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Qual o melhor canal de comunicação para sua clínica?

Um canal de comunicação bem trabalhado pode ter grande importância para uma empresa na hora de manter uma relação com clientes ou até mesmo captar novos, ainda mais em um mundo tão digital, onde o consumidor tem cada vez mais opções de compra e não é diferente em uma clínica.

 

No caso da clínica médica, é ideal que esses canais sejam adotados e funcionem de maneira ideal já que, diferente de épocas passadas, pacientes entram em contato com os consultórios também pelas redes sociais ou por site, e não apenas pelo telefone.

Se reinventar então se tornou uma tarefa prioritária para as clínicas, que cada vez mais devem entender seus pacientes e estabelecer a melhor comunicação possível nos canais mais apropriados, sabendo utilizar tudo o que a internet e a tecnologia oferecem.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre a verdadeira importância dos canais de comunicação para as clínicas médicas, como um consultório de nutricionistas que receitam dieta reeducação alimentar, e de que maneira colocar em prática. Acompanhe!

A importância de canais de comunicação para a clínica

Foi-se o tempo em que para conseguir um serviço ou ir atrás de um produto desejado, os consumidores recorriam a catálogos telefônicos ou aos jornais da cidade, que apontavam as melhores opções, juntamente com indicações dadas por conhecidos e amigos.

 

Na era digital, a internet e suas criações, como as redes sociais, passaram a ter grande consideração no momento de escolha de compra e no descobrimento de novas empresas, o que levou muitas empresas a entenderem o significado da produção de conteúdo.

 

Hoje em dia vemos, claramente, que companhias como um espaço de coworking passam a investir cada vez mais em estratégias de marketing digital e comunicação no geral.

 

Isso acontece por conta dos benefícios que aparecem para a empresa, além do aumento nas vendas.

 

Um deles, visto como mais relevante, é a criação de uma relação com o consumidor, algo que deve ser constantemente trabalhado para que outras vantagens apareçam, favorecendo a empresa e sua atuação no mercado, destacando sua importância.

 

Por isso, é comum vermos essas companhias fazerem parte de inúmeros canais de comunicação, criando conteúdos e ampliando as relações que muitas vezes parecem sair das redes e do digital, e chegar de maneira natural e fortificada nas casas dos clientes.

 

Um bom exemplo é uma clínica que realiza check up básico, que ficou conhecida na cidade pelo seu longo tempo de atuação e serviços médicos que passaram a ser vistos com um excelente custo-benefício para seus clientes ao longo dos anos.

 

Mas, ainda que essa empresa seja popular e considerada tradicional, se ela não estiver onde seus pacientes estão atualmente, como as plataformas online e as redes sociais, pode não alcançar ainda mais pacientes como deseja.

 

Para isso, ela passou a investir em serviços de marketing digital médico, que fizeram um reconhecimento das necessidades da clínica e implementaram uma comunicação estruturada nos principais canais de comunicação com seu público.

 

Assim, e em pouco tempo, essa clínica passou a ter alguns ganhos, como:

 

  •  Aumento da popularidade;
  • Autoridade no setor;
  • Maior valor agregado à marca;
  • Lucratividade acima da média;
  • Novas oportunidades.  

 

Essa situação, ainda que mais voltada a um nicho específico, é comum e constante entre as companhias que investem em serviços de comunicação, já que eles possibilitam uma conexão que antes não era tão efetiva, e ainda que presencial, não era próxima.

 

Por isso, investir em uma boa comunicação e no entendimento dos melhores canais de comunicação pode ser uma salvação para muitos negócios, como uma imobiliária que aluga sala de reunião por hora ou para clínicas de saúde, que são o foco deste artigo.

Quais os melhores canais para clínicas médicas

Em um critério de atuação voltado para negócios da área da saúde, a utilização de canais de comunicação deve ser ainda mais pensada e estruturada, visto que nesse sentido o ideal é informar e alertar a necessidade dos serviços de um profissional.

 

A atuação, então, deve ser em um formato educacional, sempre mostrando a relevância da procura de um profissional ou colocando como algo positivo a procura feita para um desses serviços, como limpeza de pele profunda com extração, voltado à higiene e bem-estar.

 

Assim, podemos entender que saber exatamente onde conversar com seu público pode trazer resultados ainda maiores, impactando de diferentes formas o paciente de um consultório. Pensando nisso, veja abaixo os principais canais e suas funcionalidades:

1. Serviço de Atendimento ao Consumidor

O Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) é uma das principais ferramentas dos últimos tempos nas estratégias de comunicação, visto que é uma maneira de tirar dúvidas e solucionar problemas de clientes de maneira rápida, acessível e cada vez mais próxima.

 

Podemos ver um serviço de SAC agregado a outros canais de comunicação, como redes sociais e até mesmo no site da empresa, ainda que essa forma de contato seja ainda mais potente por meio de ligações no telefone ou celular do paciente.

 

Por meio do SAC, um cliente de harmonização facial definitiva tem um direcionamento mais focado para seus problemas, o que acontece por meio de programas ou sistemas próprios para encaminhar o consumidor para o local exato de atendimento, em tempo hábil.

2. SMS

Ainda que muitos digam que essa ferramenta pode ser considerada ultrapassada, muitas empresas ainda são atingidas com inúmeras vantagens vindas da utilização do SMS, mensagens instantâneas da clínica enviadas para os celulares de pacientes.

 

Em um contato direto como este, uma empresa de manutenção hospitalar têm uma maior conectividade com o dia a dia do paciente, avisando sobre consultas, contatos urgentes e grande possibilidades de serviços, que rapidamente são entregues aos mesmos.

3. Redes sociais

As redes sociais são as queridinhas das empresas que investem em marketing médico digital, visto que são as formas mais populares e com as oportunidades mais efetivas de relacionamento e indução à aquisição de um serviço, algo essencial para uma clínica.

 

Cada rede evidencia uma forma de comunicação, com uma linguagem específica e até mesmo públicos específicos, o que pode ser bem aproveitado pelas clínicas, dentro de suas produções de conteúdo para as ferramentas específicas desses lugares.

 

Quase sempre, dentro do trabalho de comunicação com redes sociais, muitas empresas utilizam serviços de automação, como o caso da ferramenta RD Station, que consegue não apenas fazer envios de conteúdos, mas também gerar dados e identificar oportunidades.

 

Assim, podemos entender que as empresas que utilizam as redes sociais para implementar melhores contatos com sua audiência em geral, podem ainda ter acesso a informações importantes, que ajudam o negócio a melhorar a forma de venda.

4. Site da clínica

Dentro das principais formas de marketing digital para médicos, está a estruturação de sites que entregam não apenas informações sobre serviços ou produtos, mas também trazem uma produção de conteúdo que pode auxiliar as vendas.

 

As plataformas online de empresas podem ser consideradas boas alternativas justamente por deixarem a marca do negócio online. Ou seja, uma empresa que tem um site na internet, e fizer utilizações com SEO, será mais encontrada por potenciais clientes.

5. E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos mais recentes canais de comunicação com públicos, mas que já tem apresentado uma grande vantagem para empresa, que é a proximidade e a possibilidade de captação de leads e conversas com esses e com os próprios pacientes.

 

Basicamente, por meio de ferramentas de automação, como o RD Station, as clínicas podem enviar informações para clientes, como promoções extras e especiais de tratamento rugas profundas, ao mesmo tempo que captam novos consumidores.

 

Essa tem sido vista como uma das principais ferramentas de comunicação hoje em dia, visto que têm o poder não apenas de conversar com potenciais pacientes, mas também de fazer um contato constante com aqueles que já passaram pela clínica.

 

Essa proximidade é importante justamente para que ocorra o chamado pós-compra, onde as clínicas podem ter acesso a dados e informações sobre o serviço que produzem e de que maneira elas podem melhorar ou até mesmo propor novas oportunidades de negócio.

Considerações finais

Entender de que maneira canais de comunicação podem ser importantes para negócios de saúde, pode não apenas trazer grandes resultados para eles, como vendas e maior popularidade no mercado, mas também uma conexão com os novos tempos.

 

É fundamental estar sempre atualizado, ainda mais no caso de empresas em contextos de trabalho com diferentes gerações. Quanto mais uma clínica está por dentro das formas de conversa com seu público e as ferramentas para isso, melhor ela estará trabalhando.

 

Assim, com o entendimento dos principais canais existentes e a conexão que uma clínica pode ter com eles e outras ferramentas parceiras, como aquelas relacionadas à automação, melhor o trabalho de divulgação de serviços poderão ser realizados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido em co-marketing pela Dgtalmente.7 e equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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