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Saiba mais sobre automação de marketing para consultórios

Quando falamos de automação de marketing, estamos nos referindo a aplicação da tecnologia para facilitar as operações e processos dentro das campanhas de marketing, promovendo um ganho de produtividade e desempenho.

Mas, apesar de vivenciarmos cada vez mais de perto esse relacionamento, a tecnologia de automação de marketing é, muitas vezes, confundida com ações de alta simplicidade, como a resposta automática de um e-mail.

Claro que isso também é aplicar tecnologia, mas a automação consiste em não somente responder o e-mail, mais personalizar o conteúdo da mensagem.

Assim, se estamos tratando de uma negociação de uma barra antipânico BH com um cliente específico, a automação reconhece isso e envia uma resposta automática, personalizada e que compreenda as necessidades do usuário.

Diante disso, a automação de marketing tornou-se essencial para quem deseja uma estratégia assertiva e com resultados positivos, incluindo o marketing voltado para consultórios.

O post de hoje vai falar mais sobre a automação de marketing para consultórios e dar dicas de como aplicar essa tecnologia para gerar conteúdo para redes sociais, segmentar e-mails, entre outras campanhas.

3 vantagens da automação de marketing para consultórios

Quem investe em automação de marketing sabe o quanto essa estratégia pode trazer bons resultados para as empresas e consultórios.

Mesmo assim, para usufruir de todas essas vantagens, vale a pena contratar uma agência de marketing digital, que prestará serviços para consultórios e estabelecimentos na área de saúde.

Afinal de contas, nada melhor que um bom especialista no assunto para fazer um bom trabalho, não é mesmo?

Abaixo, separamos uma lista com as principais vantagens da automação de marketing para consultórios. Confira!

1 – Nutrição de leads

Os leads são potenciais clientes que se mostraram interessados no seu negócio, mas ainda não concretizaram a compra.

Por exemplo, ao escrever um artigo sobre chave codificada, o usuário pode ler o conteúdo e se cadastrar em uma newsletter para receber novos materiais sobre o assunto.

Com a automação, você poderá enviar novos artigos e conteúdos para esse lead.

2 – Aproximação com clientes (Qualificação do Lead)

Quando você recebe um atendimento personalizado, com os vendedores te chamando pelo nome e compreendendo as suas necessidades, há muito mais chances de fechar negócio, não é mesmo?

O mesmo vale para a automação de marketing para consultórios.

Por exemplo, imagine que você está buscando uma creche para idoso com médicos especializados e encontra uma indicação em um blog na área de saúde. Ao fazer contato com o estabelecimento, os seus dados são inseridos em um fluxo de interação com o objetivo de qualificação, para que a oferta contemple todas as suas necessidades.

3 – Diminuição do ciclo de vendas

A automação de marketing permite que você eduque melhor a audiência a respeito dos seus produtos ou serviços.

Como mencionamos no item 2, a consequência dessa qualificação é que o ciclo de vendas é muito mais rápido, em comparação com outros locais que não adotam essa metodologia.

Na prática, quer dizer que é muito mais fácil vender um disjuntor para chuveiro 220v para pessoas que já sabem sobre o produto, suas especificações e aplicações, do que para alguém que mal conhece o acessório.

É a venda pelo valor e não pelo preço.

Como aplicar a automação de marketing no meu consultório?

Se você chegou até aqui, já percebeu o quão importante é ter uma automação de marketing dentro do seu consultório.

Além de todas as vantagens mencionadas acima, este método faz com que se destacar em um mercado cada vez mais concorrente e exigente.

No entanto, aplicar a automação de marketing no seu consultório demanda um trabalho especializado.

De maneira geral, a automação de marketing para consultórios é realizada em 4 etapas:

  1. Planejamento;
  2. Execução;
  3. Análise;
  4. Otimização;

Planejamento

Aqui, é o momento de pensar o básico da sua estratégia de automação. Ou seja, tudo o que é preciso para que a campanha dê certo, bem como as especificações que regem o projeto de marketing do seu consultório como um todo.

Por exemplo, um dos aspectos mais importantes que se deve levar em conta na hora do planejamento é a respeito do público-alvo.

Pense por um momento: quem irá se interessar na renovação de CNH bloqueada? Provavelmente, algumas pessoas bem específicas, mas que compartilham de características em comum. Esse é o público-alvo.

Afinal de contas, mais vale uma campanha altamente segmentada e direcionada, para atingir quem realmente quer comprar o seu produto ou serviço, do que sair por aí, “atirando para todos os lados”.

Sendo assim, algumas características do seu público:

  • Faixa etária;
  • Localidade;
  • Nível socioeconômico;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Hobbies.

Além disso, outro dado importante dentro do planejamento é o teto orçamentário.

Assim como todo investimento em tecnologia, a automação de marketing tem um custo, dependendo do tipo de ferramenta a ser contratada (RD Station) e das necessidades do seu consultório.

Desse modo, se você tem um estabelecimento especializado em exames demissionais, com uma alta procura, pode ser que você precise de implantar uma ferramenta de alta escala, para atender todos os fluxos de clientes e pacientes.

Execução

Após o planejamento, chegou a hora de colocar a mão na massa.

A fase de execução é justamente isso: a implementação do planejamento e da estratégia de automação de marketing, incluindo o uso de softwares e sistemas tecnológicos.

De fato, uma das automações mais comuns refere-se ao envio de e-mails. Com ela, você pode criar uma mensagem personalizada para o usuário que se mostra interessado no serviço de locação de utensílios para eventos, por exemplo.

Além disso, você pode aplicar tags para a sinalização de cada um dos leads, de acordo com a fase da jornada de compra em que eles estão. Ou seja, se um cliente já conhece o produto, o conteúdo enviado é diferente do que um usuário que acabou de deixar o contato.

Resumindo é que você automatiza as mensagens conforme os interesses. Além disso, poderá ser interessante, também, desenvolver fluxos de pós-venda e indicação.

Um exemplo desse tipo de estratégia é o guia de como utilizar seu produto ou serviço, com sugestões de ecommerce, além de contar com um fluxo de roupas e acessórios que combinam com o que foi comprado anteriormente pelo cliente.

Análise

Nenhuma estratégia de marketing é completa sem a análise dos resultados.

Por meio da verificação dos dados gerados neste percurso, você pode perceber o que deu certo e o que deu errado dentro da automação e, com isso, elaborar novas campanhas.

Assim, se o envio de mensagens sobre o bloco de vidro em curitiba não teve o resultado esperado, dá para analisar o porquê disso.

Para os consultórios, vale a pena investir em um SLA entre Marketing e Vendas, para o sucesso de seus fluxos de automação.

Essa tecnologia faz a marcação de oportunidades, usando tanto o Lead Tracking quanto o Lead Scoring.

Importante ressaltar também que não é porque os fluxos trabalham automaticamente que podem ser deixados sem supervisão.

A análise é extremamente necessária para a produtividade e refinamento de todo o processo.

Otimização

Por fim, a otimização refere-se justamente a aplicação de novas estratégias, após a análise dos resultados.

Por conta disso, muitas vezes esses dois processos são integrados: no mesmo momento em que se analisa, já se faz as considerações para melhorias.

Conclusão

Hoje em dia, não dá para ignorar o avanço e a predominância da tecnologia em nossas vidas.

Isso se reflete não só em operações e fluxos de trabalho, mas em todos os processos de gerenciamento, divulgação e vendas, como é o caso da automação de marketing.

Diante disso, é necessário pensar em maneiras de incluir a tecnologia como parte do planejamento de marketing, identificando em quais setores, departamentos e processos ela pode atuar, oferecendo um desempenho significativamente melhor.

O ideal é saber como aplicar a automação de marketing e, diante disso, procurar uma ajuda especializada, como uma agência, consultoria, ou empresa do ramo, para obter resultados ainda mais positivos para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.