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Como gerar leads através das redes do seu consultório

Trabalhar uma boa geração de leads em todas as redes, é uma ótima forma de obter clientes para empresas, ainda mais aquelas onde a venda do produto ou serviço segue um fluxo altamente denso, onde cada parte de convencimento e contato próximo é importante.

No caso de consultórios médicos, por exemplo, essa é uma atividade ainda mais necessária, assim como o marketing médico digital.

Visto que, diferente de outras épocas, os clientes ideais preferem fechar um serviço assim que entendem que este poderá trazer algo de interessante para eles.

Por isso, trabalhar os canais de comunicação desses consultórios para captar leads, os conhecidos clientes interessados em uma ação de compra, é essencial para a movimentação do negócio, e ainda melhor para o entendimento de seu público.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre a importância do marketing digital médico, sabendo porque ele é considerado essencial para o setor, e de que forma é possível transformar as redes sociais em uma máquina de geração de leads.

A importância do marketing para consultórios médicos

Trabalhar uma boa comunicação para setores da saúde, como consultórios médicos, é essencial nos dias de hoje, onde um grande público está tendo contato com informações vindas das redes sociais, o que influencia a escolha de compra desses consumidores.

Em primeiro lugar, é preciso entender que o marketing para a área da saúde se difere daquele de outros setores, justamente pela maneira na qual se comunica uma venda.

Afinal, diferente de um produto, consultas são serviços, e tem ao seu lado a essencialidade.

Por exemplo, diferente de uma loja de autopeças, onde o certo é criar uma vontade e certa atração por produtos, um consultório especializado em harmonização facial sem agulhas permite um maior mergulho no assunto, para que o futuro cliente consiga entender de fato.

É possível trazer conversas sobre o serviço que é oferecido, mas sem superficialidade, agregando o máximo de informações que fazem com que o usuário online entenda de que maneira essa pode ser uma boa mudança em sua vida, trazendo algo importante.

No caso de um consultório de nutricionista esportivo, por exemplo, uma venda de um serviço pode ocorrer por meio de conteúdos que tragam as vantagens que atletas têm em investir nesse atendimento, algo que impacta suas carreiras e além disso.

De certa forma, além de ser algo que traz uma sensação de interesse, que mexe com a percepção de cuidados consigo, como no caso de uma clínica de rejuvenescimento do rosto, que trata de questões estéticas, saúde é sempre algo essencial.

E colocar em pauta a urgência, por meio de conversas e materiais de alta qualidade, que agreguem mas ao mesmo tempo tragam uma sensação de necessidade plena, são as principais formas de obter leads, os clientes que devem ser nutridos.

A nutrição em pauta deve acontecer justamente para que o cliente seja educado, orientado e colocado a par daquilo que necessita, já que uma simples promoção de um serviço não seria tão eficaz, ainda que traga a urgência da saúde e do bem estar como pauta.

Transformando redes em máquinas de geração de leads

Para que os leads de um consultório sejam obtidos e nutridos, é essencial que dentro do marketing digital para médicos sejam criadas estratégias capazes de utilizar cada uma das ferramentas digitais a favor da empresa, como no caso das redes sociais.

No entanto, para criar as formas perfeitas de obtenção de leads, é preciso aprender a gerá-los por esses lugares, seguindo um passo a passo certo para que empresas da área da saúde consigam alcançar seus objetivos e conquistar mais pacientes na era digital

Veja abaixo as cinco principais dicas para quem deseja começar a gerar leads por meio das redes sociais:

1. Conhecer bem sua persona

É importante conhecer seu público-alvo, para que toda a elaboração das estratégias de sua empresa foque no local certo para comunicação.

No entanto, é essencial saber quem é e até mesmo formar sua persona, a maneira mais próxima de achar seu cliente ideal.

A persona é de uma maneira geral, a concepção de um personagem, que agrega tudo o que o cliente ideal da sua empresa é.

Nela estão incluídas informações que vão além das informações básicas, como gênero, idade ou classe social, podem se estender à:

  • Comportamentos;
  • Escolhas políticas;
  • Profissão;
  • Objetivos pessoais;
  • Vícios e gostos.

Em mãos com essas informações, que podem ser obtidas por dados e informações das próprias redes sociais, mas também por meio de pesquisas de opinião e entrevistas com consumidores, a idealização de uma linguagem e forma de conteúdo poderá ser feita.

2. Educar a audiência em conteúdos

Para que leads sejam gerados, é essencial educar sua audiência, ou seja, aquela que segue a página do seu consultório nas redes sociais, como no caso de um médico ao domicílio que costuma conversar com seu público por meio de postagens.

Esses conteúdos devem apresentar informações relevantes sobre o serviço que é oferecido, impactando esse público com dados que possam incentivá-los a investirem em um profissional de saúde, e que também os incentiva a entender mais sobre o assunto.

Por meio de ferramentas adequadas, como serviços de automação de conteúdos, como no caso do RD Station, é possível não apenas produzir conteúdos, mas obter informações de feedback sobre cada produção, o que incentiva o entendimento por completo.

3. Ofertar informações e materiais relevantes

Uma boa opção dentro das redes sociais é oferecer materiais ou até mesmo conteúdos em outras redes ou ferramentas na internet, como o site de um consultório de estética voltado à tratamento flacidez barriga, que divulga e-books com informações relevantes.

Dessa maneira, e por meio das redes sociais, é possível fazer com que consumidores em potencial se desloquem até um site e assim compartilhem dados para que se transformem em leads, aumentando ainda mais a base que a empresa possui.

4. Promover eventos e encontros virtuais

As redes são lugares ideais para a promoção de eventos e encontros com as temáticas que uma empresa da área da saúde pretende divulgar, já que suas ferramentas propiciam a obtenção de dados e até mesmo o redirecionamento para páginas de formulários.

Por exemplo, uma clínica especializada em dieta simples para emagrecer pode promover um webinar com profissionais conhecidos na área da saúde, para falar sobre desmistificações relacionadas à cozinha tradicional e caseira.

Por meio desse evento, é possível obter pessoas interessadas, que compartilham dados para cadastrar seus e-mails e serem avisadas sobre os encontros, ou até mesmo em um direcionamento para a página onde o evento vai acontecer.

5. Entenda e utilize cada ferramenta das redes

É importante saber e utilizar cada ferramenta das redes sociais ao planejar uma obtenção de leads.

Visto que, cada uma pode contribuir não apenas com um tipo de conteúdo a ser compartilhado, mas também na captação de informações de clientes.

Um bom exemplo disso é uma empresa de manutenção em hospitais, que utiliza seus canais de comunicação para perguntar se clientes em potencial gostariam de receber materiais sobre seus serviços, algo que pode ser feito por ferramentas de automação.

Os impactos dessa estratégia

Os impactos dessa estratégia de utilização das redes sociais como geração de leads podem ser essenciais para o crescimento da empresa.

Visto que, potencializam a entrada de mais clientes, cada vez mais atraídos pelos serviços de saúde desses consultórios.

Diretamente esse aumento de clientes proporciona um grande impacto com a empresa em um sentido de mercado, já que outras passarão a olhar para ela como um exemplo de comunicação médica, especializada em atrair novos consumidores.

Existe aí, então, uma fidelização evidente de pacientes, que não apenas preferem aquele serviço por entenderem da necessidade deles em suas vidas, mas também apoiam uma produção de conteúdo que agrega informações importantes para eles.

E para as empresas, a geração de leads por meio das redes sociais, traz um maior conhecimento sobre seus próprios serviços e a forma como se comunica online, visto que ferramentas de automação e outros dados ampliam o conhecimento sobre o cliente.

Por exemplo, um imobiliária poderá entender se um cliente poderá ficar mais satisfeito com um aluguel de espaço comercial em uma região mais central, já que grande parte do público mora naquele determinado lugar.

Considerações finais

Os leads são essenciais para empresas que trabalham com serviços, pois possibilitam uma conversa mais próxima e uma produção de conteúdo interessante e rico, que auxilia o possível cliente na decisão sobre a escolha de uma consulta, por exemplo.

Assim, vemos que consultórios que sabem gerar esses potenciais clientes por meio das redes sociais conseguem ter ainda mais vantagens, visto que têm em mãos informações importantes não apenas para a venda, mas para uma melhor estruturação do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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