A reputação e o reconhecimento de um site se baseia em diversos fatores como a qualidade do conteúdo, a relação dos usuários com aquele portal específico, entre outros. O link building é outra ferramenta para trabalhar nesse sentido.
Assim como a recomendação de um colega torna a sua recepção sobre algum produto mais favorável, ajudando-o a decidir por uma marca específica durante o processo de compra, o mesmo acontece quando se pensa sobre a criação de conteúdo.
Se um grande portal de medicina compartilha em suas suas redes um texto produzido para um pequeno site especializado no meio, esse pequeno produtor de conteúdo passa a contar com o prestígio dessa grande entidade, recebendo acessos vindos de tal público.
O mesmo pode acontecer através do próprio conteúdo, como uma matéria jornalística, podendo ser paga, inclusive, sobre como o calor do verão prejudica a estadia de alguns clientes em seu estabelecimento.
Entre as linhas da matéria, o texto destaca um link para o site de uma empresa de climatização, que mesmo sem falar essencialmente sobre ela, acaba por direcionar o leitor a visitar e conhecer os serviços dessa empresa.
Até mesmo por um público que antes não conhecia essa companhia, ou sequer tinha pensado na possibilidade de como a climatização da sua loja poderia aumentar a experiência dos clientes.
Pois para que eles concluam o processo de compra, é preciso que esses mesmos clientes não se sintam derretendo com o clima quente do estabelecimento. Um longo processo de marketing que começou por meio do chamado link building.
Uma ferramenta do marketing de conteúdo que desenvolve a relação do seu site com outras páginas da internet, e por esse meio trabalha a sua relevância no ambiente online.
Link Building: o que é e como funciona
Como o próprio nome em inglês indica, o link building funciona por meio de uma construção do link, ou seja, a edificação entre o caminho de um site para outro, garantindo que o valor ou qualquer qualidade positiva seja compartilhada entre esses sites, blogs ou redes sociais.
Para se ter uma concepção mais clara sobre como isso funciona, pode se ter como exemplo o site de uma empresa de automação predial reconhecida no mercado.
Entre os temas trabalhados em seu blog, a companhia destaca matérias sobre o mundo financeiro, novidades tecnológicas e até mesmo dicas relacionadas ao dia a dia de uma dona de casa ou qualquer pessoa interessada na manutenção do lar.
Além de contratar uma equipe variada, que saiba como escrever sobre esses diferentes assuntos, o seu time de conteúdo também pode trabalhar com uma curadoria digital, apontando sites e blogs menores, mas com um conteúdo diferenciado.
O site da companhia de automação é beneficiado por essa variedade de textos, mesmo que não seja responsável direto por eles, assim como esses pequenos produtores de conteúdo ganham o apoio de estarem sendo reconhecidos por uma grande empresa.
Essa deslocação de prestígio favorece não só ao reconhecimento do site com esse público compartilhado, mas também com os conceitos de autoridade verificados pelos sites de pesquisa, no momento de destacar ou não o seu conteúdo como a melhor resposta.
Assim como uma competição esportiva, na internet os sites disputam entre si para serem reconhecidos pelas páginas de pesquisa.
Essa seleção é feita por meio do rankeamento do seu site, que leva em conta fatores como a qualidade do texto, o uso de palavras-chave e também uma autoridade de domínio, ligada ao prestígio que o site conquista com o público, através dos acessos frequentes.
É essa relação que faz com que alguém que pesquise por “sensor de nível” seja direcionado especificamente para o seu domínio. O link building tem uma função essencial nesse rankeamento, além de outras vantagens para o seu site.
Os benefícios do link building
Além dessa questão da autoridade e prestígio, a implementação da estratégia de link building pode conquistar outras vantagens relacionadas ao seu domínio digital, construindo uma posição de destaque na internet.
Fora a transferência de credibilidade, o processo de link building é focado no também no transporte de público, levando o leitor assíduo de um site a reconhecer o trabalho realizado em seu blog.
Para quem atua no ramo da saúde, ser reconhecido por uma grande entidade médica traz crédito às suas publicações, assim como serve de acesso para novos visitantes, que podem sentir confiança no seu conteúdo, de acordo com esse sentido de indicação.
Assim como um contador de fluxo instalado nas portas dos estabelecimentos comerciais, as plataformas digitais permitem calcular o número de visitantes ao seu site, assim como a sua origem. De forma espontânea ou direcionados por outros sites.
Por meio dessas análises, é possível identificar o perfil desses novos usuários, se são especialistas acadêmicos procurando por um conteúdo mais erudito, ou jovens médicos em busca de um conteúdo de linguagem mais popular.
Ter uma noção clara sobre o comportamento do seu público permite um melhor direcionamento para as próximas postagens, além de poder contar com mais usuários vindos através de um link building.
O alinhamento entre públicos coloca o seu blog como um produtor de valor para essa grande entidade de saúde, que está compartilhando os seus conteúdos de forma a manter ativa a sua atuação nas redes.
O destaque do link building se relaciona a outras ferramentas de marketing, que também atuam no melhor rankeamento do seu domínio nos sites buscadores.
O Google, por exemplo, conta com o uso de palavras-chave e a configuração SEO (Search Engine Optimization, a otimização dos motores de busca), para destacar o seu conteúdo, além do próprio serviço de link building.
São ferramentas que tornam possível uma página específica do seu site, falando sobre a importância da calibração de termometro na sua fábrica, ou até mesmo no ambiente hospitalar, tenha um certo destaque na internet, com um público segmentado.
Mas não basta encher o seu blog de palavras-chave ou criar uma relação vazia de link building, utilizando o termo saúde em todas as suas frases ou destacando os primeiros links que encontrar sobre o tema. O Google analisa a qualidade do seu conteúdo.
Essa avaliação é feita por meio de um balanço entre a quantidade e a qualidade dos posts, como a maneira em que a sua página é referenciada em outros sites.
Para que o link building tenha sucesso, é preciso que ele se atente ao contexto no qual é realizado, agindo justamente como os elementos de fixação, aqueles pequenos instrumentos responsáveis pelo funcionamento das peças em uma máquina ou sistema.
No meio da saúde existe a importância, por exemplo, de se desenvolver uma comunicação ideal para o seu público, desenvolvendo uma persona ligada ao seu segmento, sendo um público leigo ou especializado, como médicos e enfermeiros.
Com uma comunicação contextualizada à sua audiência, o link building agirá com maior naturalidade dentro do processo de leitura.
Benefícios do link building para o setor de saúde
Assim como o link building traz diversas utilidades para um site, reforçando a qualidade do conteúdo ali criado, esse mesmo instrumento se destaca pela pluralidade de assuntos aos quais pode ser implementado, como na área de saúde, unindo escritórios e sindicatos.
Entre as vantagens que o link building pode trazer para esses sites, podemos destacar:
- Aumento do tráfego;
- Maiores índices de conversão;
- Reputação para o site;
- Custo-benefício.
Mais até do que em outras áreas de serviço, o público busca por confiança e prestígio quando buscam por conteúdos relacionados ao setor de saúde. Como na procura pelo melhor consultório médico da região.
O link building é um facilitador nesse sentido, garantindo que a reputação de uma associação médica seja repassada ao site de um consultório específico, após citar um conteúdo produzido por ele.
Além do prestígio em si, essa estratégia garante um maior tráfego de informações e de público entre esses diferentes sites, distribuindo o conteúdo, mas também a intensidade de acesso por parte do público para esses diversos veículos.
Assim como dissipadores em uma máquina, responsáveis por garantir a distribuição de energia entre as peças, para que não aconteça algum tipo de sobrecarga.
E quanto maior o tráfego entre usuários, maior é a possibilidade de alcançar o processo de conversão. Pois para que um indivíduo decida entrar em contato com uma clínica, baseado na reputação que ela carrega, ele precisa primeiro conhecer os serviços da tal clínica.
E por fim existe a questão do custo-benefício, pois ser reconhecido na internet é algo cada vez mais importante para a reputação de um negócio, e o custo de se trabalhar com o meio digital é muito menor do que o preço praticado pelos veículos tradicionais.
Portanto, o consumidor pode até ser afetado por um anúncio decancela manual na TV, mas quando se fala de saúde, ele procura por uma indicação sobre a qualidade real desses serviços, além do anúncio comercial.
Algo que no universo dos blogs e dos conteúdos digitais pode ser conquistado por meio do link building.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.