Whatsapp business: Por que o seu consultório precisa dele?

O Whatsapp Business é uma das principais ferramentas da atualidade em questão de atendimento ao cliente. Este mensageiro tem diversas funcionalidades que permitem sua empresa sair na frente da concorrência.

O Whatsapp é um serviço que já faz parte da rotina da maioria das pessoas. Muito popular no marketing digital médico que aplica a funcionalidade no agendamento e avisos de retornos de consulta.

Sua proposta de troca de mensagens instantâneas, bem como arquivos de áudio, vídeo, texto e imagens, acabou caindo nas graças do público como uma alternativa ao SMS e às próprias ligações.

Hoje em dia, é muito difícil encontrar um usuário de smartphone que não utilize o whatsapp, o que acaba configurando a maior parte do público brasileiro.

Estas pessoas acabam utilizando o aplicativo como principal ferramenta de comunicação.

Por isso, a empresa que desenvolve o aplicativo decidiu melhorar ainda mais a interface dele, permitindo que você crie uma ambientação mais adequada para sua empresa. O Whatsapp Business acaba se tornando uma valiosa ferramenta.

Isso porque ele permite que você organize melhor suas conversas com os compradores, criando um perfil com todas as informações relevantes para seu negócio, além de marcar suas conversas com etiquetas para saber em que posição cada cliente se encontra.

Além disso, o Whatsapp Business também permite criar mensagens prontas, técnica da automatização de marketing, que ativam sempre que alguém se comunica com você.

A ideia de ações de engajamento são várias, em um espaço de coworking é utilizada para recepção de novos interessados, envios de informações automatizadas, aumentando assim sua usabilidade.

As funcionalidades não param por aí, incluindo também:

  • Localização do negócio;
  • Catálogo de produtos;
  • Estatísticas de mensagens;
  • Botão de conversa em anúncios.

Com estas funções, acaba ficando muito mais simples conseguir entender porque muitas empresas estão adotando o Whatsapp business. Mas, uma área que tem ganhado destaque dentre os usuários desta funcionalidade é a da saúde.

Esta se tornou uma importante ferramenta na área médica, principalmente por não ferir as regras impostas pelos Conselhos Regionais de Medicina a respeito de marketing para a saúde.

Assim, você consegue um contato muito mais direto com seus pacientes. Oferecer um check up geral pode ser uma excelente maneira de alcançar mais clientes.

É importante ter em mente que existem alguns detalhes que precisam ser vistos antes de começar a usar as funcionalidades do aplicativo. O primeiro passo que você deve buscar é a verificação.

Para ter sua conta verificada, é preciso que você tenha o registro de pequena ou média empresa, além de fornecer um número de telefone que não esteja vinculado a conta que será usada de forma comercial.

Além disso, é importante que todos os contatos de sua clínica sejam consensuais. É preciso que o paciente ceda de livre e espontânea vontade o número de celular com whatsapp para que você possa utilizar a ferramenta para fazer contato.

Uma vez que esteja em dia com suas responsabilidades, a utilização da ferramenta acaba sendo muito mais vantajosa.

Assim, você pode destacar os benefícios de um tratamento celulite grau 3 sem preocupação.

Utilizando o Whatsapp Business na saúde

Os benefícios que o programa oferece para empresas na área da saúde é similar aos oferecidos nos outros mercados.

No entanto, devido às regulamentações de publicidade e marketing estabelecido pelo conselho, acaba tendo uma funcionalidade muito maior.

Para conseguir compreender melhor, você deve entender todas as funcionalidades que o aplicativo oferece como alternativas para que você consiga um contato maior com seus clientes e pacientes.

Assim como, há a possibilidade de indiretamente compreender o que ele mais procura, seja um kit higiene menina ou outro produto, ou serviço.

Criando um perfil

O primeiro passo é criar um perfil qualificado para a empresa. Sua clínica deve passar a autoridade e responsabilidade para qualquer um que esteja entrando em contato, o que indica manter uma série de fatores em ordem no seu perfil empresarial.

O primeiro passo é adicionar sua localização. Esse tipo de ação passa muito mais tranquilidade para o paciente, que consegue avaliar junto a ferramentas de GPS e outros recursos o endereço, garantindo que encontrará seu consultório.

Além disso, é importante destacar o tipo de instituição que você possui, com suas especialidades e outros detalhes importantes que devem ser avaliados quando você pensa em uma clínica.

Dessa forma, sempre que um novo cliente procurar seu perfil, encontrará informações precisas e corretas.

É ideal que você escreva um pouco sobre a clínica, um breve resumo que permita uma identificação ainda maior.

Nestes casos, é importante que você passe um ar mais profissional e responsável, para que os pacientes que estiverem entrando em contato sintam-se seguros de fazer qualquer tipo de procedimento no futuro.

Vale lembrar que o Whatsapp web dá um aviso a todos os clientes de que eles estão conversando com uma conta comercial.

Assim, vender uma limpeza de pele profunda com extração se torna mais fácil pelo teor profissional do perfil.

Por conta disso, mais pessoas podem se sentir interessadas em conversar com seu consultório, uma vez que este alerta é um sinal de profissionalismo.

Compreenda as etiquetas

As etiquetas são uma ferramenta de extrema utilidade para consultórios médicos.

Com elas, você consegue identificar os pacientes que estão começando um tratamento, aqueles que são de retorno ou qualquer outra tag que você julgue necessário.

Dessa forma, você consegue organizar de maneira muito mais simples suas categorias de conversa, identificando o momento para fazer um retorno de contato ou outras interações.

Você pode identificar todos os clientes que buscam uma dieta fácil para emagrecer, por exemplo.

Além disso, as etiquetas ajudam seus colaboradores a compreender como o programa está organizado.

Se você possuir recepcionistas ou outros colegas que dividem a conta comercial, cada etapa pode ser enquadrada em uma tag específica.

Além disso, você pode separar seus pacientes em grupos por meio das cores das tags.

Dessa forma, quando houver uma promoção ou uma oferta de serviços, pode conseguir um engajamento muito maior.

Vale lembrar que, ainda que você esteja liberado para usar o Whatsapp Business, os consultórios ainda precisam prestar contas aos conselhos regionais e ao conselho federal de medicina, para evitar qualquer tipo de infração.

Por isso, é importante que você conheça todas as regras de publicidade da medicina, identificando as melhores possibilidades para aplicar seus recursos.

Analise suas mensagens

Por meio da análise de dados, você consegue identificar quais pessoas estão procurando com mais frequência seu contato por intermédio da ferramenta, identificando assim qualquer paciente que esteja em urgência.

Além disso, você consegue identificar aqueles que apresentam melhores retornos, e que podem estar dispostos a novos contatos e novas experiências com você. O importante neste caso é identificar todos os detalhes da comunicação com a empresa.

Dessa forma, você consegue um controle muito maior da comunicação com os pacientes, evitando qualquer desconforto ou que algum cliente fique sem resposta. É importante ficar atento a esse tipo de recurso.

Se um profissional de engenharia de manutenção hospitalar entrar em contato, existem grandes chances de ele oferecer um serviço de qualidade para você.

Com uma boa análise de sua utilização do whatsapp business, você consegue identificar os principais pontos para conseguir uma boa estratégia de marketing médico, ainda pautado em todas as regras mas com ótimas referências e recomendações.

Mensagens automatizadas

Como maior parte da comunicação, você precisa estar disposto sempre que o paciente precisar.

Entretanto, em momentos em que você esteja descansando ou de qualquer outra maneira indisponível, é importante que o paciente não fique sem resposta.

Neste caso, uma mensagem automática identificando o horário em que você estará disponível já é um excelente avanço para esse tipo de recurso.

Dessa forma, você consegue manter o relacionamento saudável e não invasivo, garantindo que o paciente ainda assim terá o atendimento que deseja.

Assim, dúvidas sobre o aparelho surdez do cliente são atendidas quando você estiver no celular.

Uma outra utilização desse tipo de mensagem é justamente para aproveitar o primeiro contato com o cliente.

Por meio de uma mensagem de saudação, você pode solicitar informações que acabam facilitando o trabalho da clínica em encontrar o histórico do paciente.

Contratando profissionais

Muitas vezes, lidar com toda a área de marketing digital de um consultório é muito trabalhoso.

Por isso, é importante contar com a ajuda de profissionais especializados para conseguir o melhor resultado para sua clínica.

A RD Station possui diversos recursos sobre o marketing digital para médicos e isso pode acabar sendo muito importante em sua clínica. Esse tipo de serviço acaba ampliando muito sua base de clientes.

Considerações finais

O marketing médico possui uma série de restrições e outros detalhes importantes, que devem ser estudados a fundo antes de você pensar em tomar qualquer atitude, principalmente sobre ações de marketing médico digital.

Por isso, utilizar as ferramentas disponíveis, como o Whatsapp Business, é uma excelente maneira de ficar em contato direto com seus clientes e ampliar ainda mais suas possibilidades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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