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Podcast para advocacia: Aprenda como ampliar a sua presença usando esse recurso

Podcast para advocacia: Aprenda como ampliar a sua presença usando esse recurso

A maior dúvida de quem trabalha com podcast é sobre aumentar o público que acompanha. Mesmo com as redes sociais que dão uma boa divulgação, o boca a boca ainda é uma peça fundamental.

Então, conquistar ouvintes pode até parecer difícil. Porém, basta ter em mente qual é o seu objetivo, ter um foco e ajudar o seu público a resolver questões. Tudo isso pode ser um bom ponto de partida para saber como atingir mais pessoas.

As regras podem ser amplas, mas pensando no nicho da advocacia, veja quais são as maiores dúvidas de seus clientes e dos seus colegas. Com isso, convide para o seu programa entrevistados que saibam responder essas questões.

Não é necessário levar figuras famosas, pode ser aquele seu amigo ou um conhecido que fale bem e que possa conversar de forma franca e clara sobre os determinados assuntos da entrevista.

Mas não fique só em um assunto. Um sistema de automação comercialpor todos os ângulos do mercado é importante. Agora veja outras boas dicas para impulsionar o seu público.

‍Conheça bem o seu público

O primeiro passo é definir seu público-alvo. Se você quiser agradar a todo mundo não vai agradar ninguém. É preciso, primeiro, encontrar seu nicho para poder crescer. Pense nas pessoas que têm mais chances de ouvir o programa.

Quanto mais específico o assunto abordado, mais fácil de identificar e atrair o público. Então, veja se ele gosta de assuntos específicos, como programação de clp e ihm, e crie conteúdos voltados para isso.

Dessa forma, você fideliza a sua audiência e não corre o risco de atirar para todos os lados e não atingir nenhum alvo.‍ Pesquise sobre seu público, por exemplo, onde eles moram? Quais são os interesses? Quais outros podcasts eles escutam?

Dessa forma, a tabulação de dados demográficos e as tendências dos seus ouvintes podem te ajudar a saber qual é a cara do seu público e do que ele mais gosta. Entender o comportamento do seu público ajuda você a ter mais engajamento com ele.

‍Crie conexão com seus ouvintes

Depois que identificar seu público, é hora de se comunicar com ele. Crie contas nas redes sociais para seu podcast. Isso porque, com essa presença, as pessoas têm mais facilidade de encontrar seu programa.

Essas mídias funcionam como “canhão” para divulgação do seu conteúdo. Algumas plataformas precisam de mais atenção do que outras, claro, dependendo do público. Mas use várias delas e use estratégias como:

  • Criação um site para seu podcast;
  • Criação de uma lista de e-mails e o envio de newsletters;
  • Postar sobre cada novo episódio nos seus perfis pessoais;
  • Usar hashtags interessantes;
  • Entre outros fatores.

Para facilitar, avalie o cenário que você tem no momento, e veja quais dicas casam melhor com isso.

Responder aos comentários‍

Todo comentário é importante, os elogios, críticas ou até menções sobre assuntos variados como transmissor de temperatura, caso esse seja o assunto de um programa. Não deixe ninguém sem resposta!

Para quem está começando a aumentar o público, é importante diversificar as maneiras de criar uma comunidade de ouvintes para o podcast. Ao permitir que as pessoas interajam, você cultiva um espírito de comunidade que recompensa o público e cria seguidores fiéis.

Faça conteúdo extra

A criação de conteúdo extra ajuda na divulgação  do programa e, ainda, faz com que as pessoas encontrem seu podcast com mais facilidade.

Por mais que digam que blog é algo antigo, essa plataforma ajuda na divulgação de seu podcast com a transcrição dos episódios e informações frequentes sobre o programa.

Também faça fotos do processo de produção e poste no Instagram para mostrar os bastidores dos episódios aos ouvintes e mostrar curiosidades, até mesmo, sobre o controle de acesso do estúdio.

Marque entrevistas com convidados

Convidados são uma ótima maneira de conquistar mais ouvintes. Eles podem ser seus amigos, especialistas em uma área ou uma pessoa com quem você sempre quis conversar.

Desde que tenham a ver com a proposta do programa.

Afinal, não dá para levar um cozinheiro se você quiser falar sobre esporte. E prefira levar pessoas que se comuniquem bem e façam com que o entrevistado tenha o que falar e agregue, e não apenas pela fama ou por um título.

Então, depois do programa, não esqueça de agradecer pela participação e divulgue as redes sociais dele para que as pessoas saibam mais sobre o trabalho do entrevistado.‍‍

‍Venda o seu peixe

Participe de comunidades e fale sobre seu podcast em espaços sociais. Venda o “seu peixe”, podendo, até mesmo, ser entrevistado em outros podcasts. Aproveite também para frequentar eventos, encontros e conferências sobre a produção de podcasts.

Nesses locais, aproveite para se apresentar e mostrar seu programa para os outros. Assim você promove o seu programa e ainda faz um networking. Entretanto, não se prenda só às redes sociais.

Faça o corpo a corpo e aproveite essas confraternizações para entender melhor sobre o seu público e o que ele deseja. Assim poderá criar podcasts melhores e com conteúdos mais ricos.

Monitore suas estatísticas de audiência e engajamento

Além de todo o processo de criação, produção e distribuição do podcast, você também precisa pensar no que o sucesso do programa significa para você e, assim, analisar as estatísticas com base nisso.

As métricas mais importantes talvez sejam as quantitativas, como o número de seguidores ou o total de streamings dos episódios. Ou talvez as qualitativas, como uma boa audiência nas plataformas de podcasts ou o engajamento dos ouvintes.

Mas tudo depende do seu objetivo e do que você entende como parâmetro de sucesso. Com isso em mente, você terá mais condições de conquistar mais público.

Caso sua ideia de sucesso seja gerar receita com os patrocínios, faça seu público crescer de acordo com um CPM específico. Se você quiser saber como o programa impacta os ouvintes, talvez o melhor seja desenvolver uma estratégia de alcance e engajamento.

Com o painel de estatísticas integrado, fica mais fácil avaliar e visualizar o desempenho do seu podcast. E se o programa estiver em uma plataforma, você pode ver ainda mais insights sobre os ouvintes. Faça uma contabilidade e consultoria dos seus dados.

‍Seja qual for sua maneira de avaliar o sucesso, não se esqueça de que são necessários tempo e esforço para garantir um crescimento prolongado do público. Pode levar um tempo para seu podcast decolar, mas não fique muito preocupado com isso.

Com atitudes positivas e divulgações constantes, você pode começar a conquistar novos ouvintes. Em momentos de instabilidade, saiba que nada é fácil e tente se lembrar porque você criou o podcast.

Pois o seu programa terá um propósito que deve ser respeitado, independentemente do sucesso ou de um momento de queda na audiência.

Saiba que muitas vezes há queda no ibope e pode ocorrer alguns bloqueios de criatividade. Por isso, o estudo constante é primordial para manter o seu podcast sempre no topo.

Use as plataformas a seu favor

Existem diversas plataformas para divulgação de produtos audiovisuais e pode ser um grande aliado na divulgação do seu Podcast. Desde que você saiba explorar os seus pontos fortes.

Os benefícios vão desde o fácil compartilhamento em redes sociais, o uso das legendas ocultas com transcrições automáticas e, é claro, o fator mais importante: o SEO. Essa estratégia ajuda até na divulgação de fluxometro digital.

O Google entende a importância dos vídeos como resposta àquilo que procuram impulsionar. Quantos vídeos recomendados você não assistiu pois tinham a ver com aquilo que você procurava?

Dados mostram que os algoritmos do Google valorizam vídeos tanto ou até mais do que os conteúdos em textos em suas pesquisas. Para impulsionar o seu podcast, converta o áudio em um vídeo e adapte as imagens ao fundo.

Escolha um bom estúdio

O uso de um bom estúdio também é primordial. Escolha um local que não dê eco. O uso de   esquadrias de alumínio acústica ajuda para que o som não se espalhe e que o ouvinte entenda claramente o que é dito, sem ruídos ou prejuízo na comunicação.

Também note como está a luz do ambiente para que quando você passe a gravação em vídeo o apresentador fique em um local escuro e que não possa ser visto.

O contraste com as cores é outro problema. Por isso, faça o balanço do branco da câmera e foque corretamente. E prefira usar microfones com cabo flexível, pois estes captam melhor o som. Se não tiver o seu próprio, pode alugar um estúdio ou fazer em um ambiente para isso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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