investir inúmeros recursos para alcançar bons resultados. Para a venda desse tipo de produto, o recomendável é unir os esforços do time de marketing e vendas.

Por exemplo, os bloco de anotações atacado são artigos muito populares no mercado, mas para alcançar um bom patamar de vendas, as equipes de marketing e vendas devem investir em estratégias de divulgação.

Além delas, outras iniciativas para expandir o alcance da mercadoria, como as promoções.

3 – Pontos de interrogação

Os pontos de interrogação referem-se aos produtos e serviços dos quais não temos a certeza.

Ou seja, apesar de ser algo com grande potencial de crescimento no mercado, a sua participação ainda é baixa e pode ser que o artigo não tenha conseguido desenvolver o seu verdadeiro potencial.

Os times de marketing e vendas costumam investir nesses produtos, mas não é possível determinar um faturamento correto.

Normalmente, essa categoria inclui os artigos recém-lançados, que funcionam como uma “aposta” para a empresa.

Por exemplo, quando um supermercado investe na comercialização de sacola tecido, com o intuito de promover hábitos sustentáveis, isso é uma jogada do negócio e, não necessariamente, os empresários já sabem qual será o faturamento com o produto.

3 – Abacaxis

Os abacaxis são os produtos que afastam qualquer empreendedor. Eles não geram muito lucro para a empresa e, por isso, é necessário avaliar se vale mesmo a pena continuar investindo em ações de marketing para divulgação.

Em muitos casos, quando a empresa procura quanto custa um plano de marketing, as agências vão orientar se é viável um planejamento para a recuperação dos “abacaxis”.

Ou se, nesse caso, isso irá envolver muito tempo e dinheiro, sendo melhor procurar por outra soluções (focar em um novo produto, por exemplo).

Qual a importância da Matriz BCG?

A análise com a Matriz BCG não deve ser feita apenas uma única vez, afinal de contas, o mercado passa por constantes mudanças e nada impede que uma vaca leiteira acabe se tornando um abacaxi.

Por conta disso, as empresas devem ficar atentas às dinâmicas financeiras, bem como eventuais mudanças de cenários econômicos, que podem influenciar na classificação dos produtos na Matriz BCG.

Por exemplo, uma farmacia de manipulação perto de mim pode perceber que um produto que antes era um “ponto de interrogação” tornou-se uma vaca leiteira, pois teve grande aceitação do público.

Portanto, a Matriz BCG permite compreender qual o rumo dos produtos da sua empresa e, com isso, alinhar estrategicamente as ações de marketing e vendas.

Além disso, o método ajuda a encontrar o ponto de equilíbrio entre os produtos que geram lucro e aqueles que ficam parados no estoque.

Com isso, é possível direcionar iniciativas para aumentar os talões de pedidos, mesmo para as mercadorias não tão procuradas assim pelo público.

Entretanto, vale dizer que a participação no mercado não deve ser o único fator a ser levado em consideração na hora de definir o lançamento de um produto ou serviço.

Isso porque muitos empresários acreditam que a aplicação da Matriz BCG é definitiva para a análise, mas ela é apenas um dos métodos possíveis de avaliação do desempenho.

Por conta disso, é fundamental procurar por uma agência de marketing qualificada para emprego da matriz BCG, pois qualquer erro pode impactar negativamente na empresa e, pior ainda, fazer com que uma vaca leiteira vire um abacaxi só por falta de atenção.

Conclusão

A Matriz BCG é um dos métodos mais eficientes para a análise das condições do mercado e a relação dos esforços de marketing para a venda de produtos ou serviços.

Ela identifica as características de cada mercadoria das empresas e, assim, direciona as estratégias certas e investimentos possíveis, de forma específica e singular.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

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