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Entenda a importância de criar um blog para seu escritório de advocacia

Entenda a importância de criar um blog para seu escritório de advocacia

Ter um blog é considerado, hoje, como uma das estratégias mais importantes para os negócios, incluindo os escritórios de advocacia.

É neste canal onde empresas e profissionais conseguem abordar conteúdos relacionados aos seus produtos e serviços, além do seu nicho de atuação.

Ele não é focado em vender, por isso, está dentro das diretrizes da OAB no que diz respeito à atuação dos advogados.

O objetivo do blog é oferecer conteúdos valiosos que esclareçam possíveis dúvidas do público-alvo, ao mesmo tempo em que fortalece a imagem do escritório.

Dessa forma, no meio jurídico, é a oportunidade perfeita para que os advogados abordem com clareza assuntos relacionados aos direitos, deveres, dentre outras pautas que julgarem importante para as pessoas.

Tudo feito de maneira clara, concisa e voltada a educar as pessoas e fazê-las entender um pouco mais sobre o trabalho e a legislação.

Trata-se de um canal tão importante que empresas de todos os setores já o consideram parte indispensável de suas estratégias.

E como na profissão de advogado a divulgação é proibida, é o blog que vai levar até o conhecimento das pessoas todos os serviços oferecidos pelo escritório. Entenda mais sobre o assunto na leitura deste artigo.

O que é um blog?

Blog é uma página online que, em outras palavras, pode ser traduzida como “diário eletrônico”. Ele precisa ser atualizado frequentemente, e facilita a comunicação entre pessoas e instituições do mundo todo.

Inclusive, pode ser utilizado por pessoas e empresas para diversas finalidades.

Por exemplo, uma fabricante de wobbler pdv faz o uso do blog para abordar assuntos que estejam relacionados com a sinalização de estabelecimentos e interesses de seu público, por exemplo.

Eles se adaptam facilmente a qualquer necessidade, por isso, podem veicular assuntos tanto de empresas comuns quanto de escritórios de advocacia.

Trata-se, por fim, de um conjunto de páginas sempre atualizadas e que operam em conjunto com o site institucional.

Importância do blog para escritórios de advocacia

Um blog bem construído e repleto de conteúdos relevantes é uma das principais estratégias em marketing digital para os escritórios de advocacia como já mencionamos.

Por meio dele, os profissionais são encontrados pelas pessoas certas, atraindo pessoas e gerando novas oportunidades. Além disso, ele traz diversas vantagens, assim como faz com uma fabricante de vinho varietal.

Tais benefícios destacam a importância desse canal para a advocacia, que podemos citar como as principais:

1 – Criar uma extensão do escritório

As visitas do site ou blog podem se equiparar às visitas no escritório, só que com uma capacidade maior, pois é mais provável que haja mais pessoas conectadas do que circulando próximo ao local do seu escritório. Por meio desse canal, é possível:

  • Conscientizar o público sobre as práticas advocatícias;
  • Mostra qual é a área de atuação;
  • Criar fontes;
  • Criar parcerias.

Isso porque os textos publicados podem ser compartilhados e ainda linkados em outros blogs respeitados de outros profissionais.

2 – Aumentar a visibilidade

Tanto para um escritório quanto para uma fabricante de aço corten textura, o blog traz muita visibilidade. Isso porque as pessoas usam muito a internet para pesquisar assuntos e esclarecer dúvidas.

Portanto, se ela encontrar o assunto que procura no blog de um advogado, ela o terá como referência e pode começar um diálogo com ele ali mesmo.

As publicações também podem usadas como outros materiais em canais como as redes sociais, o que aumenta ainda mais a visibilidade e a credibilidade.

Portanto, é uma maneira eficiente de impactar o público-alvo e ser visto por um grupo de pessoas que realmente tem interesse no serviço.

3 – Ter uma boa posição no Google

Os conteúdos de qualidade publicados no blog são o melhor caminho para alcançar um bom posicionamento no Google.

O buscador dá preferência a conteúdos novos, e quanto mais recentes e de qualidade forem, mais as páginas serão indexadas nos resultados.

4 – Gerar autoridade

Seja um escritório ou uma revenda de pulseiras tyvek atacado, um dos objetivos é se tornar autoridade perante o público.

Consequentemente, se o objetivo é fortalecer o escritório e ser visto como expert, o blog é o melhor canal.

É por meio dele que serão desenvolvidos conteúdos de qualidade, que irão compartilhar conhecimento sobre temas de domínio do profissional.

Como resultado, potenciais clientes se lembrarão do escritório quando precisarem de alguma solução que ele oferece.

Melhores estratégias para o blog

Existem algumas técnicas que são imprescindíveis para que qualquer negócio aplique em seu blog, seja este um escritório de advocacia ou uma fabricante de pvc para sublimação.

Dentre as principais para os advogados estão:

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que se baseia na criação de materiais ricos, relevantes e informativos que atraiam o público, gerem oportunidades e coloquem a empresa como uma autoridade naquilo que faz.

Pelo fato de a única publicidade permitida na advocacia ser a informativa, alguns dos melhores materiais que podem ser produzidos para os blogs são:

Textos e artigos

É importante pensar no leitor e também na especialidade do negócio. Por exemplo, se o profissional é trabalhista, ele deve criar conteúdos que chamem a atenção do trabalhador.

Esses materiais podem abordar as leis trabalhistas, a reforma trabalhista e outros assuntos como férias, piso salarial, 13° dentre outros assuntos que estão em pauta entre os trabalhadores.

Independentemente de qual seja a área do escritório, o ideal é abordar os assuntos por meio de uma linguagem simples e de fácil compreensão para o público.

2 – SEO (Search Engine Optimization)

SEO é uma estratégia de otimização para os sites de busca como o Google, sendo imprescindível para qualquer negócio, afinal, se uma pessoa pesquisar sobre quanto custa um paquímetro, vai encontrar as empresas que usam essa estratégia.   

O objetivo dessa estratégia é alcançar um bom posicionamento no Google, facilitando para que os usuários encontrem o seu escritório nos resultados antes dos concorrentes.

Para fazer um bom trabalho com essa estratégia, algumas dicas são:

Definir a palavra-chave

É importante pesquisar e listar as palavras-chave que estejam relacionadas com o que o escritório oferece e que apareçam constantemente nas buscas dos usuários.

Por exemplo, uma vinícola pode concluir que um dos termos mais usados pelas pessoas ao pesquisar produtos relacionados ao que ela vende é “vinho tinto suave doce”.

A partir disso, ela criará materiais que usem essa palavra um determinado número de vezes.

Ter uma boa URL

É importante usar URL amigável no blog, sem o uso excessivo de número e símbolos. Isso facilita a memorização por parte do usuário, mas, principalmente, faz com que o Google identifique muito mais rapidamente a página.

3 – Usar CTA

CTA é uma sigla para Call to Action, que tem como objetivo chamar o leitor ou o visitante do blog a realizar alguma ação, como fazer um orçamento de preço de aulas particulares de direção ou entrar em contato com escritório para esclarecer dúvidas.

Trata-se de um botão chamativo que contém uma mensagem que desperta o interesse do visitante.

Essa estratégia é muito importante para converter leads em clientes ao final de cada postagem.

No caso dos escritórios de advocacia, por conta das limitações impostas pela OAB, as frases devem ser mais amenas, como “se quiser aprender mais sobre o assunto, clique e acesse o conteúdo”, por exemplo.

Por que contratar uma agência de marketing digital?

A internet trouxe muitas facilidades para as empresas, inclusive para os escritórios de advocacia, que encontraram em algumas de suas estratégias meios inteligentes de conquistar oportunidades de negócio, sem ferir o código da OAB.

Uma agência de marketing é uma parceria muito importante dos escritórios, afinal, ela conta com profissionais aptos para fazer todo o trabalho dentro de um blog por meio de ferramentas importantes, como a RD Station.

Além dessa ferramenta de automação, as agências criam conteúdos focados no público, pois fazem um estudo aprofundado dele antes de criar qualquer material. 

Desde artigos até o processo de criar anúncio google ads, tudo é feito com foco em resultado, para que o escritório leve até as pessoas conhecimento de valor e que as façam enxergar os profissionais como referência no que fazem.

Além disso, o tempo hábil de criação de conteúdos é muito melhor, o que permite que o blog esteja sempre atualizado.

Todas as estratégias citadas aqui, incluindo SEO e CTA, são trabalhadas perfeitamente por  uma agência de marketing digital em curitiba, permitindo o alcance de resultados de maneira muito mais rápida, com profissionais competentes.

Conclusão

Ter um blog é parte fundamental de qualquer estratégia de marketing digital, mas ele é ainda mais importante para os escritórios de advocacia.

É o canal perfeito para mostrar o domínio de assuntos essenciais para o dia a dia das pessoas exercerem seus direitos e deveres de cidadãos.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que colabora com as necessidades e dúvidas das pessoas, o blog jurídico consegue atrair novas oportunidades para o escritório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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