O investimento em automação de marketing é essencial para o gerenciamento das campanhas empresariais e o RD Station se destaca com uma das melhores e mais utilizadas opções de software entre os brasileiros.
A ferramenta é um dos primeiros investimentos das empresas em Marketing, após a contratação de um profissional ou uma equipe responsável pelo setor.
Geralmente, no início das empresas, eles até conseguem se organizar sem o software. Segmentam os leads em planilhas, enviam e-mails com plataformas grátis de envio em massa, entre outras soluções.
Entretanto, há um momento em que, felizmente, o negócio começa a escalar e as ferramentas se tornam muito necessárias para otimizar as ações e possibilitar campanhas com mais qualidade.
Pesquisas apontam para o fato de que o RD Station é a ferramenta de automação mais utilizada entre os brasileiros. Também é a mais popular para as tarefas relacionadas à criação de landing pages e gestão de mídias sociais.
Por isso, é de extrema importância que os empreendedores entendam como fazer marketing de conteúdo com o RD Station, compreendendo vantagens e desafios, além dos principais recursos do software.
O que é o RD Station?
O RD Station é um software, criado pela Resultados Digitais, uma empresa de marketing digital com sede em Florianópolis.
O programa se apresenta como uma plataforma completa de marketing e possui diversos recursos. As principais funcionalidades são:
- Disparo de e-mail marketing;
- Criação de landing pages;
- Gestão de mídias sociais;
- Gestão de bases de contatos.
Atualmente, a ferramenta contém três possibilidades de planos, Basic, Pro e Enterprise.
O primeiro, plano Basic, oferece a gestão da base de contatos, o disparo de e-mail marketing e a criação de landing pages.
A automação simplificada conta com apenas um tipo de fluxo e pode ser suficiente para as empresas que estão começando.
O plano Pro é mais avançado, atendendo perfeitamente desde pequenas empresas, como instaladoras de energia solar para ar condicionado, até grandes companhias, como as fabricantes dos equipamentos.
Além das funcionalidades do Basic, o plano Pro oferece o lead tracking, leads scoring, automação de marketing completa e permite integrações. O custo é um pouco mais alto, em relação ao primeiro plano, mas apresenta um bom custo-benefício.
Por fim, o plano Enterprise oferece todas as funcionalidades mencionadas anteriormente e, além disso, cria relatórios personalizados. Outra vantagem é a quantidade ilimitada de usuários por conta.
No momento de compra dos pacotes, além do valor de cada um dos planos, é preciso pagar um pacote de implementação. Ele é obrigatório para todos os novos clientes e funciona como uma espécie de treinamento para o uso da ferramenta.
Além dos preços fixos de cada pacote, o valor da assinatura pelo uso do RD Station também pode variar conforme a base de leads da empresa cresce.
Por isso, a melhor maneira de uma empresa fabricante de medidor de espessura de tinta orçar o valor de um plano é entrando em contato com um vendedor de Inbound Marketing RD Station.
Vantagens e desafios no uso do RD Station
Quem considera contratar a ferramenta precisa entender as principais vantagens e desafios na sua utilização, principalmente com relação às outras opções disponíveis no mercado brasileiro.
Vantagens do uso do RD Station
Como principais benefícios de contratar o RD Station para a automatização das ações de uma agência de marketing digital é válido citar:
- Interface bastante amigável, visual e até bonita;
- Navegação simples e intuitiva, fácil de dominar em pouco tempo;
- Amplitude de funções, que permite a centralização de tarefas;
- Ótimo custo-benefício, pois a ferramenta é acessível pelas funções oferecidas.
Desafios no uso do RD Station
Muitas pessoas consideram os seguintes aspectos como desafios da ferramenta. Afinal, não chegam a impossibilitar ou tornar o uso do RD Station menos recomendável, mas demandam atenção. São eles:
- Fluxos de automação simplificados;
- Landing pages estáticas que permitem pouca edição;
- Geração de relatórios básicos, resumindo apenas dados de conversões;
- Poucas funcionalidades para testes com variáveis.
Para se ter uma ideia, a ferramenta pode sim deixar a desejar para usuários avançados ou acostumados com padrões americanos, como grandes empresas multinacionais, por exemplo.
No entanto, o software também mostra bastante evolução nos últimos anos, com a adição de novas funcionalidades.
De qualquer maneira, pode ser muito importante para o crescimento de empresas de todos os portes, desde a fabricante de empilhadeira trilateral até lojas que vendem os equipamentos.
Conheça o RD Station
Depois de conhecer as definições, vantagens e desafios no uso do RD Station, uma dica é fazer um tour por todas as telas, passando por Dashboard, Atrair, Converter, Relacionar e Analisar.
Dashboard
É o painel de controle da ferramenta. No Dashboard uma fabricante de grampeador pneumático, por exemplo, irá encontrar informações importantes para conseguir alcançar o seus objetivos de marketing no software.
Na primeira parte da tela, é possível acompanhar o andamento das metas mensais, que podem ser determinadas pelo próprio profissional de marketing. Também fica disponível um ranking com as páginas mais acessadas do site da empresa.
Na segunda parte da tela, fica um estudo da performance do último disparo de e-mail ou última landing page criada.
Também é nesse local que icam concentrados detalhes sobre as últimas conversões, incluindo data, hora e evento de origem.
Atrair
O menu Atrair reúne funções úteis para as empresas conquistarem mais visitantes. Isso é possível por meio de postagens nas mídias sociais, no painel de palavras-chave, com a otimização de páginas ou a ferramenta para blogs.
Na primeira função, uma especializada na manutenção de retífica de motor pode programar postagens nas diferentes opções de redes sociais, visualizar os conteúdos em calendários mensais ou semanais e acompanhar a performance das postagens.
Assim, a empresa evita confusões e mantém a regularidade nas postagens, garantindo melhores resultados.
No painel de palavras-chave as combinações utilizadas podem ser monitoradas com o objetivo de garantir melhores posições no Google. O relatório pode ajudar as empresas a terem uma ideia do próprio progresso em SEO.
A função de otimização para SEO mostra a pontuação do site para palavras-chave específicas.
Além disso, são algumas ideias para as páginas aparecerem com melhor ranqueamento nos mecanismos de buscas e, consequentemente, atraírem mais visitantes.
Por fim, a opção Ferramenta para blog é como se fosse um gerador de ideias. Nele, uma empresa produtora de compressor parafuso pode pesquisar qualquer termo e receber sugestões de conteúdos, o que pode ser útil naqueles momentos em que faltam ideias.
Já o recurso para criação de blog coloca o usuário em contato com equipes da Resultados Digitais, dispostos a ajudar na criação de um endereço.
Converter
Depois de conquistar tráfego, uma academia especializada no treinamento funcional para crianças precisa transformar os visitantes em leads e o RD Station também pode ajudar nessa fase.
No menu Converter é possível criar landing pages para trocar dados pessoais do público por materiais exclusivos. São diversos templates para a captação de leads e páginas de agradecimento.
Os resultados também podem ser monitorados, segundo cada página criada. Os dados são exportados para facilitar a compreensão da origem de cada lead.
As opções Formulários e Campos personalizados permitem a criação de landing pages e formulários de acordo com a demanda, gerando códigos para as fichas em qualquer página do blog.
Assim, uma empresa como uma vendedora de lava louça industrial ou outros equipamentos para cozinha consegue otimizar as conversões e conquistar mais leads.
Relacionar
Após a geração de leads com landing pages e formulários, o RD Station auxilia no relacionamento com essas pessoas, incentivando-as pelo funil de vendas. Para isso é possível utilizar:
- Monitoramento das mídias sociais;
- Gerenciamento da base de leads;
- Lead scoring e lead tracking;
- Segmentação de leads segundo características em comum;
- Automação de Marketing e E-mail Marketing.
O RD Station possibilita uma visualização generalizada do engajamento dos seguidores nas redes sociais das empresas.
A base de leads é outro ótimo exemplo de recurso, que oferece uma visão geral de cada um dos contatos.
O lead scoring define requisitos que os contatos atentem e uma pontuação final indicando a probabilidade de compra. Já o lead tracking traça a jornada do lead.
A segmentação é o que permite a criação de fluxos de automação, com a escolha dos leads certos para cada tipo de mensagem. Já a automação facilita os fluxos principais e paralelos.
Por sua vez, o E-mail Marketing é o meio no qual o profissional pode agendar envios, com diversas opções de templates, analisar taxas de clique e abertura.
Analisar
Na função Analisar é possível encontrar opções para acompanhar a performance das estratégias de marketing no RD Station, permitindo uma tomada de decisões mais assertiva.
É válida a conferência do relatório de crescimento diário, semanal e mensal, incluindo quantidade de leads e seguidores nas redes sociais.
Também há relatórios que permitem comparações de taxas de conversão de visitantes em leads e de leads em clientes, entre outras opções bastante detalhadas.
Portanto, o RD Station é um dos softwares mais usados pelos profissionais de marketing no Brasil devido ao custo-benefício da plataforma. Ela oferece ótimas funcionalidades e suporte eficiente.
Entretanto, antes de contratar é imprescindível realizar a pesquisa por todas as opções disponíveis, em busca da que melhor atenda às necessidades da empresa.
O ideal é fazer orçamentos, pesquisar e conversar com outros clientes antes de contratar um software. Contudo o RD Station é uma ótima opção para o gerenciamento de campanhas de marketing de empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.