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Inbound Marketing: Saiba como aplicar em sua clínica médica

Se você atua na área da saúde e reconhece que o marketing digital pode ser importante para trazer mais clientes para o seu consultório, saber o que é o Inbound Marketing e quais são as suas estratégias é essencial para o sucesso da sua divulgação.

Com a necessidade de ter mais visibilidade para ser encontrado virtualmente pelo público, é cada vez mais comum que médicos e clínicas invistam nas ações de marketing para atrair pacientes e ter uma melhora no faturamento do consultório.

Existem vários elementos que devem ser considerados para a realização de uma ação de marketing digital, principalmente na área de medicina, onde já existe uma regulamentação para a publicidade médica, definida pelo o CFM (Conselho Federal de Medicina).

Por isso, saber quais pontos podem ser abordados e utilizados nas campanhas de divulgação de um consultório é fundamental para promover o seu trabalho seguindo uma postura ética e profissional.

O cenário é diferente para uma loja especializada na venda de espirometro portatil, por exemplo, que possui uma maior flexibilidade para escolher as suas maneiras de anunciar o produto na internet.

De qualquer modo, saber como aplicar estratégias de Inbound Marketing para promover os seus serviços médicos pode ser um bom caminho para atrair mais clientes.

Por isso, se você tem dúvidas sobre como organizar as frentes de atuação para promover a uma clínica na internet, siga na leitura deste artigo e saiba como utilizar o Inbound a favor do seu negócio.

O que é Inbound Marketing?

Muitas vezes, quando uma autoescola precisa preencher os horários da agenda dos seus instrutores, ela pode apostar na criação e divulgação de um pacote de aulas de volante, estimulando que mais pessoas adquiram esse serviço.

Isso pode ser feito de diversas maneiras: investindo em panfletagens, anunciando em revistas, criando anúncios virtuais ou apostando em estratégias de Inbound Marketing.

Mas o que é o Inbound, que também é chamado de “Marketing de Atração”? Ele se trata de uma forma de comunicação com o público que ocorre por meio de conteúdos relevantes, onde os leitores certamente encontrarão o valor dos seus serviços.

Ele se baseia em quatro pontos principais:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Do mesmo modo que para vender uma placa de forro mineral 60×60 pode ser importante investir em estratégias para atrair clientes, uma clínica médica deve se dedicar na produção de conteúdos de qualidade, que sirvam como um meio de conquistar pacientes.

Nesse sentido, conhecer as etapas mencionadas acima pode ajudar o seu consultório a ter maior domínio sobre esse tipo de estratégia e conseguir maior visibilidade na internet.

1. Inbound Marketing para atrair

Quando uma potencial paciente de uma clínica de estética deseja fazer um procedimento para melhorar a sua aparência, ela pode recorrer aos buscadores para saber quais são os mais aplicados e indicados no momento.

Assim, ela pode encontrar um artigo que fale sobre criolipolise no braço postado no blog dessa clínica. Ao coletar informações que chamem a sua atenção, a visitante vai se interessar em conhecer melhor o estabelecimento.

Sendo assim, é possível dizer que o Inbound pode ser utilizado como uma estratégia para aumento de tráfego, e deverá ser utilizado para que o cliente passe para a próxima etapa.

2. Inbound Marketing para converter

Um conteúdo bem elaborado, seja nas mídias sociais ou no seu site, pode ser de grande auxílio para converter os visitantes em leads, possibilitando que a clínica consiga uma lista de potenciais pacientes e possa trabalhar com eles para tê-los como clientes.

Para isso, ao gerar conteúdo para redes sociais ou para para a página da clínica, é importante disponibilizar um campo onde o visitante pode se inscrever para receber mais novidades sobre um tema específico.

Dessa forma, ele se converte em lead por meio do Inbound Marketing, com conteúdos elaborados justamente para essa finalidade.

3. Inbound Marketing para vender

Uma das maneiras mais práticas para “alimentar” o lead com bons conteúdos é apostando no envio do e-mail marketing, que pode ser ainda mais eficiente ao se contar com ferramentas de automação, como é o caso do RD Station.

Com ele, uma escola de aula de dança contemporânea, assim como uma clínica médica, pode se manter presente no dia a dia dos seus potenciais clientes, fazendo com que eles recebam informações suficientes para ganhar confiança e passar para a próxima etapa.

É nela que um cliente deseja, enfim, agendar uma consulta na sua clínica, conhecendo e desfrutando da qualidade dos seus serviços na prática.

4. Inbound Marketing para encantar

Se o cliente de um restaurante pede um vinho amarelo frances no estabelecimento, e gosta do que consumiu, certamente ele vai querer repetir o pedido posteriormente, não é mesmo?

Por isso, cabe à clínica investir em um contato pós-consulta, colhendo feedbacks e buscando entender se o paciente teve uma boa experiência no local.

Também é importante continuar oferecendo conteúdos por e-mail, redes sociais e site, já que os clientes do espaço vão continuar acompanhando as suas páginas e, tendo gostado dos serviços, certamente indicarão para os amigos e farão a divulgação em seus perfis.

Aplicando o Inbound Marketing nas estratégias da sua clínica médica

Depois de conhecer as principais estratégias de utilização do Inbound Marketing, é importante conhecer algumas dicas que facilitam a aplicação desse elemento no dia a dia do seu consultório.

1. Marketing de conteúdo no site/blog

Para que uma loja de produtos para casa e jardim consiga promover itens como uma lona grossa para telhado ou uma escada dobrável, ela pode investir no marketing de conteúdo, que se trata da elaboração de conteúdos que falem mais sobre essas mercadorias.

Com isso, o cliente conhece melhor suas características e uso ao fazer uma pesquisa na internet, o que mostra que a loja domina o seu segmento e transmite confiança para os seus clientes.

O mesmo ocorre com uma clínica médica que investe na publicação de vídeos, textos, ou e-books, que levam aos seus potenciais clientes às informações necessárias para que eles estejam a par do assunto e possam reconhecer a sua autoridade no segmento.

2. Envio de e-mail marketing

O Inbound Marketing realizado por meio do e-mail marketing também é uma ótima maneira de conquistar a atenção e a fidelização dos seus clientes com o envio de mensagens relevantes e que despertarão a atenção do público.

Essa ferramenta é importante para diversas frentes, sendo utilizada tanto para aumentar as vendas de forro de gesso para quarto, quanto para um consultório especializado em nutrição, que deseja completar a sua agenda.

É fundamental ter controle sobre a periodicidade do envio, conseguindo acompanhar métricas de abertura de e-mails ou cliques em links enviados nas suas mensagens, que podem ser acompanhadas em uma plataforma de automação, como a RD Station.

Dessa forma, é possível aprimorar cada vez mais as mensagens enviadas, de modo a conseguir maior efetividade com o Inbound via e-mail marketing.

3. Uso das redes sociais

Apostar no marketing de atração nas redes sociais da sua clínica é um modo prático e dinâmico de se manter visível para os seus pacientes, já que eles serão impactados pelas publicações da sua página constantemente.

Seja no Facebook, Instagram, YouTube ou em qualquer outra plataforma, você pode inserir também links que levem os seguidores até o seu site ou blog, para que eles acessem outros conteúdos complementares.

Isso também ajuda no aumento do tráfego da sua página, e faz com que mais pessoas conheçam o seu consultório por meio do site oficial da clínica.

Contrate uma agência de marketing

Administrar o marketing do seu estabelecimento de saúde é uma tarefa que exige dedicação e tempo, o que nem sempre é possível para os profissionais da área.

Por isso, pode ser de grande importância que você contrate os serviços de uma agência digital, que além de ter toda a expertise necessária para oferecer um trabalho de qualidade, certamente trará bons resultados para as suas ações de publicidade.

Dessa forma, não deixe de buscar opções e pedir indicações de outros profissionais que já contam com esse tipo de serviço para promover os seus estabelecimentos, tendo a tranquilidade de contratar uma agência especializada na área médica.

Considerações finais

Garantir que o seu consultório seja encontrado de modo online pelo público-alvo dos seus serviços é fundamental, principalmente em tempos onde a internet se tornou um elemento essencial para a conquista de novos clientes.

Ao mesmo tempo, é imprescindível atuar seguindo as normas impostas pelo CFM, que visam promover uma publicidade ética e coerente com a área médica.

Nesse sentido, o Inbound Marketing pode ser uma forma simples e eficaz de conquistar novos pacientes e investir no fortalecimento da sua clínica, que poderá ser reconhecida como a melhor dentro do seu ramo de especialização.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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