Conhecer o Código de Ética Odontológico é o primeiro passo para elaborar uma estratégia de marketing digital assertiva para dentistas.
Isso porque abordar temáticas que envolvem saúde requer muito mais do que a divulgação de procedimentos, já que a responsabilidade social é uma premissa.
Nesse contexto, um exemplo clássico é a publicidade enganosa, com fotos de antes e depois de um procedimento. Considerando que cada paciente pode ter uma demanda ou reação de acordo com o tratamento dentário, respeitar esse princípio é importante.
No mais, investir em marketing de conteúdo para alcançar novos clientes e fidelizar os antigos pode ser uma ótima alternativa.
Além disso, estudos comprovam que adotar o marketing de conteúdo melhora a posição de autoridade na internet e isso é um fator que contribui positivamente para a credibilidade dos dentistas. Se você é da área e pensa em alavancar seus canais com o trabalho de uma agência de marketing, este conteúdo é para você.
Nas próximas linhas vamos abordar tudo o que você precisa saber para montar sua estratégia de marketing em conformidade com as normas éticas!
Como produzir conteúdo para blog sobre odontologia?
Você já parou para pensar nos caminhos que os pacientes percorrem até escolher um consultório odontológico ou marcar uma avaliação?
Saiba que um planejamento assertivo, juntamente com a execução de estratégias de marketing de conteúdo com qualidade, pode alavancar essa busca.
Para uma ação de marketing digital bem sucedida neste sentido, é muito importante que você conheça a persona que pode se interessar pelos seus serviços.
O que é uma persona?
A persona é o nome dado à representação ideal do seu paciente materializado em um personagem fictício.
Assim, questões como quais são as dúvidas do seu público sobre odontologia, que tipos de conteúdos são relevantes para o seu paciente e qual é a linguagem mais adequada para cada perfil são importantes para definir a estratégia.
Além disso, essas e outras informações como idade do paciente, profissão, hábitos de consumo na internet e relação com tratamentos dentários são cruciais para elaborar um conteúdo de qualidade para o seu blog.
Afinal, por que ter um blog especializado em conteúdo e quais são os benefícios do marketing de conteúdo na prática?
Para responder isso basta entender que cerca de 94% das pessoas buscam informação sobre saúde na internet e recorrem à pesquisa de blogs especializados.
Desse modo, gerar conteúdo para blog de qualidade pode ser uma forma interessante para atrair os internautas para conhecer seus serviços.
No caso da odontologia, uma pesquisa do Google Trends (ferramenta que serve para mapear os temas mais procurados no buscador) releva que nos últimos cinco anos houve um aumento de 64% na procura por temas relacionados à área.
Um estudo recente da Content Trends destaca que independentemente do nicho, negócios que investem em marketing de conteúdo recebem 1,3 vezes mais visitas e podem aumentar em até 1,4 vezes o número de potenciais clientes (neste caso, pacientes).
Mesmo se se seu futuro paciente receber uma indicação de um amigo ou conhecido, é provável que ele pesquise sobre seu consultório no Google.
Certo, mas quais vantagens eu consigo com isso?
Desse modo, as vantagens dessa estratégia são:
- Construção de autoridade na internet em relação à especialidade;
- Oferta de conteúdo relevante para pacientes;
- Mais chances de ranqueamento nos motores de busca do Google;
- Melhorias no relacionamento com os pacientes;
- Maior aproximação com o público-alvo.
Imagine o caso de um paciente que nunca foi ao dentista ou não faz uma avaliação há muito tempo.
Um exemplo de conteúdo que pode ser considerado útil para esse perfil é a importância do check up básico na odontologia para evitar problemas de saúde bucal.
Da mesma forma, pacientes que já conhecem seus canais podem procurar por informações mais elaboradas e temas mais específicos.
O blog pode ser especializado na produção de conteúdo que envolve as especialidades da odontologia ou tratar de temas gerais de saúde bucal.
Normas éticas para criação de conteúdo e campanhas
Como já mencionado no início desse artigo, todas as estratégias de marketing para dentistas devem estar de acordo com o código de ética da profissão. Por isso, antes de qualquer campanha ou ação, vale a pena estudar as orientações do Código de Ética Odontológica aprovado pelo Conselho Federal de Odontologia.
Desse modo, em hipótese alguma, as estratégias podem ser baseadas em propagandas abusivas ou enganosas.
Para exemplificar, imagine que o consultório tem como missão elaborar uma campanha sobre implante dentário de porcelana .
Como o uso de fotos é comum, não é permitido incluir fotografias que não correspondem a um procedimento real ou elaborar um antes e depois.
No meio digital, o código também não permite a veiculação de anúncios direcionados ao público geral.
Informações não comprovadas cientificamente também não devem ser divulgadas na produção de artigos ou campanhas, pois isso gera uma expectativa no paciente e a consequência é a frustração.
Mas vamos a prática, o que o código proíbe?
Como são muitos detalhes no código, separamos algumas dicas gerais que você deve observar antes de elaborar alguma estratégia para seu consultório. Veja abaixo:
- Não é permitido divulgar especialidades sem incluir registro no CFO;
- Não é permitido fazer publicações com preços ou caráter de venda;
- É vedada a divulgação de técnicas não comprovadas na comunidade científica;
- É proibido fazer comparações com os métodos de outros profissionais;
- Diagnósticos, tratamentos e resultados clínicos não devem ser divulgados;
- É expressamente proibido divulgar procedimentos de pacientes sem autorização;
- Não é ético fazer campanhas que oferecem descontos ou promoções.
Os exemplos reais
Para que esses exemplos fiquem mais claros na prática, vamos analisar algumas situações.
A nutrição tem uma relação direta com a saúde bucal, portanto, na hora de escrever um artigo sobre os impactos da academia com nutricionista na saúde , é muito importante que as informações sejam claras, precisas e não haja divulgação de estudos experimentais.
Além disso, é fundamental que os conteúdos sejam predominantemente informativos e não contenham um tom de propaganda para a divulgação de serviços ou indução de algum desejo de compra ou promessa de solução estética.
É antiético divulgar um conteúdo, sobre o porquê todo mundo precisa frequentar uma academia com treino funcional para melhorar a aparência do corpo e utilizar os benefícios da nutrição adequada para associá-los à saúde bucal neste contexto.
Nenhum procedimento deve ser propagado com essa ótica, afinal, cada pessoa pode ter uma demanda, um organismo e um contexto diferente.
Estude o seu público e escolha canais adequados
Para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, é extremamente importante que você estude a jornada do seu paciente e ofereça conteúdos que ele precisa e nos canais que são adequados à proposta. Além do blog especializado em assuntos odontológicos, você pode ter parcerias com outros canais ou sites com um público semelhante que podem fortalecer a sua estratégia e reforçar a autoridade do seu trabalho na web.
Imagine que há um blog muito conceituado na área de saúde, que aborda temas gerais que vão desde a prática dopilates para coluna até cuidados pós-cirúrgicos e dicas de recuperação.
Nesse cenário, você pode sugerir uma parceria para publicar seus conhecimentos em forma de coluna ou um conteúdo periodicamente. Isso é um fator que pode melhorar a visibilidade do seu site, essa prática nós chamamos de Guest Post
Neste contexto, desenvolver um trabalho de Link Building também é importante. Na prática, esse conceito é definido como um conjunto de estratégias que reforçam o trabalho de SEO e consistem na aquisição de links de outros sites que fazem referência ao seu conteúdo.
Qualidade em vez da quantidade
Pesquisas revelam que links de qualidade são considerados em 40% um dos fatores de ranqueamento na internet. Ou seja, é interessante fazer esse investimento para melhorar a popularidade e divulgação do seu blog, além de um conteúdo muito bem alinhado com o seu público.
Ao tratar de assuntos como a saúde bucal dos idosos, é interessante que você não se limite a um tema, mas também traga assuntos que podem agregar valor à esse público, tais como o trabalho de um personal trainer para idosos e suas consequências.
Além do texto, vale a pena pesquisar sobre quais são os formatos de conteúdo que o seu público quer receber.
Para assuntos mais densos, e-books interativos podem fazer muito mais sentido. Já para a explicação de técnicas e procedimentos, produzir vídeos e tutoriais animados é algo interessante e que já é alvo de estudos em relação ao engajamento na internet.
Ao falar sobre a relação da academia de ginastica feminina para a saúde de forma geral, você pode trabalhar com infográficos, textos e imagens.
Ao abordar o passo a passo de um tratamento ortodôntico, ilustrações e vídeos com explicação relevante são bem-vindos.
Independentemente do assunto, do tema proposto ou do desafio de entrega, estudar o público é sempre o melhor caminho para testar as estratégias e validar o que pode dar certo.
Por fim, lembre-se que a ética é fundamental em qualquer área da saúde. Dos motivos para usar um sutiã pós cirurgia de mama à conteúdos que tratam de clareamentos dentários, o código deve ser respeitado até para que o engajamento não diminua.
Construir autoridade na internet é um exercício e começar com o respeito às normas éticas é fundamental para que você tenha credibilidade para abordar os assuntos desejados.