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Benchmarking: Saiba como utilizar no consultório médico

O benchmarking é um método que envolve analisar estrategicamente as ações e medidas utilizadas por empresas do mesmo segmento que a instituição em questão, para que os processos sejam aprimorados.

Embora o estudo do público-alvo e a atuação online seja fundamental, nada disso funciona sozinho. Se a empresa não consegue resultados, mas outros estabelecimentos do mesmo setor obtém sucesso, é interessante observar quais são os diferenciais adotados por eles.

Por isso, para alcançar retornos positivos, de acordo com os objetivos que a equipe responsável pela ação de marketing digital estabeleceu, são utilizadas as técnicas de benchmarking.

Esse tipo de ação traz diversos benefícios para os negócios, como:

  • Melhoria nos processos internos;
  • Maior destaque para a marca;
  • Maior alcance de público;
  • Melhores resultados;
  • Aumento de vendas.

É importante ressaltar que esse método pode ser usado de forma eficaz para os negócios de diversos setores, inclusive aplicando em campanhas de marketing específicas, como em uma clínica de tratamento de flacidez abdominal.

Se você deseja se aprofundar ainda mais no assunto benchmarking, continue a leitura!

O que é benchmarking?

O benchmarking é uma expressão que, em português, significa “ponto de referência”.

Trata-se do processo de pesquisa realizado por uma empresa para avaliar o desempenho de seus procedimentos, serviços e produtos em relação aos outros negócios do mesmo setor.

Os dados coletados nessa avaliação envolvem as métricas das campanhas e servem como um benchmark (referência) para o estabelecimento direcionar seus esforços e saber como fazer marketing de conteúdo adequado.

Uma forma de aplicar essa estratégia no seu negócio é utilizando a ferramenta RD Station.

RD Station: automatizando o marketing

O RD Station é um software especializado em automação de marketing que torna o processo profissional, ágil, dinâmico e eficiente. Além disso, essa ferramenta possui recursos para realizar a gestão da campanha com ações como:

  • Gestão de mídias sociais;
  • Gestão da base de dados
  • Lead scoring;
  • Lead tracking.

Esses recursos são muito utilizados por uma agência de marketing, principalmente ao trabalhar com Inbound Marketing. Por isso, essa se torna uma boa alternativa para o benchmarking.

Como aplicar o benchmarking em um consultório médico

Essa estratégia pode ser usada de forma eficaz em um consultório médico para melhorar seu rendimento e obter bons resultados. Para conseguir esse feito, é interessante conhecer algumas aplicações dessa estratégia e conferir dicas para utilizá-la.

1 – Competitivo

Quando o consultório médico trabalhar com o benchmarking do tipo competitivo, pode utilizar resultados dos seus concorrentes como parâmetro de referência. É o caso das clínicas de emagrecimento que avaliam outras clínicas do mesmo ramo.

Se outra empresa atuando na mesma área consegue vender mais serviços com seus pacientes, é importante saber o que ela está fazendo de diferente, como é sua campanha, onde realiza seus anúncios, como é seu site, entre outros.

Lembrando que contratar uma agência de marketing digital profissional pode ser fundamental para orientar esse direcionamento.

2 – Genérico

Já o benchmarking genérico não exige que o consultório compare o desempenho entre clínicas que atuam no mesmo setor.

Mas essa categoria avalia processos semelhantes para identificar pontos de melhoria.

É o caso de quem realiza atendimento médico ao domicílio, por exemplo. Esse profissional pode comparar o resultado de outros médicos que consultam os pacientes em sua residência, independente da especialidade clínica, para aprimorar seu atendimento.

3 – Cooperação

Esse tipo de benchmarking funciona quando duas clínicas estabelecem uma parceria para trocar experiência de cases de sucesso em relação a áreas diferentes.

Nesse caso, podem ser utilizadas captação de clientes e gestão financeira, por exemplo.

4 – Interno

Uma clínica de acupuntura pode utilizar o benchmarking do tipo interno para avaliar os diferentes níveis de produtividade e quais resultados os atendimentos oferecidos por esse setor consegue obter, por exemplo. Trata-se da análise interna daquele empreendimento.

Ou seja, é o estudo do funcionamento de um mesmo segmento, para aplicar em melhorias da empresa.

5 – Funcional

O tipo funcional avalia as etapas aplicadas nos empreendimentos, seja qual for o setor e a semelhança com a empresa em questão.

Logo, o consultório médico pode usar essa forma de benchmarking para aprimorar sua gestão financeira.

O benchmarketing e o marketing digital

O benchmarking se relaciona diretamente com o marketing digital, uma vez que, atualmente, as campanhas são online, principalmente as de sucesso.

Ao implementar uma estratégia que deu certo, é preciso trabalhar com uma agência profissional e ter presença na internet.

O retorno positivo está em atuar próximo do público consumidor, ou seja, no ambiente digital, local com grande potencial de negócios para as empresas. É aí que está a principal possibilidade do benchmarking: nas campanhas online.

Os resultados de uma campanha bem aplicada são ótimos, uma vez que a clínica médica consegue se destacar, alcançar mais pacientes e aumentar seus lucros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.