Bárbara Sacchitiello
23 de maio de 2025 – 11h47
(Credito: Divulgação)
A Inteligência Artificial já vem pautando parte do trabalho e das conversas da indústria de comunicação há algum tempo. E, mais do que projeções, os líderes de marketing já estão aplicando a tecnologia de forma prática em seu cotidiano.
Esse é um dos insights extraídos de uma pesquisa feita pela Orbit Data Science, que usou como amostra os perfis de LinkedIn de 77 profissionais de marketing de grandes empresas que atuam no Brasil.
Para a avaliação, foram analisados posts e conversas a partir de 137 publicações feitas por esses líderes na rede social.
Por essa amostra, a Orbit Data Science apontou que 69% já falam sobre o uso prático de inteligência artificial no dia a dia de suas equipes.
Para esse grupo, o uso da IA está atrelado diretamente a busca por eficiência, por maior produtividade e novas ferramentas de criatividades.
Segundo avaliação feita a partir das publicações desses profissionais, a maioria da utilização da IA está atrelada a automação de tarefas consideradas repetitivas, além da produção de conteúdo, análise de dados, melhoria do atendimento ao cliente e personalização das campanhas.
Na análise da Orbit Science, isso mostra que, para além da eficiência nas operações, a IA já vem sendo utilizada como aliada e parte dos processos criativos.
Os tópicos mais abordados
A pesquisa também apontou os temas sobre os quais os líderes de marketing mais falam quando publicam algo sobre inteligência artificial.
A maior parte das conversas ainda é sobre os impactos da tecnologia no mercado de trabalho (39%), seguida por conversas a respeito do uso de IA nos fluxos internos de marketing (30%).
A maioria dos profissionais partilha da opinião de que a IA não irá tirar os empregos das pessoas, mas será responsável por redesenhar os escopos de trabalho.
O estudo apontou, ainda, que os líderes acreditam que já existe uma demanda por eficiência com Ia na rotina do marketing e que as ferramentas acabam sendo partes indispensáveis das entregas.
A análise também destacou que 53% dos profissionais dizem que já usam algum tipo de inteligência artificial também em processos criativos, fazendo uso de ferramentas, por exemplo, para brainstormings e busca por insights.
A importância do conhecimento e de utilização de IA no trabalho também ficou evidente. Entre os profissionais de marketing pesquisados, 57% acreditam que aqueles que não se adaptarem ao uso da tecnologia poderão ficar para trás.
Porém, eles também reconhecem que implementar a inteligência artificial no dia a dia não é uma tarefa simples: 16% dos líderes falam sobre as barreiras envolvidas na adoção da tecnologia e a maioria dos profissionais pesquisados declarou que precisou tomar frente para protagonizar as conversas sobre implementação da IA em suas organizações.
Por fim, a Orbit Science apontou quatro perfis diferentes em relação ao uso de IA. Existem os líderes táticos (focados em eficiência); os entusiastas (abertos a experimentar); os comunicadores (voltados ao engajamento do time) e os visionários (interessados no papel transformador que a IA pode ter nos negócios).