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Marketing jurídico: veja a importância de otimizar a escrita em SEO

Marketing jurídico: veja a importância de otimizar a escrita em SEO

A forma em que a mensagem de uma empresa ou serviço é escrita define a forma como ela é vista dentro do mercado, tanto por seus colaboradores, concorrentes e até chega aos clientes que são atendidos por ela.

Uma equipe de marketing possui profissionais capacitados que têm a função de desenvolver o posicionamento de uma marca, indo desde a forma que ela se coloca no mercado com criativos, até a forma que ela aborda determinados assuntos.

Se uma empresa de consultoria contábil, por exemplo, decide montar um blog para comentar sobre assuntos de sua área, essa decisão irá partir justamente da equipe de marketing.

Alguns assuntos são sensíveis para serem tratados online, muitas vezes a própria marca pode ser de um segmento em que realizar publicidade online seja algo delicado.

Um serviço de assistência técnica nobreak, por exemplo, possui uma estrutura de atuação mais mercadológica, sendo possível realizar uma publicidade de forma simples, mas já um escritório de advogados faz parte de um desses ramos delicados.

Por esse motivo existem diversos tipos de marketing digital, podendo ser o marketing médico, de conteúdos ou até mesmo o marketing jurídico.

O que é o marketing jurídico?

Toda empresa deseja utilizar o meio digital para expandir seus negócios, desde uma desenvolvedora de software para construtora, até mesmo uma já conceituada rede de fast food. Para um escritório de advocacia não seria diferente.

Mas no caso dos escritórios e até mesmo negócios de advogados avulsos precisam ser anunciados seguindo as normas de Ética e Disciplina da OAB, que é a Ordem dos Advogados do Brasil.

Portanto o marketing jurídico tem justamente o papel de fortalecer a marca e divulgar os serviços, relacionando sua atuação aos assuntos do momento enquanto apresenta ao mercado, e ainda assim manter-se dentro do esperado pelo órgão regulador.

Importância do marketing jurídico

A internet revolucionou a forma como as marcas ocupam os espaços na forma de consumir dos clientes. Mesmo os clientes de empresas mais tradicionais, como as de torre de resfriamento industrial, por exemplo, estão presentes nos espaços online.

Com isso o marketing jurídico consegue, com excelência, atingir esse público e aumentar o número de contratos do negócio, dando à marca a força necessária para destacar-se dentro do mercado cada vez mais competitivo.

Dessa forma a relação com o cliente, que possui grande importância para essa atuação, será desenvolvida muito antes do fechamento do contrato, proporcionando um atingimento do resultado final mais simplificado.

Relação com o marketing de conteúdo

Os conteúdos sobre o mercado que uma empresa que produz fachadas comerciais simples, por exemplo, desenvolve para a postagem em seu site ou em blogs, são as ferramentas que identificam o marketing de conteúdo.

A melhor forma de alavancar uma marca com temática jurídica é apostar em conteúdos relacionados, podendo então ir além da busca direta por contratos, priorizando o crescimento da marca, enxergando os contratos como consequência.

Essa unificação entre o marketing jurídico e o de conteúdo é altamente estratégica, podendo unificar diversas ferramentas, comuns em cada forma de produzir, como a aplicação do SEO, por exemplo.

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, traduzido como motor de otimização de busca, ou seja, é um conjunto de ações que buscam otimizar a escrita de um conteúdo, dando a ele relevância online.

Digamos que uma determinada fábrica produziu em seu blog um conteúdo sobre teste de estanqueidade e deseja relacionar esse conteúdo com outros sites parceiros. Para isso ele deve incluir citações a esse site na escrita do conteúdo, criando uma espécie de ligação.

Essa técnica é uma das mais conhecidas dentro do SEO, e essa ligação é criada através de palavras-chave, o que deixa a inserção extremamente natural e relevante com o conteúdo nativo e o que está sendo citado.

Por apresentar essa naturalidade na apresentação ao cliente, o SEO é extremamente útil ao marketing jurídico, dando uma vasta gama de aplicações possíveis para esse segmento, podendo ser utilizadas todas as suas principais técnicas de forma estratégica.

Como aplicar o SEO no marketing jurídico?

Entendendo que o foco do SEO é a potencialização da página que utiliza essas técnicas, é possível perceber o tamanho do seu impacto.

A diferença de uma página que opta por aplicar o SEO para uma que não utiliza as técnicas pode ser o fator decisivo para determinar qual será a marca escolhida pelo consumidor.

Podemos comparar as técnicas de SEO com uma inserção de letra caixa em uma fachada, por exemplo. Ela vai atrair quem passa por aquele local, chamando atenção para o que está escrito, que é justamente o que ocorre quando a aplicação do SEO é feita.

A atenção entregue a quem aplicou o SEO no marketing jurídico será maior, fazendo com que aquele escritório ou profissional se destaque entre todos os outros nomes do mercado.

É preciso então conhecer as técnicas necessárias para aplicar o SEO de forma satisfatória, então conheça abaixo os principais passos para essa utilização.

Selecione o assunto destacado

O primeiro passo para que uma equipe de marketing aplique essa estratégia para a sua marca é pensar nos conteúdos que devem ser abordados. Como citado aqui, a área jurídica deve se posicionar de forma ética, portanto o cuidado com os conteúdos deve ser maior.

As pesquisas referentes aos assuntos que serão tratados em cada conteúdo devem ser aprofundadas, para assim a marca funcionar como uma espécie de referencial técnico, levando em conta que a área por si só já possui uma exigência técnica considerável.

Dessa forma, a seleção do assunto atual, assim como os próximos, deve ser feita considerando não apenas o que o cliente desejaria ver, mas aliando isso ao que o mercado espera ver desse segmento.

Escolha o tipo de palavra-chave

A partir do momento em que o conteúdo e o tipo de assunto que será abordado foram definidos, é possível criar uma lista de palavras-chave, principalmente que sejam mais abrangentes, e então inseri-las no conteúdo.

É através dessas palavras-chave que os usuários encontrarão o conteúdo, portanto elas devem conversar com o mercado jurídico, dando atenção até onde essa palavra será abordada, para que não seja relacionada com temas negativos, por exemplo.

Uma técnica interessante é fazer com que essas palavras façam o link para outros conteúdos do próprio site, utilizando estes outros assuntos como um referencial, mostrando ao usuário, portanto, cada vez mais conteúdos da própria marca.

Divida o assunto em páginas específicas

Uma das principais estratégias do SEO é justamente a criação de páginas diferentes para cada tipo de assunto, trazendo assim clientes interessados em cada uma delas, propiciando também o link entre conteúdos, e esses assuntos devem ser distintos entre si.

Uma empresa de guinchos, por exemplo, pode criar uma página falando sobre as aplicações de um poliguindaste articulado ou sobre os fatores para o reboque de veículos, entre diversos outros assuntos abordados.

Para o marketing jurídico, essa estratégia se mantém útil, transformando um espaço para a exposição de fatos e opiniões, em um forte captador de possíveis clientes.

Crie um blog 

Entendo então como funciona e como devem ser selecionados os conteúdos que serão expostos pela marca no ambiente online, fica então o questionamento: qual o melhor ambiente para expor esses conteúdos?

A melhor resposta então é a criação de um blog, um espaço dentro do site do cliente que proporciona um ambiente de atualizações constantes e rápidas, ainda podendo conter a interação dos clientes, o que aumentará o vínculo criado entre eles e a marca.

Tenha uma divisão de tags otimizadas

As tags consistem em espécies de cabeçalhos dentro de um texto, podendo ser consideradas também como títulos e subtítulos. Essas tags buscam organizar o conteúdo, dividindo-o em seções que façam sentido.

A criação dessa divisão em tags, de forma estratégica, fará com que os algoritmos dos buscadores identifiquem a importância de cada um deles, podendo até mesmo facilitar a relação com os termos de busca, mostrando o conteúdo de cada tópico ao usuário.

Quando as tags são criadas de forma hierárquica, seguindo o padrão conhecido como H1, H2, H3, H4, entre outros, ela pode passar por uma análise de recomendação, aumentando ainda mais suas chances de aparecer em posições superiores dos buscadores.

Benefícios do SEO para o marketing jurídico

Agora que as definições do que é o SEO e qual sua importância dentro da construção da imagem através do marketing jurídico foram explicadas, fica ainda mais simples perceber a quantidade de benefícios provenientes de sua utilização.

Alguns destes principais benefícios são:

  • Indexação em páginas de busca;
  • Aproximação com o público;
  • Maior competitividade;
  • Melhor desempenho da publicidade online;
  • Impulsiona a geração de contratos.

Todos os benefícios apresentados por essa estratégia abrangem muito além da geração direta de contratos. Como vimos, ela acaba sendo uma consequência direta do SEO bem aplicado.

Montar uma estratégia completa de SEO para aplicar no universo do marketing jurídico não é um desafio simples, mas se torna extremamente recompensador quando percebe-se a melhoria em todos os setores da empresa com essa boa exposição.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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