Muitas empresas encontram no marketing uma possibilidade de captar mais clientes e aumentar os seus resultados. Para um escritório de advocacia isso não é diferente.
Com o avanço da tecnologia e a facilidade de se utilizar a internet para as mais diversas finalidades, é possível afirmar que as empresas que não estão presentes no mundo virtual não conseguem ser vistas pelo seu público.
É cada vez mais comum que as pessoas utilizem os seus celulares para executar ações simples, que vão desde uma leitura de conteúdo para aumento do conhecimento até a realização de uma compra online.
Não à toa, muitas empresas buscam saber quanto custa um plano de marketing, justamente para que elas marquem presença virtual e alcancem o seu público-alvo de modo eficaz e positivo.
Para um escritório de advocacia isso também é importante. Afinal, é preciso que as pessoas que buscam por um serviço jurídico encontrem o estabelecimento de maneira fácil, tornando todo o processo de busca mais simples.
O marketing digital pode ser feito de diversas formas. Além disso, atualmente é possível utilizar ferramentas de grande desempenho, como a RD Station, que permitem um gerenciamento das ações e a automatização de processos.
Contratar uma agência digital também pode ser importante para garantir a assertividade das campanhas de um escritório de advocacia, principalmente porque esse tipo de publicidade possui algumas restrições.
Elas são estabelecidas pelo Código de Ética da OAB (Organização dos Advogados do Brasil), que impõem limites quanto ao modo de se fazer propaganda para um escritório, e que devem ser seguidas para não acarretar em penalidades ao profissional.
Por isso, mesmo que um advogado reconheça a importância de gerar conteúdo para redes sociais, é preciso montar um cronograma e ter estratégias baseadas nas regras presentes no Código de Ética.
Sendo assim, se você quer saber se vale a pena contratar uma agência de marketing para o seu escritório de advocacia, para que a conquista dos resultados seja otimizada, siga na leitura deste artigo para entender melhor sobre o tema.
A publicidade de um escritório de acordo com o Código de Ética
Uma empresa especializada em pisos laminados possui uma forma de promover os seus produtos bastante livre, podendo utilizar elementos que são indispensáveis para atrair a atenção do público e fazer com que ele compre os seus itens.
Mas quando um escritório de advocacia precisa de ações de marketing para melhorar os resultados do seu estabelecimento, ele precisa seguir as instruções presentes no Código de Ética da OAB.
O Provimento 94/2000 e o Código de Ética estabelecem que é possível anunciar os serviços advocatícios com moderação e discrição, mas é preciso que se observe a finalidade informativa dos conteúdos elaborados.
Essa publicidade pode ser feita de maneira individual ou coletiva, garantindo que se atenda os limites éticos impostos pelo Código de Ética.
Por isso, a maneira como se anuncia uma cortina blecaute é bastante diferente dos pontos utilizados para uma campanha de marketing de serviços jurídicos.
Ou seja, os elementos que tiverem características comerciais, sendo vistos como um tipo de spam em vez de um conteúdo informativo para os leitores, precisam ser evitados.
Então, para promover o seu escritório de advocacia com eficiência e da forma correta, é preciso garantir que a maneira como se conversa com os potenciais clientes seja voltada para a informação, e não apenas uma forma simples e de fazer publicidade.
As ações de publicidade de um escritório de advocacia
Como é sabido, muitas pessoas utilizam a internet para fazer compras, mas também para ampliar os seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos.
Justamente porque o conteúdo elaborado por um escritório de advocacia deve ter caráter informativo, ele pode ser de grande auxílio para os leitores, ajudando-os a absorver um assunto de grande importância.
Da mesma maneira que um cliente que está buscando por uma lava louça utiliza a internet para encontrar um modelo que atenda aos seus requisitos, o leitor de um conteúdo jurídico pode perceber o domínio do escritório sobre um determinado tema e querer contratá-lo.
As ações de publicidade de um escritório podem ser elaboradas de acordo com as possibilidades presentes no marketing, mas seguindo as regras do Código de Ética.
Sendo assim, uma agência pode facilmente elaborar um planejamento de campanhas, utilizando algumas das principais estratégias de marketing, tais como:
- Marketing de conteúdo;
- Marketing em eventos;
- Marketing de relacionamento;
- Marketing de atração;
- Links patrocinados.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para promover um escritório de advocacia.
Por meio da elaboração de artigos ou vídeos que podem apresentar informações relacionadas a vários tipos de assuntos jurídicos, é possível atrair a atenção das pessoas que precisam recorrer aos serviços de um advogado.
Ele pode explicar as etapas de um processo, assim como as ações mais comum e eficazes para resolver uma problema.
A agência de marketing contratada para o seu escritório pode fazer uma análise dos assuntos jurídicos de maior importância para ajudar na elaboração de artigos e vídeos, para que o estabelecimento seja reconhecido como uma autoridade no seu ramo.
O marketing de conteúdo também é utilizado por uma empresa especializada em rede de proteção, por exemplo, de modo a explicar os motivos pelos quais é de grande importância tê-las nas janelas do seu apartamento, para ajudar na visibilidade do negócio.
Marketing em eventos
Uma agência de marketing pode instruir o escritório de advocacia a investir na presença em eventos, ampliando a sua abrangência e visibilidade.
Isso pode ser feito por meio de patrocínio de algumas ocasiões, assim como a organizar um evento na área ou até mesmo participar dos principais, de modo que seja possível conquistar novos clientes e ampliar os contatos do seu escritório.
As agências de marketing podem sugerir, dentro do planejamento do escritório, qual é o melhor momento para investir nessas frentes e fazer a divulgação adequada da ocasião.
Essa também é uma boa oportunidade para uma fabricante de mochila feminina escolar, já que ao fazer parte de um evento dentro da sua área, ela certamente ganha maior destaque e consegue aumentar as suas vendas.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento também é um elemento de grande importância dentro das estratégias de um escritório de advocacia.
Isso é fundamental para fidelizar clientes empresariais, assim como pessoas físicas, principalmente quando o trabalho é feito de modo satisfatório para eles.
Também é importante lembrar que a grande maioria dos estabelecimentos hoje precisa ter uma área jurídica para garantir a segurança dos seus processos internos.
Por isso, se o escritório investe em marketing de relacionamento, ele não só fideliza os seus atuais clientes, como também pode ser indicado para amigos ou parentes dessas pessoas.
Manter uma periodicidade de contato é indispensável no marketing de relacionamento. Para isso, a sua agência pode elaborar um calendário para envios de e-mail marketing, que ajudam o cliente a ter acesso aos materiais postados no seu blog.
Um exemplo disso pode ser o de uma serralheria que fez a instalação de um portão de garagem na casa de um cliente, e mensalmente envia artigos ou vídeos com dicas de conservação da estrutura e da pintura do item, para aumentar a vida útil dele.
Esse tipo de cuidado e preocupação por parte da empresa é indispensável para que o cliente se sinta valorizado e tenha um contato sempre frequente com a marca, sendo um dos elementos fundamentais do marketing de conteúdo.
Marketing de atração
O marketing de atração é essencial para que o escritório de advocacia possa ser visto pelo seu público-alvo de modo mais ativo.
Isso pode ser feito tanto ao enviar um e-mail marketing quanto ao apostar em postagens no blog do seu escritório.
A agência de marketing pode elaborar um cronograma de postagens juntamente com o advogado, para que os conteúdos produzidos sejam desenvolvidos de modo atrativo e cativamente.
Uma loja que queira aumentar o número de vendas de um produto como piscina de vinil infantil, por exemplo, pode conseguir melhores resultados ao utilizar o marketing de atração para ser vista por pessoas que estão buscando o produto.
Link patrocinado
A agência de marketing contratada para trazer um melhor alcance para o escritório de advocacia certamente vai sugerir o uso de várias estratégias, que possam garantir que mais pessoas sejam impactadas na internet e saibam da existência do escritório.
O link patrocinado é uma delas, e pode ser utilizado tanto dentro das redes sociais quanto nos principais buscadores.
Para que uma empresa especializada em lixadeira de cinta consiga ser encontrada mais facilmente em uma busca no Google, ela pode apostar no link patrocinado para ser bem ranqueada e vista nos primeiros lugares dentro da pesquisa.
Da mesma forma, o escritório de advocacia pode apostar no link patrocinado para que os usuários das redes sociais possam tomar conhecimento da sua atuação e ganhar novos seguidores e clientes, graças ao anúncio nas redes sociais.
Todas essas possibilidades do marketing digital para um escritório de advocacia devem ser planejadas com a agência, além de apostar no uso do RD Station para organizá-las.
Dessa forma, é possível ter um controle maior sobre os resultados e ter um desempenho muito melhor na conquista de novos clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.