As principais discussões na internet atualmente giram em torno da privacidade de dados dos usuários, principalmente do tipo de informações que alguns sites coletam com as autorizações de utilização.
Quando uma pessoa acessa um buscador encontrando algum site que se interesse ele está gerando alguns cookies, que consistem em alguns pequenos arquivos que são coletados pelos sites que guardam informações do usuário.
Se uma pessoa buscou recentemente por alguns fornecedores de descartáveis, por exemplo, os cookies que foram coletados conseguem acessar essa informação, e juntando a diversas outras, constrói um perfil daquele acesso.
A grande problemática aqui é o entendimento de até onde esses sites conseguem chegar e quais exatamente são as informações coletadas. Muitas informações são extremamente delicadas, como o histórico médico de um usuário.
Com o avanço da tecnologia muitas relações passaram a ser online, desde a contratação de um serviço de display de chão personalizado até mesmo as consultas médicas, tendo como intermediário alguma plataforma de hospedagem online.
Por esse motivo as empresas de saúde passam a precisar realizar ações de marketing para captação online, mas até onde essa comunicação e essa coleta de dados pode chegar, sem afetar a privacidade de um usuário?
É com esse pensamento que surgiram as chamadas políticas de consentimento, que atualmente se tornam altamente benéficas para o setor do Marketing Médico.
O que é o Marketing Médico?
Quando uma empresa de galvanoplastia, por exemplo, deseja realizar o marketing online de seus produtos, ela consegue utilizar técnicas de marketing convencionais, afinal são produtos que possuem um forte impacto no mercado que atua.
Já atuações mais delicadas e de nicho precisam de uma atenção maior para a forma em que é comunicada e até mesmo como utiliza as informações do público alvo, que é o caso do Marketing Médico.
Esse segmento consiste em todas as ações que um consultório, hospital ou pessoa da área de saúde desenvolve de forma online para relacionar-se com o paciente, seja na prospecção ou na fase de acompanhamentos.
Nesse cenário, considerar o público alvo se torna o passo mais importante, e para que os profissionais acessem as informações dos usuários para montar um perfil de possíveis clientes, é preciso mais que nunca que haja o consentimento.
O que são as políticas de consentimento?
O dicionário traz o significado de consentimento como sendo uma manifestação favorável para que algo ou alguém tome determinadas atitudes. Quando se trata do ambiente médico esse consentimento tem a ver com o tratamento dos dados de cada paciente.
Sendo assim a política de consentimento é o aceite que o paciente ou seu responsável legal precisa entregar a instituição para que ela colete em algum nível os seus dados, é importante que esse indivíduo esteja ciente de toda a abrangência da coleta de dados.
Se uma empresa de digitalização de documentos, por exemplo, precisar montar um público para a realização do seu marketing online, ela poderá considerar seus clientes como fonte, usando seus dados para localizar pessoas semelhantes.
No Marketing Médico isso também poderá ser feito, mas a política de consentimento garantirá que o paciente saiba que essa coleta será usada para fins de base de dados do hospital ou consultório.
O que é a política de privacidade do Google?
Além desse consentimento presencial, em que o usuário já é um paciente, ou podendo ser chamado aqui de cliente, é possível também coletar informações online, o que é em resumo o principal objetivo do Marketing Médico.
Atualmente esse segmento do Marketing é altamente beneficiado por conta do aumento na privacidade de buscadores online, como o Google. Com essa garantia de segurança, a confiança do usuário em autorizar a utilização dos dados aumenta.
Portanto, a política de privacidade do Google é um conjunto de termos que buscam garantir a segurança de dados de todos os usuários, desde os dados mais sensíveis até os mais gerais, deixando claro para esse usuário quais dados estão sendo coletados.
Importância da proteção digital
Um sistema ERP para indústria, por exemplo, precisa de uma camada de proteção, por lidar com alguns dados sigilosos, que podem envolver diversos setores da empresa, além do logístico.
Essa necessidade de proteção se estende também para diversos outros sistemas e até mesmo bases de dados que estão hospedadas online. O cuidado com os dados traz diversos outros benefícios para a empresa que está responsável por esse cuidado.
Da confiança na marca, até o melhor relacionamento com o cliente, é possível notar os impactos positivos dessa ação. O próprio Google desenvolve diversas ações que favorecem todo o mercado, incluindo o marketing médico.
Ações do Google para proteção de dados
Se uma empresa desenvolve um projeto eletromecânico ela busca proteger todos os dados que envolvem esse projeto, por esse motivo os sites que acessam, ou os servidores de e-mails precisam oferecer saídas de proteção desses dados.
Pensando nisso, um dos maiores buscadores do mundo consegue entregar algumas ações de peso nesse sentido, como:
- Centrais específicas de regras;
- Camadas de proteção;
- Redução de Cookies;
- Políticas de Consentimento.
Além das políticas de consentimento que já foram apresentadas anteriormente, existem diversas outras estratégias que podem ser benéficas quando se monta uma estratégia de Marketing Médico.
Conheça abaixo os principais pontos a respeito de cada uma destas outras saídas de proteção.
Centrais específicas de regras
Quando uma mangueira hidráulica, por exemplo, é instalada ela precisa ser aplicada com as técnicas corretas, em um espaço dedicado a sua instalação, para garantir a eficiência desse processo.
Do mesmo modo, a inserção de regras de segurança nos buscadores também precisa de um espaço de controle exclusivo, por esse motivo o Google criou as Centrais de Gerenciamento de Regras.
Neste espaço podem ser personalizadas regras específicas para a proteção, tanto de contas quanto de domínios, o que pode ser uma ferramenta extremamente útil para um consultório que está iniciando uma estratégia de marketing.
Camadas de proteção
Se um usuário que faz parte de uma equipe de marketing médico tem acesso a diversos dados de usuário, mesmo que de forma criptografada, seguindo as diretrizes de proteção, ele precisa também possuir um nível de proteção avançado em seus dispositivos.
Pensando nisso o Google incluiu em todos os seus dispositivos a tecnologia de Verificação de Duas Etapas, onde se é criada uma camada de proteção a mais, fazendo com o acesso do usuário dependa de mais de uma informação de segurança.
Redução de Cookies
Toda a trajetória de um usuário online gera uma certa trilha de pegadas, onde é possível a identificação de por onde este usuário passou. Essa identificação é feita através dos cookies, que como vimos anteriormente são pequenos arquivos que guardam informações.
Se em algum momento um usuário buscou por bota pneumatica, e em seguida pesquisar por um atendimento médico, o site em que o usuário buscou pelo atendimento conseguirá ler que esse usuário buscou anteriormente, e assim poderá personalizar o atendimento.
A principal evolução desse cenário é a possibilidade do usuário autorizar essa coleta de dados, o que anteriormente era feito de forma automática, agora depende do consentimento, o que faz uma forte relação com as demais políticas de consentimento.
Essa necessidade de autorização não é algo recente, afinal, houveram diversas discussões que buscavam regulamentar essa coleta de dados, deixando a Lei de Proteção de Dados mais completa, envolvendo agora a forma de fazer Publicidade.
Importância da LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados traz justamente essa regulação da geração e uso de dados no Brasil. É necessário, portanto, que todas as entidades que tratam dados em algum nível obedeçam a determinação da LGPD.
Para o marketing médico é ainda mais importante considerar essa lei. Mas ela não entra nesse mercado como uma forma de limitação, mas sim de expansão de possibilidades, facilitando a forma como a coleta de dados será feita.
Para quem desenvolve o marketing médico é preciso criar um site que siga as políticas de consentimento, definidas pela LGPD, onde os dados coletados serão somente os autorizados.
É dessa forma que quando usado um sistema de CRM aliado a base gerada pelo site, todos os dados serão valiosos, pois foram consentidos, podendo então serem usados integralmente pela instituição.
Punições para o desrespeito a proteção de dados
Devido ao impacto positivo e importância da LGPD, existem também cobranças feitas para as empresas ou instituições que não seguirem cada uma dessas diretrizes. A principal punição ainda é a financeira, com a aplicação de multas.
Entretanto, existem diversos níveis de desrespeito a essa lei, tendo também punições diversas, indo desde a advertência exigindo medidas de correção até a proibição das atividades da empresa.
Todas essas ações podem ser evitadas com o cumprimento da lei de proteção. Afinal o uso de dados de forma honesta é a saída para uma realização de marketing eficaz e que proporcionará resultados reais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.