Quando se trata de redes sociais em um plano de marketing, não adianta sair postando qualquer informação. Aprenda como se comportar e levantar os conteúdos certos para o seu plano.

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A importância de investir em gerenciamento de redes sociais

Se você é empresário e deseja estar dentro do mercado de maneira efetiva, sabe da importância de investir na presença da sua marca nas redes sociais.

Apesar de muitas pessoas já possuírem certa familiaridade nas diferentes plataformas, levando em consideração que estas já fazem parte do cotidiano de muita gente, administrar um perfil nas redes exige estratégias predefinidas, que são essenciais para o sucesso da sua página.

Isso porque, apesar de parecer simples, gerar conteúdo para redes sociais demanda um alinhamento com a sua estratégia, devendo acompanhar o perfil do seu público para a produção de materiais que gerem interesse nos seus seguidores.

Além disso, as redes sociais pedem uma interação mais direta com os usuários, já que eles utilizam esses canais para se comunicar com seus amigos, parentes e com as empresas nas quais eles realizam compras ou contratam serviços.

Uma maneira de atender a esse tipo de necessidade no seu estabelecimento é optar pela contratação de uma agência marketing digital, que ofereça os serviços de organização e atuação nas plataformas, alimentando o seu perfil da maneira adequada.

Assim, você terá profissionais devidamente habilitados para organizar a sua página, fazendo com que a sua instituição consiga marcar presença nas redes, de modo bastante ativo.

Para isso, você pode consultar a tabela de preços gerenciamento de redes sociais e verificar qual plano mais se encaixa no orçamento do seu negócio, escolhendo aquele que faça sentido para você.

Outra opção é contratar os serviços de um profissional habilitado para administrar os seus perfis, incluindo-o no quadro de funcionários da sua empresa.

Tomada a decisão, é preciso começar o quanto antes a gerenciar as suas redes sociais. Para entender a importância dessa ação, siga a leitura do artigo e conheça um pouco mais sobre o assunto.

O que é o gerenciamento das redes sociais?

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, ela se tornou o método mais eficiente para que um cliente encontre a empresa que mais atenda as suas necessidades.

Isso quer dizer que se o proprietário de um veículo precisa realizar a reforma de rodas de liga leve do seu carro, ele recorrerá ao mundo virtual para encontrar um estabelecimento que preste o serviço, analisando as boas avaliações que o local tenha recebido.

Nesse cenário, é possível perceber que as empresas que ainda não investem na sua presença na internet estão perdendo uma série de novos negócios.

Ter um site ou blog é fundamental para um estabelecimento, mas criar perfis nas redes sociais é um item obrigatório para aqueles que desejam crescer.

Ou seja, se você presta os serviços de outorga de poço, você deve abrir a sua conta nas plataformas sociais o quanto antes, para alcançar o seu público de modo mais eficiente.

Depois de ter um perfil ativo, você deve se preocupar em gerenciar as suas redes sociais. O que quer dizer que você precisa:

  • Criar uma estratégia;
  • Desenvolver conteúdos de qualidade;
  • Manter uma constância de postagens;
  • Analisar as métricas relacionadas a sua audiência.

Criando uma estratégia

Criar um planejamento prévio é fundamental para você saber quais passos vai seguir no gerenciamento das suas páginas.

Afinal, se você quer ampliar o seu número de vendas de auto transformador 5000va, você precisa estabelecer uma estratégia.

Apostar em postagens diárias, semanais ou quinzenais, escolher a rede que possui mais sinergia com o seu negócio e saber qual é o seu objetivo são apenas alguns elementos que devem estar presentes no seu planejamento.

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Desenvolvendo conteúdos e mantendo a constância de postagens

Desenvolver bons conteúdos inclui entender mais sobre o seu público, de modo a realizar publicações que possam ser interessantes para os seus seguidores, fazendo com que eles compreendam a importância de ter o produto que você está oferecendo.

Além disso, conseguir o engajamento do público também é fundamental.

Nesse sentido, fazer uma postagem e se ausentar das redes sociais por um longo período vai resultar na dispersão dos seus seguidores, que certamente não conhecerão a sua marca e, por isso, podem acabar recorrendo aos serviços da concorrência.

Por isso, o gerenciamento das suas redes sociais é essencial. Estar sempre presente, oferecendo bons conteúdos, pode ser o fator que influenciará os seus clientes no momento da compra.

Acompanhando as métricas

Para entender qual é a melhor maneira de conduzir o seu público, você precisará postar sobre vários assuntos e acompanhar as métricas das suas postagens.

Assim, se você produzir um conteúdo sobre como fazer a renovação CNH provisória, o próximo passo é analisar qual foi o efeito daquela postagem no seu público.

Você pode medir o número de compartilhamentos, curtidas, comentários e marcações para sentir qual foi o resultado.

Com esses dados em mãos, você saberá dizer quais são os materiais que mais trarão o engajamento dos seus seguidores e, assim, melhorar a sua atuação nas redes sociais, por meio do gerenciamento das suas páginas.

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O objetivo e a importância do gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento das redes sociais vai ser muito mais efetivo para o seu negócio se você tiver bem definida qual é a sua estratégia nessas plataformas.

Você pode mudá-las de acordo com o momento da sua empresa, adaptando a sua abordagem conforme a necessidade.

Normalmente, é comum que os estabelecimentos busquem:

  • Gerar leads;
  • Fortalecer a marca;
  • Estabelecer um contato mais direto com seus clientes;
  • Aumentar o seu número de vendas;
  • Entre outros pontos.

Geração de leads

Assim, se você quer gerar mais leads para a sua empresa de projeto de paisagismo residencial, você pode criar postagens que levem os seus seguidores para conhecer o seu site, oferecendo um e-book com dicas importantes sobre plantas e itens que estejam em alta nas decorações.

Desse modo, os seus seguidores deixarão o e-mail de contato para receber o material, o que vai aumentar a sua lista de novos leads.

Fortalecimento da marca

Há empresários que desejam apostar nas redes sociais para fortalecer a sua marca. Isso quer dizer que eles almejam ampliar a sua atuação nos mais variados canais online, marcando presença na rotina dos seus clientes.

Nesse caso, uma empresa pode se tornar conhecida pela fabricação de rosca transportadora helicoidal dentro do seu segmento, e criar uma página nas redes sociais para que a sua marca atinja a visibilidade necessária, se fortalecendo no mundo virtual.

Contato com seu público

Em outros casos um estabelecimento pode sentir a obrigação de um diálogo mais próximo com o seu público, já que, em alguns casos, disponibilizar um site na internet pode não ser a melhor maneira para criar um relacionamento com os seus clientes.

Nesse sentido, as redes sociais podem suprir essa demanda de modo mais efetivo, já que ela permite uma interação simples e eficiente com o seu os seus seguidores.

Assim, pode ser que o cliente decida comentar a sua postagem para saber mais sobre o compressor de ar preço que você anunciou na plataforma, possibilitando que você ofereça uma resposta rápida, o que pode gerar uma venda direta pela plataforma.

Ademais, os seus seguidores podem interagir com postagens mais descoladas, que podem ser importantes para cativar os clientes.

Uma das funcionalidades oferecida pelas redes é a de receber uma avaliação dos seus serviços, que podem ajudar a sua marca a entender a opinião dos seus clientes.

Aumento de vendas

Outro objetivo muito comum das empresas é utilizar as suas páginas nas plataformas para aumentar o seu número de vendas. Isso, porque é muito mais fácil que o seu público interaja no Facebook ou no Instagram do que diretamente no seu site.

Ou seja, se você quer preencher a sua agenda de serviços de pintura de fachada de casas para o próximo mês, pode ser interessante investir em uma promoção especial para os seus seguidores.

Você pode promover a sua oferta por meio dos anúncios patrocinados das plataformas e segmentá-los de acordo com a sua região.

Isso significa que a sua publicidade será acompanhada por diversas pessoas, além dos usuários que estejam na região que você selecionar.

Essa pode ser uma estratégia bastante prática e eficiente para aumentar o seu faturamento, apostando nas redes sociais para isso.

A importância do gerenciamento das redes

O gerenciamento das suas páginas é um elemento de grande importância para a sua empresa, devendo estar ligado ao seu objetivo nessas plataformas. Por isso é essencial que você tenha essa meta sempre no seu horizonte.

Toda a produção de novos conteúdos, de interação com o seu público e de investimento em anúncios pagos deve estar alinhada com aquilo o que você deseja alcançar nas redes sociais.

Sendo assim, o gerenciamento das redes é uma das maneiras mais assertivas para que a sua empresa obtenha sucesso nessas plataformas, fazendo com que você consiga atingir os resultados que deseja e melhorando a visibilidade do seu negócio na internet.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Vale a pena criar anúncio no Facebook para atingir maior público?

Enquanto o Facebook é um dos sites mais acessados do mundo, o Facebook Ads se fortalece como uma importante ferramenta de anúncios, com capacidade para ampliar consideravelmente o alcance das empresas.

Hoje em dia, o uso estratégico das redes sociais é fundamental para que as marcas alcancem autoridade, conquistando cada vez mais clientes e incentivando a fidelização.

É válido afirmar que nunca foi tão fácil e barato construir uma marca forte, reconhecida pelo público e com bastante demanda.

Ao mesmo tempo, as possibilidades aumentam gradativamente, porque a ferramenta oferece cada vez mais formas de anúncios.

Aos empreendedores que se perguntam se vale a pena criar anúncio Facebook, a dica é procurar informações sobre o assunto.

Assim, é possível perceber que não só vale a pena, como as ações podem agregar diversos benefícios para as empresas.

Por que investir em anúncios no Facebook?

Os anúncios nas redes sociais representam ações de marketing cujo objetivo é atrair mais usuários por meio de conteúdos.

No Facebook, e também em outras redes sociais, eles são fundamentais para potencializar e escalar os resultados das campanhas.

De uma maneira geral, o investimento pode ser baseado no fato de que:

  • As pessoas gastam cada vez mais tempo nas redes sociais;
  • O alcance orgânico do Facebook é cada vez menor;
  • Há possibilidade de remarketing, conquistando e fidelizando clientes;
  • Publicidade no Facebook pode ser muito barata.

1. As pessoas gastam cada vez mais tempo nas redes sociais

Quando o assunto é tempo gasto online e, especialmente, nas redes sociais, o Brasil é um líder global. Mensalmente, os brasileiros ficam cerca de 650 horas nas redes sociais.

Além disso, o Facebook é uma rede social que se destaca devido aos numerosos usuários. São 2 bilhões de usuários no mês, sendo que 99 milhões das contas ativas são de brasileiros.

Em outras palavras, os brasileiros passam um bom em contato com uma grande diversidade de tipos de conteúdos, promovidos por pessoas ou marcas.

Por isso, ao investir no Facebook Ads, uma academia pode divulgar melhor o treinamento funcional para crianças, por exemplo, se destacando em seu mercado de atuação e garantindo mais clientes.

2. O alcance orgânico do Facebook é cada vez menor

No caso das páginas profissionais no Facebook, é preciso saber que menos de 0,5% dos fãs, ou seguidores, veem as atualizações.

Isso ocorre porque, com o passar do tempo, o Facebook passou a priorizar as relações humanas, diminuindo a visibilidade de páginas de negócios nos feeds de notícias dos usuários.

Isso é bom para a rede, de uma maneira geral, mas acaba sendo uma frustração para os empresários – especialmente aqueles que ainda não se convenceram da importância do Facebook Ads.

A plataforma de anúncios acaba sendo uma opção para as empresas continuarem impactando os usuários, mesmo com as atualizações.

3. Há possibilidade de remarketing, conquistando e fidelizando clientes

O remarketing é um tipo de estratégia que consiste no envio de anúncios para pessoas que já demonstraram interesse pela marca.

Para exemplificar, uma clínica de estética pode anunciar o preenchimento no rosto aos usuários que já tenham visitado o site da empresa ou completado um formulário em troca de materiais, como e-books.

Os anúncios de remarketing podem impactar estes contatos, incentivando-os a voltarem ao site para a realização de uma compra. Nestes casos, os anúncios podem até conter cupons de desconto ou ofertas especiais, chamando ainda mais a atenção dos interessados.

Assim, aumentam as chances de vendas ou contratações de serviços, como a manutenção elétrica industrial, por exemplo. Até porque o remarketing atinge pessoas que já estão propensas aos negócios.

4. Publicidade no Facebook pode ser muito barata

As campanhas de anúncios no Facebook Ads podem ser feitas de acordo com a disponibilidade da empresa: não é preciso investir muito dinheiro logo de cara, o ideal é começar aos poucos para ganhar confiança na plataforma.

Os anúncios podem ser bastante acessíveis ao final, porque o Facebook nunca irá cobrar mais do que o valor definido como limite.

Portanto, uma fabricante de pressostato para compressor pode começar disponibilizando apenas R$ 2 por dia.

Depois, a dica é analisar os resultados para compreender qual deve ser o investimento para alcançar os resultados esperados.

Benefícios dos anúncios no Facebook Ads

Além de entender os motivos para investir na plataforma de anúncios do Facebook, também é válida a compreensão sobre os benefícios que as ações podem agregar às empresas.

A possibilidade de atingir a muitas pessoas com um investimento relativamente baixo agrega as seguintes vantagens aos negócios:

  • Segmentação atingindo o público certo;
  • Aumento da fidelidade dos clientes;
  • Mais facilidade para o oferecimento de ofertas;
  • Mais engajamento junto ao público;
  • Alcance dos usuários de smartphones;
  • Conversão de leads em clientes;
  • Possibilidade do uso de botões de chamada.

1. Segmentação atingindo o público certo

O Facebook Ads possibilita a segmentação das campanhas, de acordo com informações como localização, idade, gênero, interesses, comportamento e conexões.

Além disso, também inclui fatores como:

  • Comportamento de compra recente;
  • Acontecimentos de vida, como um novo emprego ou casamento;
  • Criação de públicos semelhantes aos principais;
  • Criação de públicos distintos, para gerar leads ou fidelizar.

Com uma segmentação bem definida, é possível atingir os usuários certos, no momento mais adequado e conquistar os objetivos das campanhas de marketing mais facilmente.

Além disso, a segmentação torna possível a venda de praticamente qualquer tipo de produto, para todos os tipos de públicos, como é o caso de equipamentos elétricos, como caixa de entrada de energia, por exemplo.

2. Aumento da fidelidade dos clientes

Além de ajudar a atingir mais pessoas, o uso do Facebook Ads também contribui para a fidelização, principalmente por meio das estratégias de remarketing.

Como têm possibilidade de interagir com os conteúdos, comentando, compartilhando ou curtindo, as pessoas tendem a criar uma aproximação maior com as marcas.

Isso pode ser excelente para a venda de produtos ou serviços, como disco diamantado para porcelanato.

Afinal, uma boa experiência e um canal de comunicação aberto, aliados aos anúncios, tendem a influenciar em novas compras.

3. Mais facilidade para o oferecimento de ofertas

Quando as marcas resolvem realizar promoções, o Facebook Ads pode ser uma ferramenta muito importante para a divulgação.

A mesma situação ocorre no lançamento de novos produtos ou serviços.

Com os anúncios, o alcance das publicações é multiplicado, e muito mais pessoas ficam informadas sobre as novidades que uma empresa especializada em energia solar para ar condicionado, por exemplo, tem a oferecer.

Assim, as promoções podem se tornar até mais lucrativas.

4. Mais engajamento junto ao público

A possibilidade de curtir, comentar e compartilhar as publicações no Facebook pode resultar em uma retenção mais elevada.

O engajamento contribui para que mais pessoas tenham acesso aos anúncios, e é uma característica especial desta rede social.

Desta forma, o Facebook Ads contribui para potencializar ainda mais o engajamento de publicações sobre impressão a0, ou outros tipos de serviços. Isso ocorre justamente porque mais pessoas vão ver as publicações e podem ter interesse em interagir com elas.

5. Alcance dos usuários de smartphones

Hoje em dia as pessoas utilizam mais os smartphones para acesso à internet do que computadores desktop.

Os aparelhos estão sempre à mão, são utilizados em larga escala para o uso das redes sociais e as empresas precisam se adaptar a essa realidade.

Como grande parte das pessoas utiliza os celulares para conferir o Facebook, os anúncios acabam representando uma forma de atingir estes usuários, que pouco “navegam” na internet mas estão sempre online.

6. Conversão de leads em clientes

As postagens no Facebook sempre têm potencial para atrair mais tráfego para os sites das empresas.

Contudo, os anúncios podem aumentar ainda mais a atração de leads e geração de vendas, ajudando na conquista de novos clientes.

Isso pode ser feito com anúncios específicos com esse objetivo, redirecionando o visitante a páginas de formulários. Desta forma, o cadastro é possível e o lead nem precisa sair do Facebook para isso.

Com o contato direto do interessado, a empresa pode estreitar as relações por e-mail, mesmo que ele não tenha visitado o site do empreendimento.

7. Possibilidade do uso de botões de chamada

Os anúncios do Facebook Ads podem agregar botões de chamada, uma opção para capturar mais facilmente os leads.

Algumas opções são os botões de “ligue agora” ou até “comprar”, que facilitam a experiência do usuário e podem representar mais vendas para as empresas.

É válido lembrar que, embora os próprios empresários também possam realizar as ações, a contratação de uma agência digital pode resultar em melhor desempenho para as campanhas de marketing.

Os profissionais têm conhecimentos técnicos e experiência para a elaboração dos anúncios, bem como para a mensuração de resultados.

Além disso, neste momento, é preciso ter em mente que o resultado esperado quase sempre demanda investimento. Muitos empresários ficam presos a marketing preços e por isso deixam de investir no próprio crescimento.

Por outro lado, a elaboração de estratégias inteligentes e bem articuladas pode resultar em muito mais visibilidade, autoridade e vendas para as empresas que investem no Facebook Ads.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Marketing Digital e Mídias Sociais, quais são as diferenças?

Por algum momento você já deve ter confundido estes dois termos.

E ter mencionado que realiza o trabalho de mídias sociais e achando que isso é marketing digital.

Mas qual é a diferença entre um e outro? Um é estratégia e outro é veículo.

O Marketing digital utiliza meios e tecnologias digitais para alcançar os objetivos e em grande parte são ferramentas como SEO, e-mail marketing (RD Station) e links patrocinados (Facebook Ads, Google Ads), bem como a mensuração precisa dos resultados obtidos.

Em todo projeto de marketing digital, é feito de planejamento de personas, público alvo, conteúdo, onde são estabelecidos objetivos mensais e semestrais, obedecendo sempre a jornada de compra do cliente e o seu funil de vendas.

Com isso, você terá todos os posts independente do canal, cumprindo um grande plano de ação, com a entrega ao público desejado.

E as mídias sociais, são o que?

As mídias sociais são um veículo de conteúdo dentro da estratégia de marketing digital, em sua grande maioria são blogs, canais no Youtube, instagram e outras redes que permitem a publicação e interação com os seguidores. 

Onde a maioria acaba errando?

Infelizmente, a maioria erra na hora da contratação dos profissionais de serviço e, acabam acreditando que a simples gestão das redes sociais, é um projeto de marketing digital e assim depositando todas as expectativas de resultados de um projeto de marketing digital, em uma situação que está sendo feito o mínimo.

Muitas vezes sem planejamento, objetivos, gerando descontentamento com suspensão do trabalho trabalho, por não terem o resultado desejado.

Influenciador Digital: Como escolher certo ?

Com o mercado em pleno desenvolvimento, influenciadores são acessíveis a todos os níveis de negócio.

Apesar de uma grande economia em anúncios por se utilizar do marketing de indicação (referência), o influenciador digital deve ser utilizado com cuidado dentro do plano de marketing para que problemas não sejam criados.

Quais são as características de um influenciador digital ?

O influenciador digital é dividido em três pontos que são:

  • Celebridades
  • Macro influenciadores
  • Micro influenciadores

O diferencial entre cada um está ligado em público atingido, maneiras de comunicação com o público e também a localidade.

Leia também: Pesquisa aponta quem são e sobre o que falam os micro influenciadores.

O que um influenciador digital pode fazer por você?

Ele pode fazer muito por você mas como mencionamos anteriormente, a construção da história que irá ser contada por ele é o que vai te levar por um caminho de resultados.

Além de conseguir entrar muito mais fácil na vida do seu público alvo, ele consegue dar um volume e uma diversidade maior em seus conteúdos, para que a pessoa se convença e fazendo assim que ela tenha uma boa imagem antes de chegar até a empresa.

Quais os pontos que eu devo observar?

Ao procurar pelo influenciador correto, para a sua empresa, você deve prestar atenção nestes pontos:

  • Número de seguidores
  • Comentários se são de qualidade ou não
  • Linguagem utilizada
  • Ideais defendidos
  • A maneira em que a pessoa conversa com o público
  • Histórico de trabalhos

Em muitos casos é realizada a escolha errada baseado em números de seguidores, pois em grande parte os seguidores são inflados artificialmente com contas fantasmas e de pessoas de fora do Brasil (Exemplo: procure pelo Mohamed na conta do influenciador).

Leia também: Os Falsos Digital Influencers

Além disso, você deverá prestar sempre atenção na maneira em que a história é contada, se há verdade em tudo que é dito e da continuidade e qualidade do conteúdo.

Outro ponto interessante a ser observado é a região de atuação, se ele abrange nacionalmente ou regionalmente, pois em muitos casos o influenciador não irá servir para a sua empresa.

O que eu não posso fazer com o influenciador?

O influenciador tem total responsabilidade sobre o que é dito, então todo cuidado ao querer segurar demais ou até dar liberdade.

Você procura pela verdade, não é ? Então jamais queira “brecar” o influenciador sobre a linguagem utilizada, ou até deixar a fala mecânica transformando a sua história em merchan.

O influenciador contratado não tem necessidade em ser bombardeado de produtos toda a semana, ele precisa é criar uma relação genuína com a empresa, em vez de ser “agradado” por interesse.

Se você entende de amizade, irá entender perfeitamente sobre como lidar com o influenciador.

Como eu sei se o influenciador digital deu resultado?

Sobre o resultado a única coisa que você não pode ser é ANSIOSO.

Para ter dados corretos sobre os resultados proporcionados pelo influenciador, você deve alinhar no planejamento da sua ação o tipo de caminho que gostaria de percorrer com ele.

Os caminhos são vários, os mais comuns são a construção de um conteúdo onde ele (influenciador) passa a ter vivência com o produto e serviço da empresa, ou a distribuição de cupons de desconto generosos.

A maneira mais prática de monitorar essas entradas são via site, com um endereço monitorado, ou por pesquisa de avaliação de serviços diretamente com o cliente.

Lembre-se que: “O que pode ser medido pode ser melhorado”

Conclusão

Independente do seu tamanho ou abrangência, realizando suas ações dentro de uma regra e planejamento você conseguirá gradativamente resultados melhores, além da redução de custos com o investimentos em anúncios pela internet.

Basta colocar em prática! ;)