// JCDecaux se une a ONU para promover mais segurança no trânsito


Valeria Contado

30 de junho de 2025 – 16h28

JCDecaux se une a ONU e conta com personalidades para alertar sobre segurança no trânsito (Crédito: Divulgação)

JCDecaux se une a ONU e conta com personalidades para alertar sobre segurança no trânsito (Crédito: Divulgação)

A JCDecaux se une a Organização das Nações Unidas (ONU) na campanha #FaçaUmaEscolhaSegura, promovida globalmente pela entidade. A comunicação tem como objetivo promover a segurança no trânsito e criar ruas seguras, inclusivas e sustentáveis diminuindo, desse modo, o índice de acidentes.

A empresa de mídia out-of-home destinou parte do seu inventário para exibição da campanha em toda a sua rede global. O lançamento aconteceu em 2023, em mais de 50 países, e agora chega à América do Sul.

“Nosso trabalho é impactar pela imagem, sim, mas principalmente pelas métricas e pela redução das fatalidades. É isso que estamos tentando fazer com a ONU — construir algo que realmente possa mudar os números de mortes no trânsito no Brasil”, explica Jean-Charles Decaux, CEO da JCDecaux.

O executivo diz que a empresa entende que essa é uma causa importante. “Quando você percebe o quanto pode fazer pela sociedade ao ajudar a reduzir essas fatalidades, agora ou nos próximos anos, isso se torna um compromisso que vale a pena.”

A comunicação conta com o jogador de futebol Ousmane Dembélé, o piloto de F1 Charles Leclerc, o tenista Novak Djokovic, a cantora Kylie Minogue, o motociclista Marc Márquez, a supermodelo Naomi Campbell e os atores Patrick Dempsey e Michael Fassbender, além dos atletas olímpicos Juan-Manuel Celaya (México, prata, saltos ornamentais), Adriana Ruano (Guatemala, ouro, no tiro ao alvo), Atheyna Bilone (Panamá, prata, boxe), Ángel Barajas (Colômbia, prata, ginástica) e Rebeca Andrade (Brasil, ouro, ginástica artística) como protagonistas.

Visita da ONU ao Brasil

O Enviado Especial da ONU para a Segurança Viária, Jean Todt, veio ao Brasil durante uma série de visitas que fará aos países do continente americano, entre os dias 23 e 27 de junho, para lançar a campanha global da ONU.

O executivo se reunirá com autoridades governamentais, líderes dos setores público e privado, membros da sociedade civil, e representantes da comunidade diplomática, para promover iniciativas de segurança no trânsito e defender medidas mais eficazes.

A preocupação da organização é em relação aos acidentes de trânsito causaram mais de 145.000 mortes nas Américas em 2021, representando 12% das fatalidades no trânsito naquele ano em todo o mundo, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Já no Brasil, a taxa de mortalidade no trânsito no Brasil é de 15,7 por 100 mil habitantes, em que os motociclistas são os que mais sofrem, representando 61% dos acidentes.

O projeto “Melhoria da Prevenção de Acidentes nas Rodovias Federais no Brasil”, implementado pela ONU em parceria com o Governo Federal impulsiona o desenvolvimento de um sistema interoperável de coleta e análise de dados de trânsito.


source

Leia Mais