6 motivos para fechar uma proposta de marketing em janeiro

É importante planejar o seu marketing digital em janeiro para começar o ano com a organização das suas estratégias em dia, já que ele é o grande responsável por divulgar a marca, seus produtos e serviços.

No entanto, para quem não tem muita experiência no assunto, pode ser difícil elaborar um planejamento sozinho, uma vez que sem marketing não é possível ter bons lucros. Isso acontece, principalmente, se você não fizer um bom trabalho com o marketing digital.

A internet é o principal meio de comunicação atualmente, bem como o melhor lugar para interagir com seus clientes e leads (potenciais clientes).

Mesmo que você invista pesado em estratégias offline, como folhetos, anúncios no rádio, placas informativas personalizadas e jornais impressos, entre outros, é na web que você vai realmente atrair mais pessoas.

Isso porque o consumidor moderno está cada vez mais conectado, logo, se o seu público está online, é interessante que o seu negócio também esteja marcando presença na web.

Para isso, é necessário contar com o auxílio de bons profissionais, e as agências de marketing são a melhor aposta.

Neste artigo, vamos explicar a importância de planejar suas estratégias de marketing, a necessidade de atuação de uma agência, suas vantagens e quais os resultados esperados. Confira!

Por que desenvolver um plano de marketing?

O planejamento de marketing é essencial a qualquer momento, mas o início do ano é sempre o melhor período para isso, uma vez que, dessa forma, é possível aumentar consideravelmente os lucros.

Uma das razões para isso é o fato de que em janeiro, as organizações, como uma clínica de nutricionista que oferece uma dieta simples para emagrecer, estão estabelecendo seus objetivos e metas para os próximos meses.

Desse modo, incluir o marketing digital é uma maneira de ajudar a atingir esses objetivos e metas, visto que ele é o responsável por promover a marca e suas vendas.

Se bem planejado logo no mês de janeiro, é possível melhorar os resultados financeiros, a margem de lucro e o faturamento no decorrer do ano inteiro.

Ademais, assim como você define valores de investimentos em outros setores, também já deixa estipulada uma quantia para marketing.

Também é no início do ano que as empresas estão com dados e informações suficientes acerca de fatores, como:

  • Estimativas econômicas;
  • Balanço financeiro;
  • Relatório de vendas anuais;
  • Entre outros.

Com base nessas informações, um médico ao domicílio consegue escolher melhor suas estratégias de marketing, o que facilita a conquista de resultados positivos, além de mais oportunidades no seu mercado de atuação.

Outro ponto que merece destaque é o fato de que o início do ano favorece qualquer tipo de planejamento entre os gestores.

Só que ele deve incluir os sócios da companhia, os líderes e responsáveis pela área de marketing e vendas e, claro, uma agência especializada em marketing digital.

Da mesma forma, é válido ressaltar que quanto antes esse planejamento for realizado, mais rápidos serão seus resultados. Além disso, as empresas que se antecipam nesse sentido têm muito mais vantagem competitiva frente às demais.

Planejar bem as estratégias de marketing também ajuda a engajar os colaboradores. Isso porque eles terão um direcionamento de seus trabalhos e isso melhora a participação dos mesmos, o que leva à conquista de resultados.

Para qualquer empresa, ter essa parceria pode ser algo bastante vantajoso, e vamos explicar melhor no próximo tópico.

Vantagens de contratar uma agência de marketing

Contratar uma agência de marketing é importante desde o seu planejamento. Isso porque os retornos obtidos podem dobrar por conta do trabalho realizado por profissionais competentes da área.

O marketing digital tem novidades todos os dias, e que geram oportunidades para a empresa, mas é preciso estar atento a elas, o que nem sempre é possível para os gestores, afinal, eles têm outras preocupações.

Por outro lado, se uma gráfica especializada na produção de banner informativo contrata uma agência de marketing, terá acesso a vantagens, como:

1. Resultados concretos

As agências são preparadas para definir bem os objetivos da organização e, com isso, escolher os melhores caminhos para chegar até eles.

Isso acontece porque os profissionais conseguem enxergar com clareza o que a empresa almeja e aí descobrir como conquistar essas metas.

2. Alta especialização

Sem dúvidas, essa é a maior vantagem uma vez que os profissionais de marketing de agências são altamente especializados no que fazem, seja na prestação de serviços para um escritório de advocacia ou uma empresa de plotagem de projetos.

Além disso, a estrutura da própria agência é pensada de modo a oferecer as melhores estratégias aos seus clientes.

Para se ter um ideia, a sua empresa terá à disposição:

  • Análise de mercado;
  • Estratégia de marketing;
  • Desenvolvedores web;
  • Criadores de conteúdo;
  • Análise de dados.

O foco de cada um deles é fazer com que o seu negócio tenha o melhor desempenho, ou seja, tenha mais vantagem competitiva e consiga ser mais reconhecido em seu nicho de atuação.

3. Margem competitiva no mercado

Já que tocamos no assunto, é válido destacar que uma fabricante de carimbo empresarial ou qualquer outra organização tem muito mais vantagem competitiva com uma agência de marketing.

Isso acontece porque o nome da marca ganha mais força no mercado por estar fortalecida na web. Então, ela passa a ser facilmente encontrada, o que a torna mais vantajosa frente aos concorrentes.

4. Economia de tempo

O trabalho de marketing é extenso, independentemente do tamanho do negócio. Pensar que vai dar conta dele sozinho ou que não é preciso ter um profissional ao seu lado é um erro.

Em outras palavras, ele toma tempo e esforço, o que pode te obrigar a sacrificar outros setores da empresa.

Para garantir um processo rápido e eficiente, as agências de marketing se concentram em uma sala reunião para planejar e se dedicam exclusivamente a desenvolver estratégias para o seu negócio. Ou seja, o gestor tem tempo para se preocupar com outras questões.

5. Custo-benefício acessível

Contratar uma agência de marketing é um investimento com excelente custo-benefício. Ao elaborar e investir em campanhas eficientes, todo o faturamento aumenta.

Além disso, você economiza tempo automatizando todos os processos com ferramentas inteligentes e de automação de marketing, como a RD Station, sem precisar gastar muito.

6. Estratégia escalável

O trabalho dessas agências é escalável porque elas se ajustam ao perfil e necessidade de seus clientes.

Por exemplo, elas não delegam X pessoas para trabalhar no planejamento de marketing de uma fabricante de stand para evento e Y pessoas para uma loja de roupas de bebê.

Ou seja, você não precisa se preocupar em contratar pessoas para te ajudar nas campanhas e ações, nem investir em treinamento ou outras situações do tipo.

Quais os resultados obtidos?

É claro que toda organização tem seus objetivos e metas, e quando investe em marketing digital, deseja obter as melhores vantagens e resultados.

Se você conta com uma agência de marketing digital, colhe os melhores frutos disso.

Um dos mais importantes e que está entre os objetivos da maioria das marcas é o crescimento das vendas, que é consequência de outro resultado trazido pela parceria: o aumento de reconhecimento da marca.

Quanto mais conhecida for a sua empresa, maiores são as oportunidades de vendas. O consumidor naturalmente tende a comprar de marcas mais conhecidas, o que acontece porque o negócio desenvolve boas campanhas.

Melhor do que saber como fazer marketing de conteúdo é contar com alguém que já saiba disso. Boas campanhas de inbound marketing ajudam ainda a alcançar outro resultado, que é a autoridade da marca.

Os conteúdos relevantes e informativos que você disponibiliza para o público são muito importantes para mostrar que a sua empresa sabe o que faz, e se tornar uma autoridade perante os consumidores.

Não basta apenas querer vender, e as agências sabem muito bem disso. É por essa razão que elas desenvolvem boas campanhas de marketing de conteúdo, para gerar boa reputação, valor, reconhecimento e alcance para sua marca e, assim, aumentar as vendas.

Conclusão

Agora você já entende a importância de saber quanto custa um plano de marketing e de firmar uma parceria com as agências para conseguir bons resultados.

Muitas vezes, tentar economizar nesse sentido não é uma boa saída, pois além de você não conseguir a mesma eficácia nas estratégias, ainda corre o risco de se perder em seus afazeres e deixar alguns assuntos importantes de lado.

Por isso, a melhor escolha é sempre contar com a parceria e dedicação de uma boa agência de marketing digital e sair na frente da concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Dgtalmente.7 e equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.