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Blogs para médicos: As vantagens da atração pelo o conteúdo

Blogs para médicos são capazes de atrair mais visitantes para o seu site, ao mesmo tempo em que ajuda a aumentar a conversão de leads (potenciais clientes) e melhorar a imagem profissional no mercado.

Por conta disso, essas plataformas são fundamentais em grande parte das estratégias de Inbound Marketing, sendo a primeira recomendação para as clínicas médicas que desejam investir na autoridade de seus domínios.

]No artigo de hoje, conheça mais sobre as vantagens de ter um conteúdo rico para os seus clientes e veja dicas de como usar o seu blog para clínica médica. Acompanhe a leitura!

O que é um blog?

De modo geral, um blog nada mais é que uma espécie de diário, onde é possível compartilhar informações de todos os tipos e formatos, incluindo artigos, vídeos, imagens, fotografias, entre outros.

Atualmente, gerar conteúdo para blog é uma das principais técnicas de marketing digital, muito por conta do próprio perfil dos consumidores, interessados não somente em propagandas invasivas, mas em materiais ricos a respeito de um assunto.

Empresas que postam diariamente nos blogs alcançam até 5 vezes mais tráfego orgânico do que aquelas que postam semanalmente ou menos do que isso.

Ou seja, é importante manter a atualização frequente para conquistar ainda mais visitantes.

A maioria dos planejamentos realizados por uma agência de marketing digital já inclui a postagem diária nos blogs como parte da estratégia. No entanto, a frequência de publicação irá depender muito no nicho de atuação e dos objetivos de cada negócio.

Por que usar blogs na área da saúde?

Uma pesquisa recente do Think with Google mostrou um aumento significativo nas buscas por informações sobre o ramo da saúde.

De acordo com dados do próprio Google, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar e, por conta disso, houve um crescimento de mais de 50% das pesquisas na área, entre 2015 e 2017. A busca pelo termo “saudável” aumentou 55%, desde 2012.

Muito além de uma dieta semanal para emagrecer, as pessoas também pesquisam por outros assuntos da vida saudável, como o trabalho de médicos especializados.

Fora isso, se há alguma dúvida sobre doenças ou sintomas, o Google é o primeiro a ser procurado.

Por conta disso, os blogs para clínicas médicas são responsáveis por informar os leitores a respeito de temas na área da saúde, orientando sobre doenças e os melhores profissionais para atendimento.

Dessa forma, os usuários passam a ter mais confiança na sua clínica, ainda mais quando ela realmente traz assuntos pertinentes, como dicas de produtos naturais para emagrecer rápido, recomendações médicas e orienta o melhor profissional.

Claro que nenhuma informação obtida na internet irá substituir uma consulta médica, mas pode ajudar a esclarecer o leitor aflito, além de sugerir uma clínica que ofereça o atendimento devido, de acordo com o problema.

Quer dizer que um blog médico, além de informar as pessoas sobre assuntos relativos ao bem-estar e saúde, também faz a ponte necessária para reverter a busca em uma possível consulta.

Sendo assim, mais do que conteúdo, os blogs devem trazer dados pertinentes à clínica (endereço, telefone, e-mail, entre outros).

Não somente em relação às clínicas, os blogs também ajudam a encontrar o médico ao domicílio certo e, por isso, é recomendado para profissionais autônomos que trabalham na área da saúde.

Quais as principais vantagens de um blog?

Devido a esse cenário, tem havido aumento no número de blogs para clínicas médicas nos últimos anos. Mas quais as verdadeiras vantagens desses canais de comunicação? Abaixo, confira algumas delas.

1 – Maior tráfego orgânico

Os blogs são espaços perfeitos para a aplicação do SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca, um conjunto de técnicas que melhora a classificação da sua página nos sites de pesquisa, como o Google.

Quando essas ações são aplicadas da maneira certa, o algoritmo do Google reconhece que o seu site é confiável e, assim, passa a classificá-lo cada vez mais no topo da página.

Como consequência, é possível aumentar consideravelmente o tráfego orgânico do blog.

Em geral, um projeto completo de marketing digital inclui a produção de conteúdo otimizado para SEO. Afinal de contas, aparecer no topo do Google é um dos maiores desejos das clínicas que investem em blogs.

2 – Atração de leads qualificados

Cerca de 93% dos processos de decisão de compra começam com uma busca online no Google, com a consulta de blogs e sites.

Isso quer dizer que essas plataformas são capazes de atrair leads (potenciais clientes) qualificados, ou seja, que já têm interesse em um determinado produto ou serviço.

Por exemplo, quando alguém digita “bota imobilizadora substitui o gesso”, a pessoa está fazendo uma busca bastante específica.

Assim, ela irá se deparar com conteúdos informativos do assunto, bem como sites especializados na venda do produto ou consultas com especialistas (ortopedistas).

Dessa forma, o processo de decisão é muito mais simples e eficiente, colaborando para aumentar o reconhecimento da sua clínica.

3 – Aumento da credibilidade

Certamente quando alguém pesquisa por algo e encontra o seu blog entre os primeiros resultados de pesquisa, isso traz credibilidade ao seu negócio.

Por exemplo, ao pesquisar sobre entrega de remédio, o usuário irá sentir mais confiança ao verificar o conteúdo das primeiras páginas, pois ele também confia no algoritmo do Google, além de compreender que a sua clínica é especializada no assunto.

Quanto maior é a credibilidade, maior é o reconhecimento da sua empresa e, como consequência, há um significativo aumento no número de visitantes e leads.

4 – Informações sempre disponíveis

Os blogs permitem que pessoas em qualquer lugar do mundo possam acessar as informações da sua clínica médica, basta ter acesso à internet.

Ou seja, diferentemente de um banner informativo, os dados da empresa permanecem sempre lá, disponíveis para a consulta de quem quiser encontrar uma clínica.

Por esse motivo, vale a pena manter as informações sempre atualizadas, especialmente:

  • Endereço e telefone;
  • Contato de e-mail e redes sociais;
  • Horário de atendimento;
  • Equipe médica;
  • Entre outros.

Em geral, os blogs aparecem em uma sessão dentro do site institucional das clínicas médicas. Assim, as informações não se perdem.

5 – Diferencial competitivo

Embora todas as vantagens dos blogs, esses canais ainda são muito recentes na área da saúde. Inúmeros laboratórios, clínicas e profissionais não possuem uma página otimizada para a atração de pacientes.

Por conta disso, as clínicas médicas que têm blog possuem um diferencial competitivo e estão à frente no mercado.

Como eu distribuo o conteúdo do blog com a RD Station?

A RD Station é um software completo para automação de marketing digital, ajudando na produção de conteúdo relevante para clínicas médicas.

O programa conta com várias funcionalidades, entre elas, a capacidade de funcionar como uma espécie de agenda personalizada com nome, gravando todos os dados do público-alvo e características dos leads, para a entrega de conteúdo personalizado.

Além do mais, o software da RD Station possui um recurso especialmente voltado para elaboração de um cronograma de postagem para redes sociais, destacando datas específicas e ocasiões comemorativas para a área da saúde.

Além disso, a RD Station também oferece relatórios de desempenho de cada uma das campanhas, verificando a eficácia do SEO, bem como demais estratégias de conversão.

Todas essas funcionalidades ajudam a perceber o que realmente a audiência espera do seu blog médico.

Afinal de contas, uma das preferências do público pode ser a tradução de rótulos em inglês das medicações, mas isso só pode ser comprovado após a análise minuciosa dos relatórios de performance.

Vale dizer que criar um blog não é tão simples quanto parece. Além da produção de conteúdo, é necessário desenvolver um layout agradável, proporcionar uma boa navegabilidade em dispositivos móveis, entre outras recomendações.

Por conta disso, o ideal é contratar uma agência de marketing especializada, para aproveitar ao máximo de todas as vantagens dos blogs.

Conclusão

O marketing digital é extremamente amplo, com uma série de estratégias capazes de aumentar o número de visitantes, converter leads e, ainda, melhorar a reputação das empresas no mercado.

No caso das clínicas médicas, o foco maior está na produção de conteúdo relevante, por isso, os blogs surgem como um diferencial para quem quer se destacar, educar o público e, além disso, melhorar as taxas de conversão.

De acordo com estudos em marketing, após 51 posts publicados, os blogs podem dobrar o tráfego e, depois de 100 artigos, o crescimento é 4,5 vezes maior.

Ou seja, as vantagens são muito nítidas. Mas, para não errar na hora do investimento, procure uma agência de marketing digital especializada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.