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Marketing Médico: Como produzir conteúdo de topo de funil

O topo de funil é a primeira etapa do funil de vendas, uma importante estratégia dentro do marketing digital e usado por empresas dos mais variados tipos, inclusive, por consultórios médicos.

A adoção de estratégias de marketing digital pelos profissionais da medicina é uma prática que tem crescido muito. Hospitais, clínicas, consultórios e profissionais de diversas especialidades entenderam a importância dele para seus negócios.

O melhor de tudo é que, mesmo contratando uma agência de marketing, os investimentos podem começar bem baixos e irem acompanhando o consultório, conforme ele cresce.

Ao fazer por conta própria, o primeiro passo é conhecer as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM) para não infringir os seus limites. Assim, é possível identificar as melhores estratégias para o seu consultório.

Uma delas é o funil de vendas, que demonstra em qual etapa da compra está o futuro paciente. Por meio dele, os negócios sabem quais os melhores conteúdos para essas pessoas, para que elas finalmente comprem o produto ou serviço.

Para a área médica, ele é perfeitamente adaptável e, por esse motivo, neste artigo, vamos explicar o conceito de funil de vendas, o que é o topo do funil, conteúdos que podem ser produzidos para ele e os resultados esperados. Acompanhe!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia também conhecida como pipeline, que mostra a jornada do cliente (no caso da medicina, dos pacientes), desde o primeiro contato dele com a clínica até a concretização da venda.

Podemos dizer, então, que ele representa todo o caminho que determinado paciente que deseja fazer harmonização facial homem vai percorrer até fazer a compra.

Por meio do funil, a empresa vai conduzir e acompanhar seu lead, a partir do momento em que ele conhece a solução oferecida. Ele é dividido em três etapas, sendo:

1 – Topo de funil

Resume-se em aprendizado e descoberta. Aqui, o visitante está criando consciência de seu problema ou necessidade.

Ele até mesmo desconhecia o serviço que a clínica oferecia, mas após ter contato com o site ou blog dela, ele começa a descobrir que possui uma necessidade.

2 – Meio do funil

Na segunda etapa, o lead já reconheceu que tem um problema, pois já leu bastante sobre o assunto e agora sabe de sua demanda. Nesta etapa, a empresa ou médico especialista glaucoma já está lidando com um lead, porque este está considerando uma solução.

3 – Fundo do funil

É considerado o momento de decisão de compra, uma vez que o lead já sabe que tem um problema que não consegue resolver sozinho, por isso, ele precisa comprar um produto ou serviço que solucione esse problema.

Só que ele vai pesquisar várias possibilidades antes de se decidir pela empresa.

Topo do funil e seus conteúdos

O foco deste artigo é o topo do funil, então, vamos explicar um pouco mais sobre ele e, em seguida, dar dicas de conteúdos que podem ser usados nessa etapa pela área médica.

Até aqui, você já entendeu que no topo do funil estão os visitantes de um site que ainda não podem ser considerados leads, pois são pessoas que ainda não tomando consciência de seu problema ou necessidade.

Uma mulher que acabou de saber que está grávida pela primeira vez, por exemplo, vai começar a descobrir várias necessidades, como as idas regulares ao ginecologista, compra do enxoval, bolsa maternidade listrada, dentre outros.

Estamos falando de pessoas que desconheciam determinada demanda, mas ao ter contato com uma marca, ela descobre alguma coisa que não tem, mas que precisa.

No topo do funil, o médico precisa se colocar como especialista, criando conteúdos que ajudem o visitante a diagnosticar o seu problema e compreendê-lo completamente.

Quando os materiais produzidos são inteligentes e têm relevância, toda vez que essa pessoa precisar esclarecer uma dúvida, ela vai procurar o site desse médico.

Ela ainda não é alguém que tem potencial para se tornar cliente daquela clínica que faz limpeza de pele profunda com extração de cravos e espinhas.

Trata-se de uma pessoa que chegou o site do consultório de alguma maneira, mas você ainda não tem nenhuma informação sobre ela.

O propósito no topo do funil é educá-la, e isso será feito por meio da produção de conteúdos, como:

  • Posts;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Newsletter;
  • Entre outros.

A seguir, vamos mostrar cada um deles para que você possa entender de maneira mais clara.

1 – Posts de blog

Antes de continuar, é importante que você entenda que o blog é fundamental para que o funil de vendas da sua clínica funcione.

Geralmente, é por meio dele que as pessoas têm seu primeiro contato com o tema de suas necessidades, podendo ele se tornar a solução de sua demanda.

Independentemente do assunto que será abordado, como a importância do cortador de unha bebê, o texto deve ser de fácil acesso e as informações presentes nele devem despertar a curiosidade do leitor sobre o tema.

2 – Infográficos

Os infográficos são ótimas ferramentas para aquisição de tráfego, uma vez que conseguem transmitir informações de maneira rápida e objetiva.

O médico pode falar sobre determinado assunto usando formatos diferentes, como listas e dados, que ajudam a compor um excelente infográfico para os visitantes.

No entanto, antes de publicá-lo, é importante se certificar de que as informações ficaram sucintas e de acordo com o formato visual adotado.

3 – Podcasts

Os podcasts são conteúdos que assumem formato de áudio, sendo possível abordar qualquer tipo de pauta, como a aplicação de argila verde no cabelo e suas vantagens.

Também uma excelente estratégia para atrair tráfego, uma vez que o seu visitante pode ouvir o conteúdo enquanto realiza outras atividades.

Em vista de um dia a dia tão corrido para as pessoas, investir em podcasts é a melhor maneira de prender a atenção delas e permitir que tenha acesso aos materiais produzidos pela clínica.

4 – Envio de Newsletters

A newsletter é um material enviado para a base de contatos por e-mail, permitindo que as pessoas se mantenham informadas sobre determinado assunto.

Um consultório odontológico, por exemplo, pode enviar pela newsletter as principais tendências de seu ramo, como braquete porcelana.

É uma maneira de manter uma comunicação direta e periódica com o paciente, enviando para ele conteúdos específicos e de acordo com os seus interesses.

Lembre-se de que é fundamental manter os seus visitantes interessados porque, quanto maior o interesse, mais rápido ele vai avançar pelo funil.

5 – Postagem em mídias sociais

A principal ideia do topo do funil é atrair mais visitantes para o site do consultório, ou seja, aumentar o seu tráfego.

Nessa parte, as redes sociais como Facebook e Instagram, entre outras, são ótimas para despertar a curiosidade das pessoas sobre qualquer assunto, como a importância do uso da pulseira de identificação hospitalar.

Para tornar as postagens ainda mais atraentes, a clínica pode usar gifs e outros recursos oferecidos pelas próprias plataformas para chamar a atenção dos seguidores.

Resultados esperados

Quando um profissional da saúde ou empresas em geral trabalha com o topo do funil de vendas, ele esperar obter alguns resultados, dentre eles:

  • Aumentar o tráfego;
  • Chamar a atenção de potenciais clientes;
  • Melhorar a autoridade;
  • Gerar oportunidades.

Contudo, nem sempre alcançar esses resultados é fácil, pois todo trabalho envolvido, como gerar conteúdo para blog, depende de conhecimentos aprofundados acerca do assunto.

É por isso que o ideal é que os profissionais da saúde contem com uma agência especializada em marketing digital, para colocar suas estratégias em prática.

Elas contam com as melhores ações, de acordo com a realidade e necessidade de cada clínica e usando ferramentas importantes, como a RD Station.

Contar com o profissionalismo dessas agências também permite que o médico se dedique ao que realmente importa: a saúde de seus pacientes.

Tudo isso sem perder o foco nas estratégias e qualidade de cada ação de marketing digital. Assim, a clínica ou consultório, e até mesmo hospitais, conseguem atrair para seu site um número maior de visitantes.

Esses futuros pacientes vão consumir materiais de qualidade que esclareçam as suas dúvidas e as façam enxergar o profissional da saúde como autoridade naquilo que faz.

Conclusão

O marketing digital é essencial para qualquer tipo de empresa ou profissional que queira se destacar no mercado e conquistar novos públicos.

As pessoas estão sempre conectadas e recorrem à internet para esclarecer suas dúvidas relacionadas ao mais diferentes assuntos. Principalmente na área médica, onde o número de pesquisas no Google bate recordes.

Por meio de estratégias bem elaboradas como o funil de vendas, clínicas, consultórios, médicos e hospitais das mais variadas especialidades atraem para si pessoas que têm chance de se tornarem pacientes fidelizados.

Com as dicas de conteúdo para topo de funil que passamos aqui, você consegue fazer com que mais pessoas cheguem ao seu site e descubram que podem contar com o seu profissionalismo para resolverem seus problemas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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