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Chatbot: saiba o que é e como usar na sua clinica

A revolução digital já chegou para todos, inclusive para a área médica. Não é à toa que o chatbot para clínicas está cada vez mais em alta, sendo uma solução de atendimento e marketing para vários estabelecimentos.

Aliás, a questão do atendimento sempre gerou muitos embates na área médica. Mesmo em um corpo clínico altamente qualificado, alguns clientes reclamam dos métodos de abordagem, recepção e acompanhamento.

No artigo de hoje, saiba o que é e como usar um chatbot na sua clínica, além das principais vantagens desse software. Acompanhe a leitura!

O que é um chatbot?

O chatbot nada mais é que um software inteligente, usado para simular conversas reais.

Atualmente, essa tecnologia é muito usada em planejamento de ação de marketing digital, uma vez que ela é capaz de oferecer informações valiosas aos usuários, de forma rápida e dinâmica.

Para manter esse diálogo, o chatbot é pré-programado, oferecendo respostas automáticas. Em alguns casos, o software conta com conceitos de machine learning, que tornam os atendimento personalizados, não somente usando textos-padrão.

Apesar de muitas plataformas já contarem com chatbots como parte de suas funcionalidades, como é o caso das redes sociais, é recomendável contratar uma agência digital para aplicar a ferramenta na sua clínica.

Isso porque é possível adaptar o chatbot, conforme o site do seu estabelecimento, o tipo de serviço prestado e as dúvidas mais comuns do usuário. Assim, o atendimento é muito mais assertivo, contribuindo para a satisfação dos pacientes.

Quais são as vantagens do chatbot?

Uma das principais vantagens do chatbot é oferecer atendimento 24 horas, nos 7 dias da semana.

Assim, mesmo fora dos horários comerciais, os seus pacientes não ficam sem resposta e não se sentem ignorados. Com isso, há maiores chances de fechar uma consulta.

Além do mais, os chatbots podem oferecer informações relevantes aos interessados. Por exemplo, os horários para coleta de amostras para check up geral, funcionamento da clínica, se é necessário levar alguma documentação, entre outros conteúdos.

Entre outras vantagens do chatbot, destacam-se:

  • Aumento da qualidade do atendimento;
  • Maior produtividade para os funcionários da recepção;
  • Coleta de dados sobre o paciente;
  • Maior economia com recursos de atendimento;
  • Melhor orientação dos serviços de recepção.

Importante dizer que, ao optar por um sistema de automação de marketing para aplicar o chatbot, como o RD Station, é possível ter dados relevantes sobre os clientes.

Isso contribui para gerar conteúdo para blog mais direcionado, o que é fundamental para as iniciativas de marketing.

Mas, por que devo ter um chatbot para minha clínica?

Lembra que falamos que o problema de atendimento é muito recorrente em clínicas e consultórios? Muito disso deve-se a grande quantidade de trabalho das recepcionistas, bem como a falta de treinamento dos colaboradores.

Porém, com um chatbot para o seu estabelecimento, isso não acontece. As respostas passam a ser automáticas, garantindo que nenhum cliente deixe de ser atendido.

Assim, caso alguém tenha dúvidas sobre o procedimento de harmonização facial definitiva, o chatbot pode ser programado para sanar os principais questionamentos.

Assim, o atendimento só é repassado para as recepcionistas quando a negociação já está avançada.

Além de diminuir a insatisfação dos pacientes, os chatbots contribuem com o aumento no número de consultas. Em alguns casos, é possível vincular o software diretamente com a agenda da clínica, o que facilita o agendamento dos serviços.

Vale dizer que o chatbot para clínicas também pode ser usado como parte da estratégia de marketing digital, enviando conteúdos para os leads, como um e-book de plano alimentar para emagrecer.

Novamente, ressaltamos que você deve contratar uma agência especializada para desenvolver o chatbot para a sua clínica, visto que além do atendimento, esse software deve seguir algumas particularidades da área médica.

Aliás, caso você utilize o chatbot para iniciativas de marketing, é preciso ter cuidado, pois a divulgação de serviços médicos, mesmo em um simples banner horizontal, deve seguir as especificações do CFM (Conselho Federal de Medicina) e o Código de Ética.

Conclusão

O que achou do chatbot para a sua clínica? De fato, essa ferramenta pode facilitar muito o atendimento e as iniciativas de marketing, mas é fundamental contar com o trabalho de um sistema especializado.

Com o uso do RD Station em conjunto com a Zenvia e outros canais de chatbot, você irá encontrar diversas possibilidades de automatizar suas estratégias, bem como o chatbot para a sua clínica. Assim, será fácil aprimorar o seu atendimento e surpreender seus pacientes!

Esse texto foi originalmente desenvolvido em co-marketing pela Dgtalmente.7 e pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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